sábado, 21 de abril de 2012

Adeus às dívidas - II


Caros Colegas,
Por Marcos Cordeiro de Andrade

Abrem-se as portas da esperança, há luz no fim do túnel, acende-se o sinal verde. Muitas são as expressões usadas para definir o conceito de solução para um problema angustiante. E qualquer dessas frases pode ser empregada em direção ao impasse a que chegou o endividado dependente da PREVI e inscrito como mutuário da CARIM.

Eis um promissor anúncio:

 “A Carim, carteira de financiamento imobiliário da PREVI, traz mais uma vantagem para você. Agora, os participantes podem fazer a transferência de financiamentos de instituições financeiras para a PREVI”.
 
http://www.previ.com.br/portal/page?_pageid=57,2106361&_dad=portal&_schema=PORTAL

Muito embora esse aceno fosse direcionado aos que têm, ou pretendem ter, financiamentos em outras fontes, a Carteira Imobiliária do nosso Fundo mostra que o caminho inverso é capaz de equacionar o problema das dívidas “insolúveis” dos seus mutuários. Se o endividamento insustentável apavora e consome a tranquilidade de um enorme contingente de colegas aposentados e pensionistas, a redentora portabilidade está pronta para ser empregada na cura desse mal aparentemente irremediável, pois a recíproca é verdadeira.

Basta trocar o credor.

Exatamente. Determinados Bancos amparam esse devedor com aporte de crédito sustentado na garantia do imóvel.  Mesmo gravada com hipoteca, a dívida é quitada com fruto de financiamento onde existem três evidentes e substanciais vantagens: o saldo devedor atual fica reduzido pelo pagamento antecipado; o novo empréstimo tem prestação inferior à atual; ainda sobra dinheiro para o devedor saldar as demais dívidas, livrando-se em definitivo do endividamento.
   
Verdade seja dita que o imóvel ficará atrelado como garantia por um preço acima da dívida antiga e com prazo mais longo para liquidação, permanecendo o mutuário na mesma condição de proprietário de imóvel financiado. Mas há a atenuante de que se livra do pesadelo do endividamento. Também não precisa alimentar drama de consciência ao pensar que está onerando o patrimônio dos seus herdeiros, pois, assim como no empréstimo anterior, há o seguro de quitação por morte que lhe assegura desencargo de consciência.

Recentemente me foi dado guardar um exemplo de caso concreto, registrado passo a passo em alvissareiro relato de quem encontrou a solução ora aventada – e hoje se diz feliz da vida. Portanto, a operação é perfeitamente viável e não custa nada consultar a Carteira Imobiliária de outros Bancos, ou um bom advogado.
 
Marcos Cordeiro de Andrade – Curitiba (PR) – 21 de abril de 2012. 

26 comentários:

Anônimo disse...

Que absurda essa orientaçao!. Todo mundo sabe que as menores taxas de juros estao nos bancos publicos e as taxas imobiliarias nao sao diferentes. A PREVI, mesmo nao sendo uma instituiçao financeira, que busca o lucro acima de tudo, oferece um bom negocio no emprestimo imobiliario. O sr. cita o caso de alguem que esta feliz da vida por ter seguido sua orientaçao, mas nao relata com dados "concretos" o caminho dessa felicidade. A portabilidade deve ser usada em casos onde a vantagem é mais que evidente, como isençao/reduçao de tarifas, emprestimos/financiamentos com juros menores e prazos adequados ao empreendimento, bom atendimento, etc.... Portanto, pela logica, quem optar por um banco privado, Bradesco p.ex., pode se dar mal. Por isso, seria esclarecedor relatar-nos a aventura bem sucessidade que o sr.menciona em seu comentario. Outra coisa, consultar um bom advogado às vezes custa muito caro e se essa consulta for contabilizada nessa portabilidade, certamente ja se começa com prejuizo.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Ao comentarista das 08:16.

Absurdo é sua condição de anônimo vir aqui defender o indefensável.

Todos os que tiveram o infortúnio de cair nas malhas da CARIM sabem o quanto é doloroso arcar com as altas taxas praticadas por ela, aliadas às intransigências burocráticas da Carteira. Pelo menos o exemplo comprovado que tenho em mãos corrobora tudo isto.

Se o douto anônimo, ou qualquer outra pessoa que não seja pau mandado do patrocinador ou da PREVI/CARIM, se dignar apresentar sua identificação, fornecerei em particular os elementos necessários à comprovação do que está dito no post “Adeus às dívidas II”.

E mais ainda, estou autorizado a declarar nessa condição:

a) Nome e endereço do mutuário em questão;

b) Nome da instituição financeira que tão bem o atendeu;

c) Valores envolvidos na negociação;

d) Enquadramento jurídico e

e) Vantagens auferidas.

Mas lembre-se, é necessário que abandone a postura de anônimo aqui no Blog e mande e-mail para contato@previplano1.com.br .

Siga o meu exemplo que assino tudo que escrevo. Lembrando que não estou a serviço de ninguém, apenas alimento minha vocação de tentar levar alguma ajuda aos desamparados.

Atenciosamente,

Marcos Cordeiro de Andrade.
6.808.340-8

Anônimo disse...

DUAS REFLEXÕES NECESSÁRIAS NESTE CASO:

1) Dinheiro sobrando na Previ ao ponto de estimular os incautos não habilitados ao financiamento da Carim, se endividarem noutra instituição muitas vezes sem necessidade; acreditando na propaganda enganosa eleitoreira que o financiamento da Previ é o melhor do mercado para posterior transferência.

2) Demonstra total desinteresse com o endividamento dos beneficiários do PB1. Joga por terra toda a ladainha da educação financeira.
Realinhamento do Plano conforme acordo assinado, aumento do limite e prazo do ES, reajuste acima do INPC são formas reais de alívio.

Será qual diretoria do BB teve essa grande idéia?

Refinanc imobiliario disse...

Caro Marcos,
Com a boa vontade manifestada pela Previ,
volto a sugerir que a entidade avalie a possibilidade de atender
mais associados endividados com a utilização do "Refinanciamento imobiliário".,
Prática ja adotada por diversas instituições
e que consistiria em substituir dívidas contraídas em condições
mais desvantajosas em Bancos e associações com o aumento do emprestimo da
CARIM, com os prazos alongados dentro das possibilidades, e que seriam seguramente
amparadas pela hipoteca oferecida, na maioria das vezes com valor superior
ao saldo devedor atual do financiamento.
Luiz

Anônimo disse...

Caro Marcos, bom dia. Saudações cordiais!

Quero-lhe colocar uma questão, em caráter particular que pode parecer uma rclamação, mas não é.

Trata-se das propagandas no seu blog, sobre o Empréstimo Consignado.

Eu acabo de ver frustrada uma tentativa de obtê-lo, por negativa do INSS.

Foi através de uma instituição daqui de onde moro, não divulgada no blog.

Eu temia essa negativa, pois já havia lido no site do INSS que benefícios pagos por convênios(PREVI, p/ex.)estão impedidos do Consignado. Mas, esperando por alguma possível interpretação errada minha ou que houvesse alguma alteração nessa norma, tentei, mas não consegui.

Eu lhe pergunto, com todo o respeito: por que veicular tal produto, se a maioria não poderá obtê-lo?

Ou você conhece alguma brecha na norma que possa-me recomendar?

Creio que seja melhor não publicar ou editar como anônimo.

Grato e PAZ E BEM!

Fernando Lamas
Valinhos(SP)

fernandolamas@uol.com.br

Tunin disse...

Marcos,
Tomara que seja um verdadeiro alívio
para todos os aposentados! Que a luz não fuja do túnel!
Abração.

Anônimo disse...

Colega Fernando,
Se você solicitar ao INSS para creditar seu benefício em outro Banco poderá solicitar o consignado em qualquer Banco e será concedido.Eu fiz isso e obtive o consignado no Itau onde recebo sem precisar abrir conta.É preciso avaliar que a margem consignável será reduzida sem o INSS.

Leopoldina Corrêa disse...

É meu amigo Marcos, quem não tem coragem de "mostrar"a cara para defender suas palavras, também não tem moral para fazer comentários à favor do "patrão".

Enquanto você nos dá forças e alternativas para deixarmos de ser geradores do combustível da "Máquina Mortífera" que sustenta a orgia que é ciranda finaceira do BB, uns e outros o criticam por você está mostrando o caminho das pedra para todos nós sairmos desta arapuca que se tornou o BB.

E eu ainda digo mais, precisamos deixar de ser as "galinhas dos ovos de ouro" do BB. Autorizem a Previ (através do Fale conosco) a pagar seus salários com cheques contra-recibo e procurem um advogado para através da justiça, comprometer apenas 30% dos vossos salários.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caro Fernando Lamas,

O Blog Previ Plano 1 tem o Google como servidor, que nada cobra por isso. O compromisso assumido para a manutenção dessa prerrogativa inclui a permissão para a veiculação de anúncios direcionados ao “público alvo” que acessa o site. Como moderador não interfiro na propaganda utilizada, até porque não vejo maiores inconvenientes.

Mesmo no caso aventado, a concessão de empréstimo consignado destina-se aos aposentados e pensionistas do INSS de um modo geral e, em muitos casos, há entre os dependentes da PREVI os que desvincularam seus benefícios dos dois instituidores, INSS e PREVI. Somente esses podem contratar o empréstimo consignado, no nosso meio. Por isso, não deixa de existir coerência na propaganda questionada.

O que posso fazer é pedir para não veicular determinado tipo de anúncio, mas desde que ele fuja ao conceito de “público alvo” que acessa o Blog – o que não é o caso.

Atenciosamente,

Marcos Cordeiro de Andrade.

Anônimo disse...

Ha tempos, quando todos pediam aumento do prazo do ES e aquele desespero todo dos colegas, comentei aqui sobre emprestimo que consegui no Itau.Sem precisar de margem,sem burocracia e em cinco dias o credito na conta.As prestaçoes pagas na fatura do cartao.E tem mais, ninguem ficou ensinando como lidar com meu dinheiro.
Quanto ao financiamento da Carim,depois de 15 anos pagando, percebendo a roubada que eu estava,vendi o imovel e quitei o saldo devedor.QUE ALIVIO!!!!
Logo depois sai da Anabb que tambem me roubava.Agora falta me livrar do bb,quero o credito do meu beneficio(?)no Itau.

Anônimo disse...

Uai!!! A Previ vai virar Banco? Um fundo de pensão não é para pagar (complementar) as aposentadorias?Vamos comentar mais?

Anônimo disse...

Colegas, acabamos de ter uma eleiçao para a CASSI e a da PREVI está chegando. Tivemos uma votaçao razoávael, embora não fosse a ideal, mesmo porque os recursos de que dispunhamos eram parcos. Além do mais, temos de desenvolver técnicas para efetuar o garimpo de votos dos ativos que são maioria. Aliás, muitos de nós que fomos comissionados indicamos ou aprovamos centenas de colegas para exercerem comissões, além de centenas de menores estagiários, sendo que muitos deles exercem altos cargos no Banco. Além do mais, não podemos deixar de divulgar alguns fatos que andam ocorrendo muito estranhos, quais sejam: chegou no meu e-mail uma notícia de que o funci de nome MARCEL BARROS, que é coordenador da comissão de empresa do Banco do Brasil da Contraf/Cut foi promovido de cargo de escriturário para AP-7.000,00(sete mil). Este fato, se divulgado entre os ativos, vai causar um mal estar muito grande, pois mesmo que alguem trabalhe em região endêmica, durante anos, como muitos de nós, não vai conseguir um aumento tão expressivo em questão de horas.Há de se ponderar que quando se aposenta há um afastamento natural dos colegas, então há de se conseguir nomes dos antigos companheiros nas AABBs, nas listas telefônicas e até nas agências(muitas telefonistas têm). Mas , na minha opinião, um elemento que pode dar uma força enorme às futuras campanhas é a divulgação quotidiana do nosso blog PREVI PLANO 1 entre os nossos amigos aposentados,bem como dos blogs recomendados. Não é segredo para ninguem que a força da mídia é igual agua morro abaixo, ela atropela o que está na frente e segue com sua energia. Aliás, após a eleiçao da CASSI pudemos ver dezenas de colegas comparecerem a este blogo para dizer : Marcos, votei na semente ou Marcos, cravei semente . A gente pode ver que o blog está se expandindo , mas precisa do nosso esforço. Se cada um fizer um pouco, já, já, vai dar zebra nas eleiçoes vindouras. É questão de tempo e só depende de nós. Um abraço, Divany Silveira -Sete Lagoas-MG

Elias disse...

A parcela inicial do meu financiamento do imóvel na CARIM era de a aprox. 0,8% do valor financiado. Passados alguns anos esse % era acima de 1,6% do saldo devedor. Alguém sabe explicar? Eu não!
Vendi, quitei e sobrou uns trocados. Ufa!

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Estatística do Google para o Blog Previplano1:

Visualizações de página de ontem 740
Visualizações de página do mês passado 28.777
Histórico de todas as visualizações de página 830.525

21/04/2012

Anônimo disse...

SE GRITAR PEGA LADRÃO NÃO FICA UM MEU IRMÃO.

Anônimo disse...

Colega anônimo de 21 de abril de 2012 08:16,


Você não sabe o que esta dizendo: fiz um empréstimo pela CARIM em 1991, e após de pagar por 15 anos, resolvi liquidar e ainda devia R$ 98.000,00, sendo que o valor inicial do empréstimo era de R$ 50.000,00.

A PRESTAÇÃO MÉDIA MENSAL PAGA NESTES 15 ANOS ERA DE APROXIMADAMENTE R$ 800,00. A CARIM SÓ É BOA PARA A PREVI. OS MUTUÁRIOS ESTÃO FERRADOS (NESTE MEIO TEMPO ADERI A REPACTUAÇÃO DO SALDO DEVEDOR E NOIVA CARIM E TUDO FICOU NA MESMA M....).

Anônimo disse...

Caro Divany,

Não o "vejo" na Rede-Sos e nem em outros grupos. Afinal vc vai ajudar ou só quis ser ajudado?
Estamos trabalhando colega e muito para essa campanha que se inicia, se vc, ou vossa excelência não colaborar
vai ser injusto conosco.

Acorda e seja solidário. Tem medo do que?
Se não parimos o filho( ganhamos) porque esse resguardo?

Anônimo disse...

Anônimo disse...

Marcos Cordeiro, o guerreiro excepcional...

Considero-lhe um amigo, sou anônimo com TCP-IP, e tampouco infiltrante. O possuidor do "blog do ED" me elogiou, falando que eu sabia das coisas, que nada, mesmo assim obrigado. Fiz menção do quorum, me associei na AAPPREVI,sairei da ANABB, doei dinheiro para campanha, etc.Porém se fosse da ALA DOS PENSIONISTAS, teria feito muito mais, e sempre os tratei com respeito que merecem e que demonstraram na votação, o que muitos não esperavam, e agora serão mais. Todo mundo é ajudado pela maré, até para pegar um "jacaré". Funcionários de ontem e de sempre, as portas têm que serem empurradas, não entendendo as limitações de agir de alguns. VOTEM !!!!. Gostamos dos 6.000 votos e em respeito ao Sr. não lhe contradito na não conclamação à afiliação, diferentemente da escolha de uma chapa. Desculpe-me a franqueza mas não me senti bem como somos tratados de anônimos no sentido pejorativo. No mais rumo à VITÓRIA, e se quiseres, verás, eu solicitar ao Medeiros no blog dele, que se associe na AAPPREVI, o que seria um grande chamamento aos seguidores deles. Por favor, não trate os anônimos que discordem do Sr. sempre de infiltrante, já fui vítima disso.
No mais, não cabe nesse momento, para mim, nenhum elogio de benesses eleitoreiras feitas pela PREVI, onde leva anos há nos torturar, e no momento de eleições, vem com essas artimanhas. Queremos, respeito e estabilidade de propósitos. Defesa de nossos direitos, se assim me permitir, essa pequenina luz,pois eles possuem meios de propagarem mestre. Após as eleições, cobremos deles, e veremos se farão realmente o que dizem. O Sr. acredita?

Abraços de seu seguidor.

Anônimo disse...

Cobrar apos as eleiçoes????
Ai nao da!

Anônimo disse...

A vovo do outro blog, continua nos
tirando de idiotas.
Tao boazinha ella......

Anônimo disse...

A Previ virando BANCO ? A função dela é pagar/complementar aposentadorias.Não comecem a inventar,por favor. Chega de complicações tipo pós 97, pré 67, renda certa, parcela previ etc.etc.!

Anônimo disse...

AAPPREVI.

A-amor.
A-amizade.
P-perdão.
P-perfeito.
R-respeito.
E-esperança.
V-vitórias.
I-independência.
----------------------------------

PREVI.


P-prisão.
R-ratos.
E-errando.
V-vergonha.
I-insegurança.

ALI BABA E OS 40 LADRÕES VIVA! VIVA!

Anônimo disse...

Anônimo disse...

"...política é a arte de lhe dar com os contrários e visar o bem da sociedade".

Abraços de seu seguidor.

PS: Cadê o Medeiros???

Anônimo disse...

Anônimo disse...

Ao anônimo das 09.46, depois de ter dormido um belo sono,e quando escrevi na madrugada falhas ocorrem de português e colocação de um bom entendimento.Concordo contigo, pois acredito na VITÓRIA, mas como um mineiro, para chegarmos aqui já me considero um vitorioso, e ao aumentarmos o quorum,nos filiando, mesmo perdendo, eles serão obrigados a nos ceder alguma coisa. A maré vai aumentando, e medo de um dia estarmos lá, será enorme. Concordo contigo, mas para mim, como já disse a VITÓRIA já está sacramentada pelo quorum que irá aumentar. Concordo contigo, tire essa palavra. Obrigado.

ANTONIO CARLOS PEREIRA disse...

Mais uma vez somos discrimados pelo BB. Aposentado com reescalonamento de divida tem que se f....Tem para todos menos para estes.....Nós pobres coitados temos que sofreu um pouco mais.

Anônimo disse...

Caro Antonio Carlos Pereira,
Voce tem toda a razão. Imagine que a minha prestação do reescalonamento é maior que o meu salário líquido.
Fui várias vezes na agência e a resposta é sempre a mesma: o sistema não permite alteração nem de prazo e nem de taxa.
Este mes deixei a peteca cair. Não tive dinheiro para cobrir a prestação.
Depois de trinta e sete anos de conta é a primeira vez que isto acontece.
Enfim. Existe saída para nós?