sábado, 21 de fevereiro de 2015

ES - O ricochete



Marcos Cordeiro de Andrade

Caros Colegas.

Quem ainda alimentava resquícios de esperança para renovar o ES neste mês, contando com condescendência na aplicação da MC modificada, pode tirar o cavalinho da chuva. A PREVI manteve-se irredutível e obedece ao que pedem as sumidades que inventaram a inconsequente AÇÃO de LIMITAÇÃO em 30% nos descontos na FOPAG. E o pior de tudo é que não podemos culpar o Fundo por se curvar à Lei, pois, pedido feito, pedido atendido.

E agora, fazer o que?

Fazer o que manda o bom senso. Isto porque, como em tudo na vida, dos erros nascem os acertos. E em sendo o ser humano eterno aprendiz desde a descoberta do fogo, já foi o tempo em que necessitamos nos queimar para respeitar a fogueira. Nisto o subconsciente é um arquivo a ser consultado nos momentos de risco – e os avisos devem ser levados a sério.

Desavisados Sites de Associações e Blogs independentes são pródigos em se deixar levar na esteira de notícias especulativas, desde que seus responsáveis vislumbrem como tirar proveito do que alardeiam desse modo. Para eles o importante é provocar inchaço nos seus domínios, seja na quantidade de sócios ou de seguidores – incautos todos.

Lamentavelmente nesse caminho encontram-se via de regra promessas de ações judiciais vitoriosas, como no caso daquelas que são implementadas sem critério algum (ai incluídos ausência de sérios estudos de viabilidade), pois a consequência fica por conta do aleatório. Até porque se dá crédito ao que leigos oferecem como a galinha dos ovos de ouro no balaio das ações judiciais inventadas sem pudor algum.

Isso ocorre porque vez por outra nos deparamos com notícias caducas que cibernéticos desavisados repicam como novidade, sem se dar ao trabalho de verificar a origem e o percurso percorrido desde a publicação. E que, mesmo assim, condenáveis aproveitadores as usam como premissas infalíveis. Como exemplo recente podemos citar a “descoberta” que rola na Internet sobre a “Participação de Aposentados nos Lucros do BB - Acórdão Inteiro Teor nº RR-59200-38.2005.5.03.0006 TST. Tribunal Superior do Trabalho 8ª Turma, 19 de Agosto de 2010". Quem a faz renascer somente esqueceu de olhar a data da notícia e o que ocorreu em consequência - http://tst.vlex.com.br/vid/-239371047

No caso do ES, acresce o fato de que a desastrada ação atingiu quem nela acreditou e embarcou na canoa furada e, além deles, milhares de sensatos aposentados e pensionistas que ficaram longe dela. Por essa e por outras recomendamos: Olho vivo ao que apregoam fabricantes de ações judiciais, pois muitas atuam como se fora apito de chamar pássaro para cair em armadilhas. Também é imprescindível consultar advogados confiáveis para dirimir certas dúvidas. E não custa “perguntar” ao Google preliminarmente.

Apesar de tudo, peço a Deus que ilumine certas cabeças pensantes de modo que se redimam e, num gesto magnânimo, retirem do mapa da jurisprudência a desastrada Ação de Limitação de 30% nos descontos da FOPAG. Quem sabe assim a PREVI resolve deixar tudo como antes, no quartel dos aposentados e pensionistas que, como eu, precisam renovar o ES.

Mas não foi por falta de aviso que chegamos a esse ponto:

Leiam isto:

"Pai, perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem" (Lucas 23,34).


Marcos Cordeiro de Andrade – Curitiba (PR), 21 de fevereiro de 2015. www.previplano1.com.br

8 comentários:

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Prezado Sr. Presidente da AAPPREVI,

Acerca do questionamento em epígrafe, tenho as seguintes considerações:

1. Site de ZATT ADVOGADOS: Atualmente, não consta nada a respeito do assunto.

2. BLOG DO MEDEIROS: Em 31-01-2014, quando foi publicado um pequeno post sobre a eleição da CASSI, dois espertinhos "anônimos" (ou talvez seja o mesmo anônimo), fugindo do assunto, solicitaram ao Sr. Medeiros mais informações sobre a suposta manchete (sem citar a fonte): "Aposentados do BB ganham participação nos lucros mesmo excluídos por convenção coletiva". O Sr. Medeiros disse que iria pesquisar, mas, pelo menos naquele post ele disse mais nada.

3. ESPECULAÇÃO: Realmente, a manchete foi adulterada. A notícia original foi publicada no site do TST, no dia 15.09.2010, cuja manchete correta foi "Aposentados do Santander ganham participação nos lucros mesmo excluídos por convenção coletiva", no seguinte link:
http://www.tst.jus.br/busca-de-noticias?p_p_id=buscanoticia_WAR_buscanoticiasportlet_INSTANCE_xI8Y&p_p_lifecycle=0&p_p_state=normal&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-2&p_p_col_count=2%20&advanced-search-display=yes%20&articleId=306371%20&version=1.0%20&groupId=10157%20&entryClassPK=306373
Portanto, não passa de especulação de uma notícia que diz respeito aos aposentados do Banco Santander (Brasil) S/A.
Para consultar o processo em epígrafe através da NUMERAÇÃO ÚNICA, basta inserir o número no link: http://www.tst.jus.br/processos-do-tst

4. CONCLUSÃO: No momento, a AAPPREVI não vê nenhum amparo jurisprudencial que possa fundamentar eventual medida judicial para se obter a distribuição de lucros do BB (PLR) aos seus aposentados.

Atenciosamente,

JOSÉ TADEU DE ALMEIDA BRITO
Advogado e Assessor Jurídico da AAPPREVI
Inscrito na OAB-PR, na OAB-RJ e na OAB-DF

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Caro Marcos Cordeiro, vc de fato é muito sensato em sua explanação sobre o tiro no pé que algumas pessoas deram entrando na justiça contra a Previ, E não foi por falta de aviso, pois a AAPREVI realmente já vinha avisando que não era um bom negócios! Agora entramos todos pelo cano, feliz de quem não precisa do ES porq os que precisam dele, podem esquecer! Eu nunca mais na minha vida terei margem consignável suficiente para renovar absolutamente nada!
Parabéns a essas pessoas inconsequentes que deram as ferramentas para a Previ nos ferrar ainda mais!


Um abraço


Santina

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Marcos, Eu vi quando me mandaram um e-mail falando sobre isso. Deletei na hora. Vi naquele momento que era uma roubada. Resultado final fu.... todo mundo que precisava. Eu vou ter que aguardar uns seis meses para baixar o saldo para que eu possa adquirir o equilibrio dos 30%. Lembre-se que o FIn.Imob. não conta na margem. Se contasse era muito pior.






Ernandes Mourão

“Quem não sabe o que procura,
quando encontra, não percebe”
(Athos Gusmão Carneiro)

Blog do Ed disse...

Nessa história de Empréstimo Simples, eu me sinto, após essas modificações, como DEPENADO... Fui simplesmente depenado. Vejo que contribuo e contribuí, e muito, com SOLIDARIEDADE para a universo dos Participantes (que nome horroroso, acharam para nos qualificar!), mas caparam-me a SOLIDARIEDADE A MEU FAVOR NO ES! O Mundo gira.. e como gira!
Edgardo Amorim Rego

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


O pior de tudo que mexeram ate nos convênios Cooperforte e Poupex de forma que s.m.j. a maioria dos aposentados foram EXPOLIADOS de conseguirem qualquer renovação nos empréstimos dessas entidades, tudo na esteira de uma ação implementada sem analisar a amplitude dos estragos.
Uns poucos conseguiram acabar com a esperança de muitos.
aldoripes

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Prezado Marcos Cordeiro,

O problema é que quando pode ocorrer uma medida para nos beneficiar, necessário se torna uma votação, a aprovação pelo BB, pela PREVI, pelo Ministério da Fazenda, pelo PT, etc. etc., mas quando a medida é para nos prejudicar, basta uma “canetada” do Diretor da PREVI e pronto.
Quando a PREVI alterou os cálculos das contribuições prejudicando os associados mais IDOSOS em favor da CAPEC, houve a divulgação de qualquer estudo ou informação prévia aos associados? As mudanças ocorridas no Empréstimos Simples, que também prejudicou os associados mais IDOSOS, com valores e prazos menores, ale de uma taxa de mortalidade mais elevada, também não houve qualquer divulgação prévia, bastou uma “canetada” dum tal de SASSERON. O pior, se analisarmos os dois eventos, observamos que no caso da CAPEC, o associado está sendo penalizando por que está vivendo mais e também no caso do ES, observamos que quem mais contribuiu para a formação do fundo foram justamente os mais idosos e que agora estão sendo prejudicados.
Cansei de avisar, mas novamente volto ao assunto. EM BREVE OS FUNDOS DE PREVIDÊNCIA, COM A ANUÊNCIA DA TAL PREVIC (???) VÀO CRIAR UM “REDUTOR” PARA SER APLICADO EM CIMA DOS NOSSOS BEEFÍCIOS POR OCASIÃO DOS REAJUSTES ANUAIS. Vão alegar que os mais idosos gastam menos para viver.
Ia me esquecendo, em meados de 2013 encaminhei uma sugestão sobre a criação de um FUNDO para propiciar um ADIANTAMENTO do valor de nossa CAPEC, após o associados haver recolhido suas contribuições por mais de 50 anos ou com mais de 70 anos de idade, considerando que ao efetuar contribuições referente 600 parcelas ( 50 anos x 12 meses) já teria contribuído com o valor total de sua CAPEC, além de haver enviado a sugestão à PREVI e à maioria dos presidentes de nossas associações, não recebi qualquer resposta, limitando-se a PREVI a informar o recebimento da correspondência.

Saudações
Antonio Americano do Brasil Borges
Goiânia (GO) associado APPREVI

Marcos Cordeiro de Andrade disse...




PREVI SEM CENSURA




Isa Musa de Noronha publicou no grupo PREVI SEM CENSURA

Isa Musa de Noronha

25 de fevereiro às 14:36


MAIS NOTÍCIA RUIM – É verdade, pois são tempos bicudos (e olhe que nem são bicos de tucanos)

PL 4330 - Tal projeto de lei se aprovado, permitirá ao Banco do Brasil terceirizar todos os serviços das pontas. Existirá somente a Direção Geral, em Brasília e em todas as agências APENAS EMPREGADOS de firmas especializadas. Isso afeta o emprego de tantos colegas ainda em atividade e comprometerá a perenidade de nossos benefícios PREVI e a sobrevivência da CASSI. Notem que, sem "funcionários", o Banco não irá contribuir para a PREVI e nem CASSI, pois terceirizados não terão esse vínculo empregatício com o Banco. Assim, com o tempo não haverá mais quem contribua para nossas Caixas e ai…… the end.

PL 4330 - Eduardo Cunha afirma que vota em abril

O presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha afirmou hoje que o PL
4330 será votado em abril, logo após a semana santa.
Isso significa que os trabalhadores e setores populares devem ampliar o debate e preparar a mobilização para barrar a ofensiva patronal que busca ampliar a exploração e a precarização do trabalho no Brasil.
Se aprovado, o PL 4330 possibilitará a terceirização em praticamente todas as atividades econômicas. No curto e médio prazo, milhões de trabalhadores poderão ser demitidos dos atuais empregos e serem recontratados por firmas terceirizadas com salários e direitos ainda menores e jornadas mais extensas.
Atualmente, cerca de 25% dos trabalhadores com carteira assinada são terceirizados. E esse número só não é maior porque as empresas não têm segurança jurídica para ampliar a terceirização que em muitos casos é ilegal. Com aprovação do PL 4330, o que hoje é fraude do contrato de trabalho será legalizado.
“A aprovação desse projeto vai quebrar a espinha dorsal dos direitos trabalhistas e enfraquecer ainda mais a organização dos trabalhadores/as. Com certeza, será o maior ataque desferido contra os trabalhadores desde a criação da CLT”, alerta Edson Carneiro Índio. “É necessário que o movimento sindical e popular, a esquerda e os setores progressistas da sociedade se mobilizem fortemente, pois do contrário, em pouco tempo, a classe trabalhadora descerá escada abaixo da barbarização das relações de trabalho. É preciso barrar essa tragédia que vai impactar, sobretudo, a juventude”, conclui Índio, Secretário Geral da INTERSINDICAL Central da Classe Trabalhadora.





Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Importante comunicado enviado pelo Colega Rubens Goulart Padilha:
________________________________________
Date: Mon, 2 Mar 2015 08:45:15 -0800
To: REDE.SOSmais@groups.facebook.com
From: notification+zj4yj2st4==6@facebookmail.com
Subject: [BB] IGUALDADE DE REAJUSTE NO BENEFÍCIO PREVIDENCIÁRIO...



BB




Flávia Marçal publicou no grupo BB

Flávia Marçal

2 de março às 08:45


IGUALDADE DE REAJUSTE NO BENEFÍCIO PREVIDENCIÁRIO JÀ -vamos lá, colegas. Eduardo Cunha, presidente da Câmara dos Deputados, colocou em pauta o projeto que estabelece o mesmo percentual de reajuste dos benefícios, tanto para quem ganha um salário quanto quem ganha acima.
Vamos pressionar nossos deputados federais enviando emails para cada um deles. Sem união não´há força. Sem determinação difícil é a vitória.

Link para acessar os 513 deputados com respectivo email para você enviar seu pedido de apoio ao projeto de igualdade de percentual de reajuste das aposentadorias:
http://www.camara.gov.br/internet/deputado/Dep_Lista.asp?Legislatura=54&Partido=QQ&SX=QQ&Todos=None&UF=QQ&condic=QQ&forma=lista&nome&ordem=nome&origem
Confederação dos Aposentados e Pensionistas do Brasil - COBAP - Surge a chance de igualarmos o...
www.cobap.org.br
Jornal Online de Noticias de Aposentados e Pensionistas do Brasil - COBAP - Confederação dos Aposent...