segunda-feira, 12 de setembro de 2016

PREVI - Eleições inócuas



Marcos Cordeiro de Andrade
Curitiba (PR), 12/09/2016.
Caros Colegas.

De há muito cultivo duas suspeitas em relação às eleições na PREVI.

Creio que sua serventia primeira é dar emprego a quem tem amigos influentes na mídia previdenciária e no topo das Entidades de Aposentados e Pensionistas que desvirtuam suas finalidades.

Em segundo lugar, se prestam essas eleições a que grupos interesseiros coloquem lá dentro elementos que trabalhem em seu benefício, tendo em vista o patrimônio passível de utilização através de investimentos nem sempre pautados na boa governança. Que o digam as recentes informações veiculadas na mídia denunciando falcatruas nos Fundos de Pensão. A PREVI entre eles.

Para figurar como candidato está claro que a capacitação é secundária, e quem ousar lançar nomes meritórios será fragorosamente derrotado pela imbatível máquina eleitoral, quando entram em cena os partidários do patrocinador.  A ele e ao Fundo só interessam eleitos manipuláveis - subordinados a códigos particularíssimos.

A par disso, as características comuns aos candidatos a cargos na PREVI se entrelaçam, passando pelo apadrinhamento nos apoios e o anonimato dos nomes que nos impingem, mas cujo desconhecimento no nosso meio se extingue com a candidatura. Até esse momento somente são notórios em certas algibeiras dos relacionamentos íntimos, cujas ligações com os fabricantes de chapas eletivas se comprovam pelos apelidos registrados.  A partir daí passam a ser notáveis nos folhetos distribuídos, onde se apresentam como defensores dos oprimidos pela dupla BB/PREVI. E é também quando se aproximam dos eleitores exercendo intimidade nunca dantes existente. Ou choramingando como humildes sofredores que “sempre” vestiram a camisa do BB. Chegam à desfaçatez de declarar guerra ao pretenso futuro patrão. Até que, depois de eleitos, o dinheiro fácil no bolso os transformem de lobos ferozes em cordeirinhos amestrados - a lamber a mão que os alimenta. E os eleitores que se danem.

De mais a mais, esses sortudos candidatos saídos do além via de regra são crias de sofisticados gabinetes, que passaram pelo Banco e não trabalharam nele. Que fizeram “carreira” sem derramar um pingo do suor do rosto. Que desconhecem o outro Brasil em que muitos deixaram suas marcas como se fora dinossauros na lama da história, ou em pinturas rupestres como habitantes primitivos. São deploráveis os candidatos que cedo aprenderam o ofício da bajulação com a cara de pau que Deus lhes permitiu ter. E com essa mesma cara de pau seguem pedindo votos para exercer sinecuras, que são os empregos rotulados de “Eleitos da PREVI”, com direito a mordomias atreladas a escandalosos salários de cinco dígitos e bônus corporativos fora do alcance dos assistidos da PREVI. E essas benesses são disponibilizadas aos eleitos para exercer mandatos como prêmio do menor esforço. Com exigência máxima de comparecer esporadicamente às reuniões dos Conselhos, talvez apenas desempenhando o papel de vaquinhas de presépio obedientes ao patrocinador. Pois, se assim não for, RUA! O que faz supor a contumácia das duvidosas renúncias que proporcionam eleições extemporâneas como esta de que tratamos agora.

Enquanto isso, os aposentados e pensionistas, verdadeiros donos da PREVI, seguem implorando por melhorias nos benefícios, ou mesmo a possibilidade de renovar o Empréstimo Simples – esperança última dos endividados - concedido com nosso dinheiro e cobrado com incidência de um sem número de taxas e juros compostos. Aliás, gostaria de conhecer algum benefício que essas eleições tenham nos proporcionado algum dia. Mudam as caras, mas não mudam as regras. E elas são sempre contra nós – as caras e as regras.

Nesse contexto, é inconcebível que as chapas que elegem esses enganadores da nossa boa fé nos cheguem ao conhecimento como num passe de mágica, ou como fruto de geração espontânea. Seus fabricantes não se preocupam em explicar como se dá o processo da escolha na composição. E muito menos dirigem consulta prévia aos que serão usados como empregadores desses escolhidos. Isto porque, nós, os eleitores, mesmo sem possuir CNPJ que nos capacite a dar emprego a alguém, por menor que seja na escala profissional, somos alçados à responsabilidade de empregar aproveitadores para gerir um patrimônio da ordem de 160 bilhões de reais, na ocupação de cargos de Dirigentes (autênticos manobreiros) do maior Fundo de Pensão da América do Sul.

Se não bastasse, depois de tudo ainda somos bombardeados com a enganosa propaganda eleitoral milionária, com irritantes chamamentos para votar no candidato x, y ou z – desconhecidos todos.

Vale registrar que, embora os semeadores de candidaturas temerárias teimem em ignorar nossa capacidade de discernimento, as estatísticas divulgadas preveem que, dos 106.278 aposentados e pensionistas aptos a votar neste pleito somente 25% deles comparecerão às urnas, em que pese as comodidades postas à disposição através da internet e do 0800 da PREVI. Estes dados, pelo caráter esclarecedor, corroboram a pertinência das minhas suspeitas. 

A despeito disso, a pressão exercida pelo patrocinador sobre o pessoal da ativa se encarregará de eleger quem o Banco determinar, ajudado pelos parceiros sobejamente conhecidos.

Por tudo isto, daqui faço um apelo aos honestos e bem-intencionados candidatos. Enquanto viger o estatuto atual, as eleições para preenchimento de cargos na PREVI têm datas previsíveis. Assim sendo, agendem desde já suas candidaturas fazendo campanha independente para que se façam conhecer. E, reforçando a pretensão, divulguem suas declarações de bens do IR dos últimos cinco anos e registrem em Cartório um termo de doação do que venham a receber além do bruto do seu contracheque da PREVI, se eleitos. As Instituições de Caridade ficarão agradecidas.
E é bom lembrar que em rio que tem piranha jacaré nada de costas.

Não estou pedindo muito, apenas que sigam meu exemplo. Sou presidente não remunerado de uma Associação de Aposentados e Pensionistas e, mesmo sem nunca ter sido candidato a cargos fora dela (AAPPREVI), tornei públicas minhas declarações do IR e os contracheques da PREVI, única fonte de renda que me sustenta desde 15 de maio de 1962, data da posse no Banco e de filiação às nossas CASSI e PREVI.


Atenciosamente,
Marcos Cordeiro de Andrade

13 comentários:

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Meu caro Marcos Cordeiro,

Concordo em gênero, número e grau, tudo quanto você disse abaixo em seu e-mail. Faz gosto se ver tantas verdades proclamadas ao mesmo instante. Receba, por isto mesmo os meus mais sinceros parabéns. Cordialmente, BEZERRA, também um dos donos da PREVI e CASSI, desde março/1957.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


PARABÉNS, MAIS UMA VEZ, MARCOS CORDEIRO: DISSE TUDO


BIRELO

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Parabéns Marcos,


É uma honra ter-te como colega.


Abraço fraternal do


Zilton Tadeu

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Parabéns meu presidente, suas análises são sempre oportunas , estamos contigo. Isso demonstra que sempre está atento em defesa dos associados. Um forte abraço do Minari

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


De Nelza Martins:

BOM DIA, AMIGOS

MENSAGEM MUITO BEM ESCRITA E QUE CORROBORA TUDO O QUE NOS, ASSOCIADOS, SENTIMOS E VIVENCIAMOS.

PARABENS, MARCOS CORDEIRO. SE TODOS FOSSEM IGUAIS A VOCE..... SE TODOS OS CANDIDATOS A DIRIGENTES TORNASSEM PUBLICOS OS DADOS DE SUA DECLARAÇÃO DE RENDA, JA SERIA UM BOM COMEÇO.

QUANTO A TRABALHO VOLUNTARIO, NÃO REMUNERADO, ACREDITO QUE DIFICILMENTE HAVERIA CANDIDATO... K K K K

Marcos Cordeiro de Andrade disse...



PREZADO MARCOS CORDEIRO DE ANDRADE,


PARABENS, MAS NÃO BASTA SÓ A CORAGEM PARA DIZER O QUE SE PENSA A RESPEITO DO QUE PENSAMOS E/OU SABEMOS SOBRE OS MAUS DIRIGENTES DA PREVI E CASSI, MAIOR CORAGEM É TAMBÉM PUBLICÁ-LO E AGIR .
EU, PARTICULARMENTE, VENHO FAZENDO ISSO A ANOS, MAS SÓ CONSEGUI REUNI 1.300 ASSINATURAS NUMA CAMPANHA, RECENTE, EXIGINDO QUE OS BONS E MAUS DIRIGENTES DA PREVI PRESTASSEM CONTA A TODOS APOSENTADOS REF MAIS DE 10 RECLAMAÇÕES SIMILARES E MAIS ABRANGENTE E AMPLIADAS QUE AS DENÚNCIAS FEITAS PELO SENHOR. TUDO BEM, NÃO SOU PRESIDENTE DE NENHUMA ASSOCIAÇÃO DE APOSENTADOS, NEM SEQUER SEI NO QUE ELAS CONTRIBUEM. MAS SE FOSSE TOMARIA UMA DECISÃO DE REUNIR OS PRESIDENTES DE TODAS AS OUTRAS ENTIDADES QUE SE DIZEM DEFENSORES DA PREVI E DA CASSI PARA ESTUDAR UM MEIO LEGAL DE REALMENTE PROPUGNAR PELOS INTERESSES DA PREVI E DA CASSI, MESMO JÁ TENDO LIDO MUITOS ESPECIALISTAS JURÍDICOS APRESENTAREM TESES QUE É QUASE IMPOSSÍVEL UMA AÇÃO JUDICIAL PARA RESOLVER OS DESMANDOS DOS MAUS DIRIGENTES. SERÁ ?


ADREDE, EM QUE PESEM A RECONHECIDA IDONEIDADE DO CANDIDATO Nº 5 AO CARGO DIRETOR DE PLANEJAMENTO DA PREVI,, O SENHOR VOTOU EM QUEM ? EU VOTEI EM AMIR SANTOS E MUITOS AMIGOS MEUS VOTARAM E AINDA ESTOU PEDINDO VOTOS PARA O MESMO...


ESPERO QUE ESTA MENSAGEM SEJA PUBLICADA.


ABS E VOTOS DE CONTINUADAS EMPREITADAS DE SUCESSO EM PROL DA PREVI E DA CASSI.


P.S.: COM CÓPIA PARA JOÃO PEREIRA, ANTONIO CARVALHO E CHIRIVINO.


Enviado por: SILVA NETO

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Caro Silva Neto.
Agradeço pelas palavras de alento e concordância parcial no que denuncio.
Quanto à convocação das Associações de Aposentados para debater esses assuntos, lembro que é tarefa inerente à FAABB.
E à pergunta sobre em quem votei, respondo: EM NINGUÉM, ainda.

Atenciosamente,
Marcos Cordeiro de Andrade

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Notícias do ES da PREVI

Lista de destaques
14/09/2016
Plano 1: novas condições do Empréstimo Simples
As contratações do ES ficarão indisponíveis no Autoatendimento para atualização de parâmetros das 15h do dia 14/9 até às 10h do dia 15/9


Em linha com as diversas melhorias implementadas recentemente pela PREVI nas operações de Empréstimo Simples, novas condições para contratação do ES pelos participantes do Plano 1 estarão disponibilizadas no Autoatendimento do site, a partir das 10h do dia 15/9.

Confira as melhorias:

• Elevação do teto de concessão, que passa de R$ 145 mil para R$ 160 mil;

• Liberação da carência de seis prestações pagas para a renovação de todas as operações do ES no lançamento das novas condições, retornando a carência após a primeira renovação efetuada na vigência dos novos parâmetros;

• Manutenção da Taxa de Administração em 0,1% sobre o valor bruto de concessão;

• Manutenção da Suspensão da Taxa do Fundo de Liquidez;

• Manutenção da segmentação atual em cinco faixas etárias de cobrança de taxas para a composição do Fundo de Quitação por Morte: 0,6% a.a. para os participantes com idade até 59 anos, 1,2% a.a. para participantes com idade de 60 a 69 anos, 3,0% a.a. para os participantes com idade de 70 a 79 anos, 3,5% a.a. para os participantes com idade de 80 a 89 anos e de 4,0% para os participantes a partir de 90 anos. Fonte: Site PREVI - www.previ.com.br

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Bom dia Marcos! Sapientíssimas palavras. Que a consciência dos nossos "colegas" se desperte. Quem tem ouvidos ouça...
Severino Silva

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

ELEIÇÃO PREVI 2016 – resultado

Notícias

15/09/2016
Eleição Dipla: resultado prévio aponta Zeca como vencedor
Confira os números da votação, que foi encerrada às 18h desta quinta-feira, 15/9
O resultado prévio da Eleição Dipla 2016, que ainda será homologado, aponta o candidato Zeca como o vencedor do pleito, que se encerrou às 18h desta quinta-feira, 15/9. Confira os votos por candidatos.

VOTOS POR CANDIDATO
Candidato Votos %

1 - Satoru n 6.011 5,43
2 - André Fr. da Silva 2.033 1,84
3 - Elaine Michel 8.350 7,55
4 - Sylvio Eugenio 1.082 0,98
5 - Amir Santos 20.666 18,68
6 - Zeca 28.348 25,62
7 - Márcio de Souza 23.741 21,46
Brancos 7.233 6,54
Nulos 13.169 11,90
Votantes 110.633 100

Estavam aptos a votar 204.051 eleitores. O total de abstenções foi de 93.418.
Desde às 9h de 26/8 os associados da PREVI puderam votar para escolher o Diretor de Planejamento. Visite a página especial da Eleição Dipla 2016 para acessar a área exclusiva com informações como documentos sobre o pleito, parciais com a quantidade de votantes e todas as matérias publicadas sobre o tema. Fonte: Site PREVI – www.previ.com.br

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


“A despeito disso, a pressão exercida pelo patrocinador sobre o pessoal da ativa se encarregará de eleger quem o Banco determinar, ajudado pelos parceiros sobejamente conhecidos. ”

Marcos Cordeiro de Andrade disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcos Cordeiro de Andrade disse...


De BEZERRA:

Caríssimos colegas e amigos(as) do BB (em especial os aposentados(as) e pensionistas),

Vejam quanta apatia por parte de nós aposentados(as) e pensionistas, que bradamos aos quatro cantos do mundo, dizendo sermos os legítimos proprietários da PREVI. Que donos são estes que entregam de bandeja, chamada ELEIÇÕES, o seu patrimônio conquistado ao longo de muitos e muitos anos, para ser administrado por um preposto do BB, que se aposentou em julho deste ano, que para engordar ainda mais o seu gordo salário e se candidatar ao cargo de Diretor de Planejamento da PREVI, sob os auspícios do patrão, garantindo-lhe, no Colegiado da entidade, o 4º VOTO. A esta altura dos acontecimentos, não adianta chorar o leite derramado, só nos restando confiar na PF e na Justiça.
VEJAM a posição da votação em 15/09/2016
1 - ESTAVAM APTOS A VOTAR-..........................................................................................204.051
1.1 - Pessoal da ativa - 97.773 - Votaram - 80.838 = 82,7 %- Não votaram - 16.935 = 17,3 %
1.2 - Aposentad/Pens. -106.278 - Votaram - 29.417 = 27,7 %- Não votaram - 76.861 = 72,3 %
1.3 - SOMAS............... - 204.051 - Votaram -110.255 = 54,0 %- Não votaram - 93.796 = 46,0 %
Quanta ironia, um candidato que recebeu apenas 28.348 votos, que corresponde apenas a 13,89% do público alvo (204,051), agora posará de nosso representante, liberando até mesmo o famigerado "VOTO DE MINERVA", nos deixando órfãos de pai e mãe. Que Deus nos ilumine e guarde. Cordialmente, BEZERRA, participante do Grupo Meia Dúzia de Três ou Quatro.