segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

OMISSÃO!



Omissão!
Marcos Cordeiro de Andrade

Curitiba (PR), 25 de dezembro de 2017.

Caros Colegas,

A omissão é uma grave e condenável escolha de quem opta por não assumir responsabilidades. As razões que levam a essa prática, não necessariamente apontadas como desvio de caráter, certamente acarretam prejuízos a terceiros e ao indivíduo dono da Ação. Ao próprio omisso pelo vazio deixado em sua consciência em razão de que poderia ter tido melhor desempenho ao lidar com a omissão em si. Aos outros, pela frustração da não correspondência do que do omisso se esperava em termos de atitude coerente com geração de expectativa.

Ao não servir de desculpa para o afastamento do registro de uma decisão, a omissão não deve ser praticada quando exigida uma tomada de posição de quem de direito. Sempre será preferível pecar por erro de conceituação, do que pecar por omissão.

Muito se tem dito que aposentados e pensionistas têm se afastado da realidade no dia-a-dia de sua classe, notadamente no que tange à passividade com que veem passar à sua frente oportunidades de contribuir para que melhorias marquem suas vidas. Seja no campo espiritual, sentimental e, mais que tudo, na esfera material, o alheamento beira o conformismo.

A propósito, sempre que somos procurados em busca de opiniões, tem-se como fundamental analisar os propósitos implícitos nos pedidos, pois ninguém, em sã consciência, se dá ao trabalho de procurar pessoas buscando concordância com suas ideias se estas não forem claras, objetivas e bem-intencionadas. Nesse sentido, também ninguém empenha sua reputação ao propagar conceitos como benfazejos se ela mesma não lhes der crédito com o exemplo pessoal. Vários são os caminhos que nos trazem informações nesse contexto e nunca é demais examinar o que nos mandam. Os santinhos postos em nossa caixa de correio devem ser avaliados antes de destinados ao lixo. Igualmente, os e-mails que nos destinam, se comprovada procedência legal, merecem atenção para avaliação daquilo a que se prestam.

Sabedores de que 2018 será um “ano de eleições” no nosso pequeno mundo de aposentados e pensionistas, mais precisamente no âmbito das duas Caixas de que dependemos – PREVI e CASSI - temos por obrigação banir a omissão ao se tratar desses assuntos. Fazer vista grossa aos apelos deixando que outrem cuidem do nosso dever depõe contra quem assim age. É preciso atuar com responsabilidade mantendo atenção redobrada ao que nos é dito a título de informação, seja à boca pequena pelos colegas bem informados, seja pelo correio na forma de propaganda de chapas, seja através de e-mails dos formadores de opinião. Ou, ainda, pelos boletins e revistas das nossas associações e Entidades outras. Tudo tem serventia. Tudo serve de instrumento para aguçar nossa capacidade de discernimento na escolha certa quando for hora de votar -  sem omissão em qualquer dos estágios fundamentais do processo: conhecimento, escolha e votação.

Como toda a sociedade, vivenciamos hoje os chamados “tempos bicudos”. Porém, no nosso caso, com maior peso sobre os ombros porque pouquíssimas são as oportunidades que temos de, ao menos, tentar modificar o que nos é dado usufruir como direito adquirido. De ressaltar que na condição de aposentados e pensionistas não somos assistidos por sindicatos, mas tão somente pelos benefícios previdenciários comprados a prestações, e pagos com diminuição dos nossos salários/benefícios durante anos sem fim visando o correspondente atendimento condigno que, infelizmente, não é respeitado. Por isso, já que não podemos modificar o que vai pela previdência oficial, usemos do direito de exigir da PREVI e da CASSI assistência responsável para suprir nossas necessidades básicas no campo financeiro e no da saúde, segundo rezam seus estatutos:  Sem esquecer que se especula sobre privatização do patrocinador das duas Caixas. E isto, em acontecendo, acarretará danos imprevisíveis posto que até mesmo a contumácia do crédito dos proventos dos benefícios todo dia 20 será ameaçada.

Portanto, necessitamos urgentemente de instrumentos que conduzam à solidez dos nossos ganhos previdenciários e garantam sua continuidade, na escala de provedores do sustento vital. Votemos, pois, em chapas com nomes capazes de afastar os eternos fazedores de malfeitos encastelados nas nossas duas Caixas. Mais ainda, votemos para banir da direção os omissos que nada fizeram, atentando para os nomes que se nos apresentem, com atenção redobrada em cima daqueles que já mereceram nosso voto por força de falsas promessas e queiram voltar incutindo discursos de arrependimento pelo pouco ou nada que fizeram. Nem reeleição nem recondução – esse um lema a seguir.

É justo dizer que o nosso voto é o único instrumento disponível para consubstanciar as mudanças que nos sirvam. Para tanto temos que escolher e apoiar nomes reconhecidamente merecedores de portar nossa procuração de plenos poderes, conscientes de que não estamos lhes pedindo nenhum favor. Eles serão regiamente recompensados com a inigualável remuneração criada por conhecidos ocupantes dos cobiçados cargos. Por isso mesmo, levados à condição de nossos empregados com deveres a cumprir, porque somos nós os verdadeiros donos da PREVI e da CASSI. Mas, olho vivo! Espertalhões de todo tipo estarão à espreita querendo o emprego. E apenas isto.

Por conseguinte, SEM OMISSÃO, os aposentados e pensionistas oriundos do Banco do Brasil confiam em que cumpramos com o nosso dever. O voto é livre e útil, e deve ser exercido conscientemente. Ao final, a escolha errada não afetará os eleitos, mas, ao que nos cabe, seremos exemplarmente punidos conjuntamente com a condenação de amargar a continuidade dos dias bicudos de hoje. Com vislumbre de imprevisíveis pioras.

Não sou candidato. Mas estou pronto para trabalhar por nomes confiáveis.
Eu e o CANAEL, que criei em 22/11/2009 -  www.canael.com.br
 
Marcos Cordeiro de Andrade
78 anos
Matrícula nº 6.808.340-8
CASSI e PREVI
Filiado desde 15/05/1962

7 comentários:

Marcos Cordeiro de Andrade disse...




Verdi Barros Bezerra
25 de dezembro às 23:22


Não me causa surpresa sua manifestação Marcos. Clara e perfeita. Você realmente chacoalha uma porrada de colegas que fogem do dever de participar e depois se queixam dos resultados. Comunico que estou salvando a sua manifestação que deverá ser explorada em reuniões que faço com certa frequência por aqui, solicitando a sua autorização e citando a fonte. Parabéns e até a próxima.


Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Agradeço ao Colega VERDI BARROS BEZERRA pela honesta manifestação de apoio.
Sua presença aqui me trouxe a lembrança de que “OMISSÃO!” poderá servir para apontar os bons nomes a que me refiro.
VERDI é um deles, a quem conheço desde a década de 1960 quando trabalhamos juntos no BB de Itabaiana (PB). Ele, ao contrário dos omissos, é um aposentado ferrenhamente empenhado na defesa das nossas causas.
Sem favor nenhum, eis um confiável candidato se quiser concorrer. Sem o saber, sua plataforma de campanha será o conhecimento do seu passado reivindicando nossos direitos.

Atenciosamente,
Marcos Cordeiro de Andrade
contato@previplano1.com.br

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Caros colegas.
Os textos que publico remeto ao domínio público.
Portanto, estão livres para divulgação sem necessidade de autorização prévia. Só peço respeito ao crédito correspondente para evitar que o conteúdo seja maculado e, assim, desviado dos propósitos esperados.

Grato,

Marcos Cordeiro de Andrade
contato@previplano1.com.br

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Olá, Marcos um bom dia. Te desejo um Feliz Ano Novo, ao tempo em que concordo com teus dizeres acima. Somos todos responsáveis. Sou associado da AAPPREVI, bem como da nossa querida AFABB-BA, que você certamente conhece.
Altamirando - de Feira de Santana - Ba

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Prezado colega Mardos Cordeiro.




Assino em sua totalidade o seu texto e já estou repassando-o a todos os meus contatos colegas de Banco. Nós os Aposentados do Banco somos mais numerosos do que os da Ativa e isso pode significar uma diferença substancial em tudo. Não estou dividindo o funcionalismo em duas categorias: Ativos e Aposentados. Faço apenas uma afirmação de que o nº de aposentados é muito maior do que o de funcionários da Ativa, mas nas eleições tem sido como se fossemos mortos vivos, veja apenas o nº de abstenção de votos, os votos nulos.. Isso significa que temos sido um zero a esquerda e depois ficamos no chororo dentro da REDE SOS.

Meus parabéns. Façamos um trabalho de formiga. Você mandou para mim que estou repassando para os meus contatos de colegas aposentados e pedindo-lhes que repassem para os deles e assim sucessivamente. Faça o mesmo e vamos formar uma corrente entre todos os aposentados.




Um abraço do colega




Abel Ferreira Leal Júnior

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


MARCO BOA TARDE!!! COMO FAÇO PARA LHE SEGUIR; SEU DETALHAMENTO É MAGNÍFICO, GOSTARIA DE TECER POR VENTURA ALGUMA ANOTAÇÃO! prendo sempre ser, colaborador, não tenho nenhum perfil de crítico. CRÍTICO NORMALMENTE É AQUELE QUE GOSTARIA DE DIZER MAS NÃO SABE COMO FAZÊ-LO, JÁ COLOQUEI SEU SITE EM MEUS FAVORITOS, abraço triplamente fraternal justo e perfeito ALBERTO MYRKO OLIVEIRA SANTOS -MATRICULA 0321750-7 ENTREI NO BANCO EM 07/11/1961 Alberto myrko

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Caro Marcos Cordeiro,


Parabéns pelo excelente texto. Espero que alcance a consciência dos colegas acomodados.


Aproveito para desejar-lhe um ano novo pleno de saúde e paz.


Cordialmente


Ebenézer