segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Eleições ANABB - Politicagem e politiqueiros





Marcos Cordeiro de Andrade

Caros Colegas,

Estou de volta precocemente, pois meu sossego de convalescente enfartado foi perturbado por assédios indesejáveis.

Está aberta a temporada de caça de apoio a candidaturas para cargos remunerados nas Entidades do nosso meio que os abrigam. Desta feita o alvo é a ANABB. E logo as armas serão assestadas em direção à CASSI e à PREVI.

Não sei por quê me tomam certos pretensos candidatos. Por certo pensam que sou um parvo completo, imbecil sem caráter, para ser seduzido com rapapés para atendê-los. E, desconhecendo minha isenção, inocentemente me vêm como se carregasse às costas os votos dos sócios da Associação que orgulhosamente dirijo. E que não são meus, pois estou farto de dizer que não procuro ferir o conceito de livre arbítrio, respeitando a individualidade eleitoral de cada um.

Entra eleição e sai eleição e o cenário se repete. Os catadores de boquinhas se multiplicam, tendo eles alguma bagagem de boas intenções ou nenhuma. Estando capacitados para os postos pretendidos ou meramente sequiosos de poder ou de empregos com injustos e altíssimos salários, a serem ocupados à custa de incautos eleitores desavisados. Empregos esses que não exigem concursos na disputa. E que qualquer aventureiro pode vir a ocupar por conta de indicações duvidosas e até mesmo bem-intencionadas. Também há os que conseguem o intento por conta da capacidade de influenciar pessoas através da internet.

De minha parte, jamais me seduzi pelos cargos disputados em outras Associações que não a minha (que não remunera dirigentes). Por isso sempre recusei convites a candidaturas para engordar chapas com o meu nome. Isso também ocorreu em relação à CASSI e a PREVI. Como formador de opinião, entendo que ninguém nessa condição deveria se imiscuir nas campanhas eleitorais envolvendo Entidades de aposentados e pensionistas. Seja como instrumento de apoio ou meros candidatos, pois os exemplos de eleições passadas nos enojam. Basta lembrar que para a PREVI quatro donos de blogs se apresentaram como candidatos – e foram eleitos na última eleição. O resultado está aí.  

Por tudo isto, aqui vai um recado ao futuro pretendente assediador. Apresente seu currículo e deixe ao eleitor o poder da escolha, sem interferência do apoio de supostos medalhões (entre os quais não me incluo). Mas, atenção! Se você é exímio participante da dança das cadeiras, cuidado! O seu nome está registrado no CANAEL (www.canael.com.br) e essa prerrogativa não o recomenda nem para síndico de prédio.

Quando criei o CANAEL em 2010 não tive a intenção de apoiar candidaturas, mas mostrar em quem não votar. Tanto é que lancei um lema. “Se o nome está no CANAEL, não vote”. E até o meu está lá, mesmo sem ser dançarino.

E por favor, me deixem em paz para cuidar da AAPPREVI e dos seus mais de 7.000 sócios (www.aapprevi.com.br).

Marcos Cordeiro de Andrade – Curitiba (PR), 07 de setembro de 2015.

10 comentários:

Marcos Cordeiro de Andrade disse...



Prezado Marcos Cordeiro,


Saúde e paz.
Parabéns pelo posicionamento e pelo excelente texto.
Depois de já andar enojado com a "dança das cadeiras" e com o troca-troca de posições nas nossas entidades de vital importância (ou que deveriam ser) resolvi aceitar (pela primeira vez) o convite de um Grupo que acompanho a algum tempo (pela internet) e do qual conheço pessoalmente vários colegas (espalhados por esse nosso Brasil). Mas como muito me incomodava o fato de o banco (através de seus representantes em nossas entidades) aliciarem diretores e conselheiros, seduzindo-os com a oferta de cargos (remunerados) em Empresas Participadas (pela PREVI), ao aceitar o convite sugeri ao Grupo que:


"Talvez uma forma equilibrada de nos posicionarmos sobre vedar a “participação de conselheiros da ANABB em empresas participadas da Previ” seria vincular a posse como Conselheiro em Participadas à simultânea renúncia do cargo exercido na ANABB."


Fiquei muito satisfeito com a acolhida da sugestão e pela inclusão no programa do Grupo para as eleições da ANABB, como item obrigatório para os eventuais eleitos. Entre os pretensos candidatos houve apenas duas desistências, por discordância com itens do Programa a ser defendido na Campanha Eleitoral e cumprido no exercício do mandato.


Aço que ainda é possível lutar por dias melhores.


Abraço


João Comarú

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Colegas a verdade cruel que tende a levar muitos seres coagidos, é o poder de campanhas dos candidatos a reeleição, pois somos muitos vulneráveis a beleza de currículos e promessas de candidatos.
Faço uma analogia simples, o que o pessoal da Previ que ganhou a eleição fez de concreto para melhorar a renda ou os nosso benefícios que tínhamos acesso?
Para mim, cortaram o BET, instituíram a contribuição de novo e retiraram o acesso a CARIM e ao ES para os que mais precisam destes produtos.
Tomaram decisões somente beneficiando quem não precisa, os altos salários.
Assim fico preocupado com todas reeleições, em todos os âmbitos, pois infelizmente mudanças propostas de quem esta no poder ocorrem somente para pior.
Aldoripes

__._,_.___

--------------------------------------------------------------------------------
Enviado por: Aldoripes Ferreira

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Que bom tê-lo de volta, querido amigo. Este o Marcos que conheço e admiro.

Abraço do Edison de Bem.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Prezados colegas,


Não entendo muito destas estratégias eleitorais, mas na minha modesta opinião, se tivermos 1 único candidato, com certeza teria o apoio maciço e seria eleito, como afirma o colega Luiz Manzo.


No entanto, este nosso herói não conseguiria fazer absolutamente nada depois de eleito. Provavelmente seria voto vencido em todas as futuras votações internas.


Sei que não é fácil mesmo, mas se disponibilizarmos um tempo para pesquisas, com certeza saberemos quem fez alguma coisa de verdade, quem só ficou no blá, blá, blá e quem são os novos colegas dispostos a aceitar o enorme desafio de trabalhar em defesa dos nossos direitos.


Afinal, estamos neste grupo REDE-SOS há anos, lendo muitas notícias e sendo cotidianamente alertados para não elegermos determinados colegas. Para ajudar temos também o CANAEL, embora só parcialmente atualizado, pode ajudar bastante na hora da escolha. Veja em: www.canael.com.br


Também já transitou aqui no grupo, relação dos colegas que atuam em participadas (conf. relação anexa). Evidentemente não podemos tratar os desiguais como iguais, e nem tão pouco os iguais como desiguais.


Além destas "dicas", o Macilene já informou que assim que for possível o MSU estará soltando uma listagem com os candidatos apoiados pelo Movimento. Estejam atentos.


É só prestar atenção, abrir os olhos e disponibilizar um tempinho, e não será tão difícil separar o joio do trigo.



Abçs
Daisy -Sp

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caríssima Daisy.

Também está no CANAEL (www.canael.com.br) a relação ATUALIZADA dos colegas que atuam em participadas. Veja no início do Blog.

Atenciosamente,
Marcos Cordeiro de Andrade

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Marcos, fico muito feliz em vê-lo ativo novamente entre nós.


Ótima a sua informação.


Obrigada.




Abçs
Daisy -Sp

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

MARCEL JUVINIANO BARROS divulgou no seu Blog:

Mais uma CPI.
5 de setembro de 2015 - Marcel Barros

Nesta semana, o Presidente da Previ foi ouvido na CPI que debate os fundos de pensão.
Não foi a primeira vez que isso aconteceu. Em 2005 também houve uma CPI que tratou todas as entidades de previdência complementar de forma igual.
Naquela ocasião, os relatores da CPI concluíram que os ativos da Previ eram sólidos e que sua Governança era um dos fatores de sucesso que se traduzia em bons resultados.
Novamente, após inquirirem de todas as formas o representante da Previ e obterem todas as respostas, os Deputados membros da CPI concluíram que a Previ é um fundo de previdência complementar que se destaca de forma positiva no Brasil.
Houve afirmações de que o modelo de governança adotado pela Previ deveria ser indicado como modelo para todos os demais. Elogios à gestão própria dos ativos e à forma de definição e condução da política de investimentos.
Então, a pergunta que fica mais uma vez é: por qual razão algumas pessoas insistem em detratar a Previ, seus funcionários e dirigentes?
Essas pessoas insistem em tentar confundir os Associados com informações destituídas de fundamento. Num momento, tentam fazer crer que passamos pelos mesmos problemas de fundos que terceirizaram a gestão de seus ativos quando, na verdade, a Previ faz a gestão de seus próprios ativos. Assim como os maiores fundos de pensão do mundo também fazem.
Em outro, contraditoriamente a essa afirmação, assinam documentos em conjunto com dirigentes de outros fundos como a anunciar que na Previ acontecem os mesmos desmandos. Esquecem de falar que aqui na Previ a gestão é compartilhada e as funções são segregadas. Quem planeja não executa, quem executa não administra e quem administra não planeja.
Nosso corpo técnico é composto de funcionários oriundos do BB que são associados e os primeiros fiscais dos nossos investimentos. E é essa estrutura que garantiu que a Previ não tivesse qualquer perda em investimento em bancos e fundos que quebraram nos últimos 13 anos.
Estranhamente, no dia seguinte à participação da Previ na CPI esses “críticos” ficaram em silêncio. Talvez por saberem que a Previ é um caso de sucesso e que para eles sobreviverem precisam de um fracasso que não existe.
A Previ está passando por mais uma CPI e sairá dela ainda mais fortalecida, pois sua governança e gestão estão sendo aprovadas mais uma vez
Extraído do Blog do Marcel Juviniano Barros - marcelbarros@blogmarcelbarros.com.br

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Parabéns, meu caro Marcos Cordeiro,

No estado de natureza, segundo Hobbes, os homens podem todas as coisas e, para tanto, utilizam-se de todos os meios para atingi-las.

Assim é que se procede. Sinto-me orgulhoso desse seu gesto altamente democrático, ao tempo em que anseio pela sua total recuperação e, agora, com o coração novinho em folha, poder continuar envidando esforços no trabalho diuturno de desvendamento da verdade, em meio a esse verdadeiro estado de natureza hobbiano. Principalmente, agora, com a abertura da nova temporada de caça às presas desavisadas, na qual os "Homo homini lupus" se degladiam na "guerra de todos contra todos" para alcançar seus objetivos os mais primários e bestiais.

Forte abraço

Reginaldo Costa Leite
Ex-aposentado. Agora: pós-laboral.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Prezado Marcos Cordeiro,

Li com atenção o seu trabalho.

Embora não tenho nada a opor, a título de contribuição, verifiquei que algumas informações são inconsistentes e outras deixaram de ser feitas ou estão incompletas.

Verifique que consta ainda, o nome do saudoso colega e amigo Aldo Alfano, falecido há algum tempo. Lamentavelmente ELE não pode mais concorrer a cargo algum neste plano que ainda habitamos.

Sugiro uma revisão.

Abraço,

Carvalho.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caro Carvalho,

No entendimento de que suas observações se referem apenas ao CANAEL, agradeço pela interferência positiva, nesse ponto.
Para seu governo, informo que o Blog é independente e obra de um homem só (eu, no caso) e que, por isso mesmo, depende de colaborações para mantê-lo atualizado. A propósito, tenho solicitados aos Colegas que enviem contribuições com resultados das eleições de diretorias de Associações a que estão filiados e que não dispõem de sites para divulgação.
Também, correções como as que propõe serão bem-vindas – e efetivadas, confira.
Reforçando os agradecimentos sinceros, receba meu cordial abraço.

Marcos Cordeiro de Andrade
www.previplano1.com.br
www.canael.com.br
www.aapprevi.com.br