sexta-feira, 13 de abril de 2012

Adeus às Dívidas

Por Marcos Cordeiro de Andrade

Caros Colegas,

Em época de eleições para a PREVI, quem depende dos atos e atitudes de elegíveis tem que se apegar a todos os santos no Céu e aos candidatos aqui na terra, para alimentar a esperança de alcançar dias melhores.

Por isso, considero que, se a proposta que ora apresento for encampada por qualquer das chapas concorrentes, com o compromisso sério e inarredável de torná-la real depois da posse, pode se declarar eleita. Consiste basicamente na unificação das dívidas com trânsito na FOPAG (espelho) a ser assumida pelo ES da PREVI com manutenção da prestação atual, ao amparo da portabilidade em voga praticada pelas instituições que disponibilizam empréstimos – inclusive o Banco do Brasil - uma vez que o nosso Fundo se assemelha a uma instituição financeira ao dispor empréstimos mediante cobrança de juros e emolumentos.

A situação dos participantes e assistidos endividados é minimizada pela PREVI que age burocraticamente no trato desse problema social, em parte criado por ela mesma. De se notar que de há muito os reajustes concedidos mantêm-se abaixo da inflação real consumada com flagrante diminuição do nosso poder aquisitivo.

Estimar em 30% dos proventos gerais a capacidade de endividamento é temerário e irreal, pois o controle exercido no contracheque somente é obedecido para consultar os interesses da PREVI, da CASSI e do Banco do Brasil, registrando nesse limite as dívidas a seu cargo e do PAS, deixando de lado as demais cobradas ao seu comando. Isto porque, no próprio contracheque podem ser incluídas consignações de empréstimos não subordinados ao limite da margem consignável. São os débitos em conta através da folha oriundos de empréstimos contraídos junto à Cooperforte, Alpha Cash, GBOEX, etc. ultrapassando a limitação dos 30% que deveria servir de freio ao endividamento desordenado. No final, o líquido do “espelho” ainda sofre considerável redução também por conta dos débitos permitidos ocupando a margem de 70% (CARIM, por exemplo).

Juntem-se a isso os compromissos com o Banco do Brasil debitados automaticamente em operação casada com o crédito dos proventos, como ocorre com as prestações de CDC e/ou composição de dívidas, juros do cheque especial, fatura ou juros do cartão de crédito (ourocard), etc. e o desastre financeiro estará consumado.

Se analisada a situação de um endividado enquadrado nos compromissos acima, facilmente ficará comprovado que ele não tem condições de cumprir essas responsabilidades mensais, resultando ainda líquido insuficiente para cobrir a coleção de débitos posteriores ao desconto no espelho e para suprir as elementares necessidades domésticas. Com a agravante de que, exatamente na data do crédito terá que recorrer a novos endividamentos para sobreviver, mês a mês – engordando assim a malfadada bola de neve.

Por outro lado, aumentar o ES sem cuidar do endividamento sustentado por outras fontes não resolve, pois descuida dos compromissos paralelos que não mereçam igual tratamento. Mas para essa realidade é mais cômodo fechar os olhos e não buscar soluções, porque agrada e consulta os interesses do desumano patrocinador para ter sob seu controle os participantes e assistidos endividados, excelente e segura fonte de lucro fácil.

Na condição de administradora dos créditos de proventos e benefícios, mais os débitos autorizados com trânsito na folha, a PREVI é detentora de um potencial Cadastro dos Endividados conhecendo, por isso mesmo, a situação financeira de cada um dos participantes do Plano, notadamente aqueles que só têm essa fonte de renda. Com base nesse cadastro, poderia a PREVI assumir as dívidas do participante/assistido, pagando-as com unificação do resultado incluído no valor do ES e limitando a prestação à existente para cobertura desse Empréstimo Simples, que em muitos casos consome toda a margem dos 30%. Assim, o líquido será aumentado na mesma proporção dos débitos eliminados (menos onerosos para quem paga antecipadamente), isentando o devedor de prestações múltiplas.

Em outras palavras, eliminados os pagamentos registrados no espelho, haverá aumento no resultado obtido na proporção das prestações excluídas. Quem paga COOPERFORTE, GBOEX, Alpha Cash ou o que seja, ficará livre dessas dívidas assumidas na portabilidade consentida pela PREVI. Por conseguinte, quem hoje arca com três mil reais de prestações passíveis de encampação com este projeto, terá o líquido mensal acrescido desses mesmos três mil reais em definitivo, funcionando como se fora um substancial reajuste do benefício, diferentemente dos minguados percentuais da correção anual.

Essa operação obviamente elevará o valor do mútuo em vigor (mesmo assim situando-se dentro do limite de 15% permitido), também aumentando o número de parcelas para além da limitação atual e ultrapassando, em muitos casos, o teto da idade de 80 anos. Para superar esse obstáculo nestas condições, elevar-se-ia o valor do prêmio do SQM para compensar o aumento do risco para as seguradoras, perfeitamente viável para esse tipo de contratação.

Ora, se atualmente dentro da limitação da idade em 80 anos o ônus do risco é aceito e suportável pelo Seguro contratado, elevando-se esse limite para 90 anos, ainda que o risco aumentasse em cerca de 50% correspondentes aos dez anos somados ao parâmetro anterior, seria possível elevar a garantia do seguro e, como compensação, o valor do prêmio atual seria acrescido de igual percentual – tudo suportado pelo novo limite do ES, sem acréscimo na prestação vigente.

Por último, haveria ainda a possibilidade de a PREVI assumir esse risco excedente ao parâmetro dos 80 anos, garantindo a continuidade do pagamento pelos dependentes/pensionistas até final liquidação da dívida, bastando para isto elevar o valor da pensão concedida num mesmo percentual que cubra a prestação resultante – o que não configuraria transferência de dívida para os herdeiros, apenas o pagamento da obrigação seria feito, indiretamente, pelo próprio Fundo. Resta, ainda, a PREVI fazer uma gentileza post mortem ao seu longevo dependente: considerar morta a dívida, juntamente com o devedor. Nada mais justo para quem foi explorado nos últimos anos da existência terrena.

Aos não endividados restaria o benefício do alongamento dos prazos de pagamento do ES até o limite dos 90 anos, nas condições destinadas aos demais, não compulsoriamente, barateando a prestação vigente.

Tudo isto é passível de execução bastando, tão somente, vontade política e preocupação com os participantes.

Portanto, senhores candidatos, eis na bandeja um prato feito para alavancar sua plataforma de campanha - sem precisar declarar que comprou minha ideia, porque eu a dou de graça. Mas para se servir desse prato é necessário adicionar o tempero apropriado nas doses certas: umas generosas porções de amor ao próximo.

É pegar ou largar.

Marcos Cordeiro de Andrade – Curitiba (PR) – 13 de abril de 2012.

91 comentários:

Anônimo disse...

Acreditar em promessas para depois da posse?
Estamos lidando com gente desonesta,sem carater e que nao cumpre os acordos(vide Realinhamento do Plano em 2010)....
Qualquer melhoria,seja no percentual do reajuste ou no ES,tem que acontecer ANTES das eleiçoes.
Lembram do tal Willian Bento?????
Duda

Anônimo disse...

Marcos, brilhante idéia. Voce é o "CARA".
A idéia é ótima mas se os canddidatos lançarem mão dela será que vão cumpri-la após a eleição?
EIS A QUESTÃO (TOBE OR NOT TUBE)

João Rossi Neto disse...

Marcos,
Para conhecimento dos colegas.

Mensagem original
De: Isa Musa < isamusa@uol.com.br >
Para: jrossineto1@uol.com.br < jrossineto1@uol.com.br >
Assunto: Fwd: Boletim Acompanhamento de Proposições
Enviada: 13/04/2012 11:08


Prezado Colega Rossi,

Foi designado Relator para o PLP que altera a Lei Complementar 109 de modo que nenhuma parcela do superávit possa ser revertida ao Patrocinador. Esse é um Projeto que acompanharemos de perto incolusive tentando fazer o "lobby o bem" em favor de sua aprovação.
Atenciosamente
Isa Musa (Pelo link abaixo, o prexado colega poderá acompanhar o andamento da tramitação)


--------------------------------------------------------------------------------
Mensagem original
De: tramitacao@camara.gov.br
Para: isamusa@uol.com.br
Assunto: Boletim Acompanhamento de Proposições
Enviada: 13/04/2012 05:25

Anônimo disse...

Marcos,seria ótimo que alguma chapa acatasse e implantasse sua idéia, seria o fim de tanto endividamento sem saída, beneficiária a todos até a Previ, que não perde nada com o aumento no valor do ES, a questão é que alegarão que qualquer medida tomada pela Previ tem que beneficiar a todos igualmente, aí os felizardos egoistas que não possuim ES, irão reclamar.

Anônimo disse...

Já tem meu voto, quem propor a solução que o Marcos apresentou.

Anônimo disse...

Maarcos, primeiramentae quero agradecer-lhe o voto que você deu para a Chapa SEMENTE DA UNIãO , na qual figuro como candidato a Diretor. Saiba que , se eleito, não vou desapontar os colegas e amigos que boraram um "X" no nosso nome. Mas estou aqui para parabenizá-lo pela iniciativa de levar este desafio aos integrantes da Chapa para eleição da Previ, pois a proposta engendrada é lógica e tempestiva, pois, veja bem, o próprio governo acena para todos os brasileiros endividados a chance de alongar suas dívidas a juros menores e , VEJA BEM, oferecendo crédito complementar e outras vantagens, bastando procurar o banco credor. Quando disse que sua proposta é lógica, refiro-me ao fato de estes recursos que vamos renegociar , frutos de uma poupança, para muitos cinquentenária e exaustiva para todos, serem nossos, o que não acontece com a clientela ora bafejada pelo governo, pois muitos estão inadimplentes e em vias de serem executados, se já não estão.Por último Marcos, já li que você vive modestamente fruto de uma aposentadoria da Previ, mas lhe digo sinceramente que se você se propuser a ser Consultor Financeiro de um grande banco não faltarão ofertas, pois a matéria ora apresentada não pode passar desapercebida por quem tem algum "feeling" político ou bom senso.Um abraço, Divany Silveira- Sete Lagoas-MG P.S. Gente, quem não votou corre no Banco. DSS-SL-

Anônimo disse...

Acabei de receber a ligaçao da Chapa 1 me pedindo voto.
Alem de invasao de privacidade, acho total DESESPERO!!!!

Anônimo disse...

Prezado Marcos,

Resta saber quem vai pôr o guiso no gato. Se a Diretoria Executiva da PREVI secundada pelo Conselho Deliberativo, tendo por detrás o patrocinador BB, não quis fazer a elevação do teto e maior prazo do Empréstimo Simples, providência fácil e de rápida implementação, imagine só se iria querer participar dessa negociação? É claro que, não. Louve-se a sua boa vontade em aventar alternativas para equacionar a situação financeira dos endividados, no entanto, o que falta é vontade da PREVI e dos nossos adversários para fazer concessões e solucionar o problema que, em última análise, é fruto dos benefícios defasados por razões diversas, a começar pela falta de isonomia que existe no Fundo, onde uns são agraciados com regalias (Benefício Renda Certa) indevidas, criando diversos tipos de aposentados e os chamados "guetos". Na realidade, o mero realinhamento do Empréstimo Simples com o teto de R$150 mil e prazo de 180 meses é suficiente para reescalonar os débitos com prestações palatáveis, fornecendo o oxigênio que todos precisam. Vamos brigar pelo Realinhamento do Empréstimo, vez que o momento é oportuno.

Anônimo disse...

Duda (12:32),me permita chamá-lo assim. Estão pautando para a proxima reunião do Conselho da Previ, sugestão de aumento acima do INPC.Sabes quem é o autor? Será candidato? Concordo com V.Se passar a eleição, vai ser outro Memorando de 2010.

vania disse...

Prezado Marcos, como falou o colega anteriormente, um politico ou dirigente sensível a situação dos aposentados e atentos a oportunidade de bem representá-los e serem votados,não dispensarão esta fabulosa solução social e matemática que voce apresentou. Que algum bem intencionado em todos os sentidos tome esta idéia que ,poderia ser a nossa salvação que a cada dia nos achamos mais "enrolados" financeiramente. Parabéns Marcos, que algum candidato abra mão da sua vaidade e tomo esta idéia como proposta de campanha. Abraço Vania. E que a proposta seja cumprida.

Anônimo disse...

Colega de 14:23, sou a Duda.O que sei e a mesma coisa que voce, NADA.Li o comentario aqui no blog mas nao acredito,acho que deve ser um daqueles infiltrados debochando dos aposentados.

Aroldo disse...

Brilhante caro Marcos. Afinal a PREVI lucra e muito com o dinheiro que nos empresta. Que afinal de contas também é nosso. Ou seja, pagamos um empréstimo com juros altos, de um dinheiro que nos pertence e a risco ZERO, visto que vem descontado em folha.
Torço para que sua idéia seja aproveitada.

Um abraço

Anônimo disse...

Oi DUDA. Palavras da Cecília Garcez em seu blog dia 11.04. Quem pautou a proposta de aumento acima do INPC para discussão foi o conselheiro William.

Anônimo disse...

Marcos,
Embora não esteja no contexto, mas a título de informação para você e os "blogueiros".

O Sassseron, durante a apresentação de hoje (13.04) em Brasília do Resultado da PREVI, mencionou, de passagem, a questão ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade) proposta pela CONTRAF/CUT e ANAPAR sobre a Resolução 26. Após a apresentação, em conversa reservada, perguntei se ele sabia que o STF negou provimento à ANAPAR e CONTRAF/CUT. Ele me disse que sabia e estas Entidades recorreram alegando a necessidade da análise do mérito da questão. Não deu para alongar a conversa porque a apresentação já havia "estourado" o tempo.

Anônimo disse...

A sua ideia é EXCELENTE.
Mas duvido que os candidatos
se eleito forem, faram
algo por nós. Se fosse você...

Por enquanto é só um fazio nas nossas almas.

Anônimo disse...

Companheiros, eu já vi este filme, este menino é o primeiro sempre a sugerir alguma coisa, para enrolar os assistidos, já fez isso com o ES. Esse pessoal pensa que estamos gagás. Marcos, excelente a sugestão, só duvido que tenha alguem que queira assumir, pois elles também sabem, que quem manda na Previ é o BB, e o Dida não vai deixar acontecer. Mas, a esperança é a ultima que morre. Até mais.

Anônimo disse...

o espelho já está disponível pela internet no site da previ

Anônimo disse...

DUDA VC É SENHOR OU SENHORA?

ESTÁ DANDO CONFUSÃO COLEGA.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Chapa 1 – Cuidando da CASSI vence Eleição

A Chapa 1– Cuidando da CASSI foi eleita com 31.026 votos.

A Chapa 2 – CASSI: Respeito, Transparência e Independência obteve 8.618 votos.

A Chapa 3 – Responsabilidade e Experiência obteve 20.260 votos.

A Chapa 4 – Semente da União-CASSI obteve 6.173 votos.

A Chapa 5 – Uma nova CASSI obteve 22.285 votos.

===============
Confira os representantes eleitos:

Chapa 1 - Cuidando da CASSI

Diretora de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes

Mirian Cleusa Fochi

Membros do Conselho Deliberativo
Titulares

Antonio Cladir Tremarin

José Adriano Soares de Oliveira
Suplentes

Milton dos Santos Rezende

Mário Fernando Engelke

Membros do Conselho Fiscal
Titulares

Carmelina Pereira dos Santos Nova

João Antonio Maia Filho

Suplentes

Claudio Gerstner

José Eduardo Rodrigues Marinho

Fonte: Site CASSI

Blog do Ed disse...

Se as três chapas da oposição se tivessem unido, teriam ganho as eleições da CASSI. É preciso aprender com as lições da vida!

ENCONTRO DE APOSENTADOS disse...

O ENCONTRO DE APOSENTADOS SERÁ DIA 17 DE DE 2012 MAIO EM CASCAVEL (PR).
Estarão presentes diversas autoridades - inclusive o Senador PAIM.

VAMOS FAZER ALGUMA COISA?
VAMOS FAZER ALGUMA COISA?
VAMOS FAZER ALGUMA COISA?

Anônimo disse...

Caramba.A Duda e Senhora.

Anônimo disse...

Logo de manhã me ligam. Posso contar com o seu voto pra chapa 1. Respondo: É mesmo preciso vota até amanhã sem falta. Fui la e cravei "semente da união".

Anônimo disse...

Amigo EDEGARDO,

Sua sugestão de Fórmula Ideal, Legal e Democrática de Eleição Para a PREVI é simplesmente fantástica. Parabéns! Como os Donos (NÓS) da Previ podemos influenciar para que ela, sua sugestão, seja colocada em prática?

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Fórmula Ideal, Legal e Democrática de Eleição Para a PREVI
Por Edgardo Rego

http://blogdoedear.blogspot.com.br/2012/04/180-formula-ideal-legal-e-democratica.html

Lena disse...

Perdemos por falta de dinheiro, para investirmos em propagandas, e "Eles, tem acessos aos nossos e-mails, endereços via correio, e telefones.
Não é de graça que vivem nos mandando atualizar os cadastros.

Os abutres continuam nas dança das cadeiras.

Forças colegas!!

Anônimo disse...

Até concordo com a Lena com relação a falta de dinheiro e acesso a endereços, mas gente, temos 14.701 aposentados que votaram na chapa 1 e chapa 3, o que é isso?
É gente que sai para exercer o sagrado direito de votar e vota no que ali está? Deve estar tudo muito bom mesmo, ou estão muito mal informados.
Parabens aos candidatos da chapa 4 SEMENTE DA UNIÃO, fizeram uma boa campanha.

JVasconcellos disse...

AOS 6.173 COLEGAS
OBRIGADO

TENTAMOS MUDAR>>>>>
A MAIORIA DOS 65.770 aposentados, ACEITARAM OS MESMOS DA DIREÇÂO DA CASSI, SUAS PROMESSAS< SEUS DESVIOS>>>>SUA PESSIMA ADMINISTRAÇÂO
O VOTO É A NOSSA ARMA DE MUDANÇAS...A MAIORIA DEPOSITOU SUA CONFIANÇA NA ATUAL ADMINISTRAÇÂO DA CASSI<<<<>>ACEITOU>>>>
NÂO MUDAR....NÃO MUDAR>>>>
ENTÃO, , esperando que o NOSSO BLOG ( COM A PERMISSÃO DO GRANDE MARCOS)
NÃO SEJA O MURO DE LAMENTAÇÕES. FUTURAS>
ACEITOU VAI.... VAI REZAR...
Meus agradecimentos a todos os nossos colegas que se uniRam a chapa Semente da União...e deram suas forças para unidos mudarmos um conceito de administraçâo>>>>
valeu..... nada foi em vão>>>>>>
jvASCONCELLOS

Anônimo disse...

já nem sei se a presença do Paim é sinônimo de coisa boa. É do PT e deve achar que somos marajás como seu compnheiro pimentel silvério.

VOTANDO NA CASSI (de novo!), disse...

Examinando o "Relatório CASSI 2011", apuramos que:

a) Somos 103.293 participantes ativos e 65.633 participantes aposentados, aptos a votar para a CASSI : o Total de votos obtidos somou 108.882 (inclusos 20.520 brancos e nulos), onde APENAS 64,45% votaram e apenas 28,5% elegeram a Chapa 1 com parcos 31.026 votos....

b) A CASSI apresentou déficit operacional (Pág.22 e 64)de -(R$12,9 MILHÕES), porém o resultado líquido foi superavitário em R$ 130,4 MILHÕES, pois houve um aporte extraordinário do "BET" em R$ 172,4 MILHÕES,de 68.545 aposentados MAIS 19.285 pensionistas (estas não votam!!!), todos do Plano 1 da Previ!

Não louvam o "BET" depositado aos 31.499 participantes da Ativa, pois parece que NÃO CONTRIBUIRAM À CASSI, NEM RECOLHERAM SEU IMPOSTO DE RENDA!!! (será ???- então pagarão quando sacarem seus "Bet's?)

Assim sendo, em 2010 o BB salvou a CASSI com aporte de R$ 300 MILHÕES e em 2011, 87.830 assistidos do Plano 1 salvaram a CASSI com R$ 172,4 MILHÕES do "BET" !

(Quem a salvará agora em 2012 ?)

AGENDEM: De 23 a 27 de abril de 2012 avaliem os resultados das contas de 2011 e VOTEM APROVANDO (!)TAIS CONTAS ....
(os da Ativa votam no SisBB -contribuiram ou não contribuiram à CASSI com seus BET?-), já os aposentados....votam nos Terminais (sic!!!). Pior ficam as 19.285 pensionistas, que NÃO VOTAM, MAS CONTRIBUEM A CASSI com seus BET's!!!).

SALVE ! Salve !...

Anônimo disse...

A humildade é a chave que abra todas as portas.

ISONOMIA disse...

As Chapas regularmente inscritas, aceitas e concorrentes às Eleições da PREVI PODEM SOLICITAR O ENDEREÇO ELETRÔNICO DOS ASSOCIADOS? Ou só a chapa da situação tem acesso?
CONCORRENTES EXIJAM IGUALDADE DE TRATAMENTO. ISONOMIA, JÁ.

Anônimo disse...

Marcos,
Muito interessante a proposta do fim do endividamento. Qualquer candidato que não está comprometido com o conglomerado verá essa proposta com bons olhos e uma saída viável para a estabilização das finanças dos assistidos e, em consequência, seus anseios eleitorais serão alcançados naturalmente, por que hoje, no desespero que se encontram os nossos colegas aposentados/pensionistas, qualquer atitude que venha de encontro ao saneamento de suas finanças, encontrará concordância dos eleitores.
Li acima em outros comentários que temos de ter maturidade para não acreditar que candidatos depois de eleitos cumprirão suas promessas, depois de tanta frustração que temos passado, em muitos casos concordamos com esses comentários, mas devemos crer que, senão tomarmos a iniciativa de acreditar que também pode dar certo, nada vai mudar.
Concordei com a proposta, muito bem estudada e elaborada, espero que alguma chapa que estiver comprometida com a situação em que se encontram os assistidos, tomarão para si, com o devido consentimento do Dr Marcos e, através de todos os meios de comunicação possíveis, divulgaram para conhecimento de todos os envolvidos.
- "Quando não fazemos nada, Deus não move uma palha pará nos ajudar. Quando damos o primeiro passo para a solução do problema, Deus move o céu em nosso auxílio".
Josué Jorge Jr
Castro PR

Anônimo disse...

É verdade Josué Castro, e foi por isso que comentei acima sobre ter humildade também. Li muitas arrogâncias
por parte de certos candidatos
a chapa que perdeu.
Eu fui humilhado por um
colega(cabeça)da chapa porque
disse que eu era portador de escoliose múltiplas e não
poderia votar; então essa pessoa
me respondeu o seguinte: "TANTOS VELHOS PIORES QUE VOCÊ VÃO VOTAR, ESCOLIOSE VOCÊ TIRA DE LETRA MANÉ"

Com muito sacrifico eu votei
na SEMENTE DA UNIÃO.

Nunca ouvi nada mas humilhante nos meus altos
87 anos, entrevado em uma cadeira de rodas,
e dependentes de filhos e netos para tudo.
Sejamos mas humildes porque o
o nosso Pai tudo ver.

Dr. Marcos, aceite o meus agradecimentos e peço
muito há Deus pelo seu filho, pois sei
o quanto o amigo deves sofrer.

Desejo ao senhor Divay muita luz e sorte.
e lhe peço Dr. que não abandones e nem
vire as costas para os seus colegas.
Com certeza eu não estarei mais aqui nessa
terra. Desculpem os erros pois essa maquina chamada
de computador eu não entendo muito não.
A que eu tinha no banco era melhor
conhecia bem;


Armando.

Anônimo disse...

Colegas que receberam telefonema da chapa um para votar, vocês perceberam que só telefonaram para quem ainda não havia votado?
É o caso de um colega aposentado da minha cidade, tambem.
Como eles tinham essa informação?
Conclui-se que eles estavam monitorando a votação.
Isso é legal?
Pode ser feito algo?
Cláudio - Piracicaba - SP

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

AINDA IMPERA A MORDAÇA NA PREVI

Por João Rossi Neto

Constata-se, por uso e costume, que o porta-voz oficial da PREVI é o Presidente da Diretoria Executiva. É ele quem dá entrevistas, assina as matérias, abre e encerra os eventos. Sempre, após proferir a sua fala, em reuniões de trabalho, passa a palavra, nominando o próximo Diretor para a exposição de temas relacionados à sua área de atuação ou para responder perguntas que lhes são afetas.
Essa situação leva-nos a conclusão de que não é papel dos membros do Conselho Deliberativo, entrar na esfera operacional, ficando segregados ao Planejamento Estratégico, no macro e na gestão holística.
Visivelmente, os Diretores são parcimoniosos em suas palavras e há uma preocupação excessiva em defender com unhas e dentes os atos administrativos e financeiros que apresentam, deixando transparecer que os discursos são afinados pelo diapasão do Presidente da Diretoria Executiva. Zelosos ao extremo, até parece que pisam sobre ovos.
Escorregadios e espertos descartam as perguntas mais complexas e indicadoras de desvios de condutas, feitas por escrito. As oriundas dos participantes, nos auditórios, são habilmente respondidas de forma incompleta ou empurradas com a barriga, posto que via de regra os esclarecimentos prestados não são convincentes.
Não se vê alegria e nem espontaneidade no desempenho dos representantes eleitos pelos associados, ficando evidente uma submissão velada e inexplicável, parecendo que foram escolhidos pelo patrocinador.
Salvo engano, até hoje, não vi, em nenhuma oportunidade, um Diretor eleito defender propostas vindas do Corpo Social ou de levantar alguma irregularidade na gestão da Caixa de Previdência e perfeição, nós sabemos, não existe em lugar nenhum do mundo, muito menos na administração da PREVI, de sorte que tapam o sol com a peneira.
Tudo isso nos leva a crer que existe um REGULAMENTO INTERNO muito rígido para disciplinar o comportamento dos membros da Diretoria Executiva e os do Conselho Deliberativo, afora o Código de Ética, aplicável para os casos de transgressões e quebras de tais regras.
A propósito, ressalte-se que o artigo 17, parágrafo único, do Estatuto, prevê que membros do Conselho Deliberativo podem perder os mandatos em virtude de:
I – renúncia;
II – condenação judicial transitada em julgado; ou,
III – decisão proferida em processo administrativo disciplinar.
Os membros da Diretoria Executiva, de acordo com o artigo 33, do mesmo Estatuto, igualmente perdem os mandatos em consequência dos três incisos elencados acima e mais o inciso “IV” que é por decisão do Conselho Deliberativo.
De certa forma, esse provável REGULAMENTO INTERNO é uma espécie de Espada de Dâmocles que paira sobre as cabeças dos gestores, especialmente dos eleitos.

Continua na Parte II

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Parte II

Isto posto, é lógico que o instinto de conservação fala mais alto e para evitar eventual enquadramento em processo administrativo disciplinar, os Conselheiros e Diretores, sobretudo os eleitos por nós, se fecham em copas e a TRANSPARÊNCIA, um dos principais pilares da democracia, conquista vinda à esteira da CF/88, continua apenas na retórica e a Caixa-Preta na PREVI persiste intacta, apesar de todos os avanços jurídicos, econômicos, tecnológicos e do sagrado direito à informação.
Com renovações ou não, o fato é que entram e saem dirigentes da PREVI e a situação permanece a mesma. Ninguém presta contas aos seus eleitores. Após a posse somem por conveniência pessoal ou por motivos indeclináveis e sequer respondem as críticas que lhes são feitas, sejam elas justas ou improcedentes.
De modo que existe uma interrogação no ar: “Que raio de pacto de silêncio é esse”? Essa mordaça foi criada: quando, para que e por quem? Desrespeitam o artigo 5º da Constituição Federal sob que pretexto?
Por que os nossos eleitos não fazem como as garças? Elas vivem em ambientes enlameados, nos manguezais e brejos, mas quando pousam executam movimentos espetaculares, cuidadosos e perfeitos, conseguindo preservar a alvura das suas penas.
Por analogia, a PREVI seria esse ambiente putrefato, aonde a lama e a leviandade chegam ao pescoço dos gestores oficiais por serem manipulados pelo patrocinador, todavia, os nossos escolhidos não têm obrigação de atender ordens dos adversários e nem precisam chafurdar-se nesse pântano de anomalias.
Sempre há tempo para uma renúncia honesta, digna e não manchar a biografia, a honra e a história de vida por ambição e cobiça de dinheiro.
Que nada realizem na defesa dos direitos dos associados, nós entendemos e não os culpamos, visto que a Lei Complementar 108/2001 está acima das suas forças.
Ao instituir o Voto de Qualidade a favor do patrocinador, esse Diploma Legal levantou uma muralha intransponível onde as nossas propostas de melhorias nos benefícios esbarram e perecem, já que toda propositura depende da anuência do patrocinador BB e dos seus Conselheiros Deliberativos.
Agora, também não podemos dar cobertura para eleitos pusilânimes, sem caráter que nos ocultem os atos administrativos e financeiros de origem duvidosa ou ilícitos que venham a ocorrer no nosso Fundo de Pensão, capazes de solapar o patrimônio duramente amealhado, seja no médio prazo ou no longo prazo.
A própria sociedade, hoje, não tolera mais a corrupção. Acabar com a corrupção é a prioridade das prioridades. As vozes das ruas e as passeatas estão sendo reativadas contra os criminosos, eis que estavam adormecidas após o movimento dos caras-pintadas, na era Collor. Como muito bem disse o atual Ministro do STF: “O Brasil atravessa um período excelente de santa curiosidade social pelas coisas do poder”.
Inobstante as graves determinações insculpidas na LC 108/2001, vejo que precisamos ter com meta fundamental a derrubada da Resolução 26/2008, como forma de resgatar o direito possuído antes dessa norma draconiana.

Continua na Parte III

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Parte III - Final

Anteriormente foram feitas várias distribuições de superávits e as melhorias nos benefícios foram substanciais e a Lei Complementar 109/2001 era respeitada. Entrementes, como num passe de mágica, surgiu de mentes inescrupulosas, essa Resolução e tudo foi água abaixo, pois fulminou os nossos direitos criando fórmulas leoninas, como benefícios temporários e a parceria nos superávits a favor do patrocinador.
Dentro desse raciocínio, as entidades representativas já deveriam ter contestado, na Justiça, a ilegalidade da Resolução, arrimando-se na segura interpretação do Ministro Celso de Mello, em cujo despacho, ainda quente, grande parte do teor redacional, conspira a favor dos nossos interesses. Onde estão as nossas lideranças?
Qual a razão do marasmo em relação a este crucial assunto? Que se manifestem com urgência que os aposentados agradecem! Conclamo essas entidades a cumprirem as suas atribuições regimentais.
Outro ponto vital para a subsistência condigna dos participantes e assistidos, que deveria constar da pauta das entidades representativas, seria a correção justa e definitiva no realinhamento do Empréstimo Simples, desta feita elevando o limite para R$150 mil e o prazo de reposição para 180 meses.
A revisão feita foi paliativa e de má fé, sabendo que não passava de engodo, um remendo para dar uma satisfação ao assunto e enganar os postulantes.
Concluindo, enquanto estiver em vigor a LC 108/2001 o resultado de eleição na PREVI não tem serventia alguma para resolver os problemas que nos afligem. Estamos apenas cumprindo formalidades legais. A exemplo do patrocinador que, simplesmente indica os seus Conselheiros, nós também poderíamos indicar os nossos ao invés de elegê-los, caso a lei permitisse, coisa que também não faria diferença alguma.

(João Rossi Neto)

Anônimo disse...

As garças,apesar do ambiente, se movem com elegância. Já os abutres...!!!A mordaça era evidente e gritante nas caravanas ROLIDAY. Me lembro que quando arguido um diretor de seguridade era impedido de falar pelo presidente(cala a boca Magda.)Por isso digo, AUDITORIA JÁ. Ou voto em branco ,abstençao até que se troque o sistema até que se dê voz ao Corpo Social. Eleger representantes como a coisa está não vsi mudar nada.

Anônimo disse...

Prezados colegas,
Muito boa a contribuiçao do colega Joao Rossi Neto.Vocês sabiam, a proposito,que já em 2008 a ANABB consultou um escritorio de advocacia( `Petrarca e associados) sobre a legalidade da res.26/08?Pois é.Consultou.Sabe quais foram as primeiras linhas do trabalho elaborado por aquele escritorio? "Consulta-nos a ANABB quanto á LEGALIADE da resol.26/2008..." No final, aquele escritorio sugeriu e incentivou a arguição da legalidade daquela resolução na justiça...E o que foi feito? NADA.

Anônimo disse...

Querido senhor Armando.

Seja como for, não de importância para tal fato. O senhor mesmo disse que o PAI tudo ver. Entrega essa pessoa nas mãos do Pai e perdoa.

Outra senhor Armando, não fica dizendo que vai morrer. Eu fico muio triste, o amigo sabia?

Fique com Deus e muita SAÚDE E PAZ.

Um grande beijo no seu coração.

Lena. 17055020-6.

Anônimo disse...

Parece que a colega Cecilia acusou o golpe no "figo" do Camilinho.
Por sua vez, os "cumpanheiru", que nunca bateram uma "partida" se preparam para assumir diretorias.
Na Previ resolveram que nem vão esperar acabar o último participante para meter o garfo com força. 5% de reajuste: ceis tão é de brincadeira

Anônimo disse...

REAJUSTE PARA OS NOSSOS SALÁRIOS DE FOME. ACORDA SASEROM! ACORDA DONA ISA! ACORDA DIRIGENTES! ACORDA PREVI!

E o Banco do Brasil ó...
Só nos garfando...

Anônimo disse...

Anônimo disse...


Prezado Marcos Cordeiro, primeiramente abraços pela VITÓRIA BELÍSSIMA DO QUORUM. Consigo visualizar em pouco tempo à AAPPREVI SE FORTALECENDO.
Diante mão, sugiro, se me permite, a conclamação dos 6.173 votantes, força respeitável em relação ao quorum, que passem a se associarem a partir de amanhã à AAPPREVI e,caso sejam associados da ANABB se desfiliem dando um rombo, se assim todos forem associados de R$ 174.000,00 mensais e dando a AAPPREVI R$ 6.000,00 mensais, começaríamos bem,é o que farei.
Isso nos trará unidade de grupo, depois teremos dinheiro, para alugar salões todos os meses em algum lugar desse país,cada hora com um grupo, principalmente capitais, para adquirirmos mais forças e unidade e tirarmos o medo de muitos.
No mais, gostaria que trabalhe em cima desta idéia,e parabenizar todos que votaram na chapa 4 - SEMENTE DA UNIÃO. Amigo Marcos,sugira a fazerem parte da AAPPREVI, não tem nada de mais, caso tenha mostre-nos, porque não entendo esta atitude de ficarmos parados num momento como este : de alegria e força para uns pelo quorum e desalento para outros que não nos seguiram por medo de telefonemas...
De seu seguidor. Não perca este momento dos 6.000 associados, é só chamar. Conseguiste a façanha muita grande, dê valor a ela.
De novo de seu seguidor.Durmamos em paz e com alegria. LINDA VITÓRIA, eles estão a nos observar, comparemos com respeito ao panelaço...
Conclame o Medeiros para uma conversa,certamente acredito que possui algo a agregar. E nada como juntarmos forças. Desculpe-me se falei demais, pois não estou na estranha do "furacão", porque li e concordo, a "...política é a arte de lhe dar com os contrários e fazermos o melhor para a sociedade".
Bom dia, tenho essa mania de estudar e pensar na madrugada.

Blog do Ed disse...

Esse anônimo das 5:05 sabe das coisas. E, olhem, segundo concluo das estatísticas que rolaram após conclusa a eleição, quem ganhou as eleições foram os aposentados. Foram presença significativa em todas as chapas. Se unidos, teriam eleito os diretores que quisessem.Bela demonstração de liberdade de opinião, mas gritante prova de que não existe UM FOCO ÚNICO DE INTERESSE. QUAL SERIA O MOTIVO DESSA DISPERSÃO DE OBJETIVO?!

onival disse...

Marcos, demais colegas,

Vencida a etapa CASSI, onde a CUT/Governo, mais uma vez usando da sua articulacao desonesta, desonrosa para nós aposentados, foi a vencedora.

Na eleicao da Previ daqui a pouco a coisa vai ficar mais séria para o nosso lado, onde a nossa aposentadoria está correndo perigo se não soubermos escolher os nomes. Para isso não basta apenas o amigo próximo pedir votos ou então votarmos somente para agradar essa ou aquela associação ou porque o candidato trabalhou comigo na agência X.

O jogo do poder constituido hoje (Contraf/Cut) é grande e somente fazem as trocas dos nomes, porém estes nomes, sempre os mesmos, são peças de chaveiros onde predomina o mando de cima para baixo. Haja vista os nomes nos poderes hoje: BB-Aldemir Bendini-Cut; Flores-Previ-Cut; Cassi-Mirian Fochi-Cut, etc, etc.


Digo mais uma vez. Os pagamentos da nossa aposentadoria está correndo perigo, pois a exemplo da res.26, daqui a pouco estes pelegos mais uma vez inventam uma outra resolucao qualquer e tiram mais um naco da nossa já carcomida aposentadoria.

E não cumprem o que prometem. Cadê o realinhamento do plano I da Previ, assinado em novembro de 2010, inclusive pelo mais alto escalão do governo, o Ministro do Planejamento Paulo Bernardo?

Antes de pedirmos votos para os colegas, deveremos, isto sim, analisarmos a vida pregressa do suposto candidato e se for um daqueles que somente faz a troca de cadeiras de lá para cá ou de cá para lá, deveremos alijá-lo fora.

Se voce analisar quase todos os nomes hoje em evidência nas entidades irá ver que são sempre os mesmos.

Aquele que é da Cut, que também é da Previ, que também é da Anabb, que também é da AAFBB, que também é da Previc, que também é da Anapar, que também é da FAABB, que também é da Cassi, que também é da Unamibb, quase todos, invariavelmente, a mando do governo para desarticular toda e qualquer pretensão justa dos aposentados.

O plano I da Previ está em extinção e a estatística é geometricamente inversa para os aposentados pois a cada dia que passa a Previ aumenta o seu capital - hoje em torno de 160 bi- e nós, míseros mortais, cada mes dezenas menos.


Abraço.


Onival.

Anônimo disse...

Bom dia,

Eu tenho que rir da minha fopag, no mês retrasado estava com R$ -3,91,(negativo) mês passado também e este mês estou com -88,61 (negativo)de margem consignavel.
Nestes três meses em cada um fui consegui quitar alguns empréstimos e pensando que a margem iria aumentar, diminuiu.
Engraçado não achão?


Renato

Anônimo disse...

O Ed, vc pensa que os "poderosos" são bobos? Oferecem cargos para os aposentados nas chapas só para ganhar dentre nós e nos dividir, de modo que as chapas como semente fiquem em último. Bobos somos nós e fica aqui a previsão, essa chapa SEMENTE, para a PREVI vai também ficar em último lugar

Anônimo disse...

Foi uma pena não ter podido dar o meu voto para a semente nesta eleição da Cassi.
Mas vou poder lutar e votar para a eleição da PREVI. Vamos que vamos.
Já foi uma vitória ter posto para fora a turma do Camilo.
Vamos fazer o mesmo com eles na PREVI.
Não entendo muito, mas gostaria de saber se já étarde para uma coligação.
Seria interessante que nos unissemos mais.
Fomos 6.000 e poucos votos. E se carreássemos esses votos para uma chapa " amiga", na impossibilidade de somente com eles vencer na PREVI?
Pode parecer besteira, mas estou pensando como nas eleições em que há segundo turno.
Um abraço a todos

Rosa Calixto

Anônimo disse...

Marcos e demais amigos.
Esta acontecendo nesse exato momento uma festa para 300 convidados no clube da AAFBB de Friburgo no estado do Rio. Festa em comemoração a chapa vencedora. Muita comida, churrasco rolando, bolas, músicas ao vivo. Fiquei sabendo que a noite terá fogos de artificies. E que estarão presentes convidados de entidades representativas. No céus do Rio, e Friburgo helicópteros jogam pétalas de rosas brancas.

Anônimo disse...

Acho que são vários os motivos.Vaidade,alienação,não aceitar opinião dos outros ou seguir outros com interesses próprios e de palavra fácil.Vamos ser honestos, sem querer ofender ninguém, mas vimos no inicio do mvoimento para formar uma chapa para disputar as eleiçoes(chapa de aposentados) a dispersão. Vaidade e arrogância,egos feridos etc.etc.O movimento rachou.O consolo é que os de palavra fácil e interesseiros estão sendo expurgados alguns e outros" se comendo".È imprescindível a auto-crítica, é necessário que aceitem ouvir, é necessário que analisem e que se dispam da vaidade.A esperança é que cresçam entidades como a AAPPREVI e seus idealizadores.

jVasconcellos disse...

Caro Colega ONIVAL

Vou levantar uma suspeita....que acredito, não e bem uma suspeita...mas uma realidade
N ÃO SÃO 160 Bi.
Se atualizar o que tem a Previ.....em tudo, ela esta COM
300 BI........Faça uma avaliação e atualize.... VERÃO que
São 300 bi ou M A I S ...
Confira.
abraços

JVasconcellos

Anônimo disse...

Colega de 11:42, o que importa nao e o "lugar", se foi em primeiro ou ultimo.Me considero vencedora pois a chapa 3 NAO GANHOU.
Com certeza, dos votos apurados para a nossa CHAPA 4, se ela nao existisse,seriam 6000 que poderiam ir para onde nao gostariamos.
CHAPA 5 para a PREVI!!!
Vamos la pessoal.
Duda

Anônimo disse...

Colega Armando, 14/4/2012, 15:05 hs,
A humanidade hoje está perdendo uma das coisas mais valiosas que o ser humano pode ter, é respito aos mais velhos. Eu, apesar de ter 'apenas' 54 anos, estou também aposentado, graças a Deus cumpri minha parte da melhor maneira possível, tenho maior respeito pelos mais experientes.
Cada um tem a sua história, suas conquistas, suas frustrações na vida, todos que aí estão, um dia nasceram e um dia irão partir.
Não custa nada a gente respeitar aqueles que ralaram prá que hoje para nós a vida ficasse um pouco menos penosa, caro colega Armando, não se preocupe, todos nós teremos que prestar contas Aquele que nos criou, tudo que o homem planta, ele colhe, por isso velho amigo, nunca deixe de abençoar aqueles que te fazem mal, pode ser que aqui na terra não tenhamos recompensa, mas o nosso Pai que tudo vê, te recompensará, pode ter certeza.
Um abraço e fique com Deus,
Josué Jorge Jr
Castro PR

Anônimo disse...

Mudando um pouco de assunto disse...

TODOS DEVERÍAMOS TIRAR OS NOSSOS PROVENTOS DO BB E LEVAR PARA OUTRO BANCO. AS TAXAS DE JUROS EM ALGUNS BANCOS ESTÃO MENORES QUE NO BB. FIZ UMA PESQUISA E VI QUE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, OS JUROS SÃO OS MAIS BAIXOS QUE TODOS OS OUTROS BANCOS.

PARA QUEM ESTÁ COM DIVIDA NO BANCO DO BRASIL, O MELHOR É PARTIR PARA A CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. ABRE-SE UMA CONTA, E PEGUE UM EMPRÉSTIMO, COM ESSE EMPRÉSTIMO PAGA-SE O QUE DEVE AO BB E AINDA SOBRA DINHEIRO PARA QUITAR MAIS ALGUMAS DIVIDAS PENDENTES.

EU DEVIA 80 MIL REAIS AO BB MAS AS TAXAS. ACABEI ENTRANDO NUMA DIVIDA SEM FIM. E DEVENDO, O BANCO DO BRASIL NÃO LIBERA NADA.


AGORA QUE ESTOU NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. CONSEGUI PAGAR O BB E DEI ADEUS DIVIDAS!


QUEM PRECISA DE NÓS, SÃO OS BANCOS E NÃO A GENTE. NÃO PRECISAMOS DO BB, ELE É QUEM PRECISAM DA GENTE.



NÃO ENTENDO O PORQUE DESSA DEPENDÊNCIA. É UM DIREITO NOSSO RECEBERMOS EM OUTRA AGENCIA.


COMUNIQUEM A PREVI QUE QUEREM RECEBER OS PROVENTOS EM OUTRO BANCO, UMA VEZ ESCOLHIDO O TAL BANCO (RECOMENDO A CAIXA) PEGUE UM EMPRÉSTIMO, COM ESSE EMPRÉSTIMO PAGUEM O BANCO DO BRASIL E PONTO FINAL.

NÃO SOMOS OBRIGADOS A RECEBERMOS NOSSOS PROVENTOS PELO BB. EU NÃO PRECISO MAS DO BB E NEM VCS.

SE TODOS TOMASSEM ESSA ATITUDE O BB IA SER OUTRO.

Anônimo disse...

Concordo com você anonimo das 15:21. Eu saí também. Outra: não há burocracia. Só não podem cair na conversa mole do "seu" gerente de conta. Quando
pedimos para mudarmos de banco, eles te oferecem mundos e fundos.

Todos para OUTRO BANCO JÁ!!

Leiam o JORNAL O EXTRA dessa semana, ou pesquisem na internet.

Mariano Branquinho disse...

Pessoal, vamos lá chapa 5 Semente da União PREVI.Estou pedindo votos aos aposentados e ao pessoal da ATIVA, só assim poderemos chegar lá. Quem tiver material de propaganda me envie, aqui eu reproduzo. Abraços Mariano Branquinho. João Pessoa PB.

Anônimo disse...

É possível alterar na Previ o banco para crédito dos proventos?

Anônimo disse...

Caro Marcos, prezados colegas, saudações cordiais.

PROVENTOS FORA DO BB

Li noutras matérias que, no momento, é impossível o crédito direto dos proventos noutro Banco, por força do Estatuto da PREVI.

Resta, imediatamente, a transferência, por DOC/TED(Tarifada!)ou depositar em cheque, noutro Banco.

Embora eu seja muito bem atendido na Agência de Valinhos(Gustavo, Daniela, Roseli...), tenho pensado em abrir conta em outro Banco, como alternativa(O BB, certamente, não lamentará!).
Os colegas tentam ajudar, ao máximo, mas o Sistema limita. Lamentável!

Espero muito alguma medida do BB, para melhorar o relacionamento conosco que lhe oferecemos o melhor, tanto é que ele, BB, mantém-se uma potência financeira.

Grato por tudo, uma ótima semana e PAZ E BEM!

Fernando Lamas (Aposentado BB)
Valinhos(SP)

Anônimo disse...

Não existe FORÇA do
Estatuto para
tal colega Lamas.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Mensagem recebida

Genial, Marcos. Parabéns! Sua idéia é factível, mesmo que sofra eventuais modificações (pequenas para não descaracterizar o objetivo) e permite a PREVI mostrar um mínimo de humanidade com os colegas em situação difícil. Da minha parte e, graças a Deus, não estou advogando em causa própria. Abração!

Geraldo Bonetti - Aposentado - Rio das Pedras (SP)

Anônimo disse...

Falando em votação. Sei que existe o direito de escolha,o livre arbítrio, a liberdade pensar etc.etc.Mas, me pergunto: 8.014 aposentados votando chapa 3 não é muito,não?

Anônimo disse...

P
PROVENTOS FORA DO BANCO DO BRASIL

O colega Fernando Lamas está certo, apesar de o Código Civil dizer que o servidor tem direito de receber em qualquer banco de sua preferencia, assim como o Estatuto do Idoso, a PREVI alega que só tem convênio com o Banco do Brasil. Segundo soube só se tem chance com ação judicial. É o Brasil ! Divany Silveira -S Lagoas-MG.

Anônimo disse...

Os juros na CEF para empréstimo consignado é de 0,84% a.m.

Anônimo disse...

Rio das Pedras em São Paulo Geraldo?. Existe: Rio das ostras no Rio, e Rio das Pedras em Pedras de Guaratiba. Puxa vida!!

Podem pesquisar a vontade.

Não sei como vc aguenta Marcos, manda a receita. Só aparece assombração! Só rindo.

antonia disse...

Marcos,
Eu recebo meus proventos na agência da Caixa de minha preferência, mas é bom informar quem pretende fazer a mudança:
- só recebemos através de doc. dois dias após o crédito;
- quando o dia 20 é na segunda e normalmente já aparece o crédito no sábado, não poderá mais, voce só receberá na quarta;
- isso sem contar qdo tem um feriado prolongado, que no BB o crédito antecipa o feriado, na Caixa eu recebo depois do feriado.
Então, em muitos casos fica pior, principalmente quem já tem compromissos agendados para o dia 20.
Pensem bem e só façam se realmente valer a pena.
No meu caso vale muito, pois não tenho que fazer o doc que já fazia todo mês e não tenho compromissos agendados.
Um abraço
Antonia

Anônimo disse...

Eu sou totalmente favorável a liberdade de cada um escolher o Banco para receber seu benefício.É um absurdo que sejamos obrigados a ter o crédito da Previ somente no BB.Mas acho também que Banco é tudo igual.Só tratam bem quem tem dinheiro e todos eles, uns mais outros menos, exploram seus clientes.Em qualquer Banco existem os clientes endividados e por conta disso mal tratados e o tratamento é sempre muito cruel.Favor nenhum Banco faz.Mas é certo que cada um possa escolher seu Banco embora deveria existir também a opção de receber o benefício diretamente sem crédito em conta como é feito pelo INSS em que não é obrigatório ter conta bancária.

Anônimo disse...

Mais numeros para analise.

A Chapa 4 Cassi recebeu pouco mais de 15% dos votos validos dos aposentados e pouco menos de 4% dos ativos, desprezados, claro, os votos nulos e em branco.

Para a Previ, com outra chapa, já podemos esperar um desempenho melhor.

Anônimo disse...

VAMOS LOTAR DE E-MAILS NA PREVI EXIGINDO LIBERDADE DE ESCOLHA DE INSTITUIÇÃO FINANCEIRA.

CHEGA DE BB!!!! NÂO ESTÃO NEM AÍ PARA NÓS ENTÃO NÃO FAREMOS FALTA.

SERÁ FELICIDADE NUNCA MAIS COLOCAR OS PÉS NUMA AGÊNCIA DO BB. CHEGA!

Anônimo disse...

Pessoal,

A previ tem muito dinheiuro, não há motivos para negarem um ES melhorado 180/180, por isso, aproveitando as eleições, por que não lutarmos pela concessão de um emprestimo nessa modalidade?

A diretoria precisa estar sempre lembrada que exite uma parcela ignificativa de aposentados endividados, carecendo de dinheiro para saldar sua dívidas.

Não devemos mudar o foco dos nossos problemas!

Emprestimo Simples melhorado Já!!!


Um abraço

Anônimo disse...

Prezados colegas,

não é bem assim que acontece, o negócio é o seguinte, se o dia 20 cai no sábado então só iremos receber na segunda-feira, fora isso venho recebendo normalmente da Previ, nas datas certas.
Obs.: me desliguei do banco do brasil através de oficio de juiz e só recebo através de ordem de pagamento.

sem mais,

Renato

Anônimo disse...

Bem....Minha situação é muito ruim.
Por ter uma dívida (impagável, pela conta deles) na extinta Nossa Caixa - incorporada pelo BB - não consigo crédito algum no Banco do Brasil. Já tentei de todas as formas, mas, se não pagar aproximadamente R$ 55.000,00 (o crédito, em nov./2003, foi de R$ 3.000 em 12 parcelas - só consegui pagar uma), não tenho direito nem mesmo a CDC consignado. Tudo que tenho conseguido é ir levando, com renovações na Cooperforte e na Previ, mas infelizmente fiz a besteira de fazer um empréstimo na CREDISCOOP (apenas 36 meses, prestação decrescente - começa bem alta, e capitalização também bem alta) e me compliquei bastante.
Não sei os meios, mas teríamos que fazer pressão para a liberação antecipada de pelo menos 12 parcelas do BET e MAIS o aumento do prazo do E.S. para no mínimo 180 meses. Mas tem que ser PRA ONTEM!!!
Pra piorar, a contratação do E.S. Finimob, no meu caso, só rendeu um desconto de 15% sobre o saldo devedor.
A hipoteca será liberada, mas a prestação não diminuiu tanto quanto eu esperava.
Venho aqui várias vezes ao dia - em outros blogs também, além do site da PREVI - aguardando novidades, mas está demorando.....
Que DEUS nos ajude e nos sustente até lá!

Nascimento.

Anônimo disse...

Anônimo das 09:44 hs, existe esta possibilidade, é só contactar a PREVI, e receberas por caixa, em qualquer agencia do BB, ORPAG, só levar o CPF e CI. Coléga Renato, eu não precisei ofício do Juiz, contactei a PREVI, e hoje sou muito feliz sem conta no BB.

Mariano Branquinho disse...

É pessoal, já está na hora de trabalharmos pela chapa 5, Semente da União, vamos pedir votos aos da ativa, aposentados e pensionistas, abraços Mariano Branquinho

Anônimo disse...

Caros colegas,

Poderiam confirmar o passo-a-passo para crédito da fopag numa outra instituição financeira?

Anônimo disse...

CASSI X BET - Alguém já examinou o artigo 15 do estatuto da cassi para ver se foi/continua sendo legal a dedução da contribuiçao para a CASSI sobre o valor do BET???
Parece-me que não é, eis que o BET é um beneficio extraordinário não podendo ser enquadrado como beneficio de aposentadoria (porque é temporario).
Fica aqui a sugestão e gostaria de saber o resultado se algum advogado olhar o caso.

Anônimo disse...

CASSI X BET - Tem também o fato de que ele - o BET - já está sendo pago para o pessoal da ativa (embora em conta separada para ser sacada quando aposentar- o que caracteriza como algo extraordinário mas não como beneficio de aposentadoria).

Anônimo disse...

CASSI X BET - Embora a PREVI (PB1)tenha depositado o BET em conta separada, para ser sacada quando o pessoal da ativa se aposentar, não foi descontado as contribuições para a CASSI, nem para o Imposto de Renda ! (logo: é algo extraordinário, DIFERIDO, sem conotação com benefícios ?)

Da mesma forma, o BB sacou (e vai sacando) seu BET (R$ 7,5 Bilhões)e não contribui com a CASSI, usando-o para pagar PLR aos da ativa, e estes NÃO contribuiem para a CASSI com seus PLR, nem com seus BET, aliás, não contribuem nem para a PREVI, pois desde 2007 estão suspensas as contribuições, que são oneradas, pois se mantém altas, quando o associado perde e/ou diminui sua comissão no BB !!!

QUI BELEZZAAAA !!!!

Anônimo disse...

ANONIMO 15:19.

1-VÁ NA SUA AGENCIA LEVANDO TODOS OS SEUS DOCUMENTOS E FALE COM SEU GERENTE QUE QUER O BANCO TAL(aconselho a Caixa Econômica)

2-ELE VAI PEDIR QUE VC PREENCHA UM PAPEL DE TRANSFERÊNCIA PARA O BANCO ESCOLHIDO.

3-UMA COPIA FICA COM VC, OUTRA VAI PARA A PREVI E UMA COM O BANCO DO BRASIL.

NO MÊS SEGUINTE O PAGAMENTO CAI NA CONTA DO BANCO QUE VC ESCOLHEU.

OBC: NÃO ACEITE NADA QUE SEU GERENTE DE CONTA LHE OFERECER. SE VC TEM DIVIDAS DE EMPRÉSTIMOS NO BB, PEGUE UM EMPRÉSTIMO COM A CAIXA OU O BANCO QUE ESCOLHER, NO VALOR QUE PUDER ARCAR E COM ESSE EMPRÉSTIMO PAGUE AO BB {CASO TENHA DIVIDAS, SE NÃO TIVER, MELHOR AINDA}. SIMPLES ASSIM.


O PESSOAL QUE NÃO QUER ACREDITAR, É PORQUE NÃO ENTENDE DA NOVA LEI. NÃO DE BOLA E PROCURE OS SEUS DIREITOS.


PARA OUTROS> ESSE FAMIGERADO BB PAGAM A VCS NO DIA 20 CERTO? MAS QUANDO DIA 20 CAI NUM SÁBADO VCS RECEBEM NA SEGUNDA-FEIRA CERTO?
POIS NA CAIXA, EU RECEBO NO DIA 10! E AS TAXAS COM JUROS BEM MENORES.
NÃO TENHO MAIS DIVIDAS COM O BB E COM A CAIXA ESTOU NA RETA FINAL MÊS QUE VEM.




OS ERROS SÃO PROPOSITAIS. ESTOU NA ATIVA.

Anônimo disse...

Nascimento, não sei qual sua idade, nem quantos dependentes tem, entendo que se sua situaçao for de calamidade, como parece, você deve procurar o credor ou credores e expor seu estado de insolvência . O Estatuto do Idoso defende a dignidade de vida para o cidadão brasileiro(há um limite para consignações). Quem sabe o Marcos Cordeiro , via AAPREVI, pode ajudá-lo a conseguir um profissional para renegociar seus débitos. Enquanto isto, mantenha a cabeça fria para não desesperar seus familiares.Um abraço, Divany Silveira-Sete Lagoas-MG

Anônimo disse...

Prezado anônimo das l8,35 hs acima,oxalá você tenha razão, entretanto se o anonimo das 15,19 hs for aposentado, a coisa não é tão simples assim pois a PREVI vai alegar, com certeza, que não tem convênio com o banco escolhido. Já ouvi sugestão para mandar o dinheiro por DOC para outro banco como solução, claro que isto é factível, mas ,e se o interessado quizer fazer um emprestimo consignado ou Cheque Especial? Claro que o banco destinatário não terá garantia . Saudações: Pe. Antonio -

Anônimo disse...

Colegas,

Falando de eleições, sempre pautei minhas decisões em um ditado que diz: A PRIMEIRA VEZ QUE ME ENGANASTE, A CULPA FOI TUA, MAS A SEGUNDA VEZ, SERÁ MINHA.

Para melhor esclarecimento, recorro a seguinte pergunta?

O QUE FIZERAM CONOSCO EM RELAÇÃO AO ACORDO DE 2010?

Votarei Semente da União.

Um abraço.

Anônimo disse...

Colegas,

Falando de eleições, sempre pautei minhas decisões em um ditado que diz: A PRIMEIRA VEZ QUE ME ENGANASTE, A CULPA FOI TUA, MAS A SEGUNDA VEZ, SERÁ MINHA.

Para melhor esclarecimento, recorro a seguinte pergunta?

O QUE FIZERAM CONOSCO EM RELAÇÃO AO ACORDO DE 2010?

Votarei Semente da União.

Um abraço.

Anônimo disse...

Colegas,

Falando de eleições, sempre pautei minhas decisões em um ditado que diz: A PRIMEIRA VEZ QUE ME ENGANASTE, A CULPA FOI TUA, MAS A SEGUNDA VEZ, SERÁ MINHA.

Para melhor esclarecimento, recorro a seguinte pergunta?

O QUE FIZERAM CONOSCO EM RELAÇÃO AO ACORDO DE 2010?

Votarei Semente da União.

Um abraço.

Anônimo disse...

Colegas,

Falando de eleições, sempre pautei minhas decisões em um ditado que diz: A PRIMEIRA VEZ QUE ME ENGANASTE, A CULPA FOI TUA, MAS A SEGUNDA VEZ, SERÁ MINHA.

Para melhor esclarecimento, recorro a seguinte pergunta?

O QUE FIZERAM CONOSCO EM RELAÇÃO AO ACORDO DE 2010?

Votarei Semente da União.

Um abraço.

Pensionista disse...

Sou pensionista, Votarei naSemente da União!

Anônimo disse...

Maio e mes de renovaçao do ES para quem vai pagar a sexta prestaçao.
E ai Previ?

Anônimo disse...

Maio e mes de eleiçao para a Previ.
E ai colegas(aposentados e da ativa)?
Chapa 5 Neles!!!!
SEMENTE DA UNIAO ja!

Anônimo disse...

Bom dia Marcos!

Quem estiver afim da ajudar na campanha PREVI entrem na REDE-SOS.

PRECISAMOS DE VOCÊS.

DEMONSTRAÇÃO DE AMOR disse...

Eu "amo o bb".
Eis uma demonstração concreta desse amor: RENOVEI 2 SEGUROS NOS CONCORRENTES.
Sozinho não sou ninguém, sei. Mas e Minha Família, meus Amigos, meus contatos?
Então, o banco que pague para ver.

Anônimo disse...

Não entendi este anonimo que está na ativa e recebe seus proventos no dia 10 de cada mes pela Caixa...