quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Eleições, eleições, amigos à parte

 

ELEIÇÕES, ELEIÇÕES, amigos à parte

Marcos Cordeiro de Andrade

Caros colegas,

A imparcialidade deve ser a tônica a alimentar a indicação de voto. Seja em qual área for. Aqui entre nós, no mundinho estropiado dos aposentados e pensionistas oriundos do Banco do Brasil, a coisa fica complicada quando ocorrem eleições para nossas duas Caixas. Todos nós temos amigos amealhados ao longo dos anos de companheirismo no trabalho. Quem, em sã consciência, não gostaria de ajudar um amigo? Ou todos eles? Ainda mais em se tratando de indicação para assumir um régio emprego?

É da alma humana a característica de “puxar a brasa para sua sardinha”. Notadamente quando a atitude beneficente pode amanhã ou depois reverter em favor de quem a exerce. Nesse contexto, tudo é possível. Alguns chegam a esquecer a coletividade de que faz parte para “ajudar” uma única peça desse tabuleiro de milhares de outras peças, igualmente dependentes de orientação segura, isenta de malabarismos eleitorais para manter alguém em evidência e não decepcionar “os amigos” carentes de empregos ou mesmo de reaver a notoriedade embaçada pela ação do tempo.

É por isto que recomendo, na hora do voto que define o bem-estar coletivo, deve-se agir como no ideal olímpico: “que vença o melhor”. Para ajudar os amigos não podemos fechar os olhos para os colegas carentes igualmente a eles. Ainda mais em se tratando de aparelhar as máquinas que cuidam, dia e noite, da saúde e do bem-estar financeiro de todos num conjunto que, pelas agruras enfrentadas, são, efetivamente nossos amigos - a quem devemos honrar com o voto purificador.

O bom senso manda que ninguém se omita no exercício do voto. Mas não permite parcialidade na hora de escolher o candidato. Até porque, mas vale ajudar milhares de colegas de infortúnio, do que apequenar a capacidade de praticar filantropia.

Nessa conjuntura, não me prendo à mesquinha prerrogativa de indicar em quem votar para a CASSI e PREVI. Nisso sigo a máxima que criei juntamente com o CANAEL: Indico “em quem não votar”. Está lá no www.canael.com.br

Curitiba (PR), 17 de fevereiro de 2022.

Marcos Cordeiro de Andrade

Participante da CASSI e PREVI desde 1962

Aposentado do BB

matrícula nº 6.808.340-8

cordeiro@marcoscordeiro.com.br

24 comentários:

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Pessoal

Segue reprodução dos registros do Canael, conforme recebi, um pouquinho mais arrumados... número de representações já exercidas (Top 30). Representam quem? A quem aproveita? A resposta é simples: sempre manter um olho no peixe e outro no gato! Peixes e peixes, gatos e gatos... não basta olhar o exemplar, mas o coletivo que os cerca.

Abçs
JFRezende

Maria das Graças Conceição Machado Costa 12
Isa Musa de Noronha 12
Celia Maria Xavier Larichia 11
Cecilia Mendes Garcez Siqueira 10
Antonio Jose de Carvalho 9
Claudio Nunes Lahorgue 9
Haroldo do Rosario Vieira 8
Luiz Oswaldo Santiago Moreira de Souza 7
João Antonio Maia Filho 7
Gilberto Matos Santiago 7
Claudio Jose Zucco 7
Antonio Carlos Dias 7
Denise Lopes Vianna 7
Sergio Ricardo de Areco Pereira 6
Loreni Senger Correa 6
Nilton Brunelli de Azevedo 6
Reinaldo Fujimoto 6
Jose Ricardo Sasseron 6
Maria de Guadalupe Ferrão 6
João Ernesto de Lima Mesquita 6
Maria do Céu Brito 5
Pedro Paulo Portela Paim 5
Paula Regina Goto 5
Mércia Maria Nascimento Pimentel 5
Luiz Roberto Alarcão 5
Nereu João Lagos 5
Luiz Carlos Teixeira 5
William Jose Alves Bento 5
Arthur Prado Silva 5
José Branisso 5
Aníbal Moreira Borges 5
Ana Lucia Landin 5
Fernando Amaral Baptista 5

Unknown disse...

Perfeito, Marcos. O interesse da coletividade se sobrepõe ao interesse individual.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Rezende, boa noite!

Com todo o respeito, mas essa lista não diz muita coisa, digo, apenas o número de participações diz pouco.
Por ex. a Isa Musa tem 12 participações, o mesmo no. que a Graça Machado e muito mais que o Fernando Amaral, com 5, em último lugar.
Mas a Isa sempre a tive como uma líder, dinâmica e inteligente, que há muitos anos batalha em favor dos nossos interesses.
Já não posso dizer o mesmo da Graça e muito menos do Amaral, que já foi Garef e diretor na Previ, de onde não saiu muito bem.
Releva saber se todas essas participações foram remuneradas, e bem remuneradas como as diretorias da Previ (!), ou foram passagens por associações que não, ou pouco remuneram, como a AAFBB, AFABB e quetais.
Mais importante ainda seria sabermos a origem e o "modus operandi" desses colegas, se trabalharam no Banco ou no sindicato a vida inteira, se têm formação e capacidade técnica para comandar uma diretoria da Previ, por ex., onde serão regiamente pagos, até em exagero!
Deixo essas dúvidas para serem respondidas pelos "pais d'égua" deste grupo, que vêm acompanhando esses "trocadores de cadeiras" há muito tempo.

Anselmo de São Paulo

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Olá Anselmo.
Concordo com você... o Canael precisaria ser mais detalhado.
O que eu fiz foi simplesmente criar uma tabela a partir da listagem já disponível no Canael.
O Canael é público,e ntão quem quiser mais informações sobre onde cada um esteve alocado, poderá consultar.
E não posso afiançar que esteja completo, mas no melhor nível possível que os colegas conseguiram organizar.
Por exemplo, do Fernando Amaral sequer constam as participações no GAREF e na PREVI.
E podem estar havendo abreviações dos nomes etc, que o Excel não tabulou por completo.
Então cabe depurar a base (e depurar as chapas...).
Sem dúvida saber se foi "pro bono" também seria relevante.
E sobre a acumulação de proventos mais ainda.
Eu sempre gosto de lembrar que o BB é uma sociedade de economia mista.
Muita gente esquece... alguns sem querer, outros propositalmente.
O sujeito vai cedido e logo arruma um jeton aqui outro ali. Um monte de mimos!
O salário de cessão vem da operação e existência do BB, portanto é dinheiro público e do acionista.
A acumulação de salários é indecente.
Um dos focos é exatamente este: arrivistas, alpinistas sociais que pouco trabalharam de fato no BB.
Então precisa juntar uma análise quantitativa com a qualitativa.
Mas esse é um trabalho de Sísifo! (com trocadilho)
Se você puder dar uma mãozinha na normalização dos dados, eu já comecei uma versão em Excel que pode ir sendo ajustada.
Abç
JFRezende

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Amigos,
O CANAEL é apenas uma fonte de consulta, a avaliação dos nomes está ao livre arbítrio de cada um.
Tenho a percepção, salvo engano, de que alguns dentre aqueles que registram várias participações, só pensaram no próprio umbigo, pois, além da condição de aposentado recebendo da PREVI o que lhe compete, amealhou farto recurso com remunerações adicionais pela sua indolente participação, seja na CASSI, seja na PREVI, seja na ANABB, seja na diretoria de outras Associações de funcionários do BB, seja nas participadas em nome da PREVI, etc. Talvez não dê para contar nos dedos de uma só das mãos, aqueles que efetivamente empenharam-se em trabalhar em prol do funcionalismo do BB. Em princípio, salvo as raríssimas exceções, essas inúmeras participações configurou a chamada "dança das cadeiras", em que colegas adonaram-se do poder, acham-se irretocáveis quanto à competência e conhecimento, montam verdadeiros front de batalha para não perder as eleições de que participam, e nunca mais "largam o osso".
Por outro lado, temos grandes abnegados que trabalham desinteressadamente, voluntariamente, independentemente de cargos e que são patrocinadores de muitas conquistas para o funcionalismo, e para esses eu tiro o chapéu. Como não citei nomes dos maus, não citarei nome dos bons para não cometer injustiças, todavia, todos nós sabemos que são uns e outros.
Em época de eleição, a percepção permite indentificar.
É o que penso.
Raimundo Pessoa Neto
Aposentado BB/PREVI
Desde Londrina Pr.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Anselmo, me desculpe, mas esta lista diz tudo. Tudo o que nunca foi dito sobre acúmulo de vantagens por certos colegas, tudo o que nunca foi dito e mostrado sobre a perpetuação em cargos ( sem nenhuma dúvida não "pro bono") e jetons e mais que pouco conhecemos.
Agora, por falar em "pro bono", o Canael sim, foi um serviço "pro bono" prestado pelo colega Marcos Cordeiro, que pode até ser avaliado como incompleto, mas que serve e muito às suas finalidades.
Neste sentido, reproduzo aqui texto do Marcos, publicado em seu Blog em 17 próximo passado:
ELEIÇÕES, ELEIÇÕES, amigos à parte
Marcos Cordeiro de Andrade
Caros colegas,
A imparcialidade deve ser a tônica a alimentar a indicação de voto. Seja em qual área for. Aqui entre nós, no mundinho estropiado dos aposentados e pensionistas oriundos do Banco do Brasil, a coisa fica complicada quando ocorrem eleições para nossas duas Caixas. Todos nós temos amigos amealhados ao longo dos anos de companheirismo no trabalho. Quem, em sã consciência, não gostaria de ajudar um amigo? Ou todos eles? Ainda mais em se tratando de indicação para assumir um régio emprego?
É da alma humana a característica de “puxar a brasa para sua sardinha”. Notadamente quando a atitude beneficente pode amanhã ou depois reverter em favor de quem a exerce. Nesse contexto, tudo é possível. Alguns chegam a esquecer a coletividade de que faz parte para “ajudar” uma única peça desse tabuleiro de milhares de outras peças, igualmente dependentes de orientação segura, isenta de malabarismos eleitorais para manter alguém em evidência e não decepcionar “os amigos” carentes de empregos ou mesmo de reaver a notoriedade embaçada pela ação do tempo.
É por isto que recomendo, na hora do voto que define o bem-estar coletivo, deve-se agir como no ideal olímpico: “que vença o melhor”. Para ajudar os amigos não podemos fechar os olhos para os colegas carentes igualmente a eles. Ainda mais em se tratando de aparelhar as máquinas que cuidam, dia e noite, da saúde e do bem-estar financeiro de todos num conjunto que, pelas agruras enfrentadas, são, efetivamente nossos amigos - a quem devemos honrar com o voto purificador.
O bom senso manda que ninguém se omita no exercício do voto. Mas não permite parcialidade na hora de escolher o candidato. Até porque, mas vale ajudar milhares de colegas de infortúnio, do que apequenar a capacidade de praticar filantropia.
Nessa conjuntura, não me prendo à mesquinha prerrogativa de indicar em quem votar para a CASSI e PREVI. Nisso sigo a máxima que criei juntamente com o CANAEL: Indico “em quem não votar”. Está lá no www.canael.com.br
Curitiba (PR), 17 de fevereiro de 2022.
Marcos Cordeiro de Andrade
Participante da CASSI e PREVI desde 1962

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caro Rezende.
Bom dia.
Há que se entender que o CANAEL é obra de uma pessoa só. Quando o criei, em 2009, explicitei no cabeçalho do site:
“CANAEL – CADASTRO NACIONAL DE ELEITOS CONTÉM NOMES DE PESSOAS LIGADAS À DIREÇÃO DE ENTIDADES DIRETAMENTE ENVOLVIDAS COM OS PARTICIPANTES DO PREVI PLANO 1. TEM POR FINALIDADE ORIENTAR O VOTO EM ESCOLHAS FUTURAS, PARA EVITAR O ACÚMULO DE CARGOS POR PARTE DESSES ELEITOS COM MANDATOS EM VIGOR. EXPLANAÇÃO DETALHADA ENCONTRA-SE NO www.previplano1.com.br (OPERAÇÃO CANAEL, DE 20/11/2009).”
Também, para se constituir em um “manual” o trabalho teria que se profissionalizar, ampliando o raio de informações dos inscritos, o que demandaria custos operacionais com contratação de profissionais para as demandas. Do modo como está, o CANAEL cumpre a finalidade a que veio:
“TEM POR FINALIDADE ORIENTAR O VOTO EM ESCOLHAS FUTURAS, PARA EVITAR O ACÚMULO DE CARGOS POR PARTE DESSES ELEITOS”.
Finalizando, embora difícil de acreditar, tudo que ali está é feito por mim, assessorado pelo publicitário Marcos Jr (meu filho, sem remuneração). Além disso, divido as atribuições de presidente da AAPPREVI com a satisfação de cuidar do CANAEL e outros instrumentos virtuais, também existentes na mesma situação (www.aapprevi.com.br, www.revistadireitos.com.br, www.previplano1.com.br )- Por isso mesmo, aceito sugestões e ajuda para melhorar o que já é bom (dentro das limitações implícitas).
Atenciosamente,
Marcos Cordeiro de Andrade

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Concordo que o Canael não é uma obra completa mas é uma excelente fonte para quem quer conhecer os ¨homens/mulheres baton¨. Ou seja, os que querem estar em todas as bocas.JC Brandão

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Concordo que o Canael não é uma obra completa mas é uma excelente fonte para quem quer conhecer os ¨homens/mulheres baton¨. Ou seja, os que querem estar em todas as bocas.JC Brandão

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Ao colega Raimundo Pessoa Neto, a quem parabenizo. Você fez uma análise inteligente e isenta do
quadro em vivemos pré-eleições das nossas caixas. Um abraço.
Antonio Rocha

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Prezados colegas,

Também não posso deixar de concordar e parabenizar o Raimundo pelos comentários que publicou.

As pessoas de boa vontade que trabalham sem nenhum tipo de remuneração, procuram colaborar o máximo possível informando e esclarecendo durante todo o tempo e não somente durante as campanhas corporativas. O problema é que muitas vezes estas informações e esclarecimentos não encontram terreno fértil.

Sei que não é fácil, mas precisamos aprender a acompanhar os administradores de nossas caixas e entidades coligadas no dia a dia para poder escolher com segurança na hora de votar.

Atenciosamente,
Daisy - SP-SP

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Em sex., 18 de fev. de 2022 17:23, Antonio Carvalho escreveu:
Boa tarde a todos:

Gostaria de saber e entender qual o objetivo, a graduação, consistência dessa relação obscura, em que meu nome aparece com classificação 9.
Essas informações são consistentes?
Que critérios foram adotados e a fonte?
De quem é a responsabilidade?
Qual a fonte?
Porque pontuação 12 e parou na pontuação 5?
O que significa top 30?
Além desses nomes expostos, tenho certeza que existe mais de 200 colegas que exerceram ou exercem cargos nas Entidades ligadas ao Banco do Brasil.

Devo dizer que não sou candidato a nada.

Noto com tristeza a exposição de alguns nomes de colegas já falecidos de saudosas memórias, que merecem, no mínimo o respeito.

Abraço,
Carvalho.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Meu caro Carvalho,

não se avexe não. Esta numeração não é avaliação, mas sim a quantidade de vezes em que você já esteve em alguma das cadeiras tão disputadas de nossas associações, a quantidade de representações já exercidas.

Deduz-se, portanto, que o máximo já exercido é de 12 mandatos e o mínimo dos que se mantiveram foi de 5. Tenta-se com isso, informar, para que os eleitores avaliem se votam nos que estão sempre ali (e as coisas não melhoram) ou se vale a pena escolher alguém ausente desta relação.

Assim, espero ter explicado o "objetivo, a graduação e a consistência desta relação", que nada tem de "obscura". Trata-se do CANAEL, desenvolvido pela equipe da AAPPREVI, aos trancos e barrancos, mas bastante próxima da perfeição. Você pode consultá-la em www. canael.com.br.

Simples assim. Um abraço.


SolonelJr

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Carvalho
O Canael lista as participações dos colegas do BB nas diversas entidades. Isso já há um bom tempo.
Visto você ser assíduo aqui no grupo, sabia disso, não é?
Então a listagem ora consolidada, mostra os 30 colegas com maior número de registros apontados no Canael.
Como há empate em cinco representações, todos com cinco foram elencados.
Não há juízo de valor.
Se há um mínimo de critério na composição do Canael, que é público, ele retrata a realidade nua e crua.
Não há aqui qualquer alusão a priori de merecimento ou desmerecimento, principalmente porque, como você bem lembrou, alguns já não estão mais entre nós.
Caso o número de representações exercidas por você seja diferente de nove, é importante você se dirigir aos organizadores do Canael.
Realmente há uma extensa listagem de colegas, principalmente com uma ou duas atividades de representação.
Como diz o dito popular: a partir de três, parece ser demais.
Não há exposição pois as representações são sempre republicanas e democráticas, certo?
E no estrito interesse dos colegas do Banco, ou não.
Sds
JFRezende

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caros Rezende, Raimundo, Solonel, Daisy e Marcos Cordeiro!

Os últimos serão os primeiros. Marcos,. então. O Marcos é um abnegado, um visionário, um batalhador incansável em favor de nossas causas, que se propõe sozinho a empreitadas que demandariam grupo de colegas com muito entusiasmo para lograr êxito. E ele, com sua inteligência, persistência e perspicácia, e muito suor, nos entrega de mãos beijadas a listagem do CANAEL. Que é o resultado de um trabalho de pesquisa volumoso, que se arrastou por anos e exigiu muita dedicação do seu idealizador. Daí os meus aplausos sinceros ao Marcos.
Mas, com o devido respeito, não é uma obra acabada e perfeita, como ele mesmo reconhece.
Ali encontramos tanto colegas que nos representaram em altos cargos em nossas entidades, recebendo alta remuneração, gratificações e benefícios, e outros que se revezaram em cargos de entidades de menor expressão que não, ou pouco remuneram seus gestores.
E, a meu ver, não seria justo discriminar os últimos e colocá-los no mesmo nível de rejeição que merecem os primeiros.
Eu confesso que, aposentado há 31 anos, me distanciei um pouco das coisas que ocorrem no Banco e nas nossas principais associações, Cassi e Previ, e também não conheço nomes para indicar ou para refutar em nossas eleições. Afinal, sou de outra geração e por isso me valho dos aconselhamentos dos mais jovens, dos que têm ainda relações com o pessoal da ativa e que têm sugestões a oferecer.
Por isso conclamo os colegas mais eslarecidos e atualizados a darem suas opiniões não só abonadoras, mas também as desabonadoras a respeito dos candidatos, para que tenhamos argumentos para convencer outros colegas a votar conosco.
Porque se ficarmos só no politicamente correto permitiremos que os candidatos "pés-de-barro" passem desapercebidos no meio dos outros e consigam ser eleitos, pois estratégia, marketing e poder eles têm!
E sabem jogar o jogo sujo!
Saudações!

Anselmo - São Paulo

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Colegas,

Ao tempo em que parabenizo o Marcos Cordeiro por essa e por muitas outras iniciativas em benefícios da nossa comunidade, permito-me sugerir que um ou mais colegas afeitos às coisas da informática, se predisponham a, tomando por base o atual CANAEL, desenvolvam um Programa que contemple, por exemplo, todos os dados relativos aos colegas que participaram da gestão de nossas Entidades -- GAREF, PREVI, CASSI --. e de todas as nossas Associações Funcionais.

Para tanto -- já tentei sem sucesso -- poderiam todas essas entidades, uma vez instadas, elencarem os nomes e as composições de seus segmentos diretivos a partir de uma determinada data.

Antes de se constituir numa listagem para execrar, creio que se trataria da construção de uma listagem para louvar e agradecer àqueles que reservaram parte de seus tempos e de suas vidas, para se dedicarem a tão nobre missão.

Chirivino

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Prezado Chirivino,

Sábias e ponderadas suas informações e sugestão.
Se é para se elaborar um cadastro informativo que se faça com critérios e que seja completo.

Observo na relação de nomes que o Rezende divulgou no CANEL, cadastro de eleitos, que mais confunde do que esclarece. Inconsistente, aponta para alguns nomes e omite tantos outros.

Desculpe, mas não notei nenhuma serventia.

Vejamos:
- Lá existem nomes de profissionais que foram indicados pelo Banco para o cargo de Conselheiros de empresas mas que nunca foram candidatos e muito menos eleitos pra nada. Além da informação ser falsa, nesses casos, que isso vai agregar?

- Constam nomes de alguns Colegas que dirigiram Associações Estaduais e Regionais AFAS e até DIREG. Por que não relaciona todos?

- Lá existem muitos nomes de falecidos. Se o objetivo é político, orientar votos, porque expor os nomes dos que já faleceram?

- Se o objetivo é político, ou seja, isolar os que já exerceram mandatos, onde me incluo, com muito orgulho e a certeza do dever cumprido, e tenho certeza passam de mais de 200 nomes, porque divulgar os nomes dos que não são candidatos.

Ficam minhas perguntas e aguardo resposta.

Carvalho.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Prezado Marcos,

Observo que na sua relação CANAEL existem nomes que nunca foram candidatos e muito menos eleitos para nada.
São indicados pelo Banco para cargos de conselheiros em participadas.

De minha parte, o meu nome sempre fui público, sempre me exponho, sempre divulgo meus votos e pode ser divulgado por quem quando e como desejarem, evidente sem me fazer acusações levianas como já ocorreu no passado, por alguns colegas raivosos, mas mesmo assim, nunca ingressei com ação contra quem quer que seja, mesmo sendo afrontado, entendi mais como sendo desabafos.

Evidente que o CANAEL não me acusa de nada e nem poderia, sem motivos.

Logo, seu recado de garimpeiros de ações não serve para mim.

Abraço,

Carvalho.

De: rede-sos-ii-cassi-previ@googlegroups.com [mailto:rede-sos-ii-cassi-previ@googlegroups.com] Em nome de cordeiro@marcoscordeiro.com.br
Enviada em: sábado, 19 de fevereiro de 2022 16:47
Para: rede-sos-II-cassi-previ@googlegroups.com
Cc: cordeiro@marcoscordeiro.com.br
Assunto: RES: [rede-sos-II-cassi-previ] Ventos do Norte II

Caros colegas,
Mesmo em se tratando de pessoas públicas, informações técnicas envolvendo sua atuação no meio em que se inserem, não comportam avaliações qualitativas de caráter pessoal, seja do desempenho nos cargos ocupados ou em outros aspectos particulares. A prática seria condenável como invasão de privacidade, pois ferem o princípio de preservação de imagem. O CANAEL, eminentemente um sítio de orientação informativa, se ultrapassar esse entendimento passará a ser um alvo fácil na mira de contumazes garimpeiros de causas fáceis. Como se diz na gíria, seria um “prato feito” para eles! É o que lembra o criador, mantenedor e responsável pelo que ali se divulga, cujo conteúdo é pinçado nos meios de comunicação por onde passam/passaram esses informados.
Atenciosamente,
Marcos Cordeiro de Andrade

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Aqui o propósito é associativo; bem comum.
Se alguém entende que isso é política, não cabe meu julgamento.
De toda forma, imagino que o CANAEL seja uma ferramenta pública, criada para informar em cenários eleitorais.
Orientar votos com base no critério do número de participações já exercidas.
Esse é um critério legítimo em prol da renovação de ideias e propostas.
Não tem a ver nem com política nem com os jetons recebidos.
Não estou tomando isso para mim, nem pegando carona. A ideia é dar mais transparência e dinâmica.
Claro que alguns dirão que não serve para nada. Outros dirão: tantas participações... o que restou?
Repetindo, na listagem do CANAEL é fácil identificar as participações mas não é simples totalizar.
Dessa forma, é desnecessário "consolidar" a imensa quantidade de colegas que participou uma ou duas vezes.
Quem ingressa no endereço eletrônico do CANAEL logo vê as participações
O que ocorre é que muitos colegas têm dificuldade em processar registros e não conseguem fazer a contagem.
De novo: o critério é contagem, sem outro juízo de valor.
Não importa se o BB indicou ou foram eleitos... a contagem, é um simples procedimento estatístico e é "insípido, inodoro e incolor".
Se o BB repete figurinha carimbada, também não está ok... temos tantos colegas capacitados... por que repetir?
Não existe exposição alguma, tanto vivos quanto falecidos participaram...
Por exemplo, trabalhei bem próximo ao Branisso e era nítido o quanto ele se empenhava; da minha perspectiva, merece ser lembrado.
A orientação de voto não é monopólio das entidades sindicais; os grupos organizados são legítimos para fazê-la.
Aqui o critério, repetindo, é sair da inércia, votar e evitar repetir indicações anteriores.
Porque o mundo segue em mutação e as pessoas não necessariamente seguem esse rumo.
Luz e água... elementos da natureza. O grande critério da natureza é o da mudança.
Peter Drucker sinalizava os fundos de pensão como pilares de uma nova economia.
Então... APOSENTADOS, UNI-VOS!!!
Abraços
JFRezende

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Colegas,

Criticar é fácil.
Criar algo útil como o CANAEL já é mais difícil, né, dá um trabalho, tem de fazer pesquisa e isso o nosso querido Marcos Cordeiro se deu ao trabalho de fazer.
Quem vir que está incompleto, manda mensagem para o criador do site e acrescenta, em vez de simplesmente criticar.
Aproveito para informar que o Amaral, além de ter sido Garef, foi conselheiro deliberativo na previ, passando em seguida para Diretor de Seguridade, de onde foi DEPOSTO em 2004 e mesmo tendo recorrido à justiça não conseguiu reaver o cargo.
Vamos ajudar, agregar e não ficar batendo boca sobre um instrumento tão importante que mostra a qualquer criança a dança das cadeiras.
Tem uns ali que criaram raízes há mais de 30 anos e gravitam em 2 ou 3 cargos ao mesmo tempo.
Tem filhas de conselheiros da ANABB já ocupando cargos, tais como eram as capitanias hereditárias! É VERGONHOSO isso.
Queria ver se esses cargos não fossem remunerados, se fossem trabalho voluntário, quantos estariam fraudando eleição para se perpetuar neles!
Para refletir!
Abraços

Santina

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Pessoal
As eleições estão chegando e alguns panos precisam cair.
Em relação às chapas 2, 6 e 8, temos questões interessantes que fazem pensar.
Em duas delas temos gente de peso que já marcou a trajetória dessas instituições.
Mas não há que se esperar nada de novo. Apenas, mais do mesmo.
Numa dessas duas chapas temos a candidatura a diretor de um colega pós-98.
Acho que neste grupo aqui, não é exatamente o que postulamos...
Na outra das três chapas temos um candidato que está no mercado de consultoria para planos de saúdes e hospitais.
Com todo respeito, vejo uma chance para conflito de interesses.
A chapa 4 não é exatamente de continuidade, mas realinhamento, que ainda não foi concluído.
Portanto, mais do que uma opção, é a melhor alternativa.
Particularmente eu entendo que devam ser cobrados dos candidatos compromissos com o associativismo, o assistencialismo, o mutualismo, etc.
Tanto quanto a Previ, a Cassi precisa realinhar o institucional, para demarcar o administrativo e ordenar as operações.
Gestão se faz com gente e processos. Se o resultado está ruim, ou são as rotinas de trabalho ou as pessoas que trabalham.
Todo o mais é um mistério que se cria em torno para os salários se agigantarem...
Abçs.
JFRezende

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Santina, sem fomentar polêmica a respeito do CANAEL, é dessas informações passadas por vc que precisamos.
Vc é até franca e corajosa demais, mas precisamos de sinalizações a respeito dos candidatos para depurar as chapas concorrentes.
São 28 candidatos em 4 chapas. É sobre esses APENAS que devemos focar. Quem os conhece deveria fazer como vc e dar a sua opinião. Talvez com mais cuidado, sem necessidade de dizer que o gestor tal comprou um haras em Minas Gerais, ou uma mansão em Brasília, ou um apê em Paris!
Porque enquanto apenas algumas dezenas de colegas conhecem os meandros dessas associações, onde gravitam sempre as mesmas abelhinhas produzindo mel só para si mesmas, milhares de colegas como eu, aposentados e muitos desinteressados por esses assuntos, aguardam de boca aberta as gotas de experiência expelidas pelos primeiros para decidir o seu voto!
Entao, que venha a luz, não com o intuito de denegrir reputações, de criar polêmicas, mas para alumiar o caminho da maioria.
Precisamos de sinalizações, como vc fêz. Podem ser em código, em cores, com cartões amarelo e vermelho, de qualquer forma, até com emojis bonitinhos e feinhos, mas precisamos conhecer o que os mais experientes conhecem.
Porque senão corremos o risco de votar em candidatos com bons currículos, novato em eleições, mas que sejam "laranjas" dos grupos que sempre se locupletaram...
Tenho dito.

Anselmo - São Paulo

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Santina coberta de razão!
[ ]
JFR

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Colegas,
A título de mais iinformação, digo aqui que na chapa 4 teremos a chance de reeleger o Satoru, que só se candidatou por insistência nossa, a fim de que ele possa continuar o excelente trabalho iniciado, tendo inicialmente encontrado a Cassi em estado falimentar, enfrentando intervenção fiscal da ANS por estarem consumidas TODAS as reservas obrigatórias.
Depois de longa negociação conseguimos mudar o estatuto, agregando contribuição dos dependentes, sem o quê a Cassi não sobreviveria.
Em seguida, fomos brindados com uma pandemia que tomou grande parte do tempo com o intuito de não deixar os associados sem assistência. Graças à Deus tivemos a telemedicina que foi uma mão na roda, apesar da dificuldade de atendimento nos dias de tsunami de casos de covid, fato esse comum em todos os planos de saúde, não apenas na Cassi, como alguns gostam de colocar.
Assim sendo, precisamos de uma nova gestão, agora com mais tranquilidade para continuar as melhorias e o trabalho iniciado, rumo à recuperação da Cassi e sua perenidade.
A chapa 33 que acompanha a chapa 4 é formada por excelentes nomes, com competência comprovada e currículos ótimos.
Portanto, afirmo com 100% de certeza que ao eleger as chapas 4 e 33 estaremos garantindo pelo menos mais 4 anos de gestões sóbrias e comprometidas com os associados.
Pena que nosso bravo Faraco, por motivos pessoais não estará nessas chapas; ao mesmo tempo em que agradeço de coração ao trabalho que ele realizou na Cassi, informo que os candidatos ao Conselho deliberativo estão à altura de bem nos representar.
Abraços

Santina