terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Que reunião foi essa?



Marcos Cordeiro de Andrade

Caros Colegas,

Convoca-se uma reunião fajuta com motivos fajutos e convida-se representatividade igualmente fajuta e dá no que deu. Resultados decepcionantes, somente porque excluíram quem lhes podia fazer frente com contundentes questionamentos. E que com coragem de peitar posturas ditatoriais e eleitoreiras teria modificado o panorama encabrestado que a PREVI convenientemente montou. Nem mesmo o antigo menor aprendiz, presidente do Feudo, se sentiu à vontade no ambiente folclórico e demorou pouco no circo instalado. Também, pudera, não foi para ele que montaram e encenaram a peça encomendada para fazer rir e chorar aos presentes.

Mas como esperar que a aguerrida AAPPREVI pudesse estar presente em eventos coordenados pela toda poderosa FAABB e sua eterna mandante? Ou esquece-se que essas duas vetustas figuras montaram uma farsa no calabouço de Xerém para expulsar nossa Associação do seu imaculado seio? Os convidados foram selecionados como cartas marcadas convenientemente abaixo do rótulo de “somente filiadas da FAABB”, independente do número de sócios que representam.

Mostrem uma associação de aposentados e pensionistas dependentes da PREVI que tenha mais sócios do que a AAPPREVI e boto a viola no saco. Mas como não conseguirão essa proeza deixo meu instrumento de trabalho à mão e o dedilho com a franqueza e a indignação que me movem. A AAPPREVI já conta com mais de 4.000 associados regularmente inscritos, afora 547 que um renunciante dirigente atrapalhado e mal intencionado deixou em “quarentena” antes da eleição de 28.11.12. Sem explicações encontradas, por mais que se busque.

Repito, nenhuma das associações de aposentados desse meio tem mais sócios do que a AAPPREVI. Citar ANABB e AAFBB não conta, pois nenhuma das duas se firma no conceito de defensoras dos “aposentados e pensionistas” por conta dos preceitos estatutários que as regem ou desrespeitam. A ANABB estampa no seu Artigo segundo que estão entre suas finalidades “defender os interesses do Banco do Brasil”. E a segunda mudou até o significado da sua sigla na última reforma estatutária na tentativa de enganar seus sócios.  De AAFBB (Associação dos Antigos Funcionários do Banco do Brasil) passou para AAFBB com troca da inscrição “Antigos” para Aposentados, querendo, também, maquiar sua vocação de organização eminentemente empresarial, como a outra “gigante”. Enquanto uma se dedica à exploração comercial de Seguros, Planos de Saúde, Odontológicos e de Previdência Privada, atuando também na construção civil, a outra explora os ramos hoteleiro e de seguro. Sem contar que ambas são proibidas de assim atuar pelo enquadramento apregoado na abertura dos seus nobres Estatutos: “sem fins lucrativos”.

Que reunião foi essa que somente deram destaque a um sindicalista falastrão que discorreu sobre tudo no mundo, menos sobre as coisas do mundo dos aposentados e pensionistas? Por que as figuras carimbadas se prestaram ao papel de simples coadjuvantes da fala do patrão mor? Por que o único que se dispôs a fazer inserção pertinente teve a fala cassada?

Por que não se falou no prometido e não cumprido realinhamento do plano? Ou na perenidade do BET, no amparo às pensionistas e na distribuição do superávit cujo anúncio se avizinha?  Por que se perder tempo com filminho enaltecedor das qualidades verborrágicas do sindicalista?  Se a reunião era para isto somente, melhor teria sido trancafiar cinegrafistas e atores num estúdio bem equipado para rodar o filme. Ao final haveria coerência.

Todavia, palhaçada maior está por vir. Ou alguém esqueceu a caravana da alegria?  Logo estará de volta, pois a preliminar já foi encenada.

Chego a pensar que está na hora de se fundar uma agremiação para fazer frente à subserviente FAABB, clamando aos céus: Livrai-nos do mal. E esperar que os anjos digam amém!

Da próxima vez esqueçam a FAABB e seus encabrestados e convoquem a AAPPREVI. Esta, sim, serve para defender os aposentados e pensionistas dependentes da PREVI. Sabe o que diz, sem medos e sem culpas. Porque não tem rabo preso.

Leia a Revista DIREITOS, da AAPPREVI:

Marcos Cordeiro de Andrade – Curitiba (PR), 29 de janeiro de 2013. www.aapprevi.com.br

17 comentários:

Fuzinelli disse...

Parabéns Marcos Cordeiro, é bem isto, sem meias palavras. Ao contrário de certas associações que concordam com tudo, a exemplo da AFA-PR, que teceu elogios e honras ao circo montado.

MM disse...

Bom Dia a todos!

Realmente sou inocente neste mundo escabroso de tantos egos inflados quando o foco deveria ser um so. União. Mas não estou aqui para entender mais nada. Publicado no GOOGLE. Deus abençõe a todos.

Marisa Moreira

jvASCONCELLOS disse...

NOBRES COLEGAS

ASSIM< SE PRONUNCIA
QUEM DEFENDE OS APOSENTADOS E NÂO TEM RABO PRESO.
ESTA E A ASSOCIAÇÂO QUE DEFENDE OS POSENTADOS.....COLEGAS QUE AINDA NÃO ADERIRAM ...PENSEM!!!!!!!!!!
ENTREM >>>JUNTEM_SE A NOS UNIDOS
FAREMOS FRENTES A ESTES ENGANADORES>>> DA PREVI..
jvasconcellos

sss disse...

Aí corôa, me amarrei no teu comentário. Tudo dito ali foi d e m a s i a d a m e n t e bem colocado. Verdades ressaltantes, claras, límpidas, indubitáveis. Parabéns pela destreza do comentário.

Anônimo disse...

Desculpe Marcos, fugir do tema:

Parabéns à justiça alemã que manteve o incendiário brasileiro preso até 2016. Se fosse aqui, sei não ... De qualquer modo vamos ver no dá a tragédia de Santa Maria. Tenho dúvidas se dentro de uns 30 dias ainda se fala no assunto. Esta é a nossa herança. Deus nos livre, se ainda for possível. Meu profundo pesar aos familiares das vítimas. Também quero ver se, uma vez comprovada a irregularidade na concessão dos alvarás, algum dos servidores públicos que assinam o documento vai ser responsabilizado.
Até quando o "jeitinho" brasileiro vai imperar? Por que não se diz numa hora destas as pressões que sofrem os servidores zelosos, que são tachados de tudo o que é desaforo, simplesmente porque fazem cumprir as leis e as normas?
Tem muito choro agora, e muita promessa de devassa nas casas noturnas de todo o país. Não acredito que passe de fogo de palha. Também preocupa a repercussão que a tragédia está disseminando mundo afora, especialmente na Europa. Sei que tem países repensando se de fato virão para a Copa do Mundo,e estão reavaliando a problemática da segurança no país sede da copa.
Tudo muito triste e deprimente, mas isto são favas contadas há muito tempo, só não vê quem não quer: é muita corrupção e pouca, quase nenhuma, vergonha na cara.

rafael campagnoli disse...

Mais um texto com a lucidez do nosso estimado presidente. Gostaria de saber quem ou o quê está por trás das nomeações no BB, Previ e conglomerado? Com certeza existe um ( ou mais ) cérebro pensante que arquiteta tudo em alguma reunião n'algum lugar ... E, tal qual em alguns países ( p.exemplo, a Índia ), existem castas e castas, sem possibilidade de mistura ... Às vezes me sinto na base da pirâmide sem chance aparente de alguma ascensão ... Como é que se muda isso ?? Rafael Campagnoli

Anônimo disse...


Talvez seja melhor esquecer certas coisas; e bola prá frente.
"Eles não aguentam a verdade".
Ficaremos unidos com os que pleiteiam a nossa causa, sem nos importar com erros de outrora.
Sempre lembrando da nossa querida AAPPREVI, pois já mostrou á que veio; é uma guerreira na defesa dos direitos dos velhinhos.
Por causa da sua garra, muito foi perseguida e ainda será.

Anônimo disse...


Cadê o meu comentário?

Anônimo disse...

Vejam a matéria que a Previ mandou publicar no site da ANAPAR.
29/01 - reunião de associações e aposentados...
Disseram que o objetivo foi para aproximação e oportunidades para os aposentados expressarem seus anseios (em apenas 1 minuto), que piada!

Anônimo disse...

O nosso gaúcho da AFABB/RS Dr.Medeiros foi, indagou (mas foi cortado)e está relatando o que ouviu e o que se passou naquela reunião de 24/01/13, entre 25 associações e a PREVI (Plano 1)
Leiam em seu blog:
O representante do Paraná não divulgou nada ? Nem a Federação ?
que peninha !!! cobrem delles !!!

Anônimo disse...

Repito o que havai dito. Sòmente as alinhadas foram a festa. As não alinhadas por confrontar ficam de fora.
Eu me pergunto: será que a Previ sabia antecipamente da decisão do TRT e/ o uso da reverva? Será que está percebendo que está havendo maior movimentação e tomada de consciencia por parte dos assistidos? Será que pesou Basilea III?
E, por isso quer "estreitar relacionamentos"?
O que há de comum entre o presidente, o diretor de seguridade, o ex-presidente da Previ e também ex-presidente da Brasilprev e o presidente do BB?

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Prezado Marcos.

Com diferenças de estilo e de força retórica, Você e Dr. Medeiros deram as verdadeiras dimensões da “celebrada” reunião da PREVI, no dia 24, dedicado aos aposentados. Você, como justiceiro impiedoso, mas de tiros certeiros, descreveu (sem ver e ouvir), com palavras duras, a fantasia da “nossa representatividade”, que seria cômica, se não fosse trágica. Dr. Medeiros, de seu lado, quase como vítima, testemunhou, com brandura ferina, a “encenação do desrespeito”, liderada pelo atual Dan-atário da Previ, e pela qual, por extensão, todos nós fomos vítimas, também. Os relatos se completam e transbordam uma cruel veracidade.
É triste conviver com esse estado de coisas. Na minha vivência e com meu senso de medida, tenho – sem falsa modéstia – uma visão equilibrada do que deve prevalecer, numa relação legal e respeitosa, entre as entidades que compõem o Sistema (GOVERNO-BB-PREVI) vs (PARTICIPANTES-ASSISTIDOS). São grandes e inevitáveis os conflitos de interesses, notadamente, num plano rico e com as peculiaridades do secular Plano1. Entretanto, é decepcionante conviver com a empáfia de dirigentes descredenciados, a pusilanimidade de representantes eleitos, a apropriação bilionária de patrimônio coletivo, a simulação de falsas cortesias e a comunicação enganosa de meias verdades. Não engulo, também, o crime contra os idosos discriminados e humilhados.
É uma guerra desigual, demarcada pelo conluio de mercenários organizados contra guerreiros dispersos, divididos e desorganizados. Mesmo assim, continuarei na minha trincheira de franco-atirador, com o conforto de estar cumprindo a minha pequena parte, ao denunciá-los, e a alegria de ver – vez por outra – a desmoralização de generais inimigos, nas suas brigas autofágicas.
José Aristophanes Pereira

Anônimo disse...

Caro Marcos,

Se não existisse a oposição da AAPPREVI, o que seria do futuro do Plano 1? É lamentável que as associações alinhadas pensem somente em cargos e favores, ao invés de pensarem que precisamos urgentemente de melhorias em nosso proventos, que não sejam apenas paliativas. Como vemos, o Dr. Medeiros também luta para que não sejamos enganados novamente.

A propósito: Cadê o pessoal da FAABB que há muito não se comunica com os assistidos?

Anônimo disse...

CONVITE INCOMPREENSÍVEL

Por que convidar uma associação que só mexe com seguros, previdência privada, plano ododontológico, consórcio e construção civil para tratar de assuntos de aposentados e pensionistas?

Não precisamos de associações comerciais para nos representar, precisamos de associações de aposentados e pensionistas marcando presença nessas reuniões.
O sr. Marcos não poderia, sob hipótese nenhuma, ficar de fora desse encontro do dia 24. Afinal, ele comanda uma associação com mais de 4.000 aposentados e pensionistas.

O que estarão planejando e que a "oposição" não possa saber?

luiz fernando godoy disse...

Colegas: Parabenizo ao José Aristophanes Pereira. É disso que se trata, uma guerra desigual. Somos exatamente o que falou : "guerreiros dispersos, divididos e desorganizados ".
Nao deveriamos ,face ao longo aprendizado no curso de nossas carreiras !
Está faltando um toque de corneta/clarim ou seja lá o que for, por esse Brasil afora acordando a todos e incitando-os a participar dessa associacao que nao nos vende seguros, imóveis, convite para festas, etc e se interessa pelo nosso destino.
A base está formada - sao 4.000 - pessoas com objetivos comuns. É um grande comeco.
Vamos, de alguma forma, convocar a todos esses a ampliar nossos pelotoes no território de cada um, recrutando entre os aposentados e pensionistas. Vamos sair da inércia.
Tenho a mais absoluta certeza que essa representatividade crescendo nossa voz será ouvida e nao mais cassada como quando ousou falar através de um representante da estatura do Medeiros.
Nosso patrimônio é centenário, construido a custa de muito sacrificio, e num pais que deve o que devemos, desperta mesmo muita cobica.
Vamos colega Aristophanes deixar de ser apenas "franco atiradores "e nos organizar de verdade nesse grande campo de batalha e derrubar definitivamente as muralhas das resolucoes e outras que nos oprimem.
Vamos aguardar de onde vem o toque da corneta !

Luiz Fernando/Sorocaba (SP)

Anônimo disse...

Segundo o blog do Dr. Medeiros, o que estava por trás do convite homenagem era a intenção da Previ utilizar o cadastro arquivo das associações para vender Capec.
Será que vem aí a PREVI FAMILIA ?

Anônimo disse...


Tem gente que repete os comentários em todos os blogs.
Pode ficar tranquilo(a), que passamos e repassamos todos eles.
Pois todos os blogs que tratam dos nossos assuntos é de interesse.
Mas tudo bem; assim fica bem gravado na mente!
Tenho certeza que todos leem tudo, já percebi isso, pois somos curiosos; queremos saber das matérias e comentários.
Alguns tem medo de comentar aqui, aí comentam lá; outros leem lá e comentam acolá e assim por diante.
Tenham medo não, é só não escrever ofensas.