domingo, 28 de dezembro de 2014

União, pelas atitudes.




Marcos Cordeiro de Andrade

Caros Colegas,

No limiar de 2015, ano que se auspicia portador de maus bofes, segundo os pregoeiros do caos, me atrevo ao chamamento à reflexão pela proteção das associações de aposentados e pensionistas do nosso meio. Pois estas, agindo de comum acordo sob o manto agregador da FAABB, ou seguindo sua orientação bem intencionada, são as legítimas defensoras dos benefícios previdenciários dos seus filiados, posto que inscritas nos órgãos oficiais com essa determinação. Também, por serem fiéis aos Estatutos abertos à visitação pública, não admitem desvios de conduta para satisfazer interesses megalômanos de expansionismo monopolista. Nesse entendimento, acertadamente cada associação cuida do seu pequeno mundo se interligando com as coirmãs visando à comunhão de ideias e propósitos pelas vias normais de conquistas, seja através da troca de mensagens e confraternizações democráticas em congressos periódicos, seja na consecução de atitudes individuais buscando os caminhos dos corredores do judiciário e dos endereços daqueles que firam os nossos interesses. Nesse sentido, sem fazer separação entre BB/PREVI/CASSI/INSS/MF, o que eleva o número de beneficiários por essas atitudes adotadas para valer além dos muros dos seus domínios.

Portanto, pouco soma convocações plenas de verborragia erudita encimada por jargões ufanistas defendendo a desclassificação das Entidades existentes, com propósito na formação de um poder paralelo envolvendo os quadros sociais das agremiações fundadas legitimamente, algumas com décadas de existência sem desagradar aos seus fiéis mantenedores – prova da sua utilidade. Por isso, há que se condenarem movimentos com viés duplo – esvaziar associações operantes para engordar projetos de pessoas físicas com intensões duvidosas. Ainda mais quando o foco das novidades se vira para reversão da autoridade inerente a todas elas.

Importa lembrar que Associações de Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil não foram criadas, ou existam, para formar chapas eleitorais recheadas de apadrinhados para concorrência a cargos altamente remunerados, normalmente acima de R$ 50.000,00 mensais como certos movimentos cuidam.  De igual modo, dirigentes dessas associações não devem fazer dos cargos ocupados trampolim para alcançar sinecuras, com discurso demagógico de que trabalham de graça. Se o fazem que seja sob a ótica do voluntariado o que, mesmo assim, não lhes dá o direito de exigir recompensa com pagamento na forma de votos para cargos remunerados. Em resumo, as associações e movimentos podem (e devem) contribuir na formação de chapas com indicações de nomes, desde que não estejam montados na sua cúpula atendendo interesses individuais em detrimento do coletivo.  Aliás, antes de serem oficializadas, essas chapas deveriam ser objeto de consulta prévia para exclusão dos aproveitadores, apadrinhados e aventureiros que sempre contribuem com seus retratos nos reclames eleitoreiros nas chapas para a CASSI, PREVI e “grandes” associações, já que as “pequenas” não crescem aos olhos da cobiça de quem fabrica essas chapas eleitorais.  

No caso presente, comparo as lideranças de movimentos segregacionistas e monopolistas ao pássaro CHUPIM que, incapaz de construir seu próprio ninho, apodera-se dos já existentes para neles botar seus ovos e depois alardeia que o produto da descarada invasão é fruto dos seus “esforços”. Mas, é bom que se diga, existe uma brutal diferença entre esses dois Chupins. Enquanto o verdadeiro por mais incompetente que seja põe seus próprios ovos em ninhos alheios, esse do nosso meio pratica invasão dupla roubando ovos e ninhos para dizer que lhe pertençam, tal o tamanho da sua cara de pau - ou absoluta falta de competência. Também, o Chupim que a natureza tolera não se preocupa com a grandeza do ninho a escolher. Já o outro, criado no asfalto e com a índole aproveitadora aprimorada, busca os maiores ninhos aonde botar seus ovos na esperança de que deles surjam grandes filhotes para amparar seus sonhos de conquistas.

E por falar em competência, informo que a AAPPREVI (www.aapprevi.com.br) acaba de festejar o seu sócio cadastrado número 6.800. O que nos põe em estado de alerta quanto às investidas que se acentuam dia após dia. Por isso ela avisa aos CHUPINS de ocasião que jamais permitirá o uso do seu ninho para chocar ovos espúrios. Nem permitirá que roubem os seus.

Por fim, xô CHUPINS de meia tigela. Ao contrário do que querem, vamos trabalhar cada vez mais com honestidade e transparência para ajudar ao maior número possível de aposentados e pensionistas do BB, pois para isto nos escolheram crédulos do nosso voluntariado e total convicção na certeza de não concorrer a cargos em outras Entidades. O posto exercido com amor e dedicação já oferece trabalho suficiente para encher nossos dias. E trazer recompensa na satisfação do dever cumprido sem ufanismo demagógico. 

Feliz Ano Novo a todos!

Marcos Cordeiro de Andrade - Curitiba (PR), 28 de dezembro de 2014. www.previplano1.com.br

3 comentários:

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Muito bem. É um verdadeiro retrato do que esta acontecendo por detrás dos panos, ou seja, interesses pessoais acima do coletivo. Vamos, portanto, nos unirmos cada vez mais sabedores de que o nosso futuros, a cada dia, fica mais complicado e difícil. UM GRANDE E FELIZ ANO NOVO.
L.Marques

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Colega Marcos Cordeiro


Parabéns pela conquista do associado n. 6.800, encerrando o velho ano com muito trabalho.
Sinto-me orgulhoso por pertencer a essa Associação, desejando que muitas vitória possamos conseguir em 2015.
FELIZ ANO NOVO, juntamente com teus familiares e toda a tua equipe.
MUITO SUCESSO, garantia de que podemos confiar nessa Entidade.
Votos de
João Batista Monteiro de Barros
4.780800-4

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


PREZADO COLEGA MARCOS CORDEIRO,


Concordo com suas palavras e cada vez me convenço mais - como associado AAPPREVI - que devemos ir á luta pois os "abutres" - fundos americanos - querem despejar suas dívidas na nossa PREVI.


É preciso lutar contra "gente grande" do BB, do governo e de entidades "fictícias" que juram defender os aposentados, pensionistas e os da ativa.


ESTAMOS DE OLHO !!!


helio rocha
PIRACICABA-SP