segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Propostas irrecusáveis

 


SONHO DE UM FREQUENTADOR DE UTI

Marcos Cordeiro de Andrade

Curitiba (PR), 12 de dezembro de 2021.

PROPOSTAS IRRECUSÁVEIS 

1.   1. Melhores condições de vida na velhice.

2.    2. Novo Empréstimo Simples.

Caros colegas,

Do alto de 82 anos bem vividos, na condição de idoso assumido com o histórico vivenciado, me credencio a sugerir medidas efetivas de auxílio e amparo aos meus iguais. A intenção é tratar de coisas sem precedentes no âmbito do atendimento à saúde (CASSI) e apoio financeiro (PREVI) para nos proporcionar o mais próximo possível do que se entende como uma velhice saudável. Com o que ora proponho, o dia a dia do idoso do nosso meio tornar-se-á menos sofrido e as idas e vindas aos ambientes hospitalares podem ser reduzidas substancialmente, otimizando os gastos da CASSI - desde que se consiga o aporte de recursos aos assistidos, com suporte financeiro da PREVI.              

O trabalho exposto a seguir foi idealizado e desenvolvido durante as recentes ocupações de leitos de UTI, mentalizados entre períodos de lucidez com interpretações nem sempre coerentes, mas voltadas para o assunto como se fora o “samba de uma nota só”. A recomendação que faço é que o conjunto de propostas a seguir delineadas seja cuidado por todos aqueles envolvidos com o assunto, trazendo análise crítica e sugestiva, assim como por quem, embora ainda afastado do foco da discussão, tenha conhecimento de que um dia integrará o contingente da velhice - enfrentando as dificuldades conhecidas e que se preocupe com a incerteza do adentrar esse mundo.

Ninguém é obrigado a concordar com o que aqui se contém. Mas todos têm obrigação de sopesar suas possibilidades futuras como ser vivente - e contribuir para o sucesso das propostas.

Em que pese o envelhecimento ser uma realidade inconteste, inerente aos seres vivos, a marcha implacável do tempo premia os humanos com mazelas próprias da condição. Isso porque, a influência que o tempo exerce no nosso desenvolvimento é marcada por ciclos com características diferenciadas. Nos dois extremos da vida, a fragilidade do indivíduo exige cuidados especiais para mantê-lo vivo. Enquanto criança, os pais suprem suas necessidades até que entre em idade que lhe permita autossustentar-se. No estágio da velhice, apesar de as necessidades se acentuarem, somente conta com recursos próprios para manutenção condigna até o último dos seus dias.

Ocorre que nem sempre a sorte o aquinhoou com os meios necessários que permitam adentrar a “velhice tranquila” sem ajuda externa. De outro modo, há meios dos quais se deve lançar mão para ajudar o Criador a nos proporcionar qualidade de vida minimamente saudável na jornada em direção ao fim.

Um bom exemplo de ajuda externa é creditado às duas Caixas que nos atendem. CASSI e PREVI, irmanadas num só propósito como declarado nas suas finalidades precípuas:

CASSI: “uma Instituição focada na promoção da saúde e prevenção de doenças, para garantir a melhor qualidade de vida a seus participantes”.

 PREVI: “A Instituição trabalha de forma a contribuir para a qualidade de vida dos associados e de seus dependentes”,

AS PROPOSTAS direcionadas à CASSI e à PREVI, sendo que ambas se complementam:

1.    CASSI

Positivamente, o recente avanço da CASSI em termos de comodidades para seu público foi um passo gigantesco em direção ao atendimento exemplar, agora a cargo de equipes multidisciplinares com emprego da Telemedicina.

A propósito, é sabido que os gastos da CASSI com a manutenção de enfermos nos ambientes hospitalares são, em muito, superiores àqueles dispendidos com procedimentos preventivos de atendimento, notadamente envolvendo participantes idosos acometidos de variadas enfermidades próprias do processo de envelhecimento.

Felizmente esse quadro está sendo revertido com o advento da Telemedicina, cujos procedimentos estão sendo implantados nas CliniCASSI(s) caminhando a passos largos em direção à totalidade delas.

Mesmo assim, muito ainda há por fazer como suporte à potencialidade do Sistema, permitindo ao virtual paciente agir em paralelo. Mas é preciso que certos requisitos lhe sejam disponibilizados para monitoramento à distância, desde a CliniCASSI mais próxima. Isso envolve o cadastramento prévio dos sinais vitais do assistido, para que, por ocasião do acometimento de enfermidades, dê luz a elementos de reforço à consulta.

Para tanto, seria necessário prover meios de aquisição de equipamentos básicos de monitoramento, destinados ao fortalecimento dos resultados esperados do suporte dado pela Telemedicina (via celular). Com isso, a base de dados serviria como fonte de comparação de sintomas, posto que os parâmetros cadastrados no Banco de Dados do Sistema conteriam os valores apresentados em condições saudáveis, mantidos para comparação com os registrados em momentos suspeitos do acometimento de enfermidades.

Minimamente necessários, poder-se ia relacionar a posse de instrumentos básicos, tais como: Oxímetro; medidor de pressão; medidor de glicose; termômetro digital, entre outros. A fonte de custeio dessas aquisições poderia ter origem na PREVI, sem abalar seu patrimônio – como explanado mais adiante.

2.    PREVI

Aqui me vem à mente propor à PREVI disponibilizar nova modalidade de ES, tendo como exemplo o ES-13º (sem exigência dos requisitos que entravam o direito ao mútuo, como sejam: Margem Consignável, Limite de crédito, prazos exíguos etc.). Diferentemente daquele (ES 13º), a inovação teria destinação preestabelecida (aquisição de bens para melhorar a qualidade de vida dos idosos).  

Esta propositura encontra amparo no Regulamento do ES:

REGULAMENTO DO EMPRÉSTIMO SIMPLES

Art. 1 - O presente Regulamento tem por finalidade disciplinar o funcionamento da Carteira de Empréstimo Simples, administrada pela Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil, doravante denominada PREVI.

 Art. 2 - A Previ concederá empréstimo aos Participantes e Pensionistas dos Planos de Benefícios denominados Plano 1 e Previ Futuro, nos termos e condições deste Regulamento, observada a Política de Investimentos dos Planos de Benefícios ao qual o participante e/ou pensionista estejam vinculados.

Parágrafo Único - A Previ poderá disponibilizar, para cada Plano de Benefícios, diferentes linhas de crédito e modalidades de empréstimos.

Nesse contexto, o tomador do empréstimo destinaria o valor pleiteado para aquisição dos citados bens, podendo estender essa relação ao aprimoramento do seu mundo, restrito às acomodações domiciliares.

Assim é que, com ousadia e propósito fundamental, é intenção abrir uma janela para o mundo confortável de envelhecimento digno, pedindo aos Órgãos competentes viabilizar a execução do projeto a seguir: 

KIT conforto para o idoso.

Proponho à CASSI interagir com o Banco do Brasil e a PREVI visando oferecer condições ao participante idoso para ingressar no mundo de uma vida digna, o que chamaria de:

Programa especial de atendimento ao idoso (PEAI).

Consistindo basicamente no provimento de recursos, essas três forças poderiam interagir em paralelo para viabilizar o projeto, proporcionando assim a aquisição de bens essenciais ao conforto que leve à sonhada “velhice amparada”. Em meio a um sem-número de itens, proponho melhoramentos e inovações necessários para tornar minimamente confortável o ambiente do lar, tudo adquirido com o produto do novo ES:

- Banheiro adaptado com barras de segurança, piso emborrachado, chuveiro e duchas especiais, cadeira higiênica para banho, balança, esteira ergométrica e/ou bicicleta, cadeira de rodas, se necessário. E mais, aparelho de pressão, oxímetro, controlador de glicose (para diabéticos), termômetro digital. Estes últimos itens seriam utilizados para que o idoso, ao notar alteração nos parâmetros previamente registrados, acesse contato imediato com o profissional da área envolvida (na CliniCASSI) mediante envio de imagem via celular contendo supostas irregularidades nos sinais.

Ao fim e ao cabo, essa linha de atendimento redundará em economia para os cofres da Caixa, sem contar que nossos velhinhos terão o amparo de que carecem para a velhice tranquila prometida pela CASSI e PREVI com subvenções adicionais do Patrocinador.

Desse modo, com ousadia e propósito fundamental é intenção abrir uma janela para o mundo confortável de envelhecimento digno, pedindo aos Órgãos competentes viabilizar a execução do projeto de que se trata, uma vez que as duas Caixas trabalham com a mesma finalidade: prestar assistência aos seus participantes. Então, seria conveniente que se unissem para consubstanciar um aporte financeiro para cumprir as promessas apregoadas por ambas:  prover meios assistenciais com a visão voltada para o bem-estar coletivo em direção à velhice saudável. Enquanto a CASSI cuida da saúde, a PREVI se encarrega da parte financeira. Assim é que as duas se completam na missão de permitir uma velhice tranquila àqueles que pagaram por isso (e continuam pagando) merecendo essa recompensa.

Com a Fé em Deus que nos assiste, tenhamos todos um FELIZ NATAL cheio de esperanças e concretizações dos sonhos embalados.

Curitiba (PR), 12 de dezembro de 2021.

Marcos Cordeiro de Andrade

Aposentado do BB – 82 anos

Participante da CASSI/PREVI desde 15/05/1962

Presidente da AAPPREVI

www.aapprevi.com.br

 


11 comentários:

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Meu amigo Marcos,

com a esperança de chegar no patamar que hoje ocupas, em termos de vivência e vitalidade, parabenizo-o pela idéia lançada. Realmente, se aprovada, será de grande valia para os aposentados, muito mais até do que o famigerado programa de auxílio farmaceutico com era utilizado, dando lucro às farmácias conveniadas pelas diretorias anteriores e prejuízo aos assistidos e à CASSI.

Uma visão moderna (minha avó já dizia), demonstra que é muito mais em conta prevenir do que remediar. E este seria exatamente o caso. Mas para isso precisaríamos ser bastante otimistas e acreditar que os dirigentes de ambas as nossas Caixas tenham esta mesma visão, o que evidentemente não é o meu caso.

Pelo lado da CASSI, a nova diretoria tem marchado neste sentido, ao implementar diversas mudanças que creio de grande serventia para nós. Do lado da PREVI, no entanto, não vejo nenhum passo no sentido de nos favorecer de algum modo, a não ser com aumento de dívidas.

Fazem questão de cumprir apenas a letra fria da lei, sem sequer estudar possibilidade de mudanças que podem e devem ser provocadas. Mas " farinha pouca, meu pirão primeiro", esta parece ser a máxima que norteia o caminho de vários dirigentes da PREVI.

No entanto, apesar do meu pessimismo, louvo sua idéia e espero ver a implementação de tais medidas, de grande proveito para todos nós.

No mais, aproveito para desejar-lhe um feliz Natal, com a esperança de que o próximo ano será, de alguma forma, suficientemente bom, para que possamos continuar nossa luta do dia a dia. Que meus votos se estendam à família, claro.


Até a próxima.
SolonelJr

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Prezado Marcos,

Mais uma excelente iniciativa.
Parabéns pela competência e pelo olho vivo!

Abc do Giongo

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Rubens Goulart Padilha
Caro colega Marcos muito poposital e necessário suas propostas, peço aos colegas que opinem e repassem aos demais colegas do Plano 1.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Eliane Fanaia
Parabéns Marcos. Tomara que sua sugestão seja implementada. Aprovada. Muita lucidez em sua proposta. Feliz Natal! Bj

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Parabéns. Propostas irrecusáveis.
- Ideia iluminada. Merece amplo estudo e viabilizar a implantação. Abraços.
Julio Makoto.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Prezado Marcos Cordeiro de Andrade, 82 anos, formulador de propostas buscando o bem dos "velhinhos" aposentados do BB.
Estou nesse rol de desejos, entretanto, sem me carregar de esperanças por termos um patrocinador que não está disposto a voltar ao "antigamente" onde os funcionários eram, de fato, considerados como pessoas e não como uma matrícula fria, sem alma, sentimentos, desejos. Acho que devamos tentar, mas, sem botar muita fé para não nos decepcionarmos. Dizia-se que o Banco era uma mãe, porém, agora, já não passa de uma máquina mercadológica. Citarei apenas um exemplo: diminuição do número de funcionários, contratados com salários iniciais muito baixos (pela qualificação dos aprovados) e que podem ou não se associarem à CASSI. O reflexo disso é a diminuição da receita colocando-se em risco o plano associados. Existem outros exemplos, entretanto, não vou me estender mais, caso contrário, ninguém vai ler.
Aproveito para desejar a você e aos demais Colegas e respectivas famílias um NATAL de alegrias e um Ano Novo sem pandemias e com muitas reuniões com amigos, familiares, colegas. Saúde. Paz. Fraternidade. Resiliência.
Grande Abraço,
Aloísio Cuginotti.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Rubens Goulart Padilha
Excelente a Revista da AApprevi, é uma associação muito séria e do lado dos Apostados e Pensionistas...

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Hoje utilizei os serviços da Telemedicina da CASSI. Fui muito bem atendido. Parabéns à CASSI por mais esse serviço para os Associados.

Jo@o
01.01.2022

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Boa noite,
Parabéns pela proposta tão versatilmente idealizada. Esperemos que não cheguem a ouvidos moucos e cabeças não pensantes mas ao contrário, sensibilize os dirigentes de ambas as nossas Caixas!
Att.,
G.F.Lopes

Alexandra Pötter Pedro disse...

Caro Colega Marcos, sou filha de aposentado do BB que hoje tem 95 aninhos e também atravessa essa fase da Vida nas mesmas condições que as que relata em seu blog. Adorei a publicação de Natal, não apenas pelo nosso Colega - meu pai, mas por mim também. Tenho só 55 aninhos, mas a hiperatividade transformou minha "nave" em meu novo corpo antigo. O BB/SESMT me enquadrou como PCD, do tipo física, uma vez que o INSS, a quem compete, não o faz e não me garantia nem mesmo benefício temporário. Essa parte ainda aguardando a revisão do ano de 2020 para recorrer, caso seja necessário, ao TRF.
Mas entro em contato contigo pois tenho a mesma percepção que você pois lido com um corpo idoso.
Gostaria de sugerir ampla divulgação de sua proposta. Não apenas para os particpantes do Plano1 mas também aos do Plano Futuro, meu plano. Pois todos nós vamos passar pelo envelhecimento um dia, como muito bem "lembrado" por você no texto de Natal.
Abaixo assinado eletrônico talvez seja um excelente caminho para darmos força ao movimento e levarmos sua, minha, nossa, deles...solicitação às duas Caixas. E quem sabe ouvir outras sugestões daqueles que mais precisam do suporte delas. Então me coloco à disposição para encontrarmos um meio de tornar sua idéia uma realidade. Em quase 15 anos de casa, tenho uma rede de relacionamentos ativa, alguns Colegas com necessidades especiais que com certeza topariam fazer parte desse movimento.
Aguardo contato para que sua solicitação se torne nossa solicitação.
Alexandra Pötter Pedro
contato:alepope66@hotmail.com ou Zap:81.982640973.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Boa noite colega Marcos Cordeiro, DD. Presidente da AAPPREVI,

Somente hoje pude ler por inteiro sua proposta para a PREVI, CASSI e BB.
Realmente excelente a iniciativa e com objetivo bem definido.
Oxalá os destinatários tenham ouvidos para bem apreciar as proposituras.
Parabéns pela matéria.

Lembro que o BB tem o P.A.S. (Programa de Assistência Social) que pode adiantar os valores
elencados para devolução em 24 ou até 48 parcelas sem juros.
Programa esse que funciona há mais de meio século.

Abraços.
Andretta



Andretta, Antonio Roberto - Curitiba - PR