quinta-feira, 3 de maio de 2018

Relatório Anual CASSI 2017



Relatório anual da CASSI
Marcos Cordeiro de Andrade
Curitiba (PR), 04 de maio de 2018.

Caros Colegas,

Em meio à ressaca eleitoral que se abate sobre a comunidade dos participantes da CASSI e da PREVI, grupos representativos da classe voltam as atenções para a sobremesa do repasto servido à larga no banquete da Internet - em que transformaram o preenchimento de cargos para as duas Caixas como prato principal. E como o espetáculo não pode parar, um novo cardápio já entrou em preparação para saciar a fome de especulações virtuais.

Sabendo-se que não existe almoço de graça, parte do preço a pagar já está sendo anunciado na tabuleta da Grande Rede. Trata-se do Relatório Anual da CASSI/2017, apresentado no site para aprovação por parte dos milhares de degustadores – os participantes da Caixa com direito a voto.

Conheça o Relatório Anual 2017 – da CASSI:

Todavia, é aconselhável que não se vá com muita sede ao pote, pois, em meio à salada de recomendações de como devamos votar, a moderação dos ânimos deve ser exercida para evitar indigestão se a sofreguidão imposta ao convencimento for malconduzida. Enquanto uns indicam a aprovação das Contas, outros se apressam em recomendar um NÃO maiúsculo na avaliação. Também, como é sabido que o exame da questão deve passar pelo crivo de técnicos abalizados, uma opinião segura deve ser buscada.

No caso presente, as paixões eleitorais devem ser esquecidas, e o achismo, ignorado. Posto que, a avaliação desse Relatório não pode servir de revanchismo contra administradores abjurados. Ou como forma de enaltecer qualidades de eleitos pelo nosso voto. Devemos, isto sim, visar o saneamento das contas, desde que os números frios registrados reflitam a realidade buscada.

Sendo assim, seria oportuno que os Eleitos no último pleito se arrogassem a tarefa de cuidar do exame detalhado das contas apresentadas, em consulta a confiáveis especialistas no assunto. Depois disso, o passo seguinte comporta a divulgação do resultado amplamente direcionada aos associados envolvidos. A partir daí eles estarão aptos à avaliação que se pretende votando SIM ou NÃO, mediante escolha pautada em indicativos confiáveis.

Com a palavra, então, os componentes da “Chapa 4-MAIS UNIÃO” eleitos no último pleito da CASSI.

Atenciosamente,

Marcos Cordeiro de Andrade
Aposentado do BB
Matrícula nº 6.808.340-8
Associado CASSI desde 15/05/1962
www.previplano1.com.br

6 comentários:

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

NASSER comentou:

Repasso, para conhecimento dos amigos e colegas. Interessante posicionamento do colega Marcos.


Ainda não dispus do necessário tempo para, pelo menos, tentar entender um pouco do que consta do extenso relatório. Não é às pressas ou superficialmente que se chega a uma conclusão razoável, posto que os aspectos arrolados e os não registrados em relatórios dessa natureza são sempre passíveis de discussão. Só pra citar um, já levantado nas redes sociais: não constam no Relatório os salários da Diretoria da CASSI, os maiores e menores proventos pagos (quadro próprio). Nada vi sobre, num rápido olhar, resultados dos Convênios de Reciprocidade, que de reciprocidade nada têm, pois são "de mão única" - a CASSI é a fornecedora de serviços, não se valendo da rede credenciada dos recíprocos, em caso de necessidade.


Sou tão leigo quanto a grande maioria dos colegas e amigos. Mas isso não impede que volte meus olhos e o raciocínio sobre o conteúdo do dito Relatório em busca de compreensão para formar juízo. Se conseguir chegar a alguma conclusão, posso até dividi-la. Se não, ficarei no aguardo da acolhida da sugestão do colega Marcos, a quem destino cópia deste.


Em todo caso, vou continuar acompanhando notícias via e-mail e WatssApp, onde a todo momento colegas comentam aspectos interessantes tanto favoráveis quanto desfavoráveis em relação ao Relatório sob votação.


Tudo considerado, talvez consiga chegar a uma conclusão. Ou não.


Um @braço.


Nasser.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Parabéns colega Marcos ! Ponderações justas ! abcs.


Júlio César P. Costa M.'.M.'.
Vice Presidente Assuntos Previdenciários
AAPPREVI - Sede em Curitiba-PR

" mas...não te embales na miragem do longe e do depois, para não perderes o que arde invisível no perto, e sopra em silêncio no agora."

“In claris non fit interpretatio” No que é claro, não cabe interpretação.


Marcos Cordeiro de Andrade disse...

BOLETIM DIPES:




Colega


Em 02/05/2018, a Diretoria da Cassi publicou o Diagnóstico Accenture no site da entidade, www.cassi.com.br. Esse documento traz os resultados de um aprofundado estudo sobre a Cassi, juntamente com uma série de proposições para alcançar a sua sustentabilidade no futuro. Fruto dos compromissos assumidos pelo Banco por meio do Memorando de Entendimentos, firmado em outubro de 2016, o diagnóstico contratado é de autoria da Accenture, empresa referência em consultoria no segmento de saúde, com atuação em centenas de países.

O BB, como patrocinador da Cassi e contratante da Consultoria, preparou um índice remissivo, como sugestão de leitura, que se encontra disponível no site bbnegociacaocoletiva.com.br. Ele pode ser usado como instrumento de apoio à análise do Diagnóstico, que contém mais de 500 páginas, no formato de apresentação em PDF.

O estudo foi concluído no início deste ano. No dia 06/02/2018 foi entregue à Diretoria da Cassi e apresentado às entidades signatárias do memorando: AAFBB, ANABB, CONTEC, CONTRAF e FAABB. No dia 29/03/2018, o Conselho Deliberativo da Cassi aprovou a sua divulgação, resguardando algumas informações sensíveis de eventual uso por agentes do mercado de saúde que pudessem trazer riscos à entidade.

Além do diagnóstico, é importante dizer que outro documento, o Relatório Cassi 2017, encontra-se em fase de consulta ao corpo social, desde o último dia 30. A votação vai até o próximo dia 11 e o relatório também está disponível no site da entidade, além de ter sido objeto de apresentação aos associados em seis capitais do país: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Acesse, verifique se as demonstrações contábeis e seus pareceres condizem com a realidade econômico-financeira da Cassi e vote.

Até o próximo boletim.

Dipes – Diretoria Gestão de Pessoas

José Caetano de Andrade Minchillo
Diretor

João Batista Gimenez Gomes
Gerente Executivo

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


06/05/2018
Trabalho na infância antecipa e aumenta a aposentadoria
Clayton Castelani
do Agora

Períodos de trabalho na infância ou na adolescência aumentam o tempo de contribuição para a aposentadoria e até geram revisão para quem já recebe o benefício.

Mas conseguir esse direito implica superar as diversas restrições do INSS.

Hoje, o trabalho conta como contribuição previdenciária quando realizado a partir dos 16 anos de idade ou dos 14 anos, desde que como menor aprendiz.

Em outras épocas, porém, trabalhos comuns eram considerados legais até se realizados a partir dos 12 anos, como ocorreu entre março de 1967 e outubro de 1988.
Fonte: Jornal Agora S. Paulo.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Curitiba (PR), 06/05/18.
Caros associados,
Bom dia.

O telefone base da AAPPREVI não está funcionando (3045-0370). Todos os assuntos podem ser tratados por e-mail, enquanto a operadora não normalizar o serviço. O atendimento é tempestivo e ininterrupto.
Por favor, usem os endereços disponíveis:

aapprevi@aapprevi.com.br
presidencia@aapprevi.com.br
financeiro@aapprevi.com.br
comunicacao@aapprevi.com.br

Atenciosamente,

Marcos Cordeiro de Andrade
Presidente Administrativo

Marcos Cordeiro de Andrade disse...



Edison DeBem Silva

3 de maio às 15:24 ·
ELEIÇÕES NA PREVI - Quero agradecer aos meus amigos, colegas e, especialmente, aqueles que sempre estão junto comigo, em TODAS as eleições das nossas entidades, votando nos candidatos por mim recomendados.
Não foi uma eleição como todas as pessoas de BEM queriam, sem acusações, mentiras e promessas enganosas. Imaginem que, para se proteger, pessoas postaram notas difamatórias contra COLEGAS usando sites FORA DO BRASIL.
Mas talvez algum dia possamos conseguir eleições limpas e sem essas baixarias que tem acontecido. Mas para isso é indispensável eliminarmos das nossas entranhas pessoas de fora do processo, políticos profissionais sujos e entidades viciadas, que nada tem a ver conosco e, mesmo assim, comandam esse tipo de ação, fazendo das nossas eleições guerrilhas, a exemplo do que acontece no cenário político nacional, usando para vencer qualquer expediente, sem se importar se verdadeiros ou não.
OBRIGADO A QUEM VOTOU NA CHAPA 1.
EDISON DE BEM