sábado, 15 de janeiro de 2022

Eleições CASSI e PREVI - Caça ao Tesouro

 

 Eleições CASSI e PREVI – Caça ao Tesouro

Curitiba (PR), 15/01/22.

Caros colegas,

Está aberta a temporada de caça aos empregos mais cobiçados no seio dos aposentados e pensionistas vinculados à CASSI e à PREVI. São as eleições para substituição de “dirigentes”.

Os editais de convocação para preenchimento de cargos diretivos nas duas Caixas já foram publicados. E embora fujam à regra básica dos anúncios com oferta de empregos, ali não se fala em remuneração pelo exercício das funções, mas, se diz à boca pequena que os salários giram em torno de R$ 50.000,00 mensais. Coisa que nenhum dos eleitores da categoria jamais percebeu como benefícios previdenciários pelos quais pagou desde a posse no Banco até os dias de hoje.

Positivamente, a responsabilidade envolvida até que não desmerece a percepção desses salários. Haja vista os números a ser cuidados, tanto dos patrimônios envolvidos, quanto do volume de assistidos em manutenção.

Todavia, o que desmerece o Sistema de votação em curso é a falta de freios no que diz respeito à contumácia de concorrentes na circunstância. Há, entre alguns desses pretendentes, quem figure como tendo ocupado até sete cargos - nas duas Caixas e/ou nas Entidades que se propõem a defender os interesses do contingente dos aposentados e pensionistas. A relação dos nomes desses fenômenos está no CANAEL (www.canael.com.br).

O pior de tudo é que, nesse panorama, muitos deles pode-se dizer que são verdadeiros profissionais do voto, pouco contribuindo para a normalidade dos serviços a seu cargo, simplesmente porque a simultaneidade da ocupação nos “empregos” impossibilita a dedicação integral a qualquer deles.

Portanto, senhores formadores de chapas, atentem para o risco de incluírem nas suas indicações nomes reconhecidamente participantes da dança das cadeiras. E isto também vale para os eleitores na hora de exercer o direito de escolha. Nesse particular, o CANAEL existe como um farol a iluminar o caminho das urnas - com advertência sui generis: “Se está no CANAEL, não voto”.

Vale o alerta!

Marcos Cordeiro de Andrade

Aposentado do BB – 82 anos

Filiado à CASSI/PREVI desde 15/05/1962

www.previplano1.com.br

cordeiro@marcoscordeiro.com.br

2 comentários:

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Bom dia Marcos Cordeiro,

Muito oportuna sua mensagem.

Cabe lembrar aqui que em termos de remuneração na PREVI os 50.000 / 60.000 pulam para 150.000 / 200.000, com
facilidade tendo em vista as AUTO-NOMEAÇÕES dos mesmos para cargos nos CONSELHOS DAS PARTICIPADAS.

Abraços.
Andretta

Andretta, Antonio Roberto - Curitiba - PR

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Bom dia!
Trabalhar na PREVI e ser conselheiro em participadas, é no mínimo imoral.
Gilberto Ribeiro