terça-feira, 9 de agosto de 2022

Carta aberta à FAABB - Abaixo-assinado

  

 

CARTA ABERTA à FAABB

Curitiba (PR), 09 de agosto de 2022.

À

Federação das Associações de Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil - FAABB

Av. do Contorno, 6437 – 301
Funcionários
Belo Horizonte - MG, 30110-039

 

Sra. Presidente,

ASSUNTO – Abaixo-assinado entregue à PREVI

Vimos, por esta via, levar ao seu conhecimento a entrega do abaixo-assinado à PREVI em 05/08 último, para cujo atendimento pedimos sua preciosa ajuda.

O manifesto em questão segue anexo por cópia, assim como pode ser acessado através do link:

https://www.aapprevi.com.br/documentos/pdf/protocolo_entrega_abaixoassinado.pdf

Repercute nas redes sociais o clamor provocado por esse abaixo-assinado, onde os 36.769 assinantes, assistidos pelo Fundo, acossados pela calamitosa situação financeira que atravessam há algum tempo pedem ajuda para sanar irregularidades relatadas. E a Federação, mais que ninguém no mundo, conhece as origens e desenrolar de fatos geradores, posto que, na condição de representante das Associações filiadas tem participação ativa e determinante nas reuniões com o patrocinador, sempre que mudanças organizacionais e vitais para as duas Caixas (PREVI e CASSI) entram em votação. No caso presente, há elementos consistentes que justificam a judicialização dos fatos elencados no documento e embora o pretenso feito comporte execução sumária por merecimento, expedientes protelatórios certamente serão interpostos seguidamente até que os aposentados de hoje estejam mortos – de fome ou de velhice.

Vale ressaltar “que a Previ está sempre atenta às necessidades de seus associados e participantes, reforçando seu propósito de Cuidar do Futuro das Pessoas e sua missão de Garantir o pagamento de benefícios a todos nós, associados, de forma eficiente, segura e sustentável.” 

Em razão disso, apressamo-nos em declarar solidariedade a  esse propósito e tranquilizar a todos com a certeza de que o dinheiro envolvido nas reposições pleiteadas não significa despesa extra, porquanto foi incorporado ao patrimônio do fundo gradativamente, sempre que absorvido – irregularmente, diga-se. Quanto ao BET, trata-se de apropriação indébita e como tal tem que ser devolvido pelo Banco,

Portanto, deve-se evitar o ingresso na via Judicial, pois é sabido que essa opção não agrada a nenhuma das partes que se envolverão em um litígio dispendioso e duradouro. Por isso, melhor será a PREVI e o Patrocinador entrarem em acordo justo, definitivo e saneador. Tendo como projeção ideal corrigir de pronto as irregularidades constatadas para viabilizar o tratamento extrajudicial. E, a partir daí, definir o encerramento da questão pela via administrativa, firmando acordo ao amparo das seguintes providências:

a)          Equalização dos parâmetros dos empréstimos a participantes;

b)          Tratamento isonômico entre participantes e assistidos de qualquer idade;

c)           Instituição de abono permanente para compensar as perdas sofridas;

d)          Devolução dos 7,5 bilhões apossados pelo Patrocinador;

e)          Pagamento das parcelas do Bet não adimplidas.

No tocante à Federação, em que pese não sermos filiados, encarecemos exercer seu papel moderador “como a entidade de representação política e jurídica, reunindo a grande maioria das Associações existentes no país” ... (Site da FAABB).

Assim, com este gesto altruístico, se materializado, a sofrida Classe de aposentados e pensionistas do nosso meio terão restauradas a autoestima e a capacidade de prover o sustento dos familiares - até os últimos dias que lhes restam.

 

Atenciosamente,

 

Marcos Cordeiro de Andrade

Presidente Administrativo da AAPPREVI

presidencia@aapprevi.com.br  

www.aapprevi.com.br 

Nenhum comentário: