domingo, 13 de novembro de 2011

Chapa Limpa

Caros Colegas,

No momento em que formadores de opinião se empenham para viabilizar a inscrição de uma “Chapa Limpa” nas próximas eleições da PREVI, faz-se necessário enfatizar o emblemático significado desse movimento para nossas vidas, enquanto aposentados e pensionistas dependentes dos seus benefícios.

Seguidas eleições desse porte têm sido dominadas pela condenável influência do poderio econômico da ANABB. Por isso, se quisermos tirar da cúpula do nosso fundo os nefastos efeitos da dança das cadeiras, que dá continuidade a esse estado de coisas, temos que mudar o comportamento dos eleitores do nosso meio. E isso somente será possível com substanciais informações sobre o que ocorre.

Como é sabido, a PREVI está refém do Patrocinador que criou normas particularíssimas para reter o poder de manipular o invejável patrimônio formado. Entre essas diretrizes encontra-se o Estatuto, Resoluções e Leis fabricadas sob sua subordinação ao Governo, que influencia na preparação e execução dessas excrescências “legais”. Para amparar o domínio sobre o Fundo, o Banco se vale há um quarto de século da máquina publicitária da ANABB, criada sob sua orientação e alimentada para o fim de servi-lo, sob a forma de fornecedora de elementos para dirigir o pagador dos nossos benefícios previdenciários, além de outras coisas.

Ao olharmos o calendário das eleições havidas é de estarrecer a distância que nos separa de uma chapa de oposição vencedora para dirigir a PREVI. Pois é a ANABB quem manipula a composição da relação dos nomes concorrentes, de modo que sejam os seus indicados os vencedores, sempre.

E os subservientes eleitos quedam-se impotentes sob o domínio do patrocinador que tem a prerrogativa de preencher os cargos dominantes, contando ainda com o voto de qualidade no desempate de proposições do seu desagrado.

Para mudar essa situação temos que colocar pessoas independentes na direção do Fundo através de eleições. Pessoas desvinculadas da ANABB, do Banco e de partidos políticos - no momento tendo o PT como figura de proa capacitada a ditar normas através de sindicalistas infiltrados. Precisamos de gente com vontade política para exigir a reforma do Estatuto, advindo a derrubada do voto de minerva, a volta da figura representativa do corpo social e a imposição de transparência na gestão da PREVI, e, consequentemente, poder para proporcionar melhoria nos benefícios.

Essas aspirações somente serão fatíveis se conseguirmos fazer frente à máquina da ANABB, afastando do caminho os eternos componentes das chapas vencedoras. E estes são velhos conhecidos encastelados nas Entidades que se dizem nossas representantes nas tratativas com o patrocinador, ocasiões em que sabidamente se voltam contra nós, aposentados e pensionistas, e entregam de bandeja o nosso ouro.

Assim, a “chapa limpa” deve esquecer os nomes viciados que dominam a ANABB, a FAABB, a AAFBB, a ANAPAR e Associações de aposentados e pensionistas subordinadas a essas siglas. Querer que constem na nossa chapa dirigentes como Isa Musa, Gilberto Santiago, Cláudia Muinhos (leia-se Sasseron, seu Vice Presidente na ANAPAR) ou qualquer componente da diretoria de associações menores, é o mesmo que entregar às suas entidades os destinos da PREVI. O que, também, será perpetuar a ocorrência dos maus tratos de que somos vítimas por parte do Patrocinador, pela conhecida subserviência que esse conjunto de pessoas representa em termos de “ajuda” ao BB no uso do dinheiro do patrimônio que nos pertence.

Jamais podemos esquecer que essas pessoas são responsáveis por decisões controversas: Isa Musa assinou o acordo de doação de sete e meio bilhões do nosso patrimônio ao BB; Cláudia Muinhos assumiu a paternidade da ADIN em termos que não contemplam a totalidade dos artigos do nosso interesse; e Gilberto Santiago preside a vetusta AAFBB que se aliou à ANABB para eleger dirigentes da sua entidade na inoperante cúpula da PREVI, entre eles sua Vice Presidente que arrebatou de suas mãos o papel que validou o “acordo” assinando por ele, que se negara a fazê-lo num gesto de clarividência.

Na composição da chapa pretendida não pode haver equívocos. Não se podem ignorar os malefícios causados por determinadas figuras no uso do enganador prestígio e poder de que são detentores. Há relações de nomes que impuseram assinaturas em determinados papéis que, somente por isso, devem ser extirpados para sempre da nossa memória ou, quem sabe, gravados nela sem meios de olvidá-los. Do mesmo modo que documentos assinados para validar acordos espúrios, ou moções descabidas, devem ser lembrados, sempre. Foram chancelas sem valor algum em determinados casos de promessas vãs, e outros de devastador resultado para a vida de pessoas atingidas pelas suas atitudes inconseqüentes.

O rótulo de representantes dos nossos anseios e reivindicações jamais pode repousar em figuras desprovidas de honestidade de propósitos e de transparência na apresentação de propostas que nos beneficiem. Não reconheço na FAABB nem na sua Presidente o direito de representar TODAS as Associações de Aposentados e Pensionistas e, igualmente, reputo como suspeita a AAFBB pela sua aliança com a ANABB, caracterizada na última eleição para a PREVI quando colocou dirigentes seus na chapa vencedora. E que lá estão até hoje nada fazendo em nosso proveito.

Rezo para que as cabeças pensantes com poder de coordenar a formação da “chapa limpa” se inspirem nos conceitos de Rui Barbosa e excluam dos seus planos os indesejáveis, por sinal todos relacionados no CANAEL. Mas, se atropelarem meu raciocínio incluindo nomes que ali constem, ou outros, enganadores que, mesmo não listados mantêm postura vampiresca de morde e assopra freqüentando Blogs recomendando “abomináveis”, eu prometo retirar meu insignificante apoio à relação que buscamos formar e, ao contrário, passarei a trabalhar contra ela. Reputo como iguais os que indicam indesejáveis e inservíveis.

Quanto à AAPPREVI, oportunamente os demais Dirigentes serão instados a emitir pronunciamento a respeito do que ora trato, pois somente decido por mim e pelo Blog Previ Plano 1.

E, por estes, assino embaixo.

Marcos Cordeiro de Andrade – Curitiba (PR), 13/11/2012.

49 comentários:

elvira disse...

Marcos,

O que será necessário fazer para que nossos colegas entendam que precisamos renovar nossos representantes. Temos colegas extremamente capazes para formar uma chapa de oposição. Uma chapa do bem, com total compromisso com os donos da previ, nós.
Abraços

Mariano Branquinho disse...

Parabens Marcos, vamos formar uma chapa verdadeiramente LIMPA. Abraços Mariano Branquinho

Anônimo disse...

Por gentileza colegas, hoje domingo tentei entrar no auto atendimento da previ, mas recusou a minha senha, alguem tambem esta tendo este problema?

Amelia Alves

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

NOTA DA AAPPREVI

Alguns associados têm feito propaganda da AAPPREVI por seus próprios meios, numa demonstração de carinho e boa vontade, pelo que agradecemos.

No entanto, não incentivamos essa prática por envolver particularidades que devem ser obedecidas na veiculação de anúncios. A Associação, como pessoa jurídica, está subordinada às normas publicitárias que devem ser obedecidas a todo custo como, por exemplo, a impossibilidade de fazer citações das AÇÕES JUDICIAIS GRATUITAS, expressão desaconselhada pela OAB, o que já nos causou aborrecimentos.

Por isso, ao tempo em que nos sentimos lisonjeados com estas iniciativas, pedimos atentar para a necessidade de trazer ao nosso conhecimento e apreciação prévia o material publicitário idealizado, até porque mantemos um Setor próprio para o trato do assunto e, nos casos da espécie, costumamos ressarcir o responsável pelas despesas havidas, desde que autorizados antecipadamente. De outro modo, não podemos ser responsabilizados por propaganda que fuja às normas que obedecemos.

Atenciosamente,

Marcos Cordeiro de Andrade
Presidente Administrativo

José Gilvan Pereira Rebouças
Vice Presidente Financeiro

Julita disse...

Amelia, para mim também esta acontecendo o mesmo. Previ recusando a minha senha.
Julita

Anônimo disse...

Colega Marcos, nao consegui acesso ao auto atendimento Previ agora pela manha, se puder fazer um teste e confirmar este problema no acesso, agradeço.

Humberto Souza

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

De fato, o site da PREVI está com problemas. Não está aceitando o registro de senha.
Deve ser coisa passageira.

Anônimo disse...

Obrigada Sr.Marcos e colegas, pela pronta resposta, que maravilha ter um blog assim, onde as pessoas se comunicam e ajudam umas as outras.
Bom domingo a todos.
Ë isto que falta aos dirigentes da Previ, um pouco de sensibilidade humana e dialogo.

Paz e Bem.

Amelia Alves

Anônimo disse...

Muito bom o texto Marcos, pergunto se eu posso divulgá-lo na íntegra para outros colegas ?
Mais do que nunca precisamos montar uma Chapa Limpa, bons nomes temos.
Aguardo sua resposta.
Abraço!
Cláudio - Piracicaba - SP

Edmundo A.Domingues Jr, disse...

Caro Marcos,
Foi negativamente surpreendente, para mim, a quantidade de votos que sufragaram seu nome nas eleições via internet da ANABB.Você é uma das pessoas mais lutadoras e competentes neste universo de aposentados do BB, e sempre está em evidência por seus pronunciamentos publicados nas redes e no seu blog, sempre em defesa dos nossos direitos. Entretanto, as forças ocultas (entenda-se aposentados omissos) preferiram votar nas indicações dos livretos e propagandas custeadas pelos donos do poder. Nosso maior adversário somos nós mesmos. A votação vitoriosa pelo SIM revelou o caráter financeiro-imediatista da maioria de nós. Tem gente aí que assina em branco qualquer proposição dos "poderosos" que lhes permita meter no bolso algumas moedas, não importando as consequências futuras para a saúde da Caixa.Acho que seu nome deve constar da chapa de oposição. Estou com você desde o protesto judicial contra o Banco dos pré-67 e sempre estive de acordo com suas ideias. A Previ não é um clubezinho qualquer que pode ser dirigido por qualquer um. Os candidatos devem estar capacitados para lidar com o tamanho do patrimônio e os problemas que vêm na sua gestão. Sugiro que os candidatos que comporão nossa chapa ofereçam seus currículos para uma mais abrangente avaliação de todos nós. Acho que vc. não pode ficar fora disso. Um abraço,
Edmundo

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Prezado Cláudio.

Tudo que assino está disponível para reprodução. Tem minha autorização.

Abraços,

Marcos Cordeiro de Andrade.

jVasconcellos disse...

Estimado Presidente MARCOS CORDEIRO


Colegas, O EDITAL DE NOSSO PRESIDENTE CHAPA LIMPA...........
C L A R A M E T E ........
sem duvidas....MOSTRA A NECESSIDADE DE UNIRMOS,POR NOSSA CHAPA....ESTA SERA A UNICA>>>E TALVEZ A ULTIMA OPORTUNIDADE DE NÓS, COLEGAS HONESTOS>>>>VAMOS PARA A VITORIA!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Prezados colegas,
Qualquer proposta que signifique combater,pelas beiradas, o patrocinador, significa formarmos um verdadeiro canal de informaçoes junto aos colegas que vivem alheios à situação que enfrentamos, como aposentados e pensionistas. Há que se ter em mente que devemos buscar aqueles, que pelo avançado da idade, desligaram-se dos canais de comunicação, incluindo aí a Internet; há os que, por terem se aposentado com um beneficio respeitavel, acham que tudo deve ficar como está - a exemplo do avestruz que enfia a cabeça na areia e, ainda, aqueles que não têm muita intimidade com a Internet e vivem longe de qualquer associação de aposentados. Para esses, devemos fazer uma visita individualizada, para prestarmos informações sobre a situação da PREVI, da ANABB e ainda sobre as asociações que "supostamente" nos representam.O movimento tem que ser prático, incansável e individualizado.

Anônimo disse...

Sr. Marcos,

É muidto difícil encontrar candidatos com o perfil descrito.

Não por inexistir.

É que embora se apresente alguem com essas credenciais, provavelmente se corromperá quando lá chegar.

Em vez de procurar uma chapa salvadora, que tal um movimento pela abstenção às eleições da Privi?

Embora não vencesse, mas com certeza chamaria a atenção

Anônimo disse...

A primeira reforma que deveria ser implementada pela Previ é mudança do percentual de 60% para 80% para as pensionistas.E a mudança no índice de reajuste, do INPC para o IGPD-I.Ai sim teríamos a recomposição do valor de compra de nossas aposentadorias.

Paulo Segundo. Viçosa-MG.

Anônimo disse...

Não da para entender seu Paulo Segundo.
O colega está contra ou a favor?


80% ou 100% ????

Anônimo disse...

Prezados amigos,

Vamos com calma. Temos sim que ter uma chapa nossa. E nenhum medo de que se corrompam. Não pensamos em sindicalistas para compô-la.
Pela abstenção jamais!
Faria a festa dos inimigos e ninguem a notaria.
Precisamos fazer um trabalho de formigas, casa a casa, em todos os estados.
Jane Torres de Melo e Elvira me contatem, voces ficaram com o meu telefone.
Me liguem.
Vamos fazer uma estratégia para o Rio.
Avellar voce é sócio da AABB tijuca?
Me ligue.
Que em cada cidade, em cada estado, que houver um associado da AAPPREVI, as pessoas se contatem. Nós temos 6 meses para trabalhar. Temos que começar agora.
Ninguem vai fazer por nós.
Leiam com atenção o que diz o Marcos. O que diz o Juarez em seu Blog. Passem pelo do Paulo. Todos estarão dando dicas e recebendo avisos. O Ary, o Edgar. Todos.
Temos sim pessoas fantásticas para compor uma chapa imbatível.
Só vai depender do nosso esforço.
Então vamos lá.
Jane, Elvira, me liguem.
Abraços
Claudia do Rio

Anônimo disse...

Eu não me interesso em entrar no blog da Cecilia. Resolvi que não valia a pena dar essa canja para ela. Mas pelo que ouço dizer aqui, vamos perder o bet. Ou podemos perder o bet. E o BB? vai perder o que já recebeu?
Me engana que eu gosto.
É como dizer, fiquem quietinhos.
Essa moça é bem treinada.
Não confio nela.
E por que voces continuam a dar canja para ela?

Anônimo disse...

MARCOS CORDEIRO,

É difícil montar uma chapa limpa, veja a votação da CECILIA GARCEZ pela internet (eleições ANABB). PERDI MINHA ESPERANÇA!

Anônimo disse...

Colega das 18:09.

Se todos pensarem como vc estamos fritos em pouco óleo.

Caia na real!
O que fazem conosco é terrível! E
até quando vamos ter que viver desse jeito?
Ninguém tem bola de cristal. Se vai dar certo, ou não, veremos depois. O que não devemos, é ficar parado esperando que os outros façam por nós.
E Marcos, não tem obrigação de fazer nada, e muito menos ter que trabalhar sozinho.


Vamos TRABALHAR!!
Chega de conversa fiada e lamúrias. Não suporto mais PREVI, BB, CASSI, AAFBB.

Vamos somar esforços. Cada um faz o que pode e der. E sem essa de vergonha de colocar o rostinho prá fora de casa.
Velho é velho e ponto.

Ninguém vai desfilar...

Lena.

Tel e e-mail com Marcos.

Paulo Motta disse...

O Blog superavitsprevi.wordpress.com está aberto para anônimos, a partir desta data. Pede-se apenas evitar expressões ofensivas e palavras de baixo calão.

Paulo Motta.

Paulo Motta disse...

Holbein Menezes,

Recebi, como como cortesia de Lázara Araújo, seu texto dirigido a Renê Sandro (ou Sanda). Peço-lhe autorização para publicá-lo no Blog superavitsprevi.wordpress.com

Um abraço fraterno de quem muito admira seus escritos.

Paulo Motta.

Anônimo disse...

VALEU
PAULO
MOTTA.


ESTOU
INDO.



DONA LENA, A SENHORA EH
PORRETA!!!!

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

O Blog do Paulo Motta superou dificuldades técnicas e está de volta, atualíssimo e pujante, como sempre:

http://superavitsprevi.wordpress.com/2011/11/13/da-necessidade-da-indignacao/#comments

Anônimo disse...

Bom DIA aos blogueiros da madrugada.

Caro doutou Marcos, porque foi anúnciado no blog do senhor Ari o "chamado" para compor a chapa, e aqui ainda não?

Qual é senhor Juarez? Pode responder? Fico grato.

Seu Ari Zanella tira o cavalinho da chuva.

mariano branquinho disse...

Valeu colegas Marcos, Juarez, Ari Zanela, Paulo Mota, e muitos outros. Vamos lutar por nossa chapa Ficha Limpa. Estarei colaborando na divulgação da mesma e angariando assinaturas e posteriormente votos. Abraços Mariano Branquinho

Anônimo disse...

FICHA LIMPA PORQUE DA SUJA CANSAMOS.
VAMOS VARRER ESSA SUJEIRA PESSOAL.
CHAPA 3 FORAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

fuzinelli disse...

Claudia do Rio, sou a formiga aqui de Arapongas Pr, estou a disposição para o trabalho. Temos que deixar de lado as desavenças, os orgulhos pessoais, somos todos iguais com muitas virtudes, porém temos sim defeitos que as vezes não conseguimos perceber, para vencer uma eleição é preciso muito jogo de cintura,muito trabalho, muita dedicação - aos críticos, façam isso mas com cuidado para não ferir o ego dos melindres, principalmente aqueles que se julgam "acima da média".Vamos dar as mãos, unir, Soldados e Generais, não vamos perder, pois só temos a ganhar - no mínimo vamos acordar muita gente que vivem na inércia.
Antonio Fuzinelli
Arapongas PR.

Paulo Motta disse...

Fuzinelli,

Justamente isso! Não podemos nos perder em agressões mútuas entre nós. Alguma divergência interna deve ser tratada com palavras mais compreensivas. Também não devemos criticar pesadamente o adversário. Em período eleitoral, isso já não funciona. Agora é o tempo da informação, da reflexão, da exposição dos fatos e dos motivos. O essencial é mantermos a coesão. Fui político por dez anos e seis eleições. Muito difícil, muita má-fé,muito interesse escuso. Não deu para suportar. Mas deu para conhecer a manha. Se nos identificarmos todos em um objetivo único e conseguirmos fazer chegar a informação a todos os votantes, podemos, pelo menos acordar muita gente. Temos gente muito boa para compor a CHAPA LIMPA. E essa expressão é ótima! Agora é fazê-la pegar.

Um abraço,

Paulo Motta.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Mensagem de Holbein Menezes:

REFLEXÃO ÚLTIMA E DERRADEIRA SOBRE A PREVI.

(Premissa em vermelho e azul: Freud disse em carta a Albert Einstein: “Não existe a esperança de suprimir de modo direto a agressividade humana.” Alhures li: ”O silêncio pode às vezes significar uma agressividade sem tamanho.”)

Senhores.

A situação difícil porque passa o Mundo político com profunda e decisiva influência sobre a sua parte financeira não dá aos atuais Senhores Dirigentes da PREVI o direito de guardar silêncio sobre as Reflexões que lhes tenho endereçado com o fim exclusivo de ajudar. A soberbia não é um dom dos sensatos mas dos néscios. A arrogância do ex-Ministro da Defesa, Nelson Jobin, parece, está a fazer escola. Porque...

... o que me move a escrever-lhes é que tenho o incurável vício de trabalhar para, e querer mudar o Mundo. Desde menino.

E hoje sou um quase nonagenário. Estudante, liderei campanhas a favor do que eu considerava justo e correto. O petróleo é nosso! Adulto, liderei por quase dez anos os comunistas do Nordeste os quais, numa condição de clandestinidade, queríamos um Brasil livre da sina de ser o “quintal” dos Estados Unidos. Abaixo o imperialismo estadunidense!

Macróbio, decepcionado com a dilaceramento da “ilusão socialista” à qual dera um terço de minha vida adulta, escrevi um livro catártico a que dei o nome de “Os subterrâneos do faz-de-conta”.

Não me move, pois, outro propósito senão o de oferecer-lhes meu aprendizado vivencial e minha capacidade de análise, dom de nascença lapidado no estudo da dialética hegeliana e nos anos todos desta minha longa vida vivida.

Mas, atenção, Senhores! Ao fim e ao cabo, quando a situação evoluir para o irreparável e a PREVI que ajudei a criar e consolidar correr perigo de sucumbir, aí, Senhores, TENHAM CERTEZA DE QUE VIREI A PÚBLICO para dar nomes aos bois responsáveis.

Tenham certeza!

Holbein Menezes, 4.229340-5.

Anônimo disse...

Sou a favor de inicialmente subir o patamar das pensões para 80%, havendo possibilidade dos 100% feito todos os cálculos atuariais, sem colocar em desequilíbrio o plano.Eu não sei se é de conhecimento geral, mas um aumento de 10% no percentual das pensões precisaria de pelo menos 6 bilhões, então 20% gastaria o equivalente a 12 bilhões de reais, e assim por diante.Não adianta subir 40% se vc não tiver o dinheiro e a liquidez para pagar.

Att,

Paulo Segundo.

Fuzinelli disse...

Neymar vai ganhar aproximadamente 60 milhões/ano. Com a ajuda nossa é claro, parte dos 7,5 bilhões que nossos amigos doaram ao patrocinador, irá para o Santos FC. Este é nosso Governo o Robin Hood ao contrário - tira dos pobres e dá para os milinários. Enquanto a Saúde, a Educação, a Segurança, a Infraestrutura, nós velhinhos, etc. etc. ficam chupando o dedo. Aí eu digo "Chupa neném"

Anônimo disse...

Senhor Paulo, não da para entrar como anônimo no seu blog.
Fui lá, mais tem que colocar e-mail etc...
Não existe verificação de palavras.

As minhas amigas da ativa querem postar, mas não podem aparecer.

Por gentileza, como proceder?

Obrigada.

Tamíramis.

Rio.

Paulo Motta disse...

Holbein Menezes,

Peço-lhe autorização para publicar no Blog superavitsprevi.wordpress.com, sua mensagem a RENÊ SANDRO (OU SANDA), a mim enviado por cortesia de LÁZARA ARAÚJO.

Um abraço fraterno de quem muito admira seus escritos.

Paulo Motta.

Anônimo disse...

Colegas
É preciso convidar outras associações, como por exemplo, a AAPBB para compor a nossa chapa da ESPERANÇA. A AAPBB, da mesma forma que a AAPPREVI, não possui diretores remunerados. Digo isso, para demonstrar que há sim bom número de colegas, que se dedicam exclusivamente ao bem estar coletivo. Serão esses, sim, os construtores da chapa eleitoral e da diretoria da ESPERANÇA da PREVI. Há muitas associações que comungam de nossas ideias e de nossos sonhos. Vamos aglutinar-nos.
Edgardo Amorim Rego

Anônimo disse...

SEU PAULO MOTTA, EU FAÇO-LHE A MESMA
PERGUNTA DA TAMÍRAMIS.


Enir.

Anônimo disse...

Às colegas Jane, Elvira e Cláudia
do Rio:
Por favor entrem em contato pelo e-mail raulavellar@terra.com.br, pois
perdi seus telefones.

Paulo Motta disse...

Tamíramis e demais anônimos e anônimas,

Peço mais um tempo. Vou verificar o que está ocorrendo. Amanhã deve estar superado o problema.

Paulo Motta.

Anônimo disse...

Senhores donos de blogs.

Sem anônimo ninguém irá
postar. E na atual situação...

É um direito nosso e democratico.

Anônimo disse...

Amigo MARCOS e demais Colegas...

É necessário e urgente que uma Chapa Limpa surja e vença as eleições da PREVI, para que não tenhamos que continuar lendo e engolindo comentário como este que transcrevi de um blog: "O ano de 2011 está chegando ao fim. Vivemos um ano de 2010 com grandes vitórias em termos de discussão do superávit da Previ."
Vejam bem o banco levou aproximadamente 65% do Superávit, por isso esse fabuloso feito está sendo considerado como GRANDE VITÓRIA. Afinal ficamos com 35% do que era somente NOSSO.

Paulo Motta disse...

Tamíramis e demais anônimos interessados:

Experimentem clicar na palavras "Guest", no primeiro campo e deixar o resto em branco.

Paulo Motta.

Anônimo disse...

oi

Anônimo disse...

14/11/2011 - 17h25
Após medidas do BC, BB anuncia redução de juros de empréstimos


DE BRASÍLIA

O Banco do Brasil cortou taxas de juros de financiamentos de veículos, crédito pessoal e consignado (com desconto na folha de pagamentos) destinados a pessoas físicas.

A redução é reflexo das medidas anunciadas na sexta-feira pelo Banco Central, que diminuiu restrições a esses tipos de financiamento, o que barateia os custos dos bancos para emprestar e abre espaço para o corte de juros.

O banco reduzirá em até 0,5 ponto percentual a taxa de juros nos empréstimos para a compra de veículos novos e com até 10 anos de uso. O corte valerá para os financiamentos de até 60 meses, alvo das medidas do BC.

No caso do crédito consignado, as operações entre 37 e 60 meses terão os juros reduzidos em até 0,4 ponto percentual. Haverá ainda corte de até 0,2 ponto percentual em linhas de crédito pessoal entre 25 e 36 meses.

"Com essas reduções, o Banco do Brasil mantém a proposta de ser competitivo em relação aos preços praticados em suas linhas de crédito", disse o banco, em nota.

Fonte: Folha on-line

Juarez Barbosa disse...

Prezado Marcos e seguidores do Blog,

Por motivo de força maior, peço desconsiderar o convite formulado por mim para composição/apoio de Chapa para concorrer às próximas eleições Previ 2012
Desculpem-me pelo eventual transtorno causado por esta decisão.
Atenciosamente,
Juarez Barbosa

assaltado da bolandeira disse...

- Vocês que contribuem para a ANABB já viram que os calhoradas majoraram a mensalidade em R$12,00 passando para R$ 37,90, será que é prá cobrir os rombos que estes metralhas deram na entidade(R$12,00 x 100.000 = R$1.200.000,00)levanta qualquer falido em poucos meses. VOU CUIDAR DE CANCELAS MINHA CONTRIBUIÇÃO, MAS ANTES EU QUERIA SABER DE ALGUÉM QUE ENTENDE: EU TENHO UMA AÇÃO DE IRRF SOBRE VENDA DE LICENÇA PRÊMIO, ABONOS DE ASSIDUIDADE E FÉRIAS, DEI ENTRADA DESDE 1998. HAVERÁ ALGUM PREJUÍIZO.

Anônimo disse...

Colegas,

Quando estava na ativa contribuia com o Sindicato com gosto, porque
dele obtinha sua mobilização (greve) em defesa de meus direitos.


Ja em relação à Anabb, para
quem não contribuo mais, continuo
mesmo assim a me perguntar:

A troco de que deixava aquela entidade tirar dinheiro da minha conta mensalmente?

Contribui durante 23 anos e até hoje procuro e não encontro nenhum benefício em meu favor propiciado por ela.

Conclusão, a Anabb é uma extensão do Banco do Brasil, é o Sindicato do BB para o BB, mantida pelo funcionário, contra o funcionário

Um abraço

fuzinelli disse...

Pessoas que desistem facilmente dos propósitos,principalmente quando assumem responsabilidades e espalham espectativas, não merecem nossos créditos. Particularmente estou decepcionado.
Antonio Fuzinelli

Anônimo disse...

Esse aumento da mensalidade na Anabb,corresponde a 46,33%.
De onde foi que tiraram este indice tão indecente?
Suponho que este aumento absurdo, seja para tapar o rombo feito na receita, causado principalmente pela desfiliação em massa que já começõu a acontecer.
Acorda pessoal!
Quando foi que tivemos um índice de aumento tão grande em nossos proventos?
Deixem de der otários!

iraci berviria disse...

assaltado da bolandeira disse..

vá a CEF e verifique se o dinheiro está lá. Eu saquei o meu esta semana.O valor,não foi corrigido,pelos meus cálculos só recebi o valor que foi pago a Receita Federal.Acho que o advogado, esqueceu de pedir juros e correção. pedi para a ANABB, me mandar a planilha,depois vou ver o que faço. Tenho uma questão com a Receita, e aí vou pedir que seja corrigido nos mesmos moldes, deste da venda de férias e licença prêmio.