segunda-feira, 22 de agosto de 2016

AAPPREVI - Ação do Empréstimo Simples


Curitiba (PR), 22 de agosto de 2016.
Caros colegas.

A AAPPREVI informa que está em fase final o projeto piloto que estuda a viabilidade da Ação Judicial envolvendo o Empréstimo Simples da PREVI.

Para cuidar da complexa tarefa foi designado o Escritório do quadro de prestadores de serviços advocatícios da AAPPREVI, (Lima & Silva Advogados, sediado no Rio de Janeiro com atuação efetiva em todo o País – www.limaesilvaadv.com.br). Para se chegar ao estágio atual desse projeto, foi exigido o aporte do Laudo Pericial contábil de um caso concreto de tomador/devedor do ES, disposto a fornecer subsídios à empresa especializada contratada.

Lembrando que todas as despesas envolvidas nas preliminares correrão por conta da Associação, por uma questão de ética afastamos o concurso dos nossos dirigentes como beneficiários dessa necessária liberalidade.

Por isso, determinado associado foi escolhido para ser o alvo do projeto, de cujo desfecho serão beneficiados os demais sócios da AAPPREVI. A escolha recaiu sobre o nome de um profundo conhecedor dos assuntos da PREVI e que foi o primeiro a nos propor a impetração da Ação Judicial competente, nos municiando com argumentação convincente apoiada em farto material comprobatório.

Em consequência, tivemos o cuidado de consultá-lo a respeito do envolvimento nas condições exigidas, com garantia de que em nenhuma hipótese sua participação traria comprometimento prejudicial, salientando que, se de pleno acordo, deveria apresentar cópias dos documentos solicitados pelo profissional contratado para elaboração do laudo pericial concludente - talvez a última peça a compor os estudos em andamento.

Para tranquilidade de todos, afirmamos que serão analisadas com extrema responsabilidade as implicações inerentes, considerando o papel que nos cabe na tríplice defesa dos direitos e dos patrimônios dos nossos associados, da AAPPREVI, e da própria PREVI (afinal, são mais de 50.000 tomadores envolvidos).

De igual modo, assumimos o compromisso de somente recorrer ao Judiciário depois de analisados os riscos envolvidos, afastando de pronto qualquer indício de se tratar de uma aventura judicial. No estágio seguinte, e se viável dar seguimento à propositura, teremos presente a necessidade da anuência individual mediante consulta seguida da competente autorização de representatividade dos eventuais interessados - na forma do inciso XXI, do art. 5º. Da Constituição Federal“as entidades associativas, quando expressamente autorizadas, têm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente; “.

Dos passos seguintes daremos amplo conhecimento.

Atenciosamente,

Marcos Cordeiro de Andrade
Presidente Administrativo
www.aapprevi.com.br

7 comentários:

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caro Marcos,

Parabéns, mais uma vez, por suas iniciativas em prol de toda uma coletividade.
Abraços,
Norton

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Parabéns, Marcos e GT


Brilhante iniciativa!


Abraços
Jorge Luiz Daun

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

CarÍssimo MARCOS CORDEIRO,




Quero mais uma vez parabenizá-lo pela coragem e determinação para estudar esta oportuna AÇÃO JÁ.




Há algum tempo, já havia percebido a efetiva prática de ANATOCISMO que a PREVI vem praticando, inflando os encargos financeiros dos ES, ao ponto de se tornar impossível liquidá-lo em vida, até porque a nossa grande maioria se encontra no crepúsculo da vida.




Os Estados Brasileiros se encontram com dívidas com a União que sobem assustadoramente por causa da cobrança de juros compostos, prática que se observa nos casos de utilização de tabela price. E, por causa dessa cobrança já houve reação de alguns Estados que impetraram, na Justiça, um basta, haja vista que o assunto já se encontra nesse novo Governo para estudar uma solução.




E a nossa AAPPREVI, por oportuno, vai solicitar liminar ou o que for para deter essa sangria que está afetando uma grande maioria dos APOSENTADOS E TBM DA ATIVA. Já vi reclamações diversas na internet, colegas que pediram empréstimo, já pagou diversas parcelas e está devendo mais porque não diminui a dívida. Pois, o normal é vc comprar um bem, GELADEIRA, CASA, CARRO, ETC.

INCLUSIVE, EM CASOS DE AQUISIÇÃO DE IMÓVEL, há um SISTEMA DE AMORTIZAÇÃO CONSTANTE - S.A.C. QUE A AMORTIZAÇÃO VAI DIMINUINDO ATÉ O PAGAMENTO DA ÚLTIMA PRESTAÇÃO E DIMINUINDO TBM O SALDO DEVEDOR.




A pergunta que fica no AR, e POR QUE o empréstimo da PREVI não vai diminuindo e SIM AUMENTANDO ? Se fosse estabelecido uma regra de cobrança como o SISTEMA - S A C - não estaríamos agonizando com essa dívida impagável.




Vamos à frente, e, acredito que nessa ninguém vai se omitir de pagar os custos iniciais. Se ocorrer com argumentos e provas, o sucesso será inevitavel, até porque, não queremos deixar de pagar, queremos honrar enquanto vivermos, mas, se for possível, SUSPENDER O PAGAMENTO ATÉ A DECISÃO DA JUSTIÇA, PARA ENCONTRAR UM SISTEMA NO QUAL O PAGAMENTO SEJA OBSERVADO A SUA LIQUIDAÇÃO ATÉ AO FINAL DO EMPRÉSTIMO.




Não é admissível que a PREVI venha com a historinha de oferecer aumento de ES, quando na verdade ela quer nos empurrar para um abismo sem volta.




Pode contar com meu espírito de solidariedade e muito obrigado pela iniciativa coerente.




FLAVIO JOSÉ BARROS DE MENDONÇA - MANAUS - AM.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Amigos,


Aceito, de pronto, o convite para participar. Cansei dessa luta de ficar pagando, pagando, e não conseguir nunca pagar o que devo de Empréstimo Simples. Praticamente, todos nós, temos que renovar os empréstimos concedidos, mal tendo pago algumas das prestações. Tenho sido uma das pessoas que mais criticam essas cobranças de taxas extorsivas do FQM, e critico tambémessa maldita correção dos saldos devedore duas vezes no mesmo mês. Sabemos que há colegas contráriosa toda e qualquer ação contra a Previ. Mas temos que rever essas coisas. Como é que pode, nós, associados há tantos anos, pagar valores exorbitantes para nós mesmos? NÃO E NÃO. E PONTO FINAL. Contem comigo para mais essa.

Saudações


Laerte da Silva - Penápolis/SP

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Parabéns Colega

FLAVIO JOSÉ BARROS DE MENDONÇA - MANAUS - AM.

Sou totalmente solidário a suas palavras. Quero também parabenizar o ilustre colega Marcos Cordeiro presidente da AAPPREVI, pela brilhante ideia em perpetrar ação na justiça contra a Previ pela cobrança absurda e indevida que nos é imposta nas operações do Empréstimo Simples e Carim.

AÇÃO JÁ!

Arnaldo Ferreira


Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Também estou solidário. Conte comigo colega Super MARCOS CORDEIRO. Parabéns pela iniciativa.

Almiro Barreto
Recife-Pe.

Enviado pelo meu Windows Phone

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

De parabens está a AAPPREVI! Òtima iniciativa essa de fazer o estudo de viabilidade de entrar com ação para rever encargos cobrados pela Previ. Já havia dado essa idéia antes e a nossa Associação AAPPREVI está efetuado a análise. Tomara que dê certo. Ary Marques.