domingo, 30 de dezembro de 2012

2013 livrai-nos do mal




Marcos Cordeiro de Andrade
Caros Colegas,

Um ANO NOVO que chega é tido como o remédio para todos os males que nos afligem. Do mesmo modo que o que termina é eleito o culpado pelas maldades perpetradas. Mas não é bem assim que a coisa funciona, pois a virada do ano é simplesmente mais uma data no calendário com poderes de transformações iguais a tantas outras.

Seguir a tradição da entrada de um novo ano conforta o coração e traz alegres esperanças, como se vencêssemos uma barreira que o tempo nos impôs. Funciona mais ou menos como passar no vestibular ou ser aprovado em concurso exigente. Ou mesmo como a gestante dar á luz uma criança. Ou, para outros, curar doença braba; fazer uma plástica; concluir regime doloroso; abandonar um vício. Também, no campo financeiro, é como pagar uma dívida difícil; comprar a casa própria; trocar de carro; ganhar uma ação judicial...

Tudo tem sua data de transição. E atingir esse ponto da mudança é a meta buscada normalmente com prazo certo para lá chegar. É o caminhar acompanhado do tempo que se esvai no calendário da vida. E, como na virada do ano, depois da esperada data ter acontecido vem o vazio da dúvida, pois, superados os sacrifícios e alcançado o dia seguinte nos martelam as perguntas: E agora? O que mudou? O que vou fazer sem mais alimentar a expectativa de uma data preestabelecida para essa ou aquela transformação?

Não há respostas para tantas perguntas por que estabelecemos uma data de acontecimentos milagrosos, como se a nós coubesse mudar a mecânica da vida. E para evitar o vazio que traz frustrações, melhor será não esperar muito do ano que está chegando, pois certamente não trará milagres para satisfazer todas as nossas vontades. Para termos um 2013 bem vivido, melhor será olhar para trás procurando exemplos negativos que deverão ser evitados, normalmente praticados por mentes doentes que tentam ocultar seus erros fabricando frases de efeito – também para justificar sua pequenez, e as suas maldades. Como algumas que lembro agora:

- O mensalão nunca existiu – José Dirceu.
- Não sei de nada – Lula.
- Se estão morrendo de sede, que rezem bastante – ministra do Planejamento aos nordestinos.
- Se perdemos a eleição fundemos outra associação – nomes impublicáveis.

Por tudo isso, caros Colegas, não cometamos o erro de transportar para o ano que nasce a enorme carga de resolver prontamente todos os problemas difíceis. Antes, preparemos nosso espírito para continuar enfrentando dificuldades sem esmorecimento, como sempre fizemos, porque o 1º de janeiro não será diferente do 31 de dezembro. Apenas há festividades para comemorar a troca de datas. Vamos nos esbaldar, portanto, mas sem perder a noção do perigo.

FELIZ ANO NOVO a todos!

Leia a Revista DIREITOS, da AAPPREVI:

Marcos Cordeiro de Andrade – Curitiba (PR), 30 de dezembro de 2012. www.aapprevi.com.br   www.previplano1.com.br

27 comentários:

Anônimo disse...

Das várias ações judiciais patrocinadas pela AAPPREVI, duas já estão com sentenças contrárias ( Cesta Alimentação e Renda Certa ). As sentenças poderão ser contestadas? As demais, Vale Alimentação, RMI, IR s/ Bet, ainda em andamento. Só nos resta a esperança de que o judiciário se agilize para que possamos desfrutar de seus benefícios neste próximo ano. Porque a maioria é com mais de 60 anos.

Fuzinhelli disse...

Exatamente isto, pés no chão, um dia após o outro. Festejar sim, mas o amanhã nos espera. E daí? Os falsos profetas continuarão a nos dar esperanças aliando-se a Deus e ao diabo e nos colocando no meio do tiroteio. Mas na hora que você realmente precisa, cadê-los? Simplesmente seremos mais um, nada mais que um! Sem uma Associação séria que realmente nos defenda, não vamos conseguir nada. Mão de ferro, Falar a verdade, exigir o que de direito sem puxar o saco, nós não precisamos disto, já somos maduros demais para bajular este ou aquele que está no poder, devemos sim exigir. É nosso direito. Conclamo a todos para parar de frescura, de achar que todos são bonzinhos, ninguém quer saber de você e sim do proveito próprio, idealismo são para poucos, devemos aprender a escolher. Mão de ferro sim, doa a quem doer. AAPPREVI sim, o resto é resto.

Anônimo disse...

Mais uma associação para quê? Respondo: para nos ferrar de vez. Só tem abutres nessas geringonças querendo lala o nosso já tão minguado dinheiro. Vamos parar de palhaçada, e de verdade, botar o bloco na rua e trabalhar para que ás tais ações saiam da esfera virtual. Estou cansado de ouvir lero lero e NADA. Ás coitadas das pensionistas(guengas, biriquetes, estressadas, frescas, otárias, e sei lá mais o quê)estão simplesmente passando fome e na raia do desespero. Desculpe, mas não vou assinar.

Abraço Caro Marcos.

Anônimo disse...

Eu sou pensionista e me cuido fisicamente. Vejo no blog do professor, algumas postagens de "fofo". Coisa horrorosa!!! O professor tem boca de sapo. Bigode horrivel. Pela foto é uma figura grotesca. Será que nosso universo de idosas anda tão decadente???

MM disse...



Marcos, Boa Noite!

Excelente postagem como sempre. Muito obrigada pelo ano que se finda, e que
outros venham com trabalho e muito
sucesso. Obrigada sempre pela trans-
parencia, lisura que com conduzes
nossa associação. Que Deus te de sabedoria, para vencer sempre os dias maus. E um prazer sempre estar
aqui, e falar do meu respeito, carinho e amor, por todos.
Bjs de FELIZ ANO NOVO !!!!

Marisa Moreira

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

SALVEMOS A CASSI
Por Solonel Jr.

A CASSI não é mais a mesma CASSI, disso ninguém duvida, e isso não é novidade. O disfarce utilizado pelos “colegas” do Banco do Brasil que fazem parte da direção da CASSI não mais enganam ninguém, a intenção só pode ser o que está indicado nos rumos de nossa Caixa de Assistência.
Absurdas decisões têm retirado do Banco do Brasil suas obrigações para com a saúde de seus funcionários, os mesmos a quem ele não deu chance de escolha quando de sua posse, após concursos amplamente disputado.
Todos os que estão legalmente vinculados ao Banco do Brasil por meio de vínculo empregatício, mesmo os que já aposentaram, foram obrigados a aderir à Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil.
Esta adesão obrigatória trazia custos, mensalidades que oneravam nossos pequenos salários da época. Sempre foi pequeno o salário de ingresso no BB. A contrapartida era a segurança que se esperava (e se tinha) em caso de enfermidade, nossa ou da família mais próxima (cônjuge e filhos).
Já em Brasília, em 1995 “estudos atuariais” revelam a necessidade de aumentar a contribuição dos funcionários para a CASSI, com vistas a “equilibrar suas finanças e torná-la autossustentada”. Este fato não condiz com a verdade, pois o plano não era este. O plano era preparar a CASSI para assumir custos com a sua própria manutenção, liberando o BB de seus custos.
No ano seguinte, 1996, o Banco do Brasil não só se livrou do custo CASSI, como passou a obter renda com ela. Os espaços ocupados pela mesma nos prédios do BB passaram a ser cobrados. Com esta criação de despesa, começa a cair por terra o tão esperado equilíbrio da Caixa de Assistência.
Além disso, em 1997 ocorreu a criação do Plano Família, que inicialmente foi usado por muitos administradores de agências para angariar clientes importantes para o Banco, com a promessa de filiá-los à Caixa de Assistência.
A criação de Diretores eleitos, representantes dos associados, em nada favoreceu aos que mais precisam da CASSI – os usuários. Nossos colegas eleitos procuram perpetuar-se no cargo, fartamente remunerado, usando para isso de artimanhas dignas de “mensalões” “anões do Orçamento” e outros crápulas.
Contra o Banco nada fazem além de um misancene com vistas a garantir votos. Alardeiam que as coisas estão difíceis para a CASSI, que a concorrência (qual) é tremenda, que o Banco está dificultando tudo, e as mais diversas desculpas. Mas nem apresentam nada de definitivo, nem largam o osso.

Continua na Parte II

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Parte II - Final
As decisões demoram anos e anos para serem levadas a efeito. Um exemplo, a criação dos Conselhos de Usuários, que apenas dez anos após sua criação começa a funcionar (será?) claudicante. Outro exemplo? A cobrança da participação criada para onerar os associados, mais uma vez, cobradas agora, sete anos após sua criação. Mais um? Pessoalmente tive que entrar na justiça para obrigar a CASSI a receber minhas contribuições sobre o INSS, que denunciei em 2007, ao tomar conhecimento da irregularidade. Em 2010 recebi não só uma cobrança, mas uma ameaça de ter os serviços cancelados se não pagasse todos os meses, a vista e a preços do dia. Revoltado, questionei e recebi carta isentando-me do pagamento, por ter aposentado no PAI 50. Em 2011 novamente recebi outra carta e ameaça igual à de um ano antes.
Em contato com uma de nossas representantes, Diretora muito bem paga, há muitos anos pulando de cadeira em Brasília, esta afirmou que “você não quer pagar nada” e bateu o telefone na minha cara. Exigem, e eu não aceito, que eu pague dívida prescrita em parte, a valores de hoje, pela irresponsabilidade da diretoria da CASSI. E esta é minha preocupação atual, e razão deste texto.
Ora, tem sido constante a tomada de decisão tanto atrasada quanto absurda, muitas vezes até com desafio à entrada na justiça para resolver certos assuntos que são direitos nossos sim. E isso tem causado um tremendo prejuízo à CASSI, quando menos pelos honorários que tem que ser pagos aos advogados vencedores. E existem causas que estão mais do que pacificadas no Judiciário.
Pois bem. Absurdas decisões têm retirado de nós, associados, donos e razão de ser da CASSI – pelo menos assim deveria ser, DIREITOS que significam muito mais do que “apenas” DIREITOS.
Não se tatá de direito de tirar férias (que existe), não se fala de direito de ganhar salário digno (que existe), não se trata de direito a respeito (que existe), mas se trata de DIREITO AO AMPARO À SAÚDE com custo acessível a todos nós.
E por tudo o que disse acima, proponho mudanças no Estatuto da CASSI, de tal forma que haja responsabilização financeira por prejuízos causados por diretores, eleitos ou nomeados, ao patrimônio da mesma, seja por omissão, erro ou motivo que dê causa, respeitado, é claro, o amplo direito de defesa.
SALVEMOS A CASSI.

Solonel Campos Drumond Júnior é Conselheiro Fiscal da AAPPREVI.

Julita disse...

Projete seu 2013 ao lado de Jesus!!!

O final do ano chegou! Assim, é normal que as pessoas comecem a planejar 2013 e traçar os sonhos e as metas para serem cumpridas ao longo de todo o ano. Mas antes de 2012 dizer adeus, é necessário fazer uma reflexão sobre tudo que aconteceu na sua vida durante esse tempo e, assim, planejar os dias que segue.
UM FELIZ 2013 A TODOS OS ASSOCIADOS DA AAPREVI!!!

Marcos Cordeiro de Andrade disse...



Agradecemos este presente da vida que nos permitiu conviver mais um ano com nossos irmãos. Acreditamos nas bênçãos de um ser maior as quais pedimos nos permitam viver intensamente e com dignidade. Acreditamos na felicidade e por isto desejamos a todos um ano novo cheio de motivações.


Abraços
Rene

Anônimo disse...

Não consigo entender o ex vice encher tanto a bola do diretor marcel. Estão do mesmo lado?
A new association começa bem sua trajetória elogiando pessoas que reconhecidamente jogam no outro time.
Quem tem um mínimo de discernimento consegue vislumbrar o futuro: cargos, silêncio aos desmandos, filiação à faabb, negociatas, venda de seguros, aumento abusivo na mensalidade,etc
A AAPPREVI foi a única que respondeu a altura os massacres sofridos pelos (des)assistidos do PB1

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Mais um alerta da AAPPREVI

Caros associados;
O Cadastro de e-mails da AAPPREVI hoje conta com 52.768 aposentados e pensionistas inscritos para receber nossas Newsletters. Lamentavelmente o EX-tesoureiro da Associação se apoderou de 30.000 desse total quando no exercício da função, e no momento os usa em benefício próprio.
Por isso, pedimos a máxima atenção para não confundir mensagens sérias, que a AAPPREVI lhes envia periodicamente, com factoides prometendo coisas impossíveis como, por exemplo, ações judiciais copiadas dos nossos fundamentos.
Olho vivo! Cesteiro que faz um cesto faz um cento.
Vale lembrar que AAPPREVI só existe uma. E SOMENTE ela é suficientemente honesta para permanecer alerta contra indivíduos de mau caráter que visam se locupletar à custa dos aposentados e pensionistas do PB-1. Coisa que o Presidente Marcos Cordeiro de Andrade não permitiu acontecer por via dos seus atos, enquanto eles ocupavam cargos na gestão anterior. Não há controvérsias. Ao contrario, há comprovações que os “arquivos implacáveis” passarão a divulgar a partir da próxima semana. Eles que se cuidem. A despeito das ameaças que já nos chegam não será poupado um nome sequer. Cansei do estilo “Marquinho paz e amor”.
Em terra de sapo, de cócoras com ele!
Feliz ANO NOVO a todos!

Atenciosamente,
Marcos Cordeiro de Andrade
Presidente da AAPPREVI
www.aapprevi.com.br
www.previplano1.com.br

Anônimo disse...


BOM E PRÓSPERO 2013

Desejo a todos os AAPPREVIANOS um 2013 com muitos resultados favoráveis para todos os aposentados e pensionistas do Plano 1.

Que essa Associação continue crescendo sempre, sem fugir do foco principal e honrando incondicionalmente os princípios que fundamentaram a sua criação.

Um ótimo 2013 para toda a diretoria e associados da AAPPREVI.

Pedro 8214780

Anônimo disse...

Assino embaixo com todas as letras do comentário do ilustre Fuzinhelli.

Feliz Ano Novo a todos.

Anônimo disse...

Caro Marcos Cordeiro, retribuo, na mesma medida, os seus votos, para 2013, extendendo-os aos seus seguidores, acrescentando a gratidão pela prontidão na defesa dos interesses do PB1 da PREVI.

PAZ E BEM!

Fernando Lamas (Aposentado BB)
Valinhos(SP)

"Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e libertou o seu povo.
É a salvação que nos livra de nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam."
Lucas 1,68.71

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Com a Graça de Deus,

FELIZ 2013!

Julita disse...

Muita Fé e Esperança para 2013!!!!!

Unknown disse...

À pensionista anonima de 30/12/2012 20:40 hs.

Não tenho procuração para defender ninguém mas seu comentário não acrescenta nada de bom ao nosso debate. Permita-me sugerir que proceda como o Sr. Marcos Cordeiros de Andrade, que aponta fatos de seu conhecimento sem, porém, usar de ofensas pessoais. Respeito é bom e todos nós gostamos.
E eu não fico anonimo.

Luiz Faraco, de Florianópolis (SC)

rafael antonio campagnoli disse...

PREVI GARANTE PAGAMENTO DO BET PELO ANO DE 2013 ...
Li agora no site da ANABB um artigo relando confirmação do diretor Marcel Barros de que o }BET está confirmado para o ano de 2013, pelo menos.
Não deixa de ser uma ótima notícia.
Abraços e feliz 2013 para todos nós.
Rafael A Campagnoli

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caros Colegas,

Essa noticia data do dia 28/12/12. Portanto, nada traz de novo além do que foi informado insistentemente.
Agradecemos a boa vontade do Colega Rafael em nos manter informados com o resultado das suas pesquisas:

Sexta-feira, 28/12/2012 - 20h11m

Previ garante pagamento do BET por mais 12 meses
Os participantes do Plano de Benefícios 1 da Previ terão garantido para o ano de 2013 o pagamento do Benefício Especial Temporário (BET). A informação é do Diretor de Seguridade da Previ, Marcel Barros.

O pagamento do BET corresponde à 20% do valor do benefício do complemento da aposentadoria paga pelo plano e é concedido desde o fim de 2010, após a apuração de três superávits consecutivos (2007, 2008 e 2009). Na época, a previsão da Previ é que o Benefício poderia ter duração de 60 parcelas, ou em média quatro anos, considerando que no primeiro mês foram pagas as 12 primeiras parcelas de uma única vez.

A Previ não consegue determinar por quanto tempo ou em quantas parcelas o BET poderá ser pago, pois o pagamento depende da rentabilidade dos investimentos do Plano de Benefícios 1, que em 2012 foram favoráveis ao fundo.




Unknown disse...

Hoje a ANABB retratou-se da afirmação, pois a PREVI informou que oficialmente nada ainda teria sido decidido. O certo é aguardar por certo tempo e se não sair, adotar "aquelas medidas" já conhecidas.

Luiz Faraco, de Florianópolis (SC)

Anônimo disse...

Quem mandou elogiar?
No blog lambelambe quem odiava e agora ama de novo elogia.
A anabb dá uma notícia e depois m... para trás.A Previ não confirma.A Anabb se retrata.Estão de novo tripudiando com os assistidos e participantes.So vai ficar faltando a frase Nossa missão é administrar bem o fundo.Nosso dever é zelar pelos interesses de participantes e assistidos.

Anônimo disse...

Qual será o reajuste acima do sal
ario mínimo ? Melo

Anônimo disse...

E que tal se esta Aapprevi que sempre foi batalhadora e idônes lutasse com unhas e dentes pelas pensionistas nste ano que se inicia? Eu sei que quano voce quer Marcos, a batalha fica em foco. Nós pensionistas só acreditamos em voce. Sinto flta da pensionista sem face, da Lena e de todas as outras que estiverem durante estes anos aqui. Onde estão? por que se calaram? Nossa briga apenas se inicia. A Aapprevi é a mais importante asoiação acontecida deois das outras pragmaticas que se estabeleceram. À luta meninas. É aqui que está a frente unida para que possamos ter o qu pretendemos. E eu vou continuar lutando à minha maneira. Sempre. Um dia a gente abre esta porta que está sempre fechada.

Claudia do Rio

Julita disse...

Claudia, voce entrou com a Ação de 100% para as pensionistas, a qual temos direito?Direito bem explicado se o seu marido era pré 67?
Vamos a luta, pensionistas!!!!
Tenho certeza que a AAPREVI esta lutando muito por nós!!!

Fuzinelli disse...

Olhe à sua volta. Sorria para seus amigos e para aqueles que você pode conquistar. Dê uma boa risada! Leia mais. Viaje na sua imaginação. Cante uma canção. Lembre o aniversário de seus amigos. Mude de penteado. Seja disponível para escutar. Retribua um favor. Admire o colorido e a beleza da natureza. Permita-se errar. Retribua uma gentileza. Demonstre que está feliz. Toque as pontas dos pés. Só por hoje, evite dizer: “não posso”. Cante e assobie. Viva intensamente cada minuto. Dê uma palmadinha nas suas próprias costas. Escute um amigo. Feche os olhos e imagine as ondas do mar. Sinta a brisa bater no rosto. Tenha bons pensamentos. Não se isole. Seja otimista. Ajude a natureza. Seja tolerante. Espreguice-se. Desperte! Ande descalço. Diga “bem-vindo” a quem chegou.
Permita que alguém o ajude. A-gra-de-ça!
Saiba que não está sozinho. Viva com “paixão”. Sem ela, nada de grande se consegue!
(Autor desconhecido)
Vamos viver 2013 intensamente.

Anônimo disse...

Para quem ainda é contribuinte da toda poderosa ANABB, braço direito do BB, e que acha que a notícia sobre a continuidade do BET é direcionada a aposentados e pensionistas, engana-se redondamente.

A ANABB é tal qual o sindicato, para ela só existe o pessoal da ativa.
Aliás, no tratamento aos aposentados, ela é até pior, pois
além de receber contribuição financeira dos otários, digo dos
aposentados, nada faz em contrapartida.

Feliz ANO NOVO!

Anônimo disse...

Srs.,

O governo faz MANOBRA contábil para gerar superavit nas contas, segundo notícias da imprensa, no dia de hoje.
Imaginem só o que não fizeram com as entidades em que desgovernam como BB, Previ, Cx Bndes Petrobrás, outras....
Que loucura essa gente!
Vamos pro brejo!!!!!!!!!!!!!