sexta-feira, 22 de março de 2013

Lá, como cá!



 

Caros Colegas,

PARA CONHECIMENTO.

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: joelzo barros

Data: 22 de março de 2013 18:59

Assunto: AMEAÇA AOS PARTICIPANTES DA FUNCEF - AVISO ANTECIPADO

Prezados Gestores da FUNCEF e das Federações, Associações e UNEI e demais colegas economiários.

Estou preocupado com que pode acontecer com o patrimônio da FUNCEF em um futuro bem próximo.

Embora neguem, tanto Governo Federal como os gestores da FUNCEF, o direcionamento de parte considerável das aplicações de recursos de nossa Fundação, bem como de outras Fundações de porte (com recursos significativos), nos investimentos de interesse governamental, vem retirando a oportunidade de aplicações em “negócios/papéis/ativos” mais rentáveis no mercado financeiro, gerando notável diminuição da rentabilidade nas aplicações efetuadas, que para quem conhece, gera déficit no chamado CUSTO DE OPORTUNIDADE (*).

Os gestores da FUNCEF, bem como os segmentos estruturais e deliberativos da Fundação, são responsáveis diretos pela malversação (Dilapidação de dinheiro ou bens no exercício de um cargo/Má administração), bem como o Governo Federal na sua interferência indevida sobre recursos que NÃO pertence à União e sim aos participantes da Fundação.

Se verificarmos ao longo dos anos, comparando a lucratividade/rentabilidade de outros Fundos de Pensão, no nível da FUNCEF, poderemos verificar que não há equilíbrio proporcional em seus investimentos. Como exemplo, podemos ver então que se a PREVI (ou PETRUS) gerar rentabilidade positiva, a FUNCEF deveria, na proporção de seu patrimônio, gerar também rentabilidade positiva. Por que a FUNCEF não gera rentabilidade positiva e a PREVI/PETRUS sim? Mesmo estando, equivocadamente porque permitimos, nas garras do Governo Federal.

Nenhuma representação federativa (FENAE, FENAG, FENACEF, etc.) ou associativa (TODAS, incluindo-se a UNEI) tomou, toma ou sequer tomará medidas a salvaguardar o patrimônio da FUNCEF das garras maquiavélicas do Governo Federal (seja da corrente política que for) na busca de recursos para fomentar investimentos de interesses contrários a da maioria dos participantes da FUNCEF, fragilizando todo o conceito inicial na criação da FUNCEF, no tocante a previdência privada de seus participantes.
A imprensa nos dá indícios e muitas vezes a certeza da interferência direta da União nos Fundos de Pensão.

É necessária a tomada de atitude de todos os participantes desses Fundos de Pensão, mais especificamente os representantes constituídos e coniventes que poderão ser enquadrados quando a “bomba estourar”.

Como sou associado da APACEF-RJ, filiado à FENACEF e FENAE, cobro, através deste e publicamente, as atitudes necessárias de seus gestores na salvaguarda de meus interesses junto à FUNCEF, bem como deles e dos demais colegas, servindo esta correspondência como parte integrante de dossiê futuro, meu ou de outrem, junto à Justiça, em qualquer nível, quando se fizer necessário.

O patrimônio da FUNCEF pertence aos seus participantes e não a seus gestores ou Governo Federal, seja Executivo ou Legislativo, e seus segmentos. Que a Justiça Federal nos proteja antes que seja tarde.

Niterói/RJ 22/03/2013

Joelzo Barros da Silva

Aposentado-participante da FUNCEF
Associado da APACEF-RJ, filiada à FENACEF e FENAE

(*) O custo de oportunidade é um termo usado em economia para indicar o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada, ou seja, o custo, até mesmo social, causado pela renúncia do ente econômico, bem como os benefícios que poderiam ser obtidos a partir desta oportunidade renunciada ou, ainda, a mais alta renda gerada em alguma aplicação alternativa.

O custo de oportunidade foi definido como uma expressão "da relação básica entre escassez e escolha".[1] São custos implícitos, relativos aos insumos que pertencem à empresa e que não envolvem desembolso monetário. Esses custos são estimados a partir do que poderia ser ganho no melhor uso alternativo (por isso são também chamados custos alternativo ou custos implícitos). Os custos económicos incluem, para além do custo monetário explicito, os custos de oportunidade que ocorrem pelo facto dos recursos poderem ser usados de formas alternativas.

Em outras palavras: O custo de oportunidade representa o valor associado a melhor alternativa não escolhida. Ao se tomar determinada escolha, deixa-se de lado as demais possibilidades, pois são excludentes, (escolher uma é recusar outras). À alternativa escolhida, associa-se como "custo de oportunidade" o maior benefício NÃO obtido das possibilidades NÃO escolhidas, isto é, "a escolha de determinada opção impede o usufruto dos benefícios que as outras opções poderiam proporcionar". O mais alto valor associado aos benefícios não escolhidos, pode ser entendido como um custo da opção escolhida, custo chamado "de oportunidade". (FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Custo_de_oportunidade).

LEIA a Revista DIREITOS, da AAPPREVI – nº 7:

4 comentários:

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Leiam no Blog do Ed:

248. Mera Possibilidade
Por Edgardo Rego.

http://blogdoedear.blogspot.com.br/

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Alguém pode ajudar o Paulo Roberto?

Prezado (a) Senhor (a),

primeiramente desejo-lhe uma boa tarde.
Meu nome é Paulo Roberto, e sou neto de ex-funcionário do Banco do Brasil e associado da PREVI
Gostaria de saber como conseguir os documentos "Cartas FUNCI - 309/55 ou 436/63 ", pois procurei incessamente pela internet e não encontrei nenhuma referência, talvez pela revelada antiguidade dos escritos.
Vocês tem acesso a este material ou saberiam como conseguí-lo?
Desde já agradeço muitíssimo a atenção dispensada.

Cordialmente,
Paulo Roberto Batista Junior

Alan disse...

Paulo Roberto,

Sugiro pedir ao banco, via judicial.
Alan

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Bom dia

Sou aposentada do BB desde 1994 e moro no exterior desde 1995. Estou
procurando um colega, que era inspetor do banco, em São Paulo, e chama
Luiz Tatemoto.

Vocês poderiam me ajudar?

Muito obrigada

Helena Arouca

Obs. do Blog:
Quem tiver informações a respeito pedimos comunicar pelo nosso e-mail que repassaremos à Colega Helena Arouca, cujo endereços temos guardado.

contato@previplano1.com.br