quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

FAMABB - a sigla da esperança


Marcos Cordeiro de Andrade

Caros Colegas,

Estão abertas as portas da esperança.

Cansado de ver nossas aspirações atropeladas pela FAABB, ANABB e AAFBB, espero ter encontrado o antídoto para combater o veneno que, historicamente, é inoculado por elas nas veias combalidas da nossa saúde financeira.

Para funcionar como freio às investidas perpetradas juntamente com o patrocinador, em prejuízo das nossas necessidades sempre que são chamados a interferir nas negociações, idealizei a fundação de uma nova Federação (FAMABB) sem o concurso destas três forças predadoras.

Para dar curso ao projeto – inicialmente tratado em sigilo - recorri aos préstimos do experiente e categorizado colega Rubens Geraldo GIONGO de Paula, sócio da AAPPREVI e integrante do MSU.

Ultrapassada a fase embrionária, me faculto o direito de dar ampla publicidade à criação, de forma que hoje passo à adoção em paralelo de todos os colegas aposentados e pensionistas cansados da exploração perniciosa que nos atinge:

"FAMABB - 20/11/15
Caro Giongo.

Conto com você para que a ideia tome corpo e deixo-o à vontade para fazer contatos.
Não me move o intuito de figurar como o pai e/ou dono da “criança”. Até porque essa empreitada exige o concurso de várias e indispensáveis cabeças pensantes.
Mas, como há muito venho remoendo o assunto, tenho algum material de peso para apresentar.
Basta dizer que fiz um esboço de início do Estatuto, com enquadramento jurídico (http://goo.gl/WdP6eI) e passível de melhoramentos.
O direcionamento primeiro é a criação de uma Federação de atuação paralela à da FAABB.
Inicialmente afasto a hipótese da criação de CONFEDERAÇÃO que, por ser muito abrangente, implicaria em abertura para ingresso de Entidades de quem devemos fugir, inclusive a própria FAABB, além do que teríamos de lidar com corpos estranhos ao nosso entendimento.
Já a FAMABB bloquearia nos normativos a participação de indesejáveis, até pela limitação que o título impõe (FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES MINORITÁRIAS DE APOSENTADOS DO BB). As finalidades incluiriam a formação de chapas para CASSI/PREVI e AAFBB/ANABB/FAABB; representação junto aos Órgãos/Entidades que nos dizem respeito; mais assessoria jurídica, impetração de Ações Judiciais, etc.
A Lei faculta a criação e a limitação estipularia a princípio 15.000 ou 20.000 sócios para cada filiada. Com isso estariam de fora a AAFBB (35.000 sócios) e a ANABB (90.000).
Não tenho porque pedir sigilo. Assim sendo, pode fazer contatos usando o meu nome que desde já coloco à disposição para ajudar no que for preciso.

Abraços,
Marcos Cordeiro de Andrade"
(Sem cópias)

Voltando a atualidade do anúncio, acrescento:

No projeto da FAMABB somente poderão se julgar prejudicados aqueles que nos prejudicam. Ou que estejam a serviço deles. Também porque não implica em contribuições financeiras isoladamente. Trocando em miúdos. A pretensão é afastar do nosso caminho a FAABB, a ANABB e a AAFBB, pois essas agremiações reconhecidamente defendem o patrocinador, sempre que este as chama para opinar sobre assuntos que nos dizem respeito. É recorrente a postura subserviente que adotam, nada fazendo em nosso benefício ou fazendo mal. Para não ir longe, entre inúmeras outras ocasiões isso ocorreu na criação do Renda Certa pago em 2007; na distribuição do superávit determinado em 26/11/2010 no “acordo” firmado com doação dos 7,5 bilhões de reais; na suspensão do BET e retorno da cobrança das contribuições. Sem falar que nas eleições para a CASSI/PREVI e nas próprias Entidades citadas, quando trabalham pesado para colocar nos postos eletivos gente compromissada com os interesses do BB/governo – usando descaradamente recursos dos associados.

Quem tem pretensão a santo não faz acordo com o diabo.

Para adesões ao projeto e maiores esclarecimentos, clique aqui: ggiongo@gmail.com


Marcos Cordeiro de Andrade – Curitiba (PR), 16 de dezembro de 2015. www.previplano1.com.br

22 comentários:

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Parabéns pela iniciativa.
Conte comigo,
Att.


Eduardo Mauro Prates
Advogado

◉ Rua México, nº 90, 6º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20031-141
☎ 55 (21) 2215.0081 | 55 (21) 96600.7394
✉ eduardo@cemp.adv.br | www.cemp.adv.br

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

De acordo.



Eder Casal - VP da AABB-JF e Membro do Conselho de Usuários da CASSI-MG.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Como diziam lá no interior quero dar meu nome.



Ernandes Mourão

“Quem não sabe o que procura,
quando encontra, não percebe”
(Athos Gusmão Carneiro)

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Prezado Giongo, boa tarde!


Também achei espetacular a proposta, fruto da inteligência de um batalhador como o Marcos, corajoso, pertinaz, objetivo, franco, transparente e amante da verdade, e que, infelizmente por tudo isso mesmo, acaba sendo incompreendido ou evitado por todos que não querem o bom combate.
Gostaria apenas de esclarecer duas pequenas dúvidas:



1 - na msg a vc, FAMAB - 20/11/15:
"A Lei faculta a criação e a limitação estipularia 15.000 ou 20.000 sócios para cada filiada. Com isso estariam de fora a AAFBB (35.000 sócios) e a ANABB (90.000)",
- talvez a limitação apenas pelo mínimo de sócios não baste, pois os indesejáveis que dominam as associações escolhidas para nos "representar", podem constituir novas entidades enquadráveis.
Melhor obstá-las admitindo o ingresso pelo critério de aprovação por um quorum bem rígido da Diretoria ou das componentes da novel Federação, mediante exame dos antecedentes da proponente.


2- no último parágrafo da explanação:
"Sugiro que a proposta seja debatida no seio de um pequeno grupo constituído inicialmente pelos destinatários (Chapa da "Semente" à AAFBB), aos quais seriam oportunamente acrescentados outros colegas",
- quem são os destinatários, do que e de quem? já que convenientemente a Aafbb, assim como pelo menos a Anabb tb, não seriam consideradas.


Um abraço! João Octaviano

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Prezados Colegas,

Resta saber se as pequens associações de aposentados do BB (AFABBs) topariam desfiliar-se da FAABB para filiar-se à nova entidade FAMABB. A troco de que o fariam?

Valentim

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Prezados,



De tudo, o que mais necessitamos é a verdadeira UNIÃO para defender nossos mais legítimos interesses. A desfiliação das pequenas associações da FAABB é um ato de união?



Abs

Faraco

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caríssimos Valentim e Faraco.

Meus respeitos.

Ninguém precisa abandonar suas convicções. Assim como não se cogita incentivar desfiliações de onde quer que seja.
Desde a data de início do projeto, selecionado grupo foi consultado e, instados à manifestação, houve avanços consideráveis com positivas proposições. Por isso mesmo cogita-se alargar a abrangência ao âmbito de outros Fundos (FUNCEF, PETROS, ELETROS, FAPES, etc.). De igual modo, contamos com espontânea adesão preliminar de oito Associações do nosso meio.
Aliás, o GIONGO disponibiliza os comentários a quem solicitar.
A propósito, faz-se premente enfrentar a realidade que muitos teimam em ignorar. Já é hora de se analisar o conceito de UNIÃO apregoado aleatoriamente. Como discurso proferido de cima do muro somente consulta os interesses de quem o alardeia.
Para dar amplitude ao entendimento de UNIÃO como querem alguns, chegaremos ao ponto de chamar para o nosso lado eternizadas eminências como Isa Musa, Valmir Camilo e Gilberto Santiago, para citar apenas três.

Antes de fazer escolha pelo outro lado, recomendo o aprofundamento na matéria.

“Quem não junta comigo, disperse” (Mt 11, 23b).

Atenciosamente,
Marcos Cordeiro de Andrade

g. disse...

Finalmente, uma notícia excelente, com potencial para "fazer da queda um passo de dança", tão ou mais formidável do que seria vencermos na Anabb!, por exigir assunção de compromissos estatutários claros e imbatíveis com nossa comunidade depenada e, finalmente, colocar representantes íntegros e confiáveis nas mesas de negociação com aqueles que alguns chamam de quadrilha.
O coroamento da iniciativa pode ser retomado de imediato, já com domínio registrado e pago, esboço de início de Estatuto e até enquadramento jurídico!, em mais um inestimável trabalho de nosso aliado e amigo Marcos Cordeiro.
Sobre as perguntas do colega João Octaviano (comentário das 16:16):
1. Risco bem lembrado, tendo em vista os bilionários patrimônios envolvidos e que poderá ser contemplado no esboço de estatuto da Famabb
2. O grupo inicial ainda não foi constituido e a proposta não começou a ser debatida, exceto informalmente. Quem desejar ajudar nos trabalhos iniciais, inclusive colegas advogados, gentileza avisar-nos ( ggiongo@gmail.com ).

Ao ensejo, duas correções¹ e um
Abraço fraterno do g.

¹ Na rede, sou apenas g. giongo ou g. e não sou mais integrante do MSU desde a formação de seu conselho gestor em 2012.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Concordo

com vc, Brandão. Ainda não saí da Anabb e Aafbb por causa de ações pendentes. A AAPBB parece ser ótima opção; pode ter seus pecados que às vezes acabam desfalcando visceralmente seus quadros, mas ela pode continuar nos prestando bons serviços, e, quem sabe, até se redimir. Torçamos!
Pelo que se pode depreender desse começo, a
extrema modéstia do Marcos, ao não sugerir a AAPPREVI, oferece a bola já inflada para outros atacantes fazerem o gol. Abr. João Octaviano

g. disse...

Dizem que "em time que está ganhando, não se mexe". É verdade. E em time que vem perdendo há décadas, por razões que não cabem aqui? Seria razoável considerar razão suficiente para re-exame do assunto? De todos os assuntos?
Ninguém em sã consciência poderia ser contra a união de nossa comunidade e sempre defendemos a necessidade de união verdadeira, como se pode ver aqui (*), desde que nos lembremos de que o alto comando do exército nazista também tinha uma verdadeira união, com a diferença de que um pedido de desfiliação ali, poderia ter consequências desagradáveis. Desnecessário lembrar, também, da infeliz mas unida tripulação do Titanic e da unidíssima turma do saudoso Jabaquara Atlético Clube, quando caiu para a segunda divisão.

Adicionalmente, forçoso reconhecer que os prezados colegas srs. Sasseron, Walmir Camilo, Sérgio Rosa, Berzoini, Pimentel, pessoal da Cut, da Anapar, da Anabb e outros conhecem muito bem o assunto previdência fechada, o que nos leva a conclusão óbvia de que nosso problema não é técnico (até porque temos outros colegas muito confiáveis e capacitados) e conhecer bem o assunto não tem sido suficiente para nós outros, necessitamos de lideranças que, além disso, também tenham outras qualidades raras e pouco vistas ùltimamente. Quais seriam essas qualidades, cabe a nossa comunidade depenada há anos definir, p.e., comparando sempre as palavras com as ações efetivas. Talvez abnegação e lealdade a nosso encanecido exército Brancaleone em maliciosa e prematura extinção sejam duas delas.
Abc do g.


(*) http://www.unap-bb.org/Quem-Somos.php

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

18/12/2015
Teto das aposentadorias vai para R$ 5.147 em 2016

Clayton Castelani
do Agora

O Orçamento de 2016, aprovado ontem pelo Congresso Nacional, confirmou a previsão de reajuste de 10,37% para as aposentadorias do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Com isso, o teto dos benefícios, hoje em R$ 4.663,75, deverá ser de R$ 5.147,38 no ano que vem.

O texto também reafirmou a elevação do salário mínimo de R$ 788 para R$ 871.

Esse será, portanto, o novo piso dos benefícios previdenciários.

Na votação, o Congresso manteve as bases de reajuste apresentadas no final de novembro pelo Ministério do Planejamento.
Fonte: Jornal Agora S. Paulo.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

O dispensável economês da PREVI.

Não satisfeitos em nos empurrar goela abaixo a linguagem inalcançável do economês - privativo das cabeças que só “pensam naquilo”, os tecnocratas da PREVI resolveram inovar nos comunicados direcionados aos velhinhos trambiqueiros do Sasseron.

Por favor, leiam no site da PREVI como eles agora se esmeraram para nos ensinar línguas alienígenas. Por exemplo, você sabe o que significa “duration”? Para eles é uma complicada fórmula traduzida como “Duração Média do Passivo” de cada Plano.

Quer aprender mais? Acesse o site da PREVI: www.previ.com.br

http://www.previ.com.br/menu-auxiliar/noticias-e-publicacoes/noticias/detalhes-da-noticia/novas-regras-para-deficits-e-superavits-em-vigor.htm

E saiba também: cabotinismo não é cultura, mas um velho bem informado vale mais que cem tecnocratas do nosso Fundo.

Marcos Cordeiro de Andrade
Curitiba (PR), 18/12/15.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Prezados amigos e colegas que se manifestaram expressamente,


Peço desculpa pela demora, que se deveu a correria e problemas particulares. A fim de facilitar e centralizar a comunicação interna e esclarecimentos iniciais sobre a nova Federação de Associações Minoritárias, foi criado o e-grupo FAMABB (*), e sala de bate-papo com câmera (**), que permitirão dispor de recursos oferecidos por Yahho e Bol, como arquivos diversos (esboço do estatuto http://goo.gl/WdP6eI , endereços, legislação, textos, informática básica, etc...), links (associações, entidades, etc...), enquetes, fotos, reuniões online, etc... (em obras)

Complementarmente, temos o e-grupo UnapBB-Jur, que colocamos a disposição de nossos colegas advogados, que desejarem foro dedicado exclusivamente a assuntos e arquivos jurídicos corporativos.

Ao ensejo, nossos votos de ótimo Natal, saúde, sucesso sempre e um



Abc do g.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

19/12/2015
Consulta aos benefícios com reajuste sai dia 19 de janeiro
Fernanda Brigatti e Juliano Moreira
do Agora

Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) conseguirão consultar o valor do benefício reajustado a partir do dia 19 de janeiro.

Os novos valores começarão a ser depositados em 25 de janeiro, para os segurados que têm o benefício igual ao salário mínimo.

Neste ano, o valor do piso é de R$ 788, e o governo prevê reajustá-lo para R$ 871 a partir dos pagamentos de janeiro.

O calendário de depósitos do INSS varia de acordo com o número final do cartão de benefício do segurado, sem considerar o dígito.

No dia 25 de janeiro, o pagamento sairá para quem tem final 1.
Fonte: Jornal Agora S. Paulo.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Governo Federal contra os aposentados por invalidez


Para que houvesse, na Câmara, a aprovação da PEC 170/12, a base governamental condicionou o voto favorável ao não pagamento de atrasados e sim somente a partir da publicação da emenda constitucional. Com a aprovação pela Câmara, a PEC foi encaminhada ao Senado Federal, onde chegou em 17/12/2014 e passou a tramitar nesta Casa com a numeração de PEC 56/2014.

Quase que certamente por pressão do Governo Federal, o acordo político firmado entre os Partidos foi colocado embaixo dos tapetes e, em 18/12/2015, a PEC encontra-se, ainda, pendente de análise do Plenário do Senado, em dois turnos de votação.


A PEC 170/12, capitaneada por Andréia Zito, então Deputada Federal, foi aprovada, em 16/12/2014, com 398 votos favoráveis e nenhum contrário, no plenário da Câmara Federal. A mencionada PEC estabelece a aposentadoria integral a servidores públicos aposentados por invalidez e valerá para os servidores civis da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Desse modo, quem se aposentar por invalidez receberá proventos integrais e não proporcionalmente ao tempo de serviço. A matéria define regra de transição para quem ingressou no serviço público até 31/12/2003 e abrangerá todos aqueles que tomarem posse após a publicação da futura emenda constitucional.




Enquanto isto, a quase totalidade dos aposentados por invalidez continua a receber benefícios de aposentadoria muitíssimo abaixo do salário que receberia em atividade. Alguém muito próximo ao autor desta matéria era funcionário técnico de Universidade Federal e foi aposentado por invalidez, passando a receber aproximadamente 25% de seu último salário em atividade.

Os tecnocratas devem julgar que a aprovação da mesma contribuirá para o desequilíbrio orçamentário e, por isto, devem pressionar os ilustres Senadores a adiarem o exame da matéria. Triste Brasil.
JOÃO CARLOS LAGO NETO.'.
em 18/12/2015

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Então, colegas,


Começou cedo o desentendimento na ANABB.


Volto a repetir: enquanto fizermos as mesmas coisas, vamos obter os mesmos resultados (sic).


Em 2016 teremos novas oportunidades de mudanças com eleições na CASSI e na PREVI. Vamos participar colhendo informações desde já e de muitas fontes para que possamos votar CONSCIENTEMENTE, separando o joio do trigo.


Precisamos fazer a nossa parte retransmitindo aos colegas de nossa lista de contatos as informações importantes que forem veiculadas. Não esqueçam de conversar com os colegas da ativa, qdo precisarem ir a sua agência de relacionamento.


É preciso levar informação aos colegas que não frequentam a NET.


FEliz Natal a todos!

Abçs
Daisy- SP - SP
MSU/Acorda-BB/REDE-SOS
"Aquele que não luta pelo futuro que quer, deve aceitar o futuro que vier" (autor desconhecido)
Venha lutar pelo seu futuro, basta encaminhar um email para:
rede-sos-subscribe@yahoogrupos.com.br



=================================

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Prezada Daisy,



A propósito da sua mensagem de Natal, por que você não veicula notícias sobre a melhor ferramenta já idealizada para defender os interesses dos aposentados e pensionistas oriundos do BB?

Falo da FAMABB (Federação das Associações Minoritárias dos Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil):



http://www.previplano1.com.br/2015/12/famabb-sigla-da-esperanca.html



Eu já encaminhei para a rede inúmeras mensagens a respeito do assunto e nenhuma delas foi publicada.

Não quero polemizar.

Só quero entender, uma vez que sua postura cai no lugar comum que alardeia:



“...enquanto fizermos as mesmas coisas, vamos obter os mesmos resultados (sic). “



FELIZ NATAL a TODOS!



Atenciosamente,



Marcos Cordeiro de Andrade

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Prezado Marcos Cordeiro,


Todas as mensagens que chegaram a meu conhecimento referente a FAMABB foram publicadas no grupo REDE-SOS.


Salvo engano, acredito que muitos dos destinatários desta mensagem tomaram conhecimento da FAMABB através do REDE-SOS.


Peço a gentileza de informar especificamente a qual mensagem você se refere que não foi veiculada e vou verificar se houve algum problema para liberação.


Estou incluindo nos destinatários, o colega José Roberto, que tem dividido comigo a coordenação do grupo REDE-SOS.



Abçs
Daisy- SP - SP
MSU/Acorda-BB/REDE-SOS

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Prezada Daisy,


Corroboro suas informações.


Todas, repito, TODAS as mensagens que chegaram ao Rede-Sos sobre o tema FAMABB foram por mim liberadas, sem nenhuma exceção.


É fácil de se comprovar tal afirmação pedindo aos colegas aos quais você enviou sua resposta, para quem também encaminho essa minha, que confirmem o que aqui está dito.


Não é a primeira vez que o Marcos Cordeiro nos acusa de não liberar suas mensagens e, em todas elas, essa afirmação se mostrou equivocada. Seria de bom alvitre que o colega procurasse ver se as mensagens do Rede não estão ficando retidas em sua caixa de spam ou passando desapercebidas por sua caixa de entrada.


O grupo Rede-Sos não discrimina quem quer que seja. As mensagens só deixam de ser liberadas quando infringem as regras do grupo, o que não se configura no caso em tela.


Abraços de luz e PAZ,


Zé Roberto

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Prezados moderadores do REDE SOS.

Em respeito à seriedade com que procuro divulgar os textos que escrevo, versando sobre assuntos do interesse dos Colegas Aposentados e Pensionistas a quem os dirijo, encareço seus préstimos no sentido de tratar o assunto com o mesmo respeito que lhes devoto.

Seu posicionamento em relação aos meus pedidos de divulgação remete ao entendimento de que ajo com leviandade, fazendo-lhes acusações infundadas.

Por isso, peço analisar a destinação dada às mensagens abaixo caracterizadas, cuja confirmação de publicação não me chegou ao conhecimento.

Sem descartar a possibilidade de eventual desencontro ocasionado por falha de servidores utilizados, ficar-lhes-ei grato na medida em que consigam levantar o entendimento de que me acusam de agir com leviandade.

Atenciosamente,
Marcos Cordeiro de Andrade
www.previplano1.com.br
marcos@previplano1.com.br

19/12/15 (07:50) – Para: REDE-SOS@yahoogrupos.com.br; Re: [REDE-SOS] RES: [FUNCI BB] ANABB – REUNIÃO POLÊMICA;
16/12/15 (14:13) – Para: REDE-SOS@yahoogrupos.com.brFAMABB - Caminho livre para sonhar e agir;
12/12/15 (21:30) – Para: REDE-SOS@yahoogrupos.com.br; Incompetência e pensão alimentícia;
05/12/15 (16:11) – Para: REDE-SOS@yahoogrupos.com.br;
PREVI e o mar de lama;
27/11/2015 (18:33) – Para: REDE-SOS@yahoogrupos.com.br; Empréstimo Simples - Explicações da PREVI;
19/11/2015 (14:50) – Para: REDE-SOS@yahoogrupos.com.br; Eleição ANABB - Tirando lições;

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Enfim, a PREVI tomou tento e fez uso de linguagem acessível para explicar o que é "duration".

Notícias
21/12/2015
Olha o trem
Uma viagem nos trilhos para explicar sobre as reservas da PREVI.

Embora não sejamos "ferroviários", a explicação dá pro gasto.

Leiam no site da Previ: www.previ.com.br

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


PREZADOS COLEGAS APOSENTADOS DO BANCO DO BRASIL, DEFENSORES DA PREVI E DA CASSI,,


Ricardo, Brandão, Giongo, Marcos, João Otaviano e MILHARES DE OUTROS DA REDE SOS, QUE ESTÃO LENDO ESTA MENSAGEM AGORA.


ACREDITANDO QUE DEFENDEM, COMO EU, A VITALIZAÇÃO DA FAMABB, ENQUANTO ESSA NÃO É OFICIALIZADA, PEÇO QUE ME AJUDEM A DIVULGAR A MINHA PETIÇÃO, QUE CONSULTA O INTERESSE DO DIREITO DE TODOS, SE VCS CONCODAREM, E, CASO AINDA NÃO TENHAM ASSINADO O FAÇAM AGORA, POR FAVOR, QUE DE QUALQUER MODO FICAR-LHES-EI GRATO.SEGUE O LINK:


https://secure.avaaz.org/po/petition/PREVI_CAMPANHA_LOGISTICA_APOSENTADOS_PODEM_AFUNDAR_EM_DIVIDAS_DEMONSTRE_QUE_O_APOSENTADO_E_O_DONO_DA_PREVI/?copy


ABS. FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO(PLANESILVA@MSN.COM)

Enviado por: SILVA NETO