sábado, 30 de abril de 2022

Eleições PREVI - Memória curta

 

 

ELEIÇÕES PREVI – Memória curta

Marcos Cordeiro de Andrade

30 de abril de 2022.

Entendo que eleições são ganhas na apuração do último voto conquistado. Mas, inversamente, podem ser perdidas antes mesmo de depositado o primeiro. No entremeio, a escolha de candidatos para o preenchimento de chapas é fundamental. Assim como bons conceitos devem ser preservados.

Lamentavelmente, nesta eleição para a PREVI viu-se de tudo que não encontra vez nesse entendimento. Conspurcaram a singeleza de nossas campanhas trazendo a sordidez da política partidária para o meio em que convivemos harmoniosamente. Desrespeitaram a ética e a moral fazendo da traição e da mentira valores soberanos despudoradamente enaltecidos. No afã de conseguir o maior número possível de endereços eletrônicos para contato propagandístico se valeram de prática escabrosa, apelando para o suborno em direção a humildes incorruptíveis: “Eles não entregam alegando lei de proteção de dados. Mas o funcionário da mesa do micro da Associação ou o chefe da informática podem ter acesso livre, usar e até negociar”.

Esqueceram que esse tipo de assédio, vulgarmente conhecido como corrupção, não prolifera no nosso meio. É perda de tempo supor que isso possa existir dentro das Associações de aposentados e pensionistas oriundos dos exemplares quadros do Banco do Brasil.

Infelizmente, foi esse um dos caminhos escolhido para “perder eleições”. É como julgo.

Não deploro nem enalteço a posição que adotei. Muito embora consultado, não declarei apoio a ninguém. Nem fiz campanha contra nenhuma das chapas concorrentes. Somente peço que, da próxima vez, não deixem para me consultar sobre a formação de chapas depois de borrado o quadro. Quem sabe poderei ajudar com um pouco das seletas tintas que guardo para meu uso.

Ademais, há que se respeitar a memória do eleitor visado, pois, “Cachorro mordido de cobra tem medo de linguiça”. É sabido que um dos critérios usados na formação de chapas eletivas é o enxerto de nomes de reconhecida notoriedade no meio trabalhado. No entanto, faz-se necessário avaliar o peso representado na balança dos votos, tendo em mente que a fama é uma senhora de dupla personalidade. Assim como premia o ínclito por merecimento, também pode dar evidência ao indigno pela prática de maus conceitos.

Para evitar erros futuros, é primordial repensar essa postura. Sem meias palavras, a chapa que considero derrotada no primeiro momento foi infeliz ao confundir repúdio com aceitação. Trata-se daquela que foi buscar (para melhorar as cores do seu quadro), membros soberanos das Entidades que mais prejudicaram os aposentados e pensionistas em toda a existência da PREVI. Dirigentes da AAFBB, da ANABB e da FAABB (é delas que trato com conhecimento de causa), assinaram os documentos que proporcionaram ao patrocinador se apoderar de 7,5 bi de reais de superávit da PREVI, pertencentes a esses mesmos aposentados e pensionistas de quem queriam os votos:

Termo de compromisso.

https://www.aapprevi.com.br/documentos/pdf/Termo_compromisso2.pdf

e Memorando de entendimentos.

https://www.aapprevi.com.br/documentos/pdf/memorando_entendimentos.pdf

Como consequência direta desse envolvimento, perdemos de uma só canetada cerca de 25% dos míseros benefícios pagos pelo Fundo.

E eles queriam voltar! Talvez com bons propósitos, mas, até nisso pecaram com o uso de propaganda enganosa ao declarar em vídeo, demagogicamente, que achavam “um absurdo os ocupantes dos cargos em mira ganharem mais de 50 mil reais por mês e nós, assistidos, ficarmos com uma merrequinha”. Como deboche não poderiam escolher melhor representação.

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=gXU1ZpRJmNs  

Parabéns à chapa vencedora.

E um consolo aos perdedores: é errando que se aprende.

De um admirador do MSU,

Marcos Cordeiro de Andrade

- 83 anos –

Participante da PREVI desde 15/05/1962

Matrícula nº 6.808.340-8

cordeiro@marcoscordeiro.com.br

3 comentários:

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Marcos Cordeiro "Coração de Leão".
Parabenizo do inicio ao fim!
Coerência é uma força muito superior à conveniência.
JFRezende

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Só gostaria de informar ao nobre Marcos Cordeiro de Andrade que no memorando de entendimentos que ele cita consta o nome de um dos atuais diretores da previ, eleito e agora reeleito, cfe anexo.
Portanto, vamos ser coerentes, sem usar dois pesos e duas medidas.
Abraços

Santina

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Prezada Santina.
Boa tarde.

Agradeço ter perdido um pouco do seu precioso tempo para criticar minha opinião. Só lamento a interpretação equivocada.
Por favor, releia o texto e entenda que, durante todo o tempo, somente cuidei da Chapa 4, do MSU, que ajudei a fundar e admiro.
Até porque a intenção final é ajudar, pois não me referi a nenhuma outra, desta feita. E note que o desabafo se deu por extrema frustração em encontrar na QUATRO participantes das associações (!) com histórico negativo como representantes dos aposentados e pensionistas da PREVI. Está lá, com todas as letras: AAFBB, ANABB e FAABB.
Desculpe se desagradei seu senso de justiça.

Respeitoso abraço.
Bom domingo!
Marcos Cordeiro de Andrade