quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Eu, eremita - no JusBrasil

Publicado no Blog JusBrasil, agora à tarde:

http://pndt.jusbrasil.com.br/noticias/2962043/projeto-permite-que-advogado-porte-arma-de-fogo-para-defesa-pessoal

Iniciativa de

Luiz Parussolo 1 hora atrás

Estou colando abaixo uma mensagem de um aposentado - honesto - com aposentadoria completar no fundo de pensão PREVI que resolveu criar uma associação para defender os interesses dos aposentados associados batendo de frente com lideranças das associações ligadas ao Banco do Brasil, lideradas pela ANABB onde fortes evidências demonstram enriquecimento milionário sem causa, além de muitos outros envolvimentos, além de manter um grupo de domínío há decadas que levam muitos à diretoria da PREVI e conglomerados do BB.
Além deles também envolvem interesses da CUT, do próprio Governo e da agência reguladora e, ainda da ABRAPP.
Eu mesmo não consigo receber o que recolhi que pleiteio desde 1996 e o escritório de advocacia tem afinidade com o citado Valmir Camilo e até o próprio TJDFT trabalha deliberadamente contra mim e milhares e demonstra grande afeto ao advogados que são, além de incompetentes, anti-éticos e desonestos praticantes e todas tentativas em quaisquer órgãos são frustadas e os deuses continuam operando sem nenhum escrúpulo e sem nenhuma prestação de contas. Inclusive o Tribunal não faz esforço em decidir terminalmente os pleitos e até já criaram legislações próprias para os pedidos.
Amicíssimos entre eles e mui amigos dos nossos direitos que são bastante significantes e que estamos perdendo tudo e muita gente está milionária, inclusive os técnicos e atuários.
Só não quero virar eremita como o senhor Marcos, abaixo transcreve. além de perder o que é meu com a participação direta do judiciário lá de Brasília na condução das decisões contra direito expresso.
Brasileiros......
(Em seguida foi transcrito o artigo “Eu, eremita”.)



quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Eu, eremita

Caros Colegas,

Quando assumi cargo comissionado escolhido em concorrência disputada, na Agência em Piancó (PB) em 1970, (Cidade com a má e desmerecida fama de acoitar bandidos, à época) durante a entrevista de apresentação ao Gerente Abenor Sanches, entre outras perguntas de praxe ele indagou: "Você tem arma?" e, diante da negativa tirou um revólver da gaveta de sua escrivaninha e disse: "Use na cintura com o cabo à mostra sempre que sair à rua e até que seja conhecido, senão vai levar tapa na cara ao dobrar a primeira esquina, como teste de sua valentia, pois, aqui, "estrangeiro" desarmado pode dar a entender que é muito macho."

Durante toda minha vida essa foi a única época em que mantive arma de fogo perto de mim, porque sempre fui avesso à violência, embora tenha recorrido ao aprendizado da arte de defesa pessoal, que me valeu levar alguns sopapos e distribuir outros. Mas hoje sou aconselhado a rever meus conceitos de autodefesa, em virtude das ameaças que venho sofrendo. E, para não ceder aos aconselhamentos, tornei-me eremita.

Já não freqüento lugares públicos, não saio à rua, não recebo visitas (exceções feitas ao amigo Gilvan Rebouças e ao Dr. Tadeu), e gasto dinheiro com seguranças para guardar minha casa e minha família. Tudo por conta da covardia de "anônimos" que me azucrinam a vida nas ondas da Internet, levando-me a temer o que possam fazer para extravasar o ódio que nutrem por mim se me encontram por ai. Até porque covardes não atacam frontalmente, e não pretendo ceder às ameaças e parar com o que faço.

Este desabafo serve como explicação do porque não recebo Colegas, sócios ou não da AAPPREVI, mesmo lisonjeado com os pedidos para acolhê-los. O máximo que me permito é atendê-los ao telefone. Graças a Deus não temos parentes aqui no sul do País, pois seria constrangedor ter que explicar nosso isolamento, a troco de alimentar idealismos.

Para reverter essa incômoda situação resolvi recorrer à Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática e seguir as orientações devidas. Os contumazes ataques vêm das mesmas pessoas e não é difícil avaliar que suas motivações giram em torno do meu desempenho à frente da AAPPREVI e do Blog Previ Plano 1. É prematuro citar nomes, até para não espantar a "caça", mas, a continuar esse estado de coisas alguns "anônimos" cedo terão desagradáveis surpresas.

Lamentavelmente a autoridade policial será chamada a agir, para por fim às inconvenientes e escabrosas mensagens como todas que mantenho guardadas, sem divulgá-las, ainda, para não chocar os que lêem o que publico e que em mim acreditam. Mas tudo tem limites.

Não cultuo o terrorismo, umas das mais abjetas e covardes formas de ataque, que não pode se confundir com defesa. Mas, em terra de sapo, de cócoras com ele. Temo que a qualquer noite dessas, saindo de mais um pesadelo, me anime a jogar nomes na Internet. Então, se ocorrer, eles que se expliquem.

Marcos Cordeiro de Andrade -Curitiba (PR), 07 de dezembro de 2011.

20 comentários:

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caro Luiz Parussolo,

Agradecido pela feliz iniciativa, e pela coragem em se expor, tomei a liberdade de publicar o seu comentário no Blog Previ Plano 1 (www.previplano1.com.br) .

Abraços,

Marcos Cordeiro.


----- Original Message -----
From: "Luiz Parussolo"
To:
Sent: Wednesday, December 14, 2011 6:25 PM
Subject: Eu, o Eremita.


Senhor Marcos,

Colei o "eremita" no Jus Brasil de 12 p.p. na matéria a autorização
de aramas de fogo a advogados" fazendo antes algumas observações.
Autorizou-me e fí-lo. Só não sei se gostará.

Abraços,
Luiz Parussolo

Anônimo disse...

QUE SACANAGEM DA PREVI! EMPRÉSTIMO SIMPLES:

-Espelho OUT - M.Consig.= 4,20
-Espelho NOV - M.Consig.= 135,91
-Espelho DEZ - M.Consig.= -132,48

A renovação do ES foi em 11/11/2011.
Obs.: Antes eu já tinha remetido a carta solicitando excluir a mensalidade da Capec(valor de 131,71) para débito em conta, para fins de abrir mais margem. Por telefone me confirmaram que já em dezembro já não estaria mais no Espelho.
Agora dia 12 dezembro, recebo e-mail da Previ informando, que não seriam necessária a providência, e não fizeram:

"...Comunicamos que as suas contribuições para os planos de pecúlios serão cobradas automaticamente na sua folha de pagamentos, a partir de dezembro de 2011. A iniciativa visa oferecer maior segurança para você e seus beneficiários, pois essa forma de cobrança, além de mais cômoda, minimiza os riscos de cancelamento do plano.
Verificamos que as alterações para o tipo de Débito em Conta Corrente(DCO) foram motivadas essencialmente pelo impacto negativo da contribuição Capec na apuração da margem consignável para as operações com a PREVI(Empréstimo Simples e Financiamento Imobiliário). Realizamos a alteração do cálculo da margem retirando as contribuições dos pecúlios, o que dá maior tranquilidade para o seu retorno à folha de pagamentos..."

Pergunto:
Se em Novembro a margem estava POSITIVA em 135,91. Em Dezembro ficou NEGATIVA em -132,48. IMPACTOU, OU NÃO IMPACTOU no Espelho?
COMO poderei fazer um NOVO Empréstimo nos próximos meses(aquele segundo que foi criado) se NÃO VOU TER MARGEM CONSIGNÁVEL?
PROPAGANDA ENGANOSA???
FALSA EXPECTATIVA? OU SEI LÁ O QUÊ...

Anônimo disse...

VERDADEIROS AGIOTAS. ESSA DIRETORIA PRECISA SAIR URGENTE DA PREVI.
SACANAGEM, NÃO!

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

De: edisondebem

Enviada em: quarta-feira, 14 de dezembro de 2011 16:42

Assunto: Fwd: DIRETOR DA PREVIC RESPONDE A EDISON

PARA CONHECIMENTO DOS COLEGAS, ABAIXO TRANSCREVO MAIL QUE RECEBI DO DIRETOR SUPERINTENDENTE DA PREVIC,COLEGA JOSÉ MARIA RABELO.
COMO SE PODE VER, ESTAMOS COM CANAL ABERTO NAQUELA ENTIDADE, PARA COLOCAR NOSSOS PONTOS DE VISTA, SOBRE OS INÚMEROS ASSUNTOS COMPLEXOS QUE NOS AFLIGEM E ESTÃO SOB SUA CONDUÇÃO.
ESTA É MAIS UMA PROVA DE QUE A BATALHA DIÁRIA, EMBORA CANSATIVA E ÀS VEZES DESESTIMULANTE PELA FALTA DE RESULTADOS, DE REPENTE NOS OFERECE OPORTUNIDADE DE LEVAR AS NOSSAS PREOCUPAÇÕES AOS PODERES MAIORES. AGORA, A IDÉIA É DE APROVEITAR ESTA OPORTUNIDADE QUE NOS PROPORCIONA O COLEGA RABELO E ORGANIZAR REUNIÃO, LOGO APÓS, AS FESTAS DE FINAL DE ANO. QUANDO O PAÍS PARA.
SE PERMANECERMOS MUDOS NINGUÉM VAI SABER QUE QUEREMOS FALAR!
FELIZ NATAL E ANO NOVO PROMISSOR
EDISON DE BEM
__________________________________________________________________

On Qua 7/12/11 18:55 , José Maria Rabelo sent:

Prezado Edison,

Escrevo-lhe de meu e-mail pessoal, na qualidade de colega aposentado do BB, e não como Superintendente da Previc (conquanto esteja consciente de que mesmo minhas opiniões pessoais não se podem dissociar completamente de minhas responsabilidades como dirigente do órgão de supervisão dos fundos de pensão brasileiros).
Como já lhe disse na outra mensagem, estou à disposição para agendarmos uma conversa pessoalmente, na Previc, quando poderemos debater todos os pontos que você assinala, naquilo que caiba à autarquia.
Voltando às nossas questões comuns, pelo histórico de Banco do Brasil, asseguro-lhe que sempre me entristece ouvir relatos como os feitos por você, sobre situações de dificuldades passadas por colegas nossos. No entanto, caro Edison, é preciso ter em mente que a solução não necessariamente passaria pela PREVI, que deve guiar-se pelo regulamento do plano de benefícios, não tendo autonomia para praticar atos fora do previsto naquele documento fundamental. Gostaria de ressaltar que não pretendo falar em nome da PREVI (seja para defender, seja para criticar), pois não tenho elementos nem procuração para isso. Trata-se apenas de uma visão de participante do fundo.

Continua na Parte II

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Parte II - Final

É claro que - e aqui falo em tese - identificada situação em que a entidade esteja descumprindo a lei ou o regulamento, em qualquer aspecto, cabe a reclamação ou mesmo denúncia concreta, à própria Previc, que tem responsabilidade legal para agir. Mas é preciso demonstrar a irregularidade, com base nas normas que regem o sistema.
Com relação à questão da cesta alimentação, que me parece ter sido o "estopim" para sua mensagem anterior, é preciso esclarecer alguns pontos. Atribuir à Previc (ou mesmo a mim!) o poder de ter influenciado decisivamente o posicionamento da justiça é um evidente exagero e, até, um menosprezo à independência do judiciário. Naquele caso concreto, é bom que se diga, a decisão foi unânime entre os Ministros do STJ, o que parece configurar interpretação bastante sedimentada naquela corte.
Por outro lado, o entendimento da Previc é, sim, na mesma linha da decisão da justiça, no sentido de que os benefícios a serem pagos pelos fundos de pensão devem ser previstos em regulamento e custeados na forma ali prevista. Vale dizer, os benefícios estão atrelados às contribuições (em geral, de participantes e patrocinadores), não sendo cabível outorgar qualquer verba que não tenha sido objeto de contribuições, pois simplesmente a "conta não fecha", algo que nós no BB aprendemos desde a preparação para o concurso. Nesse sentido, o raciocínio a fazer não é se tal benefício "quebra" o fundo (e posso assegurar-lhe que o impacto não seria desprezível), mas se ele está fundado no custeio próprio. A questão, assim, antes de ser financeira, é de conceito. Admitir benefício fora da regra de custeio, seria atribuir a todos os participantes os custos de algo que beneficia apenas um grupo (independentemente de esse grupo ser grande ou minúsculo).
O ponto relacionado com a Res. 26 é por demais complexo e daria, por si, insumo para uma longa discussão (e este e-mail ficaria interminável). Para resumir, de fato eu não estava na Previc quando a resolução foi editada. Todavia, estava no BB, como dirigente, e lá a aplicamos, da mesma forma que o fazemos hoje. Sei que o tema é polêmico e envolve visões divergentes (sempre respeitáveis), mas trata-se de regra legítima, que deve ser cumprida. Sabemos dos questionamentos judiciais quanto à norma, mas até o momento não há decisão que a invalide (ao contrário, as decisões no geral a reforçam), cabendo ao administrador, em consequência, cumpri-la. Os conceitos envolvidos poderemos discutir em outra oportunidade, com mais calma.
Receba meu abraço, e tenha este e-mail na conta da consideração e do respeito pessoais, sem a pretensão da verdade absoluta, mas sob o intento da lealdade.

Grande abraço.

José Maria Rabelo

Anônimo disse...

Prezados colegas Edison de Bem e José Maria Rabelo:
Queria saber se a PREVIC já respondeu ao Procurador da República a interpelação feita a respeito da Resolução 26.

Luis Eustáquio de Castro - Araxá-MG

Anônimo disse...

Como seria bom se todas as questoes que nos envolvem fossem debatidas nesse nivel de clareza e e de respeito as regras e as pessoas.
Sobretudo assinadas por homens que tem nome e nao tem medo de expor suas razoes e suas ideias sem esconder-se atrás da homonimia.
Aliás Sr. Marcos, muito me entristece que no grupo da AAPPREVI, do qual orgulhosamente faco parte, muitos ainda nao tem a coragem de postar suas verdadeiras identidades, seja lá por que razao for.
De qualquer forma, quero parabenizar a todos e aqui incluo o Sr. José Maria Rabelo, que nao conheco, mas que pela correspondência acima se se faz credor de meu respeito.
Abraco: Luiz Fernando B.Godoy
Sorocaba (SP)

Anônimo disse...

PESSOAL DA PREVI DA ANABBB VÃO SABOREAR DE PERNIL PARA CIMA OS POBRES APOSENTADOS E PENSIONISTAS IRÃO SABOREAR ASINHA DE FRANGO. SERÁ QUE NÃO ACORDARAM AINDA PELO QUE FIZERAM E ESTÃO FAZENDO CONOSCO.?????
JESUS ESTA VENDO TUDO O QUE ESSES ATEUS ESTÃO FAZENDO.CAMBADA
SAIDA URGENTE DA ANABB

Anônimo disse...

Por favor me respondam, alguém é testemunha viva de ter visto uma única causa jurídica ganha pela ANABB,que realmente beneficia os assistidos do plano 1 ?

Anônimo disse...

Sr. Jose Maria Rabelo,

O senhor acha mesmo que nós acreditamos na independencia do judiciário?
Neste país e neste momento politico que vivemos?
Por quem o sr. nos toma?
Idosos imbecis?

Rosa Calixto

wilson luiz disse...

Já foi rodada a FOPAG dezembro/2011. Como está encerrado o exercício fiscal/2011, isto quer dizer que eventual acerto, a nosso favor, do Imposto de Renda retido sobre o primeiro pagamento do BET(12 parcelas) ficará para as "calendas gregas". Gregas????. Podemos esquecer...
A PREVI bem que poderia ter cobrado, da Receita Federal, resposta à consulta sobre o assunto, que lá dorme em alguma gaveta, mas novamente plagiando o Barão de Itararé, "de onde pouco se espera, daí é que não vem nada, mesmo".

Anônimo disse...

PREVI SEM CREDIBILIDADE PERANTE APOSENTADOS E PENSIONISTAS.
CONCORDAM COMIGO?

Anônimo disse...

E as super-complementações ainda estão sendo pagas? Constam no Egulamento da Previc? O que a Previc fez para corrigir essa aberração?

wilson luiz disse...

A UNIMED poderá ser multada em R$ 65 milhões.
O CADE(Conselho Administrativo de Defesa Econômica), cuja principal finalidade é zelar para que não haja formação de cartel nos diversos setores da economia, está julgando representação contra a UNIMED de Araraquara(SP), por infração à concorrência, ou seja, aquela prática espúria que todos conhecemos muito bem, de não permitir que os seus médicos associados atendam outros planos de saúde. O CADE pretende determinar que a decisão a ser tomada tenha reflexo sobre as outras 100 representações, em todo o país, o que poderá determinar a citada multa de R$ 65 milhões, que seria imposta à UNIMED Brasil.
Em conversas com diversos médicos, aos quais fui obrigado a pagar consulta particular, eles realmente disseram que não atendem outros planos de saúde por imposição da UNIMED.
Também conversei com outros prestadores de serviços, como laboratórios e clínicas, e descobri que a queixa quanto à CASSI nem é pelos valores pagos, mas a excessiva burocracia para o recebimento dos serviços prestados.
A se confirmar a quebra deste monopólio, vamos cobrar da Dona CASSI uma política mais agressiva de credenciamento de bons profissionais.
fonte: www.contrafcut.org.br notícias 15/12.

Anônimo disse...

Marcos, ao ler a mensagem do "colega" aposentado José Maria Rabelo em resposta ao questionamento do colega Edison de Bem, faço dois comentários a respeito de 2 tópicos da resposta.


1) Atribuir à Previc (ou mesmo a mim!) o poder de ter influenciado decisivamente o posicionamento da justiça é um evidente exagero e, até, um menosprezo à independência do judiciário. Naquele caso concreto, é bom que se diga, a decisão foi unânime entre os Ministros do STJ, o que parece configurar interpretação bastante sedimentada naquela corte.

Comentário: se nota o sarcasmo em sua resposta, como se a Previc não deu o tom da decisão do STJ. Uma ironia que não tem tamanho. Quanta inverdade ali pautada. Quanto a esse comentário qualquer psicólogo diria que ele se entregou ao maquiar a verdade dessa forma.

2) Por outro lado, o entendimento da Previc é, sim, na mesma linha da decisão da justiça, no sentido de que os benefícios a serem pagos pelos fundos de pensão devem ser previstos em regulamento e custeados na forma ali prevista. Vale dizer, os benefícios estão atrelados às contribuições (em geral, de participantes e patrocinadores), não sendo cabível outorgar qualquer verba que não tenha sido objeto de contribuições, pois simplesmente a "conta não fecha", algo que nós no BB aprendemos desde a preparação para o concurso. Nesse sentido, o raciocínio a fazer não é se tal benefício "quebra" o fundo (e posso assegurar-lhe que o impacto não seria desprezível), mas se ele está fundado no custeio próprio.

Comentário: Se essa decisão que ora altera outra há anos pacificada pelo próprio STJ por que a Previ e tampouco o Banco não tomou as providências de recolher as devidas contribuições. A falha não reside nos associados mas no mantenedor e no fundo de pensão. Por que ele não mencionou essa verdade.

Comentário final: nós todos sabemos que essa é uma política adotada pelo PT. De tentar disfarçar a verdade usando retórica que insulta a nossa inteligência. Lembram do mensalão? Se perguntar ao Rabelo ele dirá que o mensalão nunca existiu e que é fantasia da oposição.

"Colega" hein?

Anônimo disse...

Colegas,

Tudo indica que mais dia menos dia teremos, no Brasil, uma PRIMAVERA ÁRABE.
Penso que se as coisas andarem no passo de hoje, será a médio prazo.
Septuagenário, espero estar vivo.
Graças a Deus!

Anônimo disse...

Pelo amor de Deus, vou deixar de ler esse blog, e alerto aos demais colegas e autoridades da saúde pública para o aumento da pressão arterial, é muita adrenalina, muito ódio, este Sr.dirigente da Previc se dirigir a este forum e externar opiniões que são uma verdadeira afronta, o que ele pensa? Que está falando para uma cambada de trouxas?É muito sarcasmo falar em independência do judiciário, em contribuições não feitas, a cesta alimentação percentualmente em relação aos benefícios é tão pouco para a Previ e significa muito individualmente para cada associado, jamais quebraria o fundo,todas as obrigações para o seu custeio podem ser feitas a qualquer tempo, e já deveriam ter sido feitas há muito tempo, o caráter remuneratório não deixa dúvidas e não enganou o judiciário enquanto isento, depois do dedo do governo foi o que viu, eu sei aonde eu vivo e com quem convivo, não vim de outro planeta recentemente no disco das oito, já estou aqui há muito tempo, conheço bem o cheiro.

Anônimo disse...

Desculpe a ignorância, o que quer dizer com Primavera Árabe?

Anônimo disse...

Colegas,

Dr. Medeiros vai se desfiliar da Anabb!!!

Palmas para ele!!!

clap clap clap clap clap clap clap clap clap clap clap clap clap clap clap clap clap clap clap
clap clap clap
clap clap
clap

Anônimo disse...

Colega 21.02,

Primavera Arabe, em um país democrata, significa mudança de PODER, retirando os políticos profissionais em todas ( TODAS ) as áreas, e elegendo pessoas de ILIBADA REPUTAÇÃO. Eles, os ILIBADOS, existem!
às vezes a pessoa escreve uma coisa e as que lêem entendem outra, ou ficam na dúvida.
Desculpa se não fui claro o suficiente.
Septuagenário, que espera estar vivo.