domingo, 3 de janeiro de 2016

A CASSI ainda é nossa


Marcos Cordeiro de Andrade
Caros Colegas.

A propósito dos riscos que corre a CASSI por conta do que quer o Banco do Brasil, é revelador o que se deduz dessa recente declaração:

As propostas foram divulgadas para receberem sugestões. Quem as tem e queira contribuir para a sustentabilidade da CASSI deve estar à vontade para trazê-las. Isa Musa. “

Dado a colocação no espaço tempo impróprio, isso soa como desculpa esfarrapada trazendo uma justificativa no seu bojo. Vale, então, divagar com suposições pertinentes.

Na celebração do casamento entre Patrocinador e Entidades, a celebrante FAABB lança implícito repto ao grande público: “...quem tem algo a dizer fale agora ou se cale para sempre”. É o que se depreende do preâmbulo da solenidade que vai legitimar a união espúria iniciada em 24/11/2010, quando os nubentes então juntaram os trapos para formar um par perfeito e se arvorar do poder pátrio sobre todos os órfãos do Banco do Brasil, hoje aposentados e pensionistas dependentes da PREVI.

Naquela ocasião, numa união interesseira, os amantes trocaram juras de amor eterno e num ato solene apadrinhado pelo Governo Federal firmaram os dois notórios documentos que nos ferraram definitivamente: Termo de Compromisso e Memorando de Entendimentos. Nessas sentenças assinaram, de um lado, o todo poderoso Banco do Brasil, vulgo patrocinador. E do outro, como concubinas ávidas por oficializar a relação, as autoproclamadas representantes dos aposentados e pensionistas: FAABB, ANABB, AAFBB e CONTRAF-CUT.

Por isso é patético o chamamento do momento encimando este texto, quando, depois de mais de um ano de embromações, essas inoperantes siglas “confessam” que o Banco sairá vencedor da hipotética queda de braço que travaram com ele ao longo desse tempo. Tanto é que a “porta-voz” das 32 associações, representadas pela FAABB nos multiplicados colóquios infrutíferos, vem agora declarar o que se entende como “mea culpa”, justamente jogando paro o alto a confissão endereçada aos que NUNCA foram convidados a participar de bulhufas do que trataram. Sendo que esse édito traz velada “ameaça” de que haverá um plebiscito para votar a proposta do Banco de salvar a CASSI. Como a dizer: depois não se queixem de que não foram convidados. Mas isso a Justiça decidirá.

Portanto, caros colegas aposentados e pensionistas associados da CASSI, quaisquer que sejam as propostas chanceladas pelo Banco recomenda-se o voto NÃO, mesmo sabendo que seremos voto vencido no embate com o “casal” que impôs nossa adoção como seus representados.

A título de ilustração, informo que a AAPPREVI (www.aapprevi.com.br), terceira do gênero no País com seus 7.415 sócios cadastrados, jamais foi convidada a participar dessas badaladas reuniões com o Banco, nem foi informada do que ocorre nos colóquios que tratam do que nos diz respeito. Mas isto se explica. Os dirigentes compraram com o potencial do voto recebido o direito de se eternizarem como negociadores junto ao BB em nome dos aposentados e pensionistas. Mas vale lembrar que, no fundo, entendemos mais de CASSI do que todos eles juntos, eis que aprendemos com o sofrimento imposto por conta da constante intromissão dessas Entidades nos nossos assuntos.

E agora, fiquemos de olho neles porque um fantasma como o da espada de Dâmocles pende sobre a cabeça da CASSI. E o fio que a sustém está para ser rompido pelo patrocinador BB, amparado e elevado nos braços da AAFBB, ANABB, FAABB, e CONTRAF-CUT.  Vote NÃO!

E atenção! Cesteiro que faz um cesto faz um cento.

Marcos Cordeiro de Andrade - Curitiba (PR), 03 de janeiro de 2016.

3 comentários:

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Bosco Filgueiras
3 de janeiro às 17:33


'E triste e vergonhosa a patifaria que nos armaram as famigeradas associacoes que nos representam, junto com o Banco do Brasil, para deixarem todos os aposentados "num beco sem saida". A você Marcos Andrade meu .muito obrigado pela defesa a nosso favor.


Alan disse...

JUSTIÇA NELLES!!

ACHO QUE TEMOS REPRESENTATIVIDADE PARA EXIGIR, VIA JUDICIAL, QUE O BB
CUMPRA SUAS RESPONSABILIDADES PERANTE A CASSI, SEM A NECESSIDADE DESTA
VERGONHOSA VOTAÇÃO ELETRÔNICA, QUE NINGUÉM CONFIA!!!!!

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Noticiado no site da PREVI:

08/01/2016
PREVI se posiciona sobre recentes notícias veiculadas na imprensa
Entidade refuta suspeitas de irregularidades em investimentos tratadas nas matérias.

Matérias veiculadas pela imprensa, ao longo dessa semana, abordam processo de investigação e suspeitas de irregularidades em torno de investimentos realizados por bancos e fundos de pensão.
Ainda que não haja nenhuma acusação contra a PREVI, a fim de esclarecer e tranquilizar nossos associados, informamos que a Entidade não realizou nenhuma das operações citadas nas matérias: compra de papéis das empresas OAS, Eldorado e do Grupo Bertin.

Ressaltamos que o processo decisório da PREVI é norteado por políticas de investimentos e pautado por análises técnicas, em conformidade com os normativos e com a legislação vigente, no melhor interesse dos participantes.

Reafirmamos assim nosso compromisso com a boa governança e com a transparência na prestação de contas.
Fonte: Site da PREVI - www.previ.com.br