sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Site CASSI - Elitismo

 

Alienado?

Marcos Cordeiro de Andrade

Curitiba (PR), 29 de outubro de 2021.

Caros colegas,

Retornando de uma estada forçada de 14 dias em ambiente hospitalar, doze dos quais usufruindo dos “prazeres de alienação” em UTI (tudo subvencionado pela CASSI, diga-se), me deparo com inacreditáveis informações de que agora temos CASSIs diferenciadas. Ao que pude depreender, salvo interpretação errônea, o Site da Caixa veicula notícias que levam a esse entendimento. Senão vejamos:

“Já pensou em ter uma equipe multidisciplinar para cuidar da sua saúde?

Publicado em: 05/10/2021

Na CliniCASSI Brasília você encontra uma equipe que cuidará de toda a sua família, composta por enfermeiro, médico de família, psicólogo, nutricionista, assistente social e técnico de enfermagem. Juntos, eles farão a coordenação do cuidado promovendo melhorias em sua saúde.

A CliniCASSI Brasília está organizada para atender todas as necessidades, com atenção personalizada e resolutiva. Você também pode realizar procedimentos como: inserção de DIU, suturas, retiradas de pontos e sinais, curativos, lavagem auditiva para remoção de cerume, cantoplastia (retirada de unha encravada), administração de medicamentos, nebulização entre outros.

O atendimento é de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h, sem necessidade de agendamento prévio.

Faça da CliniCASSI Brasília a sua porta de entrada preferencial para o seu cuidado.”

É muito barulho com foco político para pouco resultado prático. Por que Brasília quando o bálsamo da criação untou a Caixa no Rio? Por que não aparelhar todas as Unidades antes da propaganda? Quer queira, quer não, causa ressentimentos naqueles descartados de momento. Ou os clientes de Brasília pagam mais pela “novidade”?

Ademais, o chamamento em si é redundante em se tratando de Caixa da envergadura dessa nossa, pois está anunciando o que é de sua competência fazer como se fora inovação. Há que pensar grande.

Em vista disso, tenho sólidos motivos para classificar como de pouca utilidade os elementares serviços ofertados, como esclareço:

 

a)      Os procedimentos elencados não enchem os olhos do público-alvo, posto que estão disponíveis em Clínicas de profissionais credenciados: inserção de DIU, suturas, retiradas de pontos e sinais, curativos, lavagem auditiva para remoção de - cerume, cantoplastia (retirada de unha encravada), administração de medicamentos, nebulização entre outros;

 

b)      O atendimento exclusivo em unidades CliniCASSI é elitista do modo como posto e descaracteriza a universalidade da isonomia, enquanto não extensivo à totalidade dos associados;

c)      Traz mais encargos às Unidades indicadas sem proveito consistente, dado à singeleza da qualidade dos serviços ofertados;

d)      Um dos pavores que povoam a mente do idoso é ser dirigido para cumprir compromissos (desrespeitando o direito de livre escolha), que o obrigue ao afastamento tempestivo do conforto do Lar – seu casulo protetor.

Para corroborar a triste constatação, hoje fui atingido por novo despropósito de cunho separatista no seio da nossa querida CASSI:

Portal CASSI - Notícias - A CliniCASSI Brasília tem mais novidades para você!

A CliniCASSI Brasília tem mais novidades para você!

Publicado em: 28/10/2021

TEMOS MAIS

NOVIDADES PARA VOCÊ!

Agora a CliniCASSI Brasília conta com especialistas na sua equipe de saúde.

Pediatra, endocrinologista, ginecologista, psiquiatra e cirurgião geral também cuidam da sua saúde ao longo da vida!

É a CliniCASSI Brasília cuidando de forma personalizada e resolutiva.

Estamos prontos para atender você de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h.

Faça da CliniCASSI Brasília sua primeira escolha para o seu cuidado de saúde.

Pela exclusão implícita, quem reside nos rincões além-Brasília será agraciado com condições para usufruir de imediato da excelência dos “atendimentos” elitizados?

Para rivalizar com os clássicos da propaganda só faltou dizer:

“Sua satisfação garantida ou o seu dinheiro de volta!”.

 

A todos peço desculpas se penetrei em terreno desconhecido. São coisas de um egresso de outro mundo cujos delírios talvez tenham afetado a capacidade de calar.

Marcos Cordeiro de Andrade

Matrícula nº 6.808.340-8

Associado CASSI desde 15/05/1962

cordeiro@marcoscordeiro.com.br


6 comentários:

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Apoiado meu caro Marcos, concordo em gênero, número e grau com seus comentários. Deus lhe dê muita saúde.
José Ronaldo Oliveira.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Prezado Marcos. Parabenizo-lhe pelo "brilhante" comentário. Os associados "ESQUECIDOS" do interior provavelmente pagam mensalidades
diferenciadas dos funcionários de Brasília. Para os amigos do Rei as benesses para o povão a lei. Tenho sofrido muito com a nossa QUERIDA CASSI, chegando até mesmo ventilar a possibilidade de acioná-la judicialmente pois onde resido, Erechim-RS, os médicos estão se recusando a atender os associados. Solicitei uma Garantia de Atendimento para uma revisão com médica oncologista e nem sei precisar o tempo de espera para autorização e outro tanto para o ressarcimento. Infelizmente duas realidades distintas.
João Carlos D. de Morais

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

TAMBEM SOU ASSOCIADO DA CASSI. MORO EM SÃO JOSE DO BELMONTE PE. FRONTEIRA COM O SERTÃO DO CEARÁ E OPARAIBA. AQUI NÃO TEMOS MÉDICOS CREDENCIADOS. NAO TEMOS LABORATÓRIOS. NAO TEMOS MUITO DO QUE SE OFERECE EM BRASÍLIA PORÉM PAGO TANTO QUANTO O ASSOCIADO DE LÁ. SOU DIABÉTICO, AMPUTADO, E ATÉ TENHO MUITAS DIFICULDADES PARA SER ASSISTIDO. VAMOS DESELITIZAR A CASSI.....
Abenildo Mariano.

Unknown disse...

Estou completamente de acordo com o nobre colega Marcos Cordeiro.
A CASSI não tem porque fazer diferenças no atendimento de ninguém.
Todos pagamos a mesma coisa,portanto temos os mesmos direitos sejamos de Brasilia ou não.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Em Brasilia tudo de bom acontece, para os demais estados e suas cidades não sobra nada. Tem certos procedimentos que precisam ser mudado, tem necessidade de ser um médico(a), para renovar um pedido,PAS, de autorização de medicamento de uso contínuo?
Geraldo José Ferraz.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Grande Marcos Cordeiro,
que bom que está bem, em franca recuperação. Um assunto que sempre me incomoda é a surdez da CASSI. Melhorou, mas ainda precisa escutar muito mais.

Quando eu fui ou estive no Conselho de Usuários (que continuo sem entender exatamente sua função e alcance) do Maranhão, bati sempre em uma mesma tecla, qual seja, a diferença de "cobertura" entre os associados.

Era, como sempre foi, evidente essa "elitização", esse "favorecimento" a quem mora ou está nos grandes centros urbanos. Tanto que já era previsto o abono de despesas de deslocamento para um centro onde fosse possível o atendimento, o que, embora extremamente burocrático e piorado em relação aos deslocamentos do BB, dele foi copiado.

Desde então sugeri a criação ou divisão de nossas, digamos, clínicas em cidades polos, distantes não mais do que 200 km, de modo a facilitar o atendimento dos que encontrarem-se em um círculo de até esta distância.
Tanto mutirões de médicos de família visitantes/intinerantes, quanto a possibilidade de doentes serem atendidos com deslocamentos menoresm, com menos custos e menos esforço de ambas as partes.

As desculpas dadas para o descarte destas idéias sempre foram muito criativas, e nunca se levou adiante sequer um estudo de viabilidade. Ou seja: surdez absoluta quanto ao assunto.

Espero que esta idéia um dia seja ouvida, que venha de alguma alma iluminada da direção ou não da CASSI, mas que venha. É preciso ter em mente que cancer nunca foi regional, não acomete apenas em Brasília ou em São Paulo. Próstata não adoece apenas no Rio de Janeiro ou Salvador, claucoma não ocorre apenas em Recife ou Manaus. É preciso lembrar que estas doenças acontecem e muito, no interior do país, e a mínima oferta de facilidade e conforto aos pacientes ali residentes, é um ganho excepcional.

Esse eletismo é antigo, muito antigo. Salvo engano, veio do DEASP, lembrem disso.

Até a próxima.
SolonelJr