quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

A CASSI ainda é nossa - II



Marcos Cordeiro de Andrade

Caros Colegas,

Aos que defendem o Banco do Brasil nesta questão envolvendo a CASSI, peço que apontem uma reforma estatutária no âmbito das nossas Caixas em que não tenha havido prejuízo para os seus associados. Não encontrarão.

É notório que o Banco, a cada investida nos Estatutos da CASSI e da PREVI, visa o seu lado unicamente. Seja para superar crises de momento, seja para arquitetar meios de se eximir da responsabilidade que lhe cabe na condição de patrocinador dessas Entidades. E assim, de reforma em reforma vem se dando bem a cada investida. Como prova, lembramos a existência de MILHARES de Ações Judiciais tramitando na Justiça do Trabalho (e na Cível) em nome de aposentados e pensionistas prejudicados, onde se invoca o Art. 468 da CLT:

“Art. 468 - Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.”

De ressaltar que nessas ocasiões ele (BB) se valeu de consultas ao corpo social das Caixas para sacramentar seu intento, com a agravante de que, nos plebiscitos ocorridos, fez uso da máquina administrativa para influenciar os votantes. Sem contar que a propaganda utilizada, dirigida majoritariamente aos servidores da ativa (que lhe devem subserviência por força do vínculo patronal), exclui do poder decisório a parcela de aposentados e pensionistas. Isto porque, ao chamar para discutir o assunto “democraticamente” exclui essas pessoas do processo, uma vez que somente permite sentar-se à sua mesa quatro entidades viciadas no ofício de defendê-lo: FAABB, AAFBB, ANABB e CONTRAF-CUT, intercalando a CONTEC em algumas ocasiões. Neste particular, é oportuno lembrar a decisão mais recente em que esse grupo atuou em detrimento dos nossos interesses. Falo da doação de dinheiro retirado da PREVI destinado à melhoria dos benefícios dos participantes do Fundo. Trata-se dos sete e meio bilhões de reais dados de bandeja ao BB-patrocinador em 24/11/2010, por esse grupo, cujas assinaturas dos dirigentes foram apostas nos repugnantes Memorando de Entendimentos e Termo de Compromisso. Sendo que o primeiro, cuidando da DOAÇÃO, foi cumprido à risca neste particular. Enquanto que o segundo, que falava em melhorias, até hoje aguarda o cumprimento das promessas jogado em alguma gaveta providencial.

No momento atual, em que o Banco repete a farsa de consulta ao Corpo Social da CASSI, é dever de todos os associados do Plano conhecer a íntegra das propostas que são impostas para não cair nesse conto do vigário mais uma vez. Basta dizer que entre elas há a intenção do afastamento da condição de patrocinador (obrigação legal regulada no Estatuto), deixando a CASSI órfã para cuidar sozinha dos aposentados e pensionistas. Sem contar coisas de menor impacto ali colocadas para dourar a pílula que nos será empurrada goela abaixo se concordarmos com a reforma estatutária proposta.

Mais temerário que aceitar esse engodo, é o fato de que as siglas que falsamente nos defendem estão, mais uma vez, a serviço do algoz BB já com assento garantido (e somente elas) à mesa de “negociações”.

Contrário a tudo isto, lembro que essas negociações rolam há mais de um ano pelas mãos que se conhece. E, estranhamente, somente agora, sem mais espaço para empurrar o assunto com embromações, provavelmente sabedores de que o Banco já concluiu a proposta de que estão concordes, veem abrir espaço à plebe para sugerir propostas para discussão, sem valor algum a esta altura do campeonato. Isto, pelo inusitado do chamamento, deve ser levado à conta de desculpa esfarrapada para justificar sua compacta adesão (e concordância) à proposta do Banco – já pronta e acabada para ser assinada na próxima reunião dos eminentes “representantes” dos associados da CASSI os quais, não se cuidando, embarcarão na canoa furada encarregada de transportar a Reforma do Estatuto da CASSI à feição dos interesses do patrocinador, via “consulta” ao corpo social da Caixa, para justificar seu gesto:

“Art. 86. Qualquer reforma deste Estatuto somente pode ser realizada após anuência do Banco do Brasil S.A. e posterior consulta ao Corpo Social. “

Neste caso, há sobreposição de personagens. O Banco propõe e anui ao mesmo tempo.

Sem contar que, além de prejudicial, essa encenação poderia ter deixado de existir, bastando que o patrocinador fizesse cumprir o Estatuto em vigor botando ordem na casa, O que se tem como lógico visto que a ele cabe a responsabilidade de gerir a CASSI através dos prepostos indicados e nomeados sob seus poderes – também estatutários.

Portanto, para sanear as finanças da CASSI não há necessidade de reformar seu Estatuto. Basta que se cumpra o existente sem necessidade de cairmos em desgraça sucumbindo à manipulação dos aliados do Banco no propósito de descumprir a Lei, retirando-se do Plano com ajuda da FAABB, AAFBB, ANABB e CONTRAF-CUT, suas eternas aliadas em questões que prejudicam os aposentados e pensionistas envolvidos.

Que me perdoem os que pensam diferente, talvez iludidos com argumentação panfletária dos compromissados com essas siglas, mas eu, Marcos Cordeiro de Andrade (sem rabo preso com o que quer que seja), do alto da independência que regula meus propósitos digo e recomendo um vigoroso NÃO à reforma do Estatuto da CASSI, do modo como está posto. Antes que seja tarde demais.


Marcos Cordeiro de Andrade – Curitiba (PR), 06 de janeiro de 2016. www.previplano1.com.br

14 comentários:

N A S S E R disse...

Como de costume, EXCELENTES os comentários do colega e Presidente da AAPPREVI, Marcos Cordeiro.
Disse o que TODOS NÓS que lemos, estudamos, acompanhamos os assuntos ligados à CASSI e PREVI já sabemos. Disse o que TODOS os "negociadores" também já sabem, já sabiam mas continuam firmes no palco dessa encenação que está a completar UM ANO, sem avanços significativos, haja vista a TECLA ÚNICA do patrocinador: querer livrar-se, a todo custo e DEFINITIVAMENTE, da CASSI e, de modo especial de todos aqueles que contribuíram ao longo de suas vidas para a PUJANÇA do Banco do Brasil. Não só os ATUAIS aposentados e pensionistas, mas também os colegas (ainda em atividade) e futuros APOSENTADOS - se é que vão conseguir chegar lá, vencendo as cobranças irracionais e doentias de metas, os assédios de todo tipo que lhes recheia o dia-a-dia de seu trabalho atual. É preciso ficarmos atentos, permanecermos "de plantão", acompanhando tudo, par e passo, e repassando informações importantes e de fontes confiáveis como esta, da AAPPREVI, as que o Grupo MEIA DÚZIA DE TRÊS OU QUATRO também repassa, além de outros abnegados estudiosos e dedicados colegas que procuram manter todos os que se interessam por CASSI e PREVI mais e mais inteirados a respeito da forma como são conduzidos assuntos que dizem respeito a TODOS NÓS.
Vamos acompanhar. Vamos ficar atentos. Vamos repassar informações desse quilate. Vamos trazer mais e mais colegas para integrar essa "Caravana do Bem" pois o que se busca é a DEFESA DE NOSSOS DIREITOS E INTERESSES COMUNS.
Parabéns ao colega e Presidente MARCOS CORDEIRO, parabéns à AAPPREVI.
NASSER J. Kadri - Associado e integrante do Grupo MEIA DÚZIA DE TRÊS OU QUATRO. 06 01 2016.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Prezados,


Concordo na integralidade com os dois primeiros textos constantes no site abaixo, da autoria do colega Marcos Cordeiro.



E o mais curioso é que a continuada embromação levada a efeito pelo patrocinador, em especial desde 1997 - com a intrigante anuência de nossas associações e dos que votam, ao longo desses anos -, mostra não ter servido de alerta, tampouco de cautela, para a maioria dos associados e dos assistidos que continuam se submetendo à vontade patronal.



Um quadro clássico do malandro e suas exploradas amantes. Aquele enrola, tergiversa, tripudia, seduz, delonga e, ao final, termina - sempre - por fazer prevalecer a sua soberana vontade enquanto estas, mesmo perdendo sempre e sendo lesadas em seus interesses, continuam, docilmente, a aceitar as injustas e absurdas imposições daquele.



Intrigante, não é mesmo?



Nesse cenário e a essa altura, parece que só nos resta rezar de vez que essa comédia, essa trágica e repetitiva encenação, onde os prejudicados não chegam a um acordo contra o algoz mas, paradoxalmente, não se unem para somar forças mas, ainda pior, alguns deles chegam até mesmo a se atacar, com virulência e desrespeito, o que contribui, ainda mais, para que esse repetitivo e cansativo enredo tenha o mesmo fim, como tem sido sempre: a VITÓRIA do patrocinador que IMPÕE a sua VONTADE sobre a grande maioria que, de forma lamentável e inexplicável, tem se comportado de forma omissa, acomodada e desunida.



Ou os egos são esquecidos - pelo menos, neste momento crucial para todos nós -, ou todos perderemos... mais uma vez.



Norton Seng

06.01.16



2016-01-06 5:12 GMT-02:00 'Marcos Cordeiro' marcos@previplano1.com.br [REDE-SOS] :



A CASSI ainda é nossa – por Marcos Cordeiro de Andrade – www.previplano1.com.br

Marcos Cordeiro de Andrade disse...



​http://julianacaref.com.br/?p=801


Meus prezados colegas da ativa, aposentados e pensionistas,
peço-lhes que leiam com atenção o esclarecedor conteúdo do site acima mencionado como Assunto.


Todos sabemos que:
1) com a administração "compartilhada" o Banco vem aniquilando a nossa CASSI;
2) mais uma vez ela se encontra em situação deficitária; e
3) ele pra resolver um problema seu junto à CVM (Comissão de Valores Mobiliários), insiste em se desresponsabilizar de suas obrigações com a saúde dos aposentados (atuais e futuros) e pensionistas.


Infelizmente, o Banco não é mais o mesmo de tempos atrás e, na sequência da retirada de direitos, é iminente um novo golpe na nossa CASSI.


Feliz Ano Novo a todos!!! João Octaviano

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Vejam resposta da PREVI ao meu questionamento.

Tania Perret

---------- Mensagem encaminhada ----------
De:
Data: 7 de janeiro de 2016 10:56
Assunto: ATENDIMENTO PREVI
Para:

Número de atendimento 61336211

Senhora Tania,

De acordo com o Artigo 63 do Regulamento do Plano 1, os benefícios a cargo da PREVI são reajustados anualmente, no mês de janeiro, pelo INPC.

Tão logo o referido índice esteja disponível, a PREVI dará ampla divulgação por meio de seus canais de comunicação. Pedimos aguardar.

Permancemos à disposição.

FLAVIA GOMES
Gerência de Atendimento
PREVI

O retorno desta mensagem não é monitorado. Caso necessite respondê-la, encaminhe sua mensagem por meio da seção Fale Conosco, opção Participante.

-----------------------------------------------------------------

Data: 05/01/2016 16:45:23
Assunto: Folha de Pagamentos
Tipo: Solicitação

Mensagem:
Favor informar qual o índice de reajuste dos benefícios dos participantes do plano I.

Matrícula: 9275980
Nome: TANIA BOMFIM PERRET
DDD-TEL:
E-mail:

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Comentário recebido:

Caríssima colega e amiga Isa Musa de Noronha,

O "GRUPO MEIA DÚZIA DE TRÊS OU QUATRO" adota um sistema de se aprofundar ao máximo nos estudos sobre temas importante, como o em voga: "GESTÃO CASSI", que de há muito vem sendo objeto de discussões em repetidas reuniões. O posicionamento abaixo feito pelo André, atuante membro do Meia Dúzia, traduz o pensamento dominante do mesmo Grupo, razão pelo qual apelamos - para sua capacidade de grande Líder que é; que participa da mesa de negociações, além de ser uma grande formadora de opinião, - que nos auxilie, defendendo também e levando ao conhecimento dos nossos colegas da ativa, aposentados e pensionistas do BB, de que "DIREITO NÃO SE NEGOCIA, SE EXIGE. O nosso colega Marcos Cordeiro de Andrade, foi muito feliz quando proclamou: "RECOMENDO UM VIGOROSO NÃO & Agrave; REFORMA DO ESTATUTO DA CASSI, DO MODO COMO ESTÁ POSTO, ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS". Cordialmente, BEZERRA-Supervisor do Meia Dúzia.

________________________________________

De: "Andre Mascarenhas"
Enviada: 2016/01/06 23:31:23
Para:
Assunto: Minha resposta a ISA MUSA ... GESTÃO DA CASSI

Prezados ISA MUSA DE NORONHA e demais colegas,

Willian Mendes, declara:
"Eu não conheço muito os critérios utilizados por estes índices e notas não". referindo-se as notas e indicadores da avaliação da ANS...

Esta é a declaração do "DIRETOR DE SAÚDE da OPERADORA CASSI, William Mendes: (foto da declaração contextualizada anexa).

Depois, AINDA IRÃO CONTINUAR dizendo que a CASSI não tem problema de GESTÃO ???

Infelizmente, a nossa SAÚDE está entregue a um DIRETOR DE SAÚDE que - além de não ter formação na área de saúde - desconhece a forma como a AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE avalia os Planos de Saúde... Isto é ou não uma aberrante PROBLEMA DE GESTÃO ???

Quem é o DIRETOR MÉDICO DA CASSI ? QUEM É O DIRETOR QUE REPRESENTA A CASSI JUNTO A ANS ?

CONTINUA na PARTE II

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

PARTE II - Final

Isto, porque a CASSI vem a ser um dos maiores planos de saúde suplementar do Brasil... Mais de 1 MILHÃO de beneficiários, quando computados o CASSI ASSOCIADOS, CASSI FAMÍLIA e CONVÊNIOS DE RECIPROCIDADE....

Insistir em dizer que o problema da CASSI é meramente financeiro e NÃO É GESTÃO... É ABUSAR DA INTELIGENCIA DE TODOS!

Pior dos mundos:
- ver pessoas experientes, "Associações", formadores de opinião, vir a público defender a fórmula simplista de ELEVAÇÃO DAS CONTRIBUIÇÕES quando colegas ficam - dias e semanas - internados em hospitais aguardando autorização de procedimento sem que nenhum médico da CASSI - ou perito médico da especialidade, cujo custo do laudo é inferior a 1/2 diária de uma internação em quarto simples - lhe faça uma visita ou defina "in loco" a situação ???

No dia 09.02.2015, o Grupo MEIA DÚZIA, em pronunciamento do BEZERRA, denominado "DEDO NA FERIDA", manifestou-se contrário a elevação das contribuições sem uma AUDITORIA INDEPENDENTE, acrescentando:

"Para encurtar a conversa, todos nós – ativos, aposentados e pensionistas – temos consciência que a CASSI precisa de uma reestruturação, inclusive do seu plano de custeio.
Os custos da atividade médica: novos procedimentos; intervenções e cirurgias, além da nossa maior longevidade, por si só, justificam isto!
Antes, porém, semelhante a qualquer empresa, precisamos conhecer os centros de custos e resultados da CASSI que precisa disponibilizar relatórios analíticos auditados, transparentes e confiáveis, para que permita identificar os itens causais e permita uma reavaliação de ações e implantação de um programa de racionalização dos custos. Enfim, GOVERNANÇA!

Inicialmente, já detectado que está distorcido “para mais” os salários dos dirigentes e instalações faraônicas; melhorar a calibragem e regulação dos pontos de auditoria para identificar vazamentos e favorecimentos; transparência nas contas; renegociação de contratos de prestação de serviços, inclusive de serviços financeiros.
....Mas, também, precisamos revisar – e recuperar a já deteriorada - rede de médicos, hospitais e clinicas credenciadas ... Precisamos de QUANTIDADE; QUALIDADE e CENTROS DE REFERENCIA como contrapartida para os nossos dispêndios.
Basta! Todas as “concessões” e mudanças de Estatuto só nos trouxeram dor de cabeça e tristeza".

Dia 09.02.2105, foi o dia em que a ANABB e FAABB convocaram todas as "entidades" para ouvir a explanação do Willian de que a "CASSI estava quebrada" e a saída era injetar mais R$ 300 MILHÕES (hoje R$ 150 milhões) para o falido projeto de Estratégia de Saúde da Família. A cantilena continua ...

À consideração de TODOS!

Abraço fraterno,

André Mascarenhas

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

08/01/2016
'Nem que a vaca tussa', afirma CUT sobre aumentar idade na aposentadoria
Fernanda Brigatti e Folha de S.Paulo
do Agora

Os movimentos sociais reagiram mal às declarações da presidente Dilma Rousseff e já falam em ir para o "enfrentamento" se a reforma da Previdência evoluir.

Dilma defende idade maior para pedir aposentadoria
Para o diretor de Administração e Finanças da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Quintino Severo, a ideia prejudica a "já difícil relação com Dilma".

"Nós é que diremos 'nem que a vaca tussa'", afirmou, fazendo referência à promessa de campanha da presidente, de que não mexeria nos direitos dos trabalhadores "nem que a vaca tussa.

O comando do PT está dividido sobre a necessidade de uma reforma.

Mas concorda que este não é o momento para sua discussão.
Fonte: Jornal Agora S. Paulo.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Extraído do site da Contraf-Cut:

06/01/2016

“Três das entidades que participam da Comissão de Negociações com o BB sobre a Cassi, coordenada pela Contraf-CUT, romperam com o procedimento unitário que vinha sendo adotado até então pelos representantes dos trabalhadores e apresentaram proposta que repassa aos associados maior responsabilidade pelo custeio da Cassi. Propõem aumentar em 54% as contribuições dos associados e do BB e abrem espaço para novos aumentos futuros. “
“...não há nenhuma garantia de que o BB aumente suas contribuições. Uma proposta de aumento de custeio apresentada por entidades representativas do funcionalismo abre espaço para que o banco mande a conta para os associados. Desde o começo das negociações o BB se nega a aumentar suas contribuições patronais, e a Contraf entende que a proposta pública das entidades enfraquece o posicionamento dos trabalhadores na mesa de negociações. “

http://www.contrafcut.org.br/noticias/contraf-e-contra-aumentar-em-54-as-contribuicoes-dos-associados-da-cassi-aaaf

Nota do Blog:

Alguém tem ideia de quem sejam essas TRÊS ENTIDADES?

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Vale a pena conhecer:

Os esquemas do ministro motoqueiro.
Revista Isto É.

http://www.istoe.com.br/reportagens/440647_OS+ESQUEMAS+DO+MINISTRO+MOTOQUEIRO

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Extraído do site PREVI:

08/01/2016
Benefícios do Plano 1 serão reajustados em 11,28%
Aposentados e pensionistas do Plano 1 receberão neste mês seus benefícios reajustados pelo INPC.
Os aposentados e pensionistas do Plano 1 receberão seus benefícios reajustados neste mês. O INPC é o indexador dos planos de benefícios da PREVI. Para as concessões até 31/1/2015, o índice de reajuste da PREVI será de 11,28%, correspondente ao INPC acumulado entre janeiro e dezembro/2015. Para os benefícios concedidos a partir de fevereiro/2015, computou-se o INPC acumulado entre o primeiro dia do mês de início do benefício e 31/12/2015. Lembramos que para as pensões por morte de participantes aposentados, o critério de apuração do índice de reajuste levará em conta o mês de início da aposentadoria e não o da pensão.
Os aposentados do Plano 1 com início de benefício em 2016 terão o primeiro reajuste em janeiro/2017, com base no INPC apurado entre o primeiro dia do mês de início do benefício e 31/12/2016.
Com esse reajuste, o desembolso da PREVI para pagamento dos benefícios do Plano 1, de sua responsabilidade, deverá aumentar na ordem de R$ 81 milhões por mês.
O benefício do INSS também será reajustado no mês de janeiro pelo mesmo índice. Lembramos que os benefícios do Previ Futuro são reajustados somente em junho.
Confira o seu índice de reajuste nas tabelas abaixo:

CONTINUA na PARTE II

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

PARTE II – Final.

Por favor. Veja no site da PREVI - www.previ.com.br





Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Solonel Drumond Jr publicou no grupo MOVIMENTO SEMENTE DA UNIÃO.

Solonel Drumond Jr
11 de janeiro às 20:39


Colegas,
preparemo-nos, pois o chumbo grosso já está sendo derretido. Se esta notícia é verdadeira, segundo a qual a CONTRAF-CUT estaria contra a proposta apresentada pelas 3 IRMÃS (ANABB - AAFBB e FAABB) para o equacionamento do problema da CASSI.
Custo a acreditar na veracidade, mas consta que as Três Irmãs apresentaram tal proposta na mesa de negociação com o BB, instalada por "exigência" da CONTRAF-CUT(segundo ela mesma).
Ainda segundo consta (não acredito nisso) a proposta seria pura e simplesmente aumentar nossa contribuição em "apenas" 54%, com o que a CONTRAF-CUT não estaria "milagrosamente" concordando.
Interessante é que na mesma página em que nossa pretensa "defensora" acusa as demais participantes das negociações de jogarem contra os associados propondo tal aumento, informa que apresentou proposta em consenso com as demais entidades totalmente diferente, a saber:
" 1. Investimento de R$ 150 milhões por parte do BB para implantar as ações estruturantes e de sustentabilidade apresentadas pelos diretores eleitos da Cassi (melhoria de processos de regulação e racionalização de despesas, implantação de dois projetos-piloto de unidades próprias para implantação da estratégia de saúde da família, dentre outros);
2. Antecipação de contribuições patronais, para equilibrar o fluxo de caixa da entidade.
A expectativa é que estas medidas tragam redução de despesas, deixando mais claro se haverá mesmo necessidade de aumentar contribuições."
Pelo que podemos notar, lendo os informes anteriores sobre o assunto, é que se trata de enrolação pura e simples, pois esta proposta vem sendo negada pelo patrão desde o início. Com certeza trata-se de um script montado para disfarçar a "entrega" já arquitetada.
Este filme nós já vimos, e o ingresso nos foi caríssimo.
Fonte: Contraf-CUT
http://www.contrafcut.org.br/noticias/contraf-e-contra-aumentar-em-54-as-contribuicoes-dos-associados-da-cassi-aaaf



Marcos Cordeiro de Andrade disse...

13/01/2016
Inflação do aposentado fecha o ano mais alta
Fernanda Brigatti
do Agora

A população acima de 60 anos sofreu mais com o avanço de preços, em 2015, do que o restante dos brasileiros.

O IPC-3i (Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade), da FGV (Fundação Getulio Vargas), fechou 2015 em 11,13%, enquanto o índice geral da fundação foi de 10,53% no período de janeiro a dezembro.

Um dos principais pesos na inflação dos aposentados nos três últimos meses do ano foi o grupo alimentação.

De 0,54%, a variação de preços passou para 5,37% no último trimestre.

O destaque, segundo a FGV, ficou com as hortaliças e os legumes.

De um recuo de 16,33% de julho a setembro, esse subgrupo de despesas saltou para uma alta de 20,81%.

A principal influência no índice de inflação é a tarifa de energia elétrica residencial, que avançou 49%, e também apareceu com força no índice geral.

Com 55,92% de aumento acumulado no período de janeiro a dezembro do ano passado, os jogos lotéricos também estão entre os culpados pela alta.
Fonte: Jornal Agora S. Paulo.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Colegas,
Até agora muito se tem discutido sobre a situação financeira da CASSI. Diversas propostas e sugestões foram apresentadas, mas nenhuma até agora tratou da principal causa da situação, que salvo m.j. é de inteira responsabilidade do Banco do Brasil. Vejamos as razões disso:
a) Não podemos comparar o plano da CASSI aos demais planos com excessão da CASSI ASSOCIADOS EXTERNOS(mesmo esta que tem restrições a livre adesão).
b) Adesão compulsória de todos os Funcionários do BB (não cabe o livre arbítrio) é um ponto crucial e garantia de direitos de responsabilidade do BB. O plano foi criado e administrado pelo BB que acabou onerando o plano por intermédio de sua política de RH. Não se permitiu o desligamento deste plano para funcionários ativos e aposentados.
c) O desleixo do BB é claro quando quer que o usuário assuma a sua(BB) responsabilidade ou parte dela.
d) Juridicamente (embora a justiça seja mais política do que deveria ser) nossos direitos devem ser preservados, mas para isso o fundamental é não abrir mão disso por meia duzia de promessas. A equiparação com o Banco Central seja visto como exemplo para as futuras intenções do BB.
e) Enquanto não houver uma uniformidade e entendimento dos nossos representantes, as propostas não serão frutíferas.
Assim penso ter manifestado minha humilde interpretação do atual momento que passamos.
Grato
Querino Anschau