sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

É NATAL!

 

É NATAL!

Nós, da AAPPREVI, nunca vivenciamos um período tão fértil e venturoso quanto este que ocorre em plenas festividades do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.

E a Ele damos graças pelas benesses recebidas, agradecendo, antes de tudo, por permitir mudanças estruturais dirigidas aos nossos associados, dentro da vocação inspirada em Seus ensinamentos: “fazer o bem sem olhar a quem”. O presente que nos permitimos oferecer ao Santo aniversariante é a destinação do nosso trabalho aos que nos dão o prazer de servi-los.

Com o coração em festa pelas realizações consentidas, agradecemos a todos que nos acompanharam até aqui pela lealdade da parceria, e confiança na realização das promessas dirigidas.

Com a sensação de que recebemos mais do que ofertamos, prometemos o máximo empenho na busca de novas conquistas, desejando a todos

FELIZ NATAL e um NOVO ANO repleto de conquistas programadas.

Marcos Cordeiro de Andrade

www.aapprevi.com.br


segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Propostas irrecusáveis

 


SONHO DE UM FREQUENTADOR DE UTI

Marcos Cordeiro de Andrade

Curitiba (PR), 12 de dezembro de 2021.

PROPOSTAS IRRECUSÁVEIS 

1.   1. Melhores condições de vida na velhice.

2.    2. Novo Empréstimo Simples.

Caros colegas,

Do alto de 82 anos bem vividos, na condição de idoso assumido com o histórico vivenciado, me credencio a sugerir medidas efetivas de auxílio e amparo aos meus iguais. A intenção é tratar de coisas sem precedentes no âmbito do atendimento à saúde (CASSI) e apoio financeiro (PREVI) para nos proporcionar o mais próximo possível do que se entende como uma velhice saudável. Com o que ora proponho, o dia a dia do idoso do nosso meio tornar-se-á menos sofrido e as idas e vindas aos ambientes hospitalares podem ser reduzidas substancialmente, otimizando os gastos da CASSI - desde que se consiga o aporte de recursos aos assistidos, com suporte financeiro da PREVI.              

O trabalho exposto a seguir foi idealizado e desenvolvido durante as recentes ocupações de leitos de UTI, mentalizados entre períodos de lucidez com interpretações nem sempre coerentes, mas voltadas para o assunto como se fora o “samba de uma nota só”. A recomendação que faço é que o conjunto de propostas a seguir delineadas seja cuidado por todos aqueles envolvidos com o assunto, trazendo análise crítica e sugestiva, assim como por quem, embora ainda afastado do foco da discussão, tenha conhecimento de que um dia integrará o contingente da velhice - enfrentando as dificuldades conhecidas e que se preocupe com a incerteza do adentrar esse mundo.

Ninguém é obrigado a concordar com o que aqui se contém. Mas todos têm obrigação de sopesar suas possibilidades futuras como ser vivente - e contribuir para o sucesso das propostas.

Em que pese o envelhecimento ser uma realidade inconteste, inerente aos seres vivos, a marcha implacável do tempo premia os humanos com mazelas próprias da condição. Isso porque, a influência que o tempo exerce no nosso desenvolvimento é marcada por ciclos com características diferenciadas. Nos dois extremos da vida, a fragilidade do indivíduo exige cuidados especiais para mantê-lo vivo. Enquanto criança, os pais suprem suas necessidades até que entre em idade que lhe permita autossustentar-se. No estágio da velhice, apesar de as necessidades se acentuarem, somente conta com recursos próprios para manutenção condigna até o último dos seus dias.

Ocorre que nem sempre a sorte o aquinhoou com os meios necessários que permitam adentrar a “velhice tranquila” sem ajuda externa. De outro modo, há meios dos quais se deve lançar mão para ajudar o Criador a nos proporcionar qualidade de vida minimamente saudável na jornada em direção ao fim.

Um bom exemplo de ajuda externa é creditado às duas Caixas que nos atendem. CASSI e PREVI, irmanadas num só propósito como declarado nas suas finalidades precípuas:

CASSI: “uma Instituição focada na promoção da saúde e prevenção de doenças, para garantir a melhor qualidade de vida a seus participantes”.

 PREVI: “A Instituição trabalha de forma a contribuir para a qualidade de vida dos associados e de seus dependentes”,

AS PROPOSTAS direcionadas à CASSI e à PREVI, sendo que ambas se complementam:

1.    CASSI

Positivamente, o recente avanço da CASSI em termos de comodidades para seu público foi um passo gigantesco em direção ao atendimento exemplar, agora a cargo de equipes multidisciplinares com emprego da Telemedicina.

A propósito, é sabido que os gastos da CASSI com a manutenção de enfermos nos ambientes hospitalares são, em muito, superiores àqueles dispendidos com procedimentos preventivos de atendimento, notadamente envolvendo participantes idosos acometidos de variadas enfermidades próprias do processo de envelhecimento.

Felizmente esse quadro está sendo revertido com o advento da Telemedicina, cujos procedimentos estão sendo implantados nas CliniCASSI(s) caminhando a passos largos em direção à totalidade delas.

Mesmo assim, muito ainda há por fazer como suporte à potencialidade do Sistema, permitindo ao virtual paciente agir em paralelo. Mas é preciso que certos requisitos lhe sejam disponibilizados para monitoramento à distância, desde a CliniCASSI mais próxima. Isso envolve o cadastramento prévio dos sinais vitais do assistido, para que, por ocasião do acometimento de enfermidades, dê luz a elementos de reforço à consulta.

Para tanto, seria necessário prover meios de aquisição de equipamentos básicos de monitoramento, destinados ao fortalecimento dos resultados esperados do suporte dado pela Telemedicina (via celular). Com isso, a base de dados serviria como fonte de comparação de sintomas, posto que os parâmetros cadastrados no Banco de Dados do Sistema conteriam os valores apresentados em condições saudáveis, mantidos para comparação com os registrados em momentos suspeitos do acometimento de enfermidades.

Minimamente necessários, poder-se ia relacionar a posse de instrumentos básicos, tais como: Oxímetro; medidor de pressão; medidor de glicose; termômetro digital, entre outros. A fonte de custeio dessas aquisições poderia ter origem na PREVI, sem abalar seu patrimônio – como explanado mais adiante.

2.    PREVI

Aqui me vem à mente propor à PREVI disponibilizar nova modalidade de ES, tendo como exemplo o ES-13º (sem exigência dos requisitos que entravam o direito ao mútuo, como sejam: Margem Consignável, Limite de crédito, prazos exíguos etc.). Diferentemente daquele (ES 13º), a inovação teria destinação preestabelecida (aquisição de bens para melhorar a qualidade de vida dos idosos).  

Esta propositura encontra amparo no Regulamento do ES:

REGULAMENTO DO EMPRÉSTIMO SIMPLES

Art. 1 - O presente Regulamento tem por finalidade disciplinar o funcionamento da Carteira de Empréstimo Simples, administrada pela Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil, doravante denominada PREVI.

 Art. 2 - A Previ concederá empréstimo aos Participantes e Pensionistas dos Planos de Benefícios denominados Plano 1 e Previ Futuro, nos termos e condições deste Regulamento, observada a Política de Investimentos dos Planos de Benefícios ao qual o participante e/ou pensionista estejam vinculados.

Parágrafo Único - A Previ poderá disponibilizar, para cada Plano de Benefícios, diferentes linhas de crédito e modalidades de empréstimos.

Nesse contexto, o tomador do empréstimo destinaria o valor pleiteado para aquisição dos citados bens, podendo estender essa relação ao aprimoramento do seu mundo, restrito às acomodações domiciliares.

Assim é que, com ousadia e propósito fundamental, é intenção abrir uma janela para o mundo confortável de envelhecimento digno, pedindo aos Órgãos competentes viabilizar a execução do projeto a seguir: 

KIT conforto para o idoso.

Proponho à CASSI interagir com o Banco do Brasil e a PREVI visando oferecer condições ao participante idoso para ingressar no mundo de uma vida digna, o que chamaria de:

Programa especial de atendimento ao idoso (PEAI).

Consistindo basicamente no provimento de recursos, essas três forças poderiam interagir em paralelo para viabilizar o projeto, proporcionando assim a aquisição de bens essenciais ao conforto que leve à sonhada “velhice amparada”. Em meio a um sem-número de itens, proponho melhoramentos e inovações necessários para tornar minimamente confortável o ambiente do lar, tudo adquirido com o produto do novo ES:

- Banheiro adaptado com barras de segurança, piso emborrachado, chuveiro e duchas especiais, cadeira higiênica para banho, balança, esteira ergométrica e/ou bicicleta, cadeira de rodas, se necessário. E mais, aparelho de pressão, oxímetro, controlador de glicose (para diabéticos), termômetro digital. Estes últimos itens seriam utilizados para que o idoso, ao notar alteração nos parâmetros previamente registrados, acesse contato imediato com o profissional da área envolvida (na CliniCASSI) mediante envio de imagem via celular contendo supostas irregularidades nos sinais.

Ao fim e ao cabo, essa linha de atendimento redundará em economia para os cofres da Caixa, sem contar que nossos velhinhos terão o amparo de que carecem para a velhice tranquila prometida pela CASSI e PREVI com subvenções adicionais do Patrocinador.

Desse modo, com ousadia e propósito fundamental é intenção abrir uma janela para o mundo confortável de envelhecimento digno, pedindo aos Órgãos competentes viabilizar a execução do projeto de que se trata, uma vez que as duas Caixas trabalham com a mesma finalidade: prestar assistência aos seus participantes. Então, seria conveniente que se unissem para consubstanciar um aporte financeiro para cumprir as promessas apregoadas por ambas:  prover meios assistenciais com a visão voltada para o bem-estar coletivo em direção à velhice saudável. Enquanto a CASSI cuida da saúde, a PREVI se encarrega da parte financeira. Assim é que as duas se completam na missão de permitir uma velhice tranquila àqueles que pagaram por isso (e continuam pagando) merecendo essa recompensa.

Com a Fé em Deus que nos assiste, tenhamos todos um FELIZ NATAL cheio de esperanças e concretizações dos sonhos embalados.

Curitiba (PR), 12 de dezembro de 2021.

Marcos Cordeiro de Andrade

Aposentado do BB – 82 anos

Participante da CASSI/PREVI desde 15/05/1962

Presidente da AAPPREVI

www.aapprevi.com.br

 


sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Canael revisitado

 

CANAEL REVISITADO

Marcos Cordeiro de Andrade

Na condição de criador e mantenedor do CANAEL (www.canael.com.br), reconheço que a busca de nomes carimbados é enfadonha. No entanto, sugiro confrontar os candidatos em chapas futuras com aqueles constantes no Blog (ordem alfabética unificada). Assim, o conhecimento das figurinhas que ocupam a dança das cadeiras será suficiente para embargar suas pretensões. Aliás, esse é o lema que defini:

“ESTANDO NO CANAEL, NÃO VOTO!”

Para municiar o conteúdo, me louvo nos comunicados de eleições e posses veiculados pelas Entidades nos respectivos Sites. O trabalho é voluntário e não envolve recompensa financeira.

Quando do lançamento, em 2009, escrevi:

- A partir daqui nosso voto será mais valorizado. Sob a orientação desta relação será fácil cumprir com o nosso dever maior: escolher com responsabilidade aqueles que influenciam na administração das Entidades cujos procedimentos nos afetam - na condição de aposentados, pensionistas e assistidos de um modo geral, do Plano de Benefício nº. 1, da Previ. Todos os nomes relacionados estão vinculados a Entidades direcionadas ao trato de assuntos inerentes aos nossos interesses. Esta publicação tem caráter meramente informativo.

- Boa sorte a todos nesse novo tempo.

 Marcos Cordeiro de Andrade - Curitiba (PR) 22/11/2009.

 Conheçam também minhas outras criações a serviço dos “velhinhos trambiqueiros”:

 www.aapprevi.com.br;

www.revistadireitos.com.br;

www.previplano1.com.br

 

Curitiba (PR), 04/11/2021.

Marcos Cordeiro de Andrade

- 82 anos -

Aposentado do Banco do Brasil

Participante PREVI/CASSI desde 15/05/62

cordeiro@marcoscordeiro.com.br

 “Quem não vive para servir, não serve para viver”. Mahatma Gandhi.


sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Site CASSI - Elitismo

 

Alienado?

Marcos Cordeiro de Andrade

Curitiba (PR), 29 de outubro de 2021.

Caros colegas,

Retornando de uma estada forçada de 14 dias em ambiente hospitalar, doze dos quais usufruindo dos “prazeres de alienação” em UTI (tudo subvencionado pela CASSI, diga-se), me deparo com inacreditáveis informações de que agora temos CASSIs diferenciadas. Ao que pude depreender, salvo interpretação errônea, o Site da Caixa veicula notícias que levam a esse entendimento. Senão vejamos:

“Já pensou em ter uma equipe multidisciplinar para cuidar da sua saúde?

Publicado em: 05/10/2021

Na CliniCASSI Brasília você encontra uma equipe que cuidará de toda a sua família, composta por enfermeiro, médico de família, psicólogo, nutricionista, assistente social e técnico de enfermagem. Juntos, eles farão a coordenação do cuidado promovendo melhorias em sua saúde.

A CliniCASSI Brasília está organizada para atender todas as necessidades, com atenção personalizada e resolutiva. Você também pode realizar procedimentos como: inserção de DIU, suturas, retiradas de pontos e sinais, curativos, lavagem auditiva para remoção de cerume, cantoplastia (retirada de unha encravada), administração de medicamentos, nebulização entre outros.

O atendimento é de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h, sem necessidade de agendamento prévio.

Faça da CliniCASSI Brasília a sua porta de entrada preferencial para o seu cuidado.”

É muito barulho com foco político para pouco resultado prático. Por que Brasília quando o bálsamo da criação untou a Caixa no Rio? Por que não aparelhar todas as Unidades antes da propaganda? Quer queira, quer não, causa ressentimentos naqueles descartados de momento. Ou os clientes de Brasília pagam mais pela “novidade”?

Ademais, o chamamento em si é redundante em se tratando de Caixa da envergadura dessa nossa, pois está anunciando o que é de sua competência fazer como se fora inovação. Há que pensar grande.

Em vista disso, tenho sólidos motivos para classificar como de pouca utilidade os elementares serviços ofertados, como esclareço:

 

a)      Os procedimentos elencados não enchem os olhos do público-alvo, posto que estão disponíveis em Clínicas de profissionais credenciados: inserção de DIU, suturas, retiradas de pontos e sinais, curativos, lavagem auditiva para remoção de - cerume, cantoplastia (retirada de unha encravada), administração de medicamentos, nebulização entre outros;

 

b)      O atendimento exclusivo em unidades CliniCASSI é elitista do modo como posto e descaracteriza a universalidade da isonomia, enquanto não extensivo à totalidade dos associados;

c)      Traz mais encargos às Unidades indicadas sem proveito consistente, dado à singeleza da qualidade dos serviços ofertados;

d)      Um dos pavores que povoam a mente do idoso é ser dirigido para cumprir compromissos (desrespeitando o direito de livre escolha), que o obrigue ao afastamento tempestivo do conforto do Lar – seu casulo protetor.

Para corroborar a triste constatação, hoje fui atingido por novo despropósito de cunho separatista no seio da nossa querida CASSI:

Portal CASSI - Notícias - A CliniCASSI Brasília tem mais novidades para você!

A CliniCASSI Brasília tem mais novidades para você!

Publicado em: 28/10/2021

TEMOS MAIS

NOVIDADES PARA VOCÊ!

Agora a CliniCASSI Brasília conta com especialistas na sua equipe de saúde.

Pediatra, endocrinologista, ginecologista, psiquiatra e cirurgião geral também cuidam da sua saúde ao longo da vida!

É a CliniCASSI Brasília cuidando de forma personalizada e resolutiva.

Estamos prontos para atender você de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h.

Faça da CliniCASSI Brasília sua primeira escolha para o seu cuidado de saúde.

Pela exclusão implícita, quem reside nos rincões além-Brasília será agraciado com condições para usufruir de imediato da excelência dos “atendimentos” elitizados?

Para rivalizar com os clássicos da propaganda só faltou dizer:

“Sua satisfação garantida ou o seu dinheiro de volta!”.

 

A todos peço desculpas se penetrei em terreno desconhecido. São coisas de um egresso de outro mundo cujos delírios talvez tenham afetado a capacidade de calar.

Marcos Cordeiro de Andrade

Matrícula nº 6.808.340-8

Associado CASSI desde 15/05/1962

cordeiro@marcoscordeiro.com.br


quarta-feira, 27 de outubro de 2021

PREVI nega suspensão de parcelas

 

PREVI nega suspensão de parcelas

Curitiba (PR), 26 de outubro de 2021.

 

Nº de Atendimento: 83439818

e-mail: cordeiro@marcoscordeiro.com.br

 

 

Marcos,

 

Não há previsão de suspensão da cobrança das prestações do Empréstimo Simples.

 

A suspensão da cobrança das prestações provocaria desequilíbrio nos contratos do ES, elevando o seu saldo devedor e, consequentemente, o valor da prestação no momento do seu recálculo anual. Além disso, há ainda impacto negativo no FQM ¿ Fundo de Quitação por Morte, uma vez que durante a suspensão não há cobrança da alíquota para o fundo.

 

Atenciosamente,

 

Gerência de Atendimento


quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Pedido de suspensão de parcelas dos Empréstimos e Financiamentos

 

ES – Pedido de nova Suspensão de parcelas

 

Curitiba (PR), 20 de outubro de 2021.

À

PREVI – Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil

- Diretoria Executiva -

institucional.contingencia@previ.com.br 

Senhor Diretor,

Em março passado, tivemos a feliz notícia de que fôramos contemplados com a suspensão da cobrança de três parcelas do ES, apoiada na inapelável justificativa de que:

26/03/2021

“A suspensão da cobrança das parcelas de abril, maio e junho do Empréstimo Simples (ES) já pode ser solicitada no Autoatendimento do site. O prazo termina às 23h59 da próxima quinta-feira, dia 1/4. A opção não está disponível no App Previ.”

“A medida foi aprovada pela Diretoria Executiva como maneira de auxiliar na preservação do fluxo de caixa dos associados, tanto do Plano 1 quanto do Previ Futuro, e atenuar possíveis impactos que os participantes e seus familiares possam sofrer no orçamento devido a pandemia de Covid-19.”

Embora arrefecido, o impacto abordado com propriedade ainda se faz sentir em nosso meio, tanto é que o Governo Federal cuida de reeditar o Abono Emergencial, razão por que renovamos nossa confiança em que a PREVI volte a tratar do assunto com a mesma prioridade, autorizando, para quem optar, a suspensão da cobrança das parcelas dos Financiamentos aos Participantes durante os meses de novembro e dezembro de 2021, e as de janeiro e fevereiro de 2022, sem que isso se configure prática recorrente, mas, ao amparo das regulamentações inerentes.

Até porque, além de o pleito encontrar guarida nos normativos que regem a concessão de empréstimos e financiamentos aos participantes, vez que se subordinam à alçada do Conselho Deliberativo, e o atendimento não causa impacto negativo no aspecto financeiro envolvido, como declarado por ocasião da concessão anterior, sob os mesmos critérios. De salientar que o trato do assunto é oportuno por vários aspectos: retorno gradual às atividades sufocadas, volta às aulas, retomada da cobrança de impostos etc. Além do que o trato do assunto faz bem à saúde dos Planos:

 “Esclarecemos que as Operações com Participantes além de representar um benefício adicional aos participantes, elas são também um segmento de investimento importante, que proporciona bom retorno com risco relativamente baixo para a Entidade.”

 Também, confessadamente, afastados o risco de impactos financeiros negativos:

 “A pandemia não chegou ao fim. O cenário econômico ainda é de instabilidade, mas a Previ está fortalecida para enfrentar a volatilidade esperada. Em quase 117 anos de história, passamos por diversas crises. Nosso foco se manteve mesmo nos momentos mais difíceis: o propósito da Previ, de cuidar do futuro das pessoas. Começamos 2021 com as mesmas convicções.

 Mais uma vez gratos por sua estimável atenção, rogamos o atendimento ao que se propõe, em nome dos nossos quase 9.000 associados e dos demais participantes e assistidos da PREVI que concordem com este pleito.

Atenciosamente,

Marcos Cordeiro de Andrade

Matrícula nº 6.808.340-8

Presidente da AAPPEVI

www.aapprevi.com.br 

presidencia@aapprevi.com.br   


VOLTEI - De novo!

 

VOLTEI – De novo!

Marcos Cordeiro de Andrade

Curitiba (PR), 19/10/2021.

Caros Amigos.

O ciclo do envelhecimento voltou a me atingir com força. No entanto, como da vez anterior, o Bom Deus me amparou pelas mãos da excelente equipe dos profissionais de Saúde no Hospital Santa Cruz, complementada com a dedicação em tempo integral do meu Anjo da Guarda – o filho Marcos Junior.

Para se conhecer o poder de cura da Força Divina, eis o caminho percorrido pelas enfermidades acometidas entre os dias 04 e 18 último, quando do retorno ao Lar em direção à recuperação plena.

Por conta de fortes dores abdominais, foi diagnosticada uma pancreatite edematosa. Depois de feita uma tomografia e uma ressonância, foi visto que a causa era um cálculo da vesícula biliar que havia migrado para o duto biliar, causando obstrução. A solução para desobstrução foi a realização de uma CPRE (colangiopancreatografia retrógrada endoscópica). É um procedimento feito por endoscopia, com paciente sedado. Até a realização, precisei ficar de jejum. Por alguns dias tive que me alimentar por via enteral, com auxílio de sonda nasal. Durante o procedimento foi constatada a ausência do cálculo que causara a pancreatite, o que explica a melhora clínica antes da CPRE. Na madrugada seguinte ao procedimento, tive muitas náuseas e apresentei vômito com sangue. Fiz nova tomografia para verificar se algum órgão havia sido perfurado, mas não encontraram perfurações. Ficou concluído que o sangramento foi devido ao próprio procedimento, à manipulação interna. Em seguida, senti novamente as dores que me levaram ao hospital. Tive uma nova pancreatite, que segundo os médicos, é comum após realização da CPRE. Novamente precisei de repouso e jejum. Foram 14 dias internado, 12 deles em UTI.

No momento, me volto aos agradecimentos pelas orações e votos de recuperação, com a convicção de que os avanços da medicina postos ao meu dispor cumpriram os desígnios de Deus. E a todos que acompanham os meus caminhos, faço uma recomendação: FILHO É O MELHOR REMÉDIO.

Amém!

Marcos Cordeiro de Andrade

Aposentado do Banco do Brasil – 82 anos

Associado CASSI desde 15/05/1962

cordeiro@marcoscordeiro.com.br

PS. Todo o atendimento foi subvencionado pela CASSI, sem entraves burocráticos, com CUSTO ZERO para o paciente e acompanhante.