sábado, 12 de dezembro de 2015

Anos luz nos separam da PREVI


Marcos Cordeiro de Andrade
Caros colegas,

A distância que separa a PREVI dos participantes deve ser medida em parâmetros cósmicos, pois o alheamento demonstrado nos seus comunicados nos leva a esse entendimento.

É inconcebível que o Fundo enderece correspondência a um dependente econômico inscrito como “filho inválido” há exatos 50 anos, sem atentar para o fato que ele não sabe ler, e tem pai e mãe vivos. Esse é o tempo de vida do meu filho, portador de patologia de nascença que o mantém na condição de dependente de cuidados especiais – não fala, não anda e vive cercado de aparato profissional (e familiar) que inclui cuidador, enfermeiro, fisioterapeuta e fonoaudióloga. Ah. Ia esquecendo. Ele não escreve nem lê absolutamente nada, apesar da idade que Deus permite ter sob os cuidados de sua abnegada mãe.

Pois é, e a despeito de tudo isto, a PREVI endereçou a ele (dependente inválido) a carta PREVI / GEREN – 2015/3295, informando que:

“Em decorrência do atual convênio para pagamento de benefícios de aposentadoria e pensões por morte do INSS, firmado entre o Banco do Brasil, INSS e PREVI, não abranger o pagamento de pensão alimentícia, informamos que o pagamento de sua pensão alimentícia, incidente sobre o benefício devido pelo INSS, não será mais efetuado pela PREVI, e sim, pelo próprio INSS. “

De estarrecer o fato de que eu, como instituidor da pensão, não recebi absolutamente nada em termos de informação a respeito do assunto.

Prossegue a carta dirigida ao meu dependente:

“Tal procedimento importará na mudança da data do crédito de sua pensão alimentícia, que obedecerá a tabela de datas fixadas por parte daquela Autarquia Federal. “

“A transferência da responsabilidade pelo pagamento será providenciada junto ao INSS em 90 dias, devendo V. Sa. (o dependente inválido) a partir deste momento verificar o calendário de pagamento informado pelo próprio INSS. “

Ocorre que o valor da pensão é descontado do meu benefício no dia 20 de cada mês, e o calendário de pagamentos do INSS normalmente tem início no primeiro dia útil do mês subsequente.

Por tudo que se lê, desse colóquio profissionalizado havido entre a PREVI e o meu filho Sebastião, somente posso depreender que o milagre por que aguardamos desde o seu nascimento está para acontecer. E ele finalmente poderá cuidar da sua própria vida tomando as providências que a PREVI e o INSS determinem. É o milagre da inconsequência do tratamento dispensado pelo nosso Fundo. O que a providência Divina não conseguiu operar em 50 anos da vida do Sebastião, num passe de mágica a PREVI conseguiu – transformou um dependente econômico totalmente incapaz em pessoa absolutamente capaz, pelos seus insensíveis conceitos distributivos do dinheiro que pertence aos participantes e assistidos.

Quem estiver em igual situação aguarde meus próximos atos, pois irei à luta!


Marcos Cordeiro de Andrade – Curitiba (PR), 12 de dezembro de 2015. www.previplano1.com.br marcos@marcoscordeiro.com.br

23 comentários:

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Prezado Marcos, boa noite.


Estarrecedora. A situação. A carta. A insensibilidade. O comportamento desumano desse pessoal que "administra" entre aspas mesmo, um Fundo de Pensão BILIONÁRIO, com esse tino, com essa sensibilidade, com tudo o mais que me faltam palavras pra expressar o que estou sentindo agora, neste instante em que lhe retorno - e fico imaginando o que lhe passou pela cabeça, no momento do recebimento dessa OFENSA.


É o fim dos tempos. Não há outra explicação.
É o fim da picada.
É o descalabro instalado, comodamente, tratando a tudo e a todos como se estivessem dialogando com pedras...


Prezado, cuspa, grite, xingue, esbraveje, soque a cama (de preferência o travesseiro)... coloque pra fora tudo o que lhe trava a alma, o pensar... tudo o que lhe tirou a paz de espírito, tudo o que possa ter-lhe causado revolta (o de menos num episódio inominável como esse). Não deixe que se abate SOBRE VOCÊ o mal que estão fazendo ao Sebastião, à sua mãe/cuidadora, e a você, patrocinador e vítima na mesma intensidade desses crápulas.


Deus o ilumine frente a mais essa batalha, que há de sair vencedor. E que proteja o seu querido Sebastião, dando também forças à sua mãe.


​Solidário a sua dor,​ aceite meu @braço.


N A S S E R.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Marcos,

Estamos vivendo momentos de grande turbulência. Acho que quem escreveu o comunicado errou de endereço. Acho que seria outro destino, pois do jeito que se mostra é um verdadeiro "Impeachment"

(É uma palavra de origem inglesa que significa "impedimento" ou "impugnação". Acusadas de infringir os seus deveres ? Dizer que esse não poderá continuar exercendo funções.)


Isso é uma verdadeira brincadeira de mau gosto. Entendo isso como constrangimento ilegal.


Converse com Dr. Tadeu. Isso pode render algo e não simplesmente um erro comum. Isso poderá causar graves transtornos, principalmente em pessoas idosas desinformadas de seus direitos ou com saúde frágil. Ao tomar conhecimento que um direito sagrado, habitual e contínuo se ver ameaçado. é triste o que assistimos diariamente.



Ernandes Mourão

“Quem não sabe o que procura,
quando encontra, não percebe”
(Athos Gusmão Carneiro)

prosa & poesia disse...

Não podemos perder a capacidade de nos indignar!

mesquitasantana disse...

Marcos.

Vou utilizar a expressão usada pelo Nasser, pois ela contém tudo que gostaria de publicar: É O FIM DA PICADA.
Que Deus o abençoe.

abraços
Eusebio

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Marcos, esforcei-me para tentar entender a tua indignação e acho que não cheguei nem perto. Mais uma da nossa tão elogiada (no passado, lógico) PREVI. Eles deverão alegar que ocorreu um "problema técnico", ou que a culpa foi do "computador", ou ainda . . . a correspondência "caiu na vala", ou, por fim, que a culpa é do "estagiário".


Minha solidariedade.
abç
Flavio

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

bom dia...e faz vc muito bem, com nossos aplausos nessa sua luta, mostre a todos a insensibilidade e descaso da previ
para com todos. DEUS os ilumine sempre..abraços - FELIZ NATAL...dulcimar - colatina - es

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Meu caro e admirado Marcos:

Os administradores de nossas caixas e entidades representativas foram criadas (e regiamente pagas) para nos servir.

Criamos gigantes que agora nos pisoteiam. E continuam sendo regiamente pagas com nossas contribuições.

Pagamos uma ANABB com uma das maiores contribuições mensais, mas ela só se preocupa em defender o BB, mesmo que seja contra o interesse de toda a sua coletividade.

A PREVI só privilegia seus dirigentes, em detrimento de todos os seus contribuintes.

A CASSI há muito vem prestando um serviço cada vez mais deficiente e cobrando mais nossas participações financeiras.

Criamos as cobras e agora elas estão nos devorando.

Fica aqui também registrada minha solidariedade e também os protestos contra aqueles que se acham donos daquilo que nós todos ajudamos a construir.

Tenho pena daqueles que nos seguirão pois a nossa permanência no mundo terreno tem prazo de validade não muito longo.

E que a sua indignação seja a de todos os participantes das nossas entidades ditas representativas, haja vista que apenas algumas poucas realmente demonstram alguma preocupação com isto tudo que nos apresentam.

Abraços fraternais.

João Zaghini
Aposentado
Cianorte / Paraná

Alan disse...

Primeiro passo é orar, para nos acalmar, ter paz e buscar entendimento na palavra.

Depois busquemos a justiça, se houver algum prejuízo.

Não sei qual é o valor da pensão alimentícia, mas tem também, acho, a alternativa do "LOAS" (um salário mínimo), do INSS, que se tratando de pessoa dependente de acompanhante, dá direito a mais 25%.

Tamos juntos e oremos.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caro Marcos Cordeiro,

É constrangedor vermos a forma estapafúrdia de atuação e ação da Previ.
Além do pouco caso que demonstram ter no trato com os associados, segundo os inúmeros depoimentos de colegas que têm declarado terem sido maltratados e menosprezados por essa instituição.

Desejo sucesso em suas ações para solução desse desagradável impasse.

Abraços,
Norton​

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caro Marcos Cordeiro,


É muito triste uma situação dessas, mas a vida aqui na terra é passageira e Deus saberá recompensar você e tua esposa, pela dedicação.
Infelizmente nossas instituições estão sendo dirigidas por pessoas incompetentes e insensíveis, cada vez mais burocráticas.
Com toda a minha solidariedade,
João Barros

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caro Marcos,


Que Deus te dê todas as respostas
Que Deus te dê para cada tempestade, um arco-íris. Para cada lágrima, um sorriso. Para cada cuidado, uma promessa, e uma benção para cada provação. Que para cada problema, a vida te traga alguém fiel com quem dividi-lo. Para cada olhar, uma doce canção e uma resposta para cada oração.




Com a minha solidariedade e




Abraços de luz e PAZ,



Zé Roberto
Rio-RJ

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Marcos,
È mais uma prova de que nem querem saber quem somos. É uma entidade robotizada, fria e, ainda por cima, burra. Usam e abusam dos textos prontos e não são capazes de identificar e dedicar tratamento especial a pessoas especiais. Só uma pequena dose de tratamento humanizado a quem deve, sempre, receber o nosso carinho. É uma lástima essa PREVI modificada, falsificada, automática. Um abraço solidário do
​Edison

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Prezado Marcos,


Compreendo perfeitamente sua indignação e me solidarizo com voce.


Sua expressão "anos luz nos separam da PREVI" é de precisão cirúrgica e pode ter certeza, tudo é culpa do " Sr. Sistema" e de sua insensibilidade...


Minha irmã caçula foi atropelada aos 11 anos e desde 1978 era sua dependente, inclusive assistida pela CASSI desde a época. Meu pai faleceu em 2010. Então, além de perder o pai, perdeu a CASSI e também teve negado o pedido de pensão. Exigido o reconhecimento pelo INSS (já obtido judicialmente) agora vamos ver o que mais a dona PREVI, na figura de seus representantes, vai nos exigir....


Fica o alerta: Pais que tem filhos em condição de dependência verifiquem a necessidade de a sua "oficialização" pois após a nossa morte eles ficam desassistidos.


Faço minhas as belas palavras do Zé Roberto.


Abç
Cecília Estivallet

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caro MARCOS CORDEIRO,



Tenha a nossa solidariedade, inclusive para participar de ação, subscreve correspondências ou abaixo assinados. Essa atitude absurda não pode ficar impune!

Abraços

Antonio Americano do Brasil Borges

Goiânia (GO)

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caro Marcos,

Estamos solidários contigo no mesmo nível do colega Americano. Não podemos aceitar nem nos conformar com absurdos da espécie.

Um forte abraço,

Robério Mendonça de Melo.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caro colega Marcos Cordeiro


Faço minhas as palavras dos inúmeros colegas que já se manifestaram sobre o assunto. É de estarrecer a incompetência e a falta de sensibilidade da Previ. Lamentável!
Forte e solidário abraço.


Maurício Ferreira Sobrinho
Bambuí (MG)

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caro Marcos Cordeiro,


Nossa solidariedade por tão nefasto ato da nossa Previ.
Insensibilidade, para dizer o mínimo.


Abraços.
Andretta

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Caro Marcos,

Quero prestar-te a solidariedade de um pai que sofre com o mesmo pesadelo:

O que será de meu filho, quando eu já não estiver presente para ampara-lo?

Ninguém outro, a não ser pai e mãe, creio, possuem essa responsabilidade.

Ninguém outro, ademais, sente que lhe compete - como de fato não lhe compete - essa responsabilidade.

E foi com essa perspectiva e esse olhar que o legislador definiu a relação de provedor/provido pós morte pelo legado da pensão que garanta um mínimo de dignidade àquele que já teve que suportar por uma vida, as penúrias da descapacidade que involuntariamente carrega.

Não é fácil para ninguém ter que suportar essa indiferença e esse escárnio daqueles que, pela importância das funções que exercem – que naturalmente exige tirocínio, amplitude de sentimentos, e sobretudo, uma dose extra de empatia – e que se apeguem apenas à números frios, respostas com “chapas”, e indiferença perante os rogos mais profundos.

Não é sem motivo que os textos sagrados agrupam como:

Pecados que bradam e pedem a Deus vingança: oprimir os pobres, doentes, órfãos e viúvas.

Receba um grande e fraterno abraço.

 




JOSÉ CHIRIVINO ÁLVARES
BRASÍLIA-DF

RESPEITO SUA PRIVACIDADE
SE DESEJAR, PEÇA PARA RETIRAR
SEU EMAIL DE MINHA MALA-DIRETA



Marcos Cordeiro de Andrade disse...

De Giongo:

Prezado Marcos,

A burocracia, além de estúpida, cega e impessoal por definição, após a saída do saudoso ministro Hélio Beltrão, é incorrigível e, se exercida com autoritarismo e incompetência, o quadro fica completo.

g.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Boa Marcos...

Boa.

Abraços.

Zezinho.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caro colega Marcos,





DEUS, na sua infinita bondade, sabe escolher a quem entregar seus filhos. O seu garoto teve a felicidade de ser entregue num "LAR", onde há cinquenta anos recebe AMOR, CARINHO, DEDICAÇÃO etc, desse nobre cristão e de sua devotíssima esposa.

Estou indignado tanto quanto você Marcos, pois sou uma pessoa do bem e entendo que nesta vida passageira, temos que dividir o que não é nosso, o que nos foi dado para administrar. Nos alegrarmos com a alegria do nosso próximo.

Infelizmente, nem todos se tocam e cumprem este ritual ensinado/orientado/repetido... por Ele. "Dê"(faça o bem) e receberás em dobro.

Que o NATAL seja só de PAZ, muita PAZ e muita SAUDE, prá você e sua família. O NOVO ANO de muitas vitórias. Com DEUS no controle.




Que DEUS e N S DE FÁTIMA lhe abençõe, sempre e sempre.




João Batista de Almeida

Fortaleza - CEARÁ

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caro Colega Marcos Cordeiro,




Também topo manifestar-me através de assinatura a abaixo-assinado, petição, ação, o que for. Basta! Hoje é você! Amanhã? Ah! Amanhã, pode ser qualquer um de nós, outros. Que absurdo!




João Batista de Almeida

Fortaleza - CEARÁ

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caro colega João Batista, concordo em assinar e repassar a Petição Eletrônica que for iniciada, e repassar aos meus contatos, que não são muitos, porém estes poderão repassar também... é o mínimo que poderemos fazer...Goulart Padilha.