quarta-feira, 13 de abril de 2016

Eleições CASSI 2016




Curitiba (PR), 11/04/2016.
Caros Colegas,

No momento em que antigos líderes políticos deixam cair as máscaras, e como frágeis ídolos de barro cru se esboroam à exposição do exame crítico, torna-se difícil encontrar quem mereça nossa indicação para gerir o que quer que seja, em qualquer atividade.

Na situação presente, para concorrer a cargos eletivos no nosso meio não podemos esquecer esses lamentáveis exemplos do comportamento humano. Por um lado, é difícil dar crédito a iniciados envolvidos em correntes partidárias desacreditadas – berço de corruptos notórios. E, de igual modo, é temerário empenhar a credibilidade dos nossos nomes para pedir votos aos viciados participantes da dança das cadeiras. Em nenhum dos casos há garantias de que qualquer das correntes queira fazer alguma coisa por nós, aposentados e pensionistas do Banco do Brasil. Mas paira a suspeita de que trabalham em causa própria. Uns, tão somente em busca do primeiro cargo remunerado nas nossas Caixas. Outros, querendo juntar mais um salário ao rosário de sinecuras já ocupadas no mesmo sentido, dão lentes de aumento ao seu olho gordo. Todos, à custa do nosso utilíssimo voto, destruindo derradeiras esperanças.

Assim sendo, peço desculpas aos colegas que me procuram pedindo orientação em quem votar, mas não posso partilhar a incerteza de vir a votar mal. E não indico nenhuma chapa.

Apenas peço que cada um assuma a responsabilidade pela escolha criteriosa, recomendando confrontar os nomes concorrentes com a relação inscrita no CANAEL (www.canael.com.br)

Atenciosamente,
Marcos Cordeiro de Andrade
Matrícula nº 6.808.340-8

Associado da Cassi desde 15/05/1962

2 comentários:

Unknown disse...

ELEIÇÕES CASSI

Marcos Cordeiro:

Sugiro dar sua opinão, pois é muitíssimo importante, tem colegas que não tem tempo nem para pesquisar, e é claro, segue quem quiser, para mim seria um grande subsídio em minha decisão, que no caso já a tomei votando na chapa 3.

Por favor, dê sua opinão, creio que será muito importante!!!!!!!!!

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Eleições e Associações

Caros Colegas,

Só reconheço uma situação em que associações de aposentados e pensionistas devam fazer indicação de voto aos seus associados de modo aceitável. Isso somente pode ocorrer quando elas participem efetivamente da disputa por cargos com chapa própria, elaborada com o comprometimento de toda a sua Diretoria. Nesse entendimento, pressupõe-se que o conhecimento das candidaturas tenha sido aprofundado tornando a Associação responsável pelos atos e atitudes do conjunto indicado. Mesmo assim, a plataforma de campanha deve se coadunar com os princípios defendidos pela Associação, com quem os filiados estão afinados e, de igual modo, a chamada não pode ter caráter impositivo, mas deve ser meramente indicativa como tendência a ser seguida voluntariamente, respeitado o livre arbítrio.
Diferentemente dessa posição, recomendações de voto em chapas sem a responsabilidade das Associações tendem a ser facciosas, pois, em que pese a aparente unidade da Diretoria, a questão envolve preferências individualizadas dos seus membros, e nem sempre levam a assinatura de todos os gestores na recomendação. Normalmente, trata-se da opinião do Presidente e de mais um ou outro dirigente – que assinam a Nota indicativa, por vezes à revelia do restante dos dirigentes.
De todo modo, e em qualquer situação, o respeito à vontade do sócio deve encimar o conceito envolvendo preferência de voto, tendo como premissa o elevado grau de discernimento do eleitor visado, de modo a afastar terminantemente o tratamento que lembre de confundi-lo como massa de manobra. Sem esquecer que a única interferência que as Associações se permitem, e que é obrigatória, é orientar com divulgação das chapas concorrentes - apontando nomes, currículos e propostas de gestão - vedado fazer juízo de valor seja a que título for. Para tanto, basta disponibilizar o link que leva ao pleno conhecimento das chapas registradas nas nossas Caixas, como abaixo:
Eleições CASSI 2016: http://www.cassi.com.br/images/hotsites/eleicoes2016/index.htm
Eleições PREVI 2016:
http://www.previ.com.br/menu-auxiliar/noticias-e-publicacoes/noticias/detalhes-da-noticia/eleicoes-previ-2016-confira-os-numeros-das-chapas-homologadas.html
No caso específico da AAPPREVI, adotar esses critérios encontra amparo e justificativa no relacionamento com os sócios. De vez que todos eles têm pleno domínio do uso da internet, visto que o processo de filiação é feito virtualmente com registro dos endereços eletrônicos na ficha de cadastro.
Aliás, recomendar nomes a um universo de quase 8.000 sócios não se afigura prática salutar, dada a diversidade de motivações envolvidas. Enquanto certas figuras sejam do agrado de uns, podem, ao mesmo tempo, ser reprovados no conceito de outros. E os que se julguem objeto de tentativa de aliciamento, com absoluta certeza tomarão a recomendação de voto como intromissão no seu direito de escolha.
Assim, caro colega, exerça o sagrado direito de voto sem se deixar levar por indicações interesseiras. Seja, portanto, o avaliador consciente na escolha do candidato que vai representar sua vontade.

Atenciosamente,
Marcos Cordeiro de Andrade