sábado, 21 de janeiro de 2012

Ajuda aos flagelados

Caros Colegas,

Conheço bem o tema.

Nascido na Paraíba, em 1939, filho e sobrinho de poetas (Bastos Andrade e Zé da Luz), autores de verdadeiras obras de arte escritas em versos matutos como “O Flagelado”, do primeiro, e “O Sertão em carne e osso”, do segundo, convivi durante minha infância e adolescência oprimido sob o tema de ajuda aos atingidos pelo flagelo da seca, daí a denominação de flagelados dada aos sobreviventes dessa aberração da natureza.

Esse fenômeno cíclico criou situações inusitadas no sertão nordestino envolvendo figuras notáveis como beatos e políticos. Uns benquistos, bem vistos e úteis, como padres, conselheiros e missionários. Outros de existência dispensável, da classe dos coronéis de então e políticos aproveitadores, instituidores da Indústria da Seca. Estes nada mais eram que incansáveis batalhadores por aportes de verbas federais para lidar com o assunto, mas com propósito outro que não a Ajuda aos Flagelados. Dedicavam-se ao ofício de locupletar-se com as cifras liberadas para viver no bem bom da dedicação à rapinagem, em revoada sistêmica como aves de arribação. A cada nova estiagem na região, se dava o retorno para nidificar onde por e chocar seus ovos de ouro – os donativos destinados aos flagelados que recebiam ínfimas migalhas do que lhes era destinado, e ainda agradeciam aos supostos benfeitores enquanto enterravam seus mortos.

Ainda hoje são numerosas as vítimas da fome causada pela seca, cujos efeitos daninhos são alimentados pelos aproveitadores e espertalhões ajudados por comparsas instalados nas instâncias Legislativas, nos palácios de governo, nos ministérios e secretarias.

Tantas eram as falcatruas cometidas sob a capa de ajuda aos flagelados que o folclore nordestino foi enriquecido com relatos inusitados, como o caso retratado pelo repórter David Nasser, de O Cruzeiro. Conta ele que certo Departamento específico destinado a promover Obras Contra as Secas adquiriu no exterior um Trator Limpa Neve, que seria adaptado para construir açudes – quando a máquina apropriada custava dez vezes menos, aqui mesmo no nosso quintal.

Por tudo isto, alimento certo ceticismo a cada campanha empreendida para arrecadação de fundos para ajudar vítimas de catástrofes naturais. Tirando as ações imediatas, emergenciais, fruto do esforço de vizinhos, tudo que vem depois através de chamamentos de pessoas bem intencionadas corre risco de ter mal versado o produto amealhado. Ações como arrecadação de donativos em dinheiro, ou mesmo de mantimentos, comumente chegam ao destino dilapidado – quando chegam. Há casos concretos em que até roupas eram desviadas para vendagem comercial por parte dos encarregados da recepção e distribuição aos necessitados. Além do que, há sempre os espíritos de porco, desagregadores maldosos que, espelhando-se em suas próprias atitudes de uma vida mesquinha e inservível, recheada de sujos desejos inconfessos, vêm maldade nos propósitos de pessoas sérias, tementes a Deus e amantes do próximo desamparado.

Assim entendendo, não me envolvo em eventos da natureza. Para esse trabalho existem os nichos apropriados, como a Cruz Vermelha, Defesa Civil e ONGs reconhecidamente sérias. De minha parte prefiro apelar para as autoridades pedindo providências saneadoras – preventivas ou pós catástrofe - apontando falhas na legislação e incúria de representantes do povo.

Portanto, seria de bom alvitre que disso também cuidassem os formadores de opinião, Associações de Classe, Grupos de ajuda e tudo mais que carregue o mínimo de credibilidade em suas ações. Se as pessoas de boa índole, reconhecidamente, que tratam desses segmentos direcionarem sua solidariedade, sua indignação e sua capacidade de argumentação e movimentação ao vetor específico, que são as autoridades constituídas, por certo o resultado do seu trabalho será muito mais profícuo. E não correm o risco de induzir a retirada de recursos de quem tem pouco para por ao alcance de aproveitadores mal intencionados, embora a intenção primeira seja a de que os necessitados recebam a pretendida Ajuda aos Flagelados.

Todavia, se apesar de tudo acharem que estarão contribuindo positivamente com esse tipo de comportamento, possuindo condições de fazer chegar com segurança os donativos arrecadados, que continuem agindo assim. Mas, por favor, vão baixar em outra freguesia. Que peçam doações a quem possa dar sem lhes fazer falta. Dirijam-se aos Banqueiros, Empresários, Dioceses, renomadas personalidades que ganham fortunas e outros milionários como Astros e Estrelas badalados. Esqueçam os aposentados e pensionistas dependentes da PREVI com quem devemos nos preocupar, pois muitos deles estão à míngua e de cujos contracheques nem centavos sobram. Ao contrário, a cada dia 20 são obrigados a malabarismos financeiros para sobreviver até o mês seguinte. E para tanto se endividam sistematicamente, mês a mês, entregando-se nas mãos de bancos, financeiras e agiotas de toda sorte. E ninguém move uma palha sequer para socorrê-los.

Para estes flagelados é que devemos pedir ajuda.

Marcos Cordeiro de Andrade – Curitiba (PR) – 21 de janeiro de 2012.

100 comentários:

Anônimo disse...

Anônimo 10:33 do poste anterior.

Essa, mas a muda não estão do nosso lado. hehe!!



PARABÉNS MARCOS!!

Anônimo disse...

É Marcos, você tem toda razão. É nessas condiçães de penúria que me encontro. Hoje, sábado 21 de janeiro não tenho nada para comer. Recebi dia 20. Mas o dinheiro nem chega em casa. Da PREVI para o BB e por lá mesmo vai embora. Não sei mais o que fazer e nem a quem recorrer. Sinto-me angústiada, triste, desanimada. Não sei como chegarei até o mes que vem, e se eu chegar, começa tudo de novo.

Meu estômago está doendo, pois não me alimento há 4 dias. Choro muito mas o que vou fazer?

Desculpem, eu sou pensionista.

Anônimo disse...

CORAÇÃO DESPEDAÇADO

Marcos,
Lendo seus comentários, chego à conclusão mais ainda, que nesta vida, especialmente no nosso Brasil, não faltam infelizes aproveitadores. E olhando à primeira vista parece que nada se lhes acontece, mas lhes digo uma coisa: a DEUS ninguém engana. Pagarão do outro lado, podem ter certeza. E lá é para sempre. ATENÇÃO APROVEITADORES. APROVEITEM BEM AQUI, ROUBEM BASTANTE, GOZEM BASTANTE,VIVAM SEU DINHEIRO BASTANTE, POIS DEPOIS LHES SERÁ COBRADO, COM UMA CORREÇÃO MONETÁRIA QUE VOCES ASSUSTAR-SE-ÃO, MAS JÁ SERÁ TARDE.

Anônimo disse...

Previ Futuro investe 17 milhões em shopping, e a previ plano 1 cada vez mais para trás, ou seja totalmente desemparada e esquecida.

Anônimo disse...

Marcos e Colegas,

Que me perdoe o pessoal da ativa, que também sofre o seu tanto.

Mas já disse aqui uma vez, ninguém prestou muita atenção.

A principal finalidade da Previ é complementar aposentadorias e pensões.

Não é e jamais foi conceder benefícios para quem está na ativa.

Quantos de nós, aposentados, recebemos qualquer benefício da Previ durante o nosso tempo de trabalho?
Quem nos pagava era somente o Banco.

É uma questão de justiça e de respeito aos estatutos, sem remendos.

Não temos nada contra os colegas ativos, que entretanto deveriam aguardar sua hora, contribuindo para que pudessem fazer jus aos benefícios correspondentes, no momento certo.

A Previ também não é fundo de investimento, não precisa apresentar superávites, como já disseram outros colegas.

Basta que se respeitem suas finalidades e se concedam benefícios justos, o que é perfeitamente possível.

Está na cara que esse arranjo sempre foi essencialmente eleitoreiro.

Herberto

Anônimo disse...

FLAGELADOS, ASSISTIDOS PELA PREVI

Caro Marcos,

O que você escreveu leva-nos a meditar sobre os endividados, flagelados , assistidos pela Previ,que padecem pelo descaso de quem os deveriam socorrer. Recursos são desviados através de repasse ao patrocinador (7,5 bilhões), usando meios legais duvidosos, como é o caso da Resolução 26, que é por nós considerada incostuticional. Outrossim, quem deveria estar contribuindo para obter a aposentadoria complementar, já não precisa contribuir. O complemento virá GRATUITAMENTE e INTEGRAL aos da ativa. Isso é uma afronta para quem teve que contribuir durante toda sua carreira e hoje recebe um "merreca", devido aos achatamentos anuais.
Mas se verificarem, todos aqueles que decidem o destino do nosso dinheiro(superávit), ainda estão na ATIVA e beneficiam-se a si próprios. Sabem que quando se aposentarem, o provento de sua aposentadoria servirá para atender aos caprichos de suas esposas, filhos e netos. Pois não dependerão desse dinheiro. Ao invés de prestar-nos socorro, preferem entregar-se aos encantos e alegrias que os importantes cargos e a dança de cadeiras proporciona. Os recursos estão sendo distribuídos de forma diversa, beneficiando alguns e prejudicando outros.

O colega Herberto (23:48) abordou muito bem o assunto. Todos os aposentados e pensionistas deveriam ler, reler e refletir sobre o que ali está escrito. Principalmente os que foram eleitos para nos representar.

Até quando será ssim?

Pensionista disse...

Gostaria de poder compartilhar com voces o que ouço dos funcionarios da ATIVA que nós PENSIONISTAS se ganharmos, tenho certeza que ganharemos os 100% iremos falir a PREVI. Que horror, fiquei indignada.

Anônimo disse...

Leia-se.... "considerada inconstitucional".

Anônimo das 06:05.

Anônimo disse...

Caros colegas,


Prestem bem a atenção no que vou dizer:
Um certo dia o BB tirou todo o dinheiro que tinhamos para sobreviver e nos deixou até passar fome.
Hoje nós recebemos através de ¨ORDEM DE PAGAMENTO¨ no qual nosso advogado requereu um oficio junto a Previ.
Prestem atenção: se o BB tirar qualquer provento de vocês entrem com uma ação na justiça trabalhista, eu disse trabalhista, trabalhista... é onde podemos ganhar algum respeito perante o BB.
Pois, aqui em casa perdemos a causa por entrarmos com uma ação civil, no qual estava tudo errado, pois no desespero peguei cada advogadozinho de porta de cadeia, e ainda se diz famoso em minha cidade.
Mas, tudo isso que aconteceu conosco foi ótimo pra sabermos quem é o BB e até onde ele chega para acabar com o sossego dos seus aposentados e pensionistas (clientes).
Não se desesperem tirem a conta do beneficio com crédito em conta e passe a receber via ordem de pagamento para garantir seu sustento.
outra coisa não se desesperem, o banco não pode fazer nada se tiver apenas uma casa.
Assegure seus sustento, não deixe que o BB faça gato e sapato da gente.
TROQUE O NUMERO DE SEU TELEFONE, NÃO DEIXE NINGUEM DO BANCO TER CONTATO COM VOCÊS, POIS ELES FICAM COM A CONTA CADUCANDO, SEM PODER TIRAR UM CENTAVO DO BOLSO DE VOCÊS.
NÃO TENHAM MEDO DO BB SÃO TODOS UNS FROXOS, TUDO PAU MANDADO.
NÃO DEIXEM DE COMER, PEGUEM UM ADVOGADO PEÇA PARA FAZER UM OFICIO PARA PREVI PARA RECEBER VIA ORDEM DE PAGAMENTO, REPITO, FAÇAM UM OFICIO PARA PREVI PARA RECEBER VIA ORDEM DE PAGAMENTO.
NINGUEM PRECISA PASSAR FOME POR CAUSA DE UNS NILTONS DA VIDA (NILTON....AH! UM GERENTEZINHO DE BOS....AQUI EM MINAS GERAIS.)
ABRAÇOS,

Anônimo disse...

Tenho limite de cheque especial ha pouco tempo(dois meses).Minha conta virou no dia 10/01 com debito dos juros do cheque especial R$4,00,(para mim, o debito seria somente no dia 1 de cada mes).Fiz um deposito em dinheiro por envelope no dia 16 na parte da manha pois um cheque meu datado de 16/01 bateria a noite.O deposito nao apareceu na minha conta e o cheque bateu.Dia 20, me debitaram R$38,00 de Tarifa Adiantamento Depositante.
Pergunto: O banco tem que me devolver o valor debitado(38,00)?

Anônimo disse...

ACABEI DE ABRIR MEU CONTRA CHEQUE DO MES DE JANEIRO VINDO PELO CORREIO. MINHA SURPRESA AO LER A MENSAGEM DA PREVI PARA OS APOSENTADOS:
UM BRINDE AO SEU ADALBERTOE A TODOS OS APOSENTADOS
UM DIA A GENTE CHEGA LÁ!!
ESSA FOI A HOMENAGEM DA PREVI PARA OS APOSENTADOS.
ACORDA CHAPA 3!

Anônimo disse...

Prezado presidente Marcos

Ainda sobre rescalonamento de dívi-
das, no Banco do Brasil, dos assis-
tidos da PREVI--------------------

Não deixe o assunto cair no esqueci-
mento. Precisamos de padronizar os
normativos respectivos entre os
orgãos normatizadores e agências.

Anônimo disse...

Colega das 17:30:


Se o Banco não lhe devolver os R$ 38,00, "táca-lhe" o PROCON nele.

Para mim aconteceu o seguinte: há uns 7 anos, ao emitir um cheque de R$ 60,00, havia fundo suficiente na C/C para honrá-lo. Mas, no outro dia, verifiquei no extrato que o limite estava ultrapassado em R$ 12,00, pois haviam debitado algumas taxas. Imediatamente fui na agência para solicitar que não devolvessem o cheque, porque depois de almoço eu depositaria R$ 240,00. Foi o que fiz. Só que o gerente da conta, chamado pelas iniciais LF (um altão muito magro, convencido e arrogante) da agência de SANG-RS, que trabalhou ao meu lado por duas décadas, não cumpriu o combinado e permitiu que o cheque fosse devolvido. Que decepção. O Banco causou o déficit da conta e eu paguei o pato.

Hoje não tenho a menor consideração por quela pessoa que era considerada colega por muitos anos. Ainda mais que começou como estagiário na agência e sempre tivemos boa convivência no trabalho.
O ditado diz: os verdadeiros colegas e os verdadeiros amigos a gente conhece nas horas difíceis.

Ele demonstrou ser AMIGO DA ONÇA".

Anônimo disse...

Caro Marcos, boa noite!

Trocando idéias, com o colega acima, 17:30:

- dia 16 de janeiro, na sua cidade, foi feriado?
- erradamente, o colega terá depositado em outra conta(da esposa, do filho, em poupança,...)?

Grato por tudo, Marcos e tenha uma ótima semana, na PAZ E NO BEM!

Fernando Lamas
Valinhos(SP)

Anônimo disse...

Caros amigos, vi um comentário sobre o BET na internet e me estarreceu a ingenuidade nossa e dos nossos negociadores. Vamos trabalhar com valores fictícios para melhor entender. E me corrijam se eu estiver errado, por favor. Suponhamos que a parcela Previ esteja em R$ 2.000,00 e também que um funcionário da ativa tenha um salário de R$ 5.000,00. Com o advento do BET este funcionário passou a contabilizar R$ 1.000,00 (20% de R$ 5.000) de BET por mês. Então este funcionário se aposenta. Passa a receber os mesmos R$ 5.000,00 de salário (hoje basicamente isso ocorre), contudo a aposentadoria se constituirá de R$ 2.000,00 (INSS) e R$ 3.000,00 da Previ. O que eu gostaria de chamar atenção é para o valor do BET, que na ativa correspondia a R$ 1.000 e agora, aposentado, passou para R$ 600 (20% sobre R$ 3.000-valor pago pela Previ). Estou errado ou isso de fato está ocorrendo? A pergunta que não quer calar: A Previ existe para os ativos ou para os aposentados? Celio Vilela

Anônimo disse...

Dilma pede para BB e Caixa estimularem o crédito . CDC salário voltou para 96 meses - taxa 1.89 e taxa ainda vai baixar, segundo meu gerente.

Anônimo disse...

Nao colega Fernando Lamas,nao era feriado e a conta e somente minha.
Obrigado

Anônimo disse...

Dilma pediu para estimularem o credito,entende-se:Para os clientoes(VIP) e para os da ativa.Aposentado para eles e rale,entenderam????

Anônimo disse...

COLEGA ANONIMO DAS 06:00 ONDE TU LESTE ESTA NOTICIA?

Anônimo disse...

Prezado companheiro Marcos

Por favor - continue na luta para
que se estenda aa ralé, nós aposentados, a disponibilidade de acesso ao realinhamento em op. de
crédito ora oferecidas aos nossos
colegas da ativa.

Este mês de janeiro minha FOPAG foi
toda arrebanhada para o BB.

Não sobrou nem uma lasquinha.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Mensagem encaminhada nesta data:

Banco do Brasil S.A
Diretoria Gestão de Pessoas
Ana Paula da Silva
Assessor Pleno

(61) 3108-7324
anapauladasilva@bb.com.br

Prezada Assessora,

Voltamos ao assunto ventilado em sua gentil resposta anterior reproduzida ao final deste texto, para informar e pleitear o que se segue:

É notório o desencontro entre as informações que essa Alta Esfera nos presta e os procedimentos adotados nas dependências do Banco, onde aposentados e pensionistas buscam realinhar seus empréstimos.
A propósito, encaminhamos esclarecedor relato de um dos envolvidos nesse desencontro:

“Caro Marcos, boa tarde.
REESTRUTURAÇÃO DE DÍVIDAS

Esperando colaborar, dou o meu testemunho de que fui à Agência, mostrei a informação da DIPES, publicada entre as msg da postagem Nova Ação Judicial da AAPPREVI, de 10.01.2012, onde consta CLARAMENTE que os aposentados podem usar o REESCALONAMENTO e a RENEGOCIAÇÃO, somente não o Descontrole Financeiro.
Mostrei, também, um e-mail que recebi, gentilmente respondido pela DIPES, onde consta, CLARAMENTE que adimplentes, também, PODEM usar as linhas.
Devo afirmar que, pela Agência(Valinhos), recebi todo o apoio, a ponto de a funcionária dispor-se a comunicar-se com a DIPES, para solicitar esclarecimentos, pois há, DE FATO, divergência, entre a publicação da DIPES, no blog e a realidade na Agência.
Estou no aguardo dessa conversa.
No mais, concordo com os colegas: se há um Programa de Saneamento, tão esperado, extensivo aos inativos, é preciso, urgentemente, destravar esse bloqueio, entre DIPES e Agências.
Grato, Marcos e PAZ E BEM!

Fernando Lamas
Valinhos(SP)”
19 de janeiro de 2012 15:57
============================

Para anular o constrangimento por que passam esses correntistas, seria altamente proveitoso para todos os envolvidos se a Diretoria de Empréstimos e Financiamentos distribuísse linearmente os parâmetros de enquadramento, haja vista que os relatos que nos chegam dão conta de que as agências negam a extensão aos inativos da modalidade de empréstimos recém criada, destinada ao reescalonamento de dívidas de Servidores da Casa.

Continua na Parte II

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Parte II - Final

Para tanto, ficaremos imensamente gratos se nos informarem qual o aplicativo a ser usado pelo Setor de Atendimento para visualizar suas instruções no sentido, nos autorizando o repasse da informação aos interessados – sócios ou não da AAPPREVI.

Atenciosamente,

Marcos Cordeiro de Andrade
Presidente Administrativo
AAPPREVI
www.aapprevi.com.br
(41) 3045-0370
================================

PROGRAMA DE REESTRUTURAÇÃO DE DÍVIDAS DE FUNCIONÁRIOS
Sr. Marcos Cordeiro,
Informamos que o Programa de Reestruturação de Dívidas de Funcionários já existia e o que fizemos foi reestruturá-lo com o objetivo de:
- extinguir a equipe multidisciplinar, agilizando o processo decisório que passou a ser das Agências/Gerats;
- evitar o constrangimento ao funcionário que antes precisava expor à equipe multidisciplinar todas as suas dívidas para análise;
- eliminar o produto 349-8, operacionalizado, de forma manual, por meio do sistema XER/ESCAI, que comprometia vencimentos futuros como PLR, 13º salário e férias;
- negociar melhores taxas e aumento do prazo de pagamento, junto à área gestora, para contemplar o maior número de funcionários super endividados;
- previsão de ações de educação financeira, com disponibilização de curso auto-instrucional na modalidade Sinapse e o desenvolvimento de programa de assessoria financeira via voluntariado.
O Programa de Reestruturação de Dívidas de Funcionários tem como público alvo os funcionários da ativa, incluindo os funcionários em licença-saúde e licença-maternidade, os funcionários cedidos para outros órgãos, desde que recebam o salário através da folha de pagamento do BB.
Os aposentados também poderão reescalonar ou renovar suas operações utilizando os mesmos prazos e taxas disponíveis para funcionários, através das linhas BB Crédito Renovação Funci e BB Crédito Reescalonamento Funci, disponíveis nas agências.

Atenciosamente,
Ana Paula da Silva
Assessor Pleno
Diretoria Gestão de Pessoas
(61) 3108-7324
anapauladasilva@bb.com.br

Anônimo disse...

Quando você acessa BB Crédito Renovação Funci e BB Crédito Reescalonamento Funci, nos terminais de autoatendimento, aparece a mensagem "Não é público alvo". Por que?

Anônimo disse...

Li a mensagem da Dilma na Folha de ontem, domingo. Quanto ao prazo do CDC, simulei no meu extrato.

wilson luiz disse...

Aos poucos, a Presidente Dilma vai dando um pé-na-b... nos entulhos herdados do glorioso estadista Lula, grande aliado de potências mundiais, como Irã, Venezuela, Cuba, Equador, Bolívia...
Comenta-se que a próxima faxina será feita na diretoria da Petrobrás.
A se confirmar, vamos torcer que, logo a seguir, seja feito o mesmo com a diretoria do Banco do Brasil, com a qual ela estaria bastante insatisfeita, devido à mudança de importantes departamentos do Banco de Brasília para São Paulo, às escondidas, sem seu conhecimento. Ocorrendo isto, fatalmente haverá grandes mudanças, também, na diretoria da PREVI. Não sei se melhoraria alguma coisa, mas como diz o bravo deputado Tiririca, pior do que está não fica.

Anônimo disse...

Sua participação é importante !

No próximo dia 25 de janeiro estaremos nos reunindo em Porto Alegre para discussão dos seguintes assuntos:

1 - Eleições CASSI e PREVI
2 - Resolução 26 – ações urgentes a serem desencadeadas
3 - União e informação como formas de luta
4 - Debates

Local: Hotel Ritter (Largo Vespasiano J Veppo. 55 - em frente à rodoviária).
Horário: 14 horas.

Aos que desejarem comparecer solicitamos confirmar a presença até a próxima segunda-feira (23/jan) através de e-mail ceciliaestivallet@gmail.com para que possamos reservar sala em proporção adequada ao número de participantes.

Anônimo disse...

Ao anônimo das 23:59,

Os aposentados recebem o BET de 20%sobre o COMPLEMENTO DA PREVI somente. A parte do INSS fica de fora.
Já, os da ativa, recebem os 20% sobre o total dos proventos.
Foi o que entendí naquele acordo que nos que nos botaram güela abaixo, mesmo sem ter valor legal. O dito acordo foi tão sem importância, que até hoje não foi - e nem será - cumprido pelos envolvidos na sua elaboração e assinatura.

Não há luz no fim do túnel, quando se fala no ACORDO ser cumprido.

Anônimo disse...

Aos organizadores do encontro:

Seria possível criar um meio de fazer com que haja participação simultâneas dos que moram muito distante do local do evento?

Digito do Cearà.

Anônimo disse...

Infelizmente nao tenho grana para ir mas com certeza ficarei torcendo para que a reuniao seja o ponta pe inicial para o fim de nossas angustias.
QUE DEUS ABENÇOE a reuniao e a todos os colegas participantes.
Duda

Anônimo disse...

Ei Anônimo (12:49)...

Há estudo e intenção de ser realizada reunião selhante em outros Estado?

Anônimo disse...

Atençao colegas,em breve começarao as promessas sobre o ES(aumento de prazo,limites...),revisao dos beneficios,superavit......
Sera que mais uma vez os colegas acreditarao nos petralhas?
Espero que nao.

21 de janeiro de 2012 18:09
Anônimo Anônimo disse...

QUESTIONAMENTO ENVIADO À PREVI EM 23/01/2012.

ASSUNTO: BET – Benefício Especial Temporário
Para o pessoal da ativa foi reservada a parcela do Benefício Especial Temporário, cuja base de cálculo foi feita sobre o valor que cada funcionário, enquanto na ativa, recebe do BB. Para o aposentado da Previ, o BET foi calculado sobre sua aposentadoria, mas excluiu-se o INSS. (foi calculado somente oôbre o valor que recebe da Previ.
Ora então o pessoal da ativa está recebendo um BET maior que os aposentados, pois do salário da ativa, quando aposentarem parte será paga pelo INSS e sobre o qual também foi calculado 20% do BET, o que não acontece com os aposentados da Previ.
E consequentemente o BB está levando na contrapartida o valor equivalente, do pessoal da ativa um BET maior, pois está sendo calculado 20% também sobre a parcela que no futuro será paga pelo INSS.
Só não vê quem não quer, então por quê o BET não deveria incidir sobre o benefício total (Previ + INSS) de todos aposentado da PREVI?
Isto, simplesmente é um absurdo!!!
Solicito resposta convincente e urgente desta PREVI, sobre meus questionamentos.
CELSO BERNARDES
FORMIGA/MG

23 de janeiro de 2012 10:22
Anônimo Anônimo disse...

Colega Celso Bernardes,

Temos que ver é a possibilidade de uma ação judicial...
Tipo equiparação entre Ativos e Aposentados, ou coisa que o valha, pois não tem cabimento isso de o cálculo do BET não incidir também sobre o Inss aos aposentados...

Abs.

João

23 de janeiro de 2012 11:30

vania disse...

APLAUSOS, BRAVO MARCOS, como sempre e cada vez mais voce tem a capacidade de superar a voce mesmo. Que admiração! E quando falo isto, falo de coração, de verdade, por voce conseguir traduzir nossos sentimentos sufocados na garganta, aflitos para sair. É colegas realmente a Previ se nega a falar das nossas necessidades, da nossa realidade.

Anônimo disse...

Boa tarde,


Concordo com os amigos João e Celso Bernardes, vamos entrar com uma ação em função ao BET, e vamos fazer com que a Previ e o BB respeite os aposentados e pensionistas.
Assim que estivermos com tudo documentado nas mãos devemos procurar qual a esfera em que entraremos para que de tudo certo

Lu

Anônimo disse...

Amigos, voltando ao assunto BET, a Cecília confirmou em seu blog que o que eu disse acima: realmente deve estar acontecendo. E eu digo mais, como o valor médio do INSS está em R$ 2.300,00 isso quer dizer que, em média, todos, repito todos os funcionários da ativa com salário acima de R$ 2.300 estão recebendo, em média, cerca de R$ 460,00 a mais de BET que cada aposentado (mais de R$ 5.000 por ano). Assim, os da ativa recebem PLR, ticket alimentação, cesta alimentação, plano dentário e cerca de R$ 460 a mais no valor do BET. Um verdadeiro absurdo. Vários colegas aposentados e pensionistas em situação difícil e os colegas da ativa já tendo em conta (para sacar futuramente) mais de R$ 10.000. Uma injustiça e tratamento desigual. Celio Vilela

Anônimo disse...

O Bet do pessoal da ativa não corresponde a 20% de seu salário e sim a 20% do benefício que esse funcionário receberia caso estivesse aposentado nas suas atuais condições (a PREVI tem meios de fazer esse cálculo). Ou seja, em tese os da ativa estão "recebendo" (entre aspas porque esse valor só lhes será pago na aposentadoria) com base em seu benefício PREVI simulado, sem INSS.

Às vezes ler as informações disponíveis no site da PREVI pode esclarecer dúvidas e evitar batatadas.

Anônimo disse...

E eles(os da ativa) vao votar contra o que esta ai?Alem do que, aposentado nao se interessa por nada,nao le nada e so pensa no HOJE.Se e para receber algum dimdim, nao querem saber de nada.E a roubalheira continuara......

Anônimo disse...

SUGESTÕES:

ASSUNTOS que deveriam também ser debatidos no encontro do dia 25 de Janeiro, em Porto Alegre:

a) BET dos aposentados:
O Benefício Temporário deve ser de 20% sobre o total dos proventos da aposentadoria (INSS + PREVI), assim como é feito para os da ativa. Assim como está, existem dois pesos e duas medidas;

b)Volta da contribuição do pessoal da ativa, para a Previ.
Justificativa: não é justo se aposentar com complementação integral sem contribuir. Nenhum Plano de Previdência no mundo adotaria tal absurdo. Quem arquitetou esse absurdo (dirigentes da Anabb e Previ), são os maiores beneficiados, pois ainda estão na ativa;

c) Complementação integral (30/30 avos) para os aposentados que se aposentaram proporcionalmente. Isso viria a corrigir o erro complemetar integralemente os que se aposentam sem contribuir, como é o caso dos da ativa;

d) O reajuste dos aposentados deverá ser em Janeiro.
Justificativa: a Previ embolsa durante 6 meses o reajuste dado pelo INSS aos que se aposentaram antes de dez/97.
Ex: se a parcela do INSS é de R$ 2.500,00 e o reajuste foi de 6,5%, a Previ embolsa R$ 162,50 por mês, totalizando R$ 975,00 até junho, mês do reajuste atualmente;

e) Todos os benefícios oriundos do acima relacionado (a,b,c,d) devem ser retroativos às datas em que foram implantados.

RALINHAMENTO URGENTE! VAMOS COBRAR!NÃO DEVEMOS DESISTIR DA LUTA! SE PARAR-MOS O BIXO ATACARÁ NOVAMENTE.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Parabéns APOSENTADOS.

Mesmo sem ter o que comemorar.

Anônimo disse...

Ao anônimo das 22:26,

Cálculo muito duvidoso esse. Como podem separar o INSS da complementação Previ com tanta antecedência, se a politica adotada pelos governantes aos aposentados e as seguidas alterações no sistemas de aposentadoria, que poderão sofrer grandes mudanças nos próximos 15 anos?

Alguma coisa está muito errada aí. Que se pronunciem os adivinhos e os matemáticos.

Até +

UM MINUTO DE SILENCIO disse...

Amigos Brogueiros, hoje deveria seria ser um dia alegre e festivo, por ser o Nosso Dia, O DIA DO (A) APOSENTADO (A), mas proponho UM MINUTO DE SILENCIO. Silencio em memória Daqueles que muito contribuiram para que tivessemos algum benefício. Silencio em respeito a quem está Aposentado ou é Pensionista da Previ, mas que vive miseravelmente. Silencio para refletirmos sobre as melhores ações que podemos empreender contra a ganancia e a violência que sofremos do patrocinaDOR e seus asséclas. Silencio pela Nossa Dignidade. Conclua, do seu modo, com uma Oração.
E, então, LONGA E FELIZES DIAS DOS (AS) APOSENTADOS (AS).
Elias

Anônimo disse...

Quanto à cobrana de tarifas pelo Banco do Brasil, lembre-se que todos os funcionários e aposentados estão isentos. Nos últimos anos de que foi instituída esta isenção não tenho pago nem um centavo para o Banco. Os que estão sendo cobrados que reclamem seu direito, pode ser que a conta não esteja corretamente enquadrada como funcionário (ativo ou aposentado).

Pensionista disse...

SILENCIO PARA OS APOSENTADOS FALECIDOS QUE TANTO FORAM ENGANADOS PELA PREVI E NÃO CHEGARAM A VER SEUS DIREITOS PREVALECIDOS

Anônimo disse...

Somente lembrando que sou pensionista mas infelizmente por estar no Serasa todas as linhas de credito com o banco foram fechadas e para minha surpresa ate a antecipacao de 13 salario mostrou o valor que podia retirar e quando tentei contratat mostrou a mensagem de "limite nao disponivel" entao realmente pelo menos em relacao ao Banco me sinto "flagelada" sem nenhum respeito ou consideraçao, nao sou nada colegas.
Contar com quem nesta hora de dificuldade? Se nosso proprio banco nos vira as costas.

Um beijo no coracao de todos, Amelia Cavalcanti.

Anônimo disse...

DIA DOS APOSENTADOS

Comemorar o quê? A criação da Resolução 26 do Pimentel e Cia?
Ou a entrega de nosso patrimônio (7,5 bilhões)? Ou, ainda, a assinatura do ACORDO?

Jamais!!!...

Anônimo disse...

Ao anônimo de 24 de janeiro de 2012das 09:49.

Para sua informação a Previ usa a Parcela Previ para a apuração do cáculo do benefício Previ. Não estamos mais vinculados aos valores do benefício do INSS.

Anônimo disse...

A PREVI, atenciosa como de costume,
com assuntos sem interesse, mandou-
me, hoje, um e-mail, cumprimentando-
me pelo dia do aposentado .

Quão emocionado fiquei!!!!!!!!!!!!!

Chorei largado.

UM MINUTO DE SILENCIO2 disse...

No meu comentário (11:05), último parágrafo, leia-se:
E, então, LONGA VIDA E FELIZES DIAS DOS (AS)APOSENTADOS (AS).
Elias

Aposentado disse...

Como sempre essa chapa 3 da previ querendo nos enganar!

Não temos nada a comemorar e sim CHORAR das roubalheiras que essa previ tewm feito com os aposentados e pensionistas.

Anônimo disse...

A CECILIA PENSA QUE SOMOS TROUXAS...

Anônimo disse...

Ao anônimo de 23/01 - 12:03.

Seu comentário sobre púbico alvo.
Deve ser informação errada em seu cadastro no BB. Solicite ao seu gerente de contas p/verificar.

Anônimo disse...

Acho que nao deveria constar nada sobre o blog da cecilia.Como disse o colega acima, so trouxa acredita.
CUIDADO COLEGAS!!!!!

Anônimo disse...

Os da ativa nada estão recebendo do BET. Foi feita uma simulação de aposentadoria, e sobre este valor está sendo depositado 20%. Devemos ter cuidado ao polemizar certos assuntos.

Anônimo disse...

Colegas,

Fiz um comentario sobre dialogo em um onibus de minha cidade, esqueci de dizer que o ocorrido se deu há tempos, mais ou menos ano e meio.
Explico para nã parecer que foi recente.

Lula de saia disse...

'CUMPANHEIROS E CUMPANHEIRAS'.
----------------------------------------
Brincadeiras à parte.




Parabéns a AAPPREVI e a Cláudia do Rio, pelo feito da resvista. Muito bonita a sua atitude colega.

Anônimo disse...

Sabe o que eu acho? Está tudo muito morno, e a gente sem grandes dificuldades financeiras, a a PREVI não se move. Eu realmente não sei o caminho, a forma, mas temos que pressionar para alguma solução urgente, já! Por exemplo, uma antecipação de mais 12 meses do BET, antecipação do reajuste para janeiro, alguma coisa assim.
A coisa tá feia. Segundo um amigo, gerente de contas da Ag. onde mantenho conta, a renegociação de dívidas do pessoal da ativa tem prazo de até 120 meses. Por que não aumentar também o prazo do ES, para aliviar um pouco?

Anônimo disse...

Anônimo das 08:36,

O Realinhamento do Plano, se feito de forma justa para todos se beneficiarem, não haverá mais necessidade de dilação de prazo do ES, antecipação do BET, etc...

TEMOS QUE RETOMAR NEGOCIAÇÕES DO ACORDO,JÁ!

Anônimo disse...

Li há alguns meses atrás que o PT estava treinando pessoas para se infiltrar nas redes sociais e sites, defendendo como anônimos o governo federal. Lembrei-me disso lendo os posts em 23/01 22:26, 24/01 12:12 e 24/02 22:10. Não é possível que o anônimo seja aposentado do BB, e defenda com unhas e dentes que lhe roubem descaradamente. O que acham colegas?

Anônimo disse...

Realmente colega Amelia quem esta no SERASA é totalmente tratado com indiferença pelo Banco, ou seja, nao tem nenhuma facilidade, nao importa se seu esposo foi ex-funcionario, o Banco agora a considera fator de risco para qualquer negociaçao.
Lamentavel esta situaçao, visto que o pagamento esta garantido no deposito dos proventos e o Banco desconta de imediato quando no dia de recebimento.
Francamente colegas acho que devemos tambem exigir do Banco uma politica mais flexivel para nós, concordo com voce Amelia, quando diz que na hora que mais precisamos de uma força do Banco, ELES viram as costas.
Tambem sei de fatos assim com uma colega, classifico como VERGONHA E GRANDE FALTA DE SENSIBILIDADE E RESPEITO.

Abraço Hugo Sampaio

Anônimo disse...

Bom dia a todos e por favor me deem liçença eu preciso falar. Senão vou explodir de tanta raiva!

Entrou na minha conta corrente do BB uma soma de 33.000.(trinta e tres mil reais) Isso aconteceu há 3 meses. Apezar de muito precisar não mexi nesse dinheiro, por entender que a mim ele não pertence.(ganho 4 mil reais e cheio de dívidas) mas o BB não quer receber esse valor de volta e me indicaram arrumar um advogado para entrar com uma ação para que o BB receba, e por essa ação vou pagar 1.500 (foi o que e pediram e eu não tenho esse valor. NÃO SEI da onde veio esse dinheiro e o BB alega que não foram eles.

Doutores, com proceder nesse caso?
Tenho MUITO RECEIO, pois já falaram que o BB costuma fazer isso e depois nos toma Tudo.
Me ajudem por favor!
Obrigado.

Adjair.

Anônimo disse...

FALEU MAIS UM COLEGA ONTEM.

APOSENTADO 68 ANOS, 4 FILHOS E 5 NETOS.

E TODA UMA VIDA LUTANDO CONTRA O BANCO E PREVI.


Infelizmente BB
e PREVI venceram.


Parabéns seus VERMES!!!!!!VCS IRÃO É PARA O INFERNO!!!!!! ISSO VAI COM TODA CERTEZA. ESTÁ FICANDO MAS UMA VIÚVA PARA SOFRER TAMBÉM.

Que o nosso AILTON descanse em paz.

Anônimo disse...

ESTAMOS NESSA SITUAÇÃO AMELIA PELO MOTIVO DA PREVI E O BB NOS ABANDONAREM NA HORA QUE MAIS PRECISAMOS.RECEBENDO 60% DOS PROVENTOS DOS FALECIDOS. QUEREM QUE FAÇAMOS MAGICAPORISSO AMIGA ENTRE CORRRENDO COM A AÇÃO DOS 100% PARA AS PENSIONISTAS A QUAL TEMOS DIREITO CONSTITUCIONAL.Desculpe os erros pois não enxergo direito.

Anônimo disse...

Colega Marcos e demais, para descontrair um pouco ok.

Conta-se que no mesmo dia faleceram e chegaram no Ceu um Papa e um Diretor da Previ. Foram recebidos pelo Anjo Encarregado das acomodaçoes eternas.
Entao o Anjo disse:"Venham comigo para mostrar suas acomodaçoes eternas"
E apontando para um casinha simples de madeira disse ao Papa: "Aqui é sua nova morada para eternidade"
E apontando para uma bela Mansäo com vastos jardins e vista panoramica disse ao Diretor da Previ: "Lá mais acima, na area dos jardins é a sua"
O Papa disse indignado: "Mas como isto é possivel, eu me dediquei ao maximo na Terra pelos valores morais e cristäos e recebo isto, e este tal Diretor vai receber uma Mansäo?"
O Anjo disse: "Papa aqui no Ceu temos centenas, Diretor da Previ este é o primeiro que conseguiu chegar"

Abraço Dilson

Anônimo disse...

Colega 11.30,

Cuidado! muito cuidado! com esse tipo de ardil.

Anônimo disse...

Ao Adjair,
Há uns meses atras o sindicato creditou em nossas contas correntes valores referentes a ação contra o BB, URP. Não recebemos aviso algum do sindicato. Tá certo que é um bom valor que voce recebeu de crédito, eu recebi em torno de 3.000,00, mas pode ser que voce recebia muito bem na epoca, e isso são atrasados desde os anos 80, se não me engano, verifique a origem do crédito, esse dinheiro pode ser seu mesmo. Até mesmo a Anabb pode ter feito um crédito de alguma ação, dificil mas por que não?

Anônimo disse...

Bolsa a 62486 o Bet tem que incorporar, dar a cesta alimentação e ser eterno...rsrs

Anônimo disse...

Ao
Adjair.

25 de janeiro de 2012 11:30

Duvido que o BB não possa te dizer, ou não saiba, a origem desse dinheiro...
Seria difícil se foi depositado no guichê de caixa. Mesmo assim poderia se verificar, pelas câmeras, quem depositou.
Outra coisa: Quem sabe não seja referenta a Ação dos Anuênios ganha pelo Sindicado local.
Aqui em minha cidade tem agência cujos funcis ganharam os atrasados(últimos 5 anos) que podem chegar até uns 35 mil reais.
Eu, descobri mes passado, que estou incluído em uma ação do Sindicato daqui desde 2010, quando ja estava aposentado. Só que a mesma ainda está no TST para ser julgada.

Abs.

João.

Anônimo disse...

Ao colega Adjair ref. mensagem de 25 de janeiro de 2012 das 11:30

No começo desta semana encontrei um colega aposentado que também mencionou essa situação. Disse que apareceu um depósito na CEF em sua conta corrente no valor de R$ 4.000,00, ao que parece depósito efetuado pelo BB. Ele disse que não tem nenhuma ação na justiça. Ele aposentou em 2007. O valor depósitado em sua conta gira em torno do que o Banco ofereceu na CCP (Comissão de Conciliação Prévia) que foi de R$ 32.700,00.
Não sei o ano de sua aposentadoria então é bom se informar a respeito em algum sindicato da sua base. Em todo caso use a ouvidoria do Banco quem sabe ali você tenha uma resposta a sua dúvida.

Anônimo disse...

Ao Adjair (11:30),

Vc pode solicitar à sua agência um cópia do documento que gerou o depósito. O banco tem como te informar a origem desse dinheiro. No extrato tem o nº do documento . É fácil. Insista, se necessário.

Anônimo disse...

Gente,

Só uma pergunta besta...que me veio à cabeça.

O BET para os da ATIVA, depositado em uma conta para ser sacado quando se aposentarem, é APENAS para os do PLANO 1? Ou todos da Ativa estariam sendo beneficiados???

Joao

Anônimo disse...

Desembargadores do RJ têm salários situados nas faixas de 50, 100, 150mil, líquidos.

Mas um deles, ainda mais aquinhoado, foi contemplado com um contracheque que chegou perto dos 650 mil.

Na notícia veiculada pela Globo News, os magistrados dizem que não tem nada ilegal, tudo isso obedece rigorosamente à lei.

Alguém já disse que todos são iguais perante a lei, o que acontece é que tem alguns que são mais iguais do que os outros.

Dá para entender por que a gente precisa lutar muito para tentar garimpar qualquer coisa na justiça.

Essa deve ser também uma das razões pelas quais o Conselho Nacional de Justiça não consegue abrir essa caixa preta.

Bem que podiam arranjar uma lei dessa para nós.

Herberto

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012
168. Hermenêutica ou Fórceps?

Blog do Ed (Edgardo Amorim Rego)

http://blogdoedear.blogspot.com/2012/01/168-hermeneutica-ou-forceps.html

Anônimo disse...

O Bet para os da ativa, somente do Plano 1.

Anônimo disse...

Bom dia, Marcos!

O Banco do Brasil só faz o reescalonamento de dívidas se o cliente estiver inadimplente. Vivi esta situação esta semana.Como ficar inadimplente se ao entrar os proventos o valor das parcelas dos CDC(s)já está como "aprivisionado para o dia"? INCOERENTE!LAMENTÁVEL!

Fica com Deus.

Anônimo disse...

COLEGAS DEEM UMA OLHA NESTE POST E FAÇAM COMENTÁRIOS, INCLUSIVE CORRIGINDO-ME, SE ESTIVER ERRADO

Neuzemir,

Explique-me: Por quê o SRBS é atualizado pelo INPC para o pessoal da ativa e por quê para os aposentados o benefício da aposentadoria não é corrigido pelo mesmo INPC para depois sim, calcular-se o valor do BET?
Aí, certamente, há uma incongruência. Não está havendo isonomia.
Aguardo retorno
Cordialmente,
Celso Bernardes

-----Mensagem original-----
De: atend@previ.com.br [mailto:atend@previ.com.br] Enviada em: quarta-feira, 25 de janeiro de 2012 15:16
Para: cbernardes@uaivip.com.br
Assunto: ATENDIMENTO PREVI


Senhor Celso Antônio,

De acordo como a alínea ;a; do inciso III do artigo 87 do Regulamento, o Benefício Especial Temporário dos participantes da ativa corresponde a 20% do valor do benefício projetado, que é calculado, no último dia do mês, pela fórmula:

BP = (SRBS - PV) x t/360, em que:

SRBS - salário real de benefício simulado (média aritmética dos 36 últimos salários de participação anteriores ao mês da data do cálculo), atualizados pelo INPC e acrescido de 25% do valor apurado, relativo à gratificação semestral; t = tempo de filiação à Previ; PV = Parcela Previ Valorizada

Mensalmente, o Benefício Especial Temporário é calculado e creditado no Saldo Individual de Benefício Especial Temporário, que é atualizado pelo INPC e acrescido de juros de 5% ano. Por ocasião da concessão do complemento Previ, o Saldo Individual de Benefício Especial Temporário será creditado em folha de pagamento.

Como pode verificar o BET não esta sendo calculado sobre o salário da ativa dos participantes em atividade, e não esta sendo pago valor maior que o pago aos aposentados.

Permanecemos à disposição.

NEUZEMIR MENDONCA DA GLORIA LUZ
Gerência de Atendimento
PREVI

O retorno desta mensagem não é monitorado. Caso necessite respondê-la, encaminhe sua mensagem por meio da seção Fale Conosco, opção Participante.

----------------------------------------------------------------------------------------------



Data: 23/01/2012 10:19:06
Assunto: Aposentadoria
Tipo: Solicitação

Mensagem:
ASSUNTO: BET Benefício Especial Temporário Para o pessoal da ativa foi reservada a parcela do Benefício Especial Temporário, cuja base de cálculo foi feita sobre o valor que cada funcionário, enquanto na ativa, recebe do BB. Para o aposentado da Previ, o BET foi calculado sobre sua aposentadoria, mas excluiu-se o INSS. (foi calculado somente oÿbre o valor que recebe da Previ.
Ora então o pessoal da ativa está recebendo um BET maior que os aposentados, pois do salário da ativa, quando aposentarem parte será paga pelo INSS e sobre o qual também foi calculado 20% do BET, o que não acontece com os aposentados da Previ.
E consequentemente o BB está levando na contrapartida o valor equivalente, do pessoal da ativa um BET maior, pois está sendo calculado 20% também sobre a parcela que no futuro será paga pelo INSS.
Só não vê quem não quer, então por quê o BET não deveria incidir sobre o benefício total (Previ + INSS) de todos aposentado da PREVI?
Isto, simplesmente é um absurdo!!!
Solicito resposta convincente e urgente desta PREVI, sobre meus questionamentos.

CELSO BERNARDES
FORMIGA/MG

Anônimo disse...

Fantástico o "Hermenêutica ou fórceps" do Edgardo, continuam tentado nos passar a perna (BB/Governo) com tantos colegas capazes de enxergar e denunciar as manobras para se apropriarem do que é nosso, procuram justificativas que os amparem legalmente nessa rapinagem de nosso sustento.
Até quando vamos ter que acompanhar as contínuas queixas de colegas endividados, que não exergam nada além de novos limites de empréstimos que lhes proporcione algum alívio financeiro momentâneo.

A solução está no apoio que podemos dar a esses colegas que exergam longe, deslindam as leis de forma a tornar a sua leitura esclarecedora, e a partir dai fica fácil tomarmos consciência da nossa força, estamos amargando esse inferno porque permitimos, Voto não tem preço, tem consequências.

Anônimo disse...

Aproveitando o gancho do Celso Bernardes, tenho também uma perguntinha para o Pessoal da PREVI:
-Considerando que dentro em breve, alguns da ativa terá direito a se aposentar por ter trabalhado 30 anos no Banco, ou mesmo 30 anos. Suponto que essa pessoa só pagou(teve efetivamente descontado em seu contracheque)a previ por, exemplo, 20 anos aí eu pergunto, se sua aposentadoria será integral ou de 20#30 avos? Não me venham com balela de que a própria PREVI pagou 10 anos de contribuição para o felizardo, pois em sendo assim quero também o meu direito.

Anônimo disse...

Prezado Marcos Cordeiro.

Dia 23/01/12 vc. endereçou a Ana
Paula Siva - Diretoria de Gestão de
Pessoas - cobrando/sugerindo provi-
dências sobre o RESCALONAMENTO DE
DÌVIDAS FUNCI, com extensão aos apo-
sentados.

Parece que ainda não houve resposta.

Vamos insistir - nos terminais de
auto-atendimento é informado que
não somos público alvo.

Somos alvo, sim, de muita falta de
atenção por parte do Banco do Brasil.

BRINCANDO NÃO ESQUECE disse...

No sítio do bb é informado que conta com mais de 5 mil agências. Então lembrei que alguém fez os seguintes cálculos: 7,5 bilhões, divididos por 5 mil quadrilhas, igual 1,5 milhão para cada uma. Donde se conclui que, sem considerar juros atuariais, cada quadrilha assaltasse uma agência por dia, e cada uma roubando 1,5 milhão, demorariam 5 mil dias para conseguir o montante que o bb "ganhou" da PREVI. Nossa!!! Assim é que se ass....

Anônimo disse...

Caro anônimo das 10:41,

No caso ou exemplo exposto, a aposentadoria será integral (30/30 avos).
Por isso acho injusto ter aposentadoria integral sem contribuir para tal. A contribuição, que não existe, é com dinheiro alheio, ou seja, pertence a todos os assistidos. Então, os aposentados que recebem proporcinalmente, também deveriam receber aposentadoria integral (30,30 avos).

É injusto ficar como está.

Anônimo disse...

MARCOS, VEJA SE NÃO HÁ INCOEREÊNCIA NESSA INFORMAÇÃO SOBRE O QUESTIONAMENTO FEITO PELO COLEGA DE 26 de janeiro de 2012 DAS 09:58.

Trecho da resposta da Previ ao colega sobre o BET para o pessoal da ativa.


"Mensalmente, o Benefício Especial Temporário é calculado e creditado no Saldo Individual de Benefício Especial Temporário, que é atualizado pelo INPC e acrescido de juros de 5% ano. Por ocasião da concessão do complemento Previ, o Saldo Individual de Benefício Especial Temporário será creditado em folha de pagamento".


Marcos, entendi que o BET dos da ativa é calculado todos os meses, sginifica para mim que o BET deles é rejustado mensalmente. Pois cada mês de contribuição eleva o valor do beneficio PREVI.

O BET dos da ativa teria que ser calculado na data da sua implementação e corrigido pelo INPC anualmente como ocorre conosco aposentados e não feito recalculo todo o mês para os da ativa.

Marcos se o meu raciocínio correto esse sistema implantado para os da ativa é um roubo.

Se for assim acredito que cabe uma ação contra a PREVI.

Uma investigação, acho eu, é necessária.

Anônimo disse...

CELSO BERNARDES
FORMIGA/MG

Mensagem de26 de janeiro de 2012 das 09:58.


Colega Celso, com o advento da Parcela Previ o cálculo do benefício Previ não esta mais vinculado ao valor do benefício da INSS. O valor da Parcela Previ é reajustado anualmente em setembro.

Vide abaixo:

Veja os valores da PP desde 06/97 para o Plano 1:

Período R$
De 01/06/94 a 30/04/95 * 582,86 *
De 01/05/95 a 30/04/96 * 832,66 *
De 01/05/96 a 31/05/97 * 957,56 *
De 01/06/97 a 31/05/98 1.031,87
De 01/06/98 a 31/05/99 1.080,27
De 01/06/99 a 31/05/00 1.165,46
De 01/06/00 a 31/05/01 1.331,05
De 01/06/01 a 31/05/02 1.476,18
De 01/06/02 a 31/05/03 1.614,91
De 01/06/03 a 31/05/04 1.905,59
De 01/06/04 a 31/05/05 2.057,53
De 01/06/05 a 30/11/05 2.200,06
De 01/12/05 a 31/08/06 1.468,21
De 01/09/06 a 31/08/07 1.506,58
De 01/09/07 a 31/08/08 1.596,97

De 01/09/08 a 31/08/09 1.727,12
De 01/09/09 a 31/08/10 1.830,75
De 01/09/10 a 31/08/11 1.968,05
A partir de 01/09/11 2.145,17



( * ) Parcelas PREVI - PP - utilizadas para apuração da Parcela PREVI Valorizada - PV - relativa ao período compreendido entre junho de 1997 e maio de 2000. (Art. 75 do Regulamento do Plano de Benefícios 1).

Anônimo disse...

Anônimo de 26/01 03:03 : é muito fácil não pagar as prestações de CDC, tornar-se inadimplente e por conseguinte ter direito ao rescalonamento. Basta dirigir-se a uma agência do INSS e solicitar a desvinculação do benefício, passando a recebê-lo via cartão magnético de outro banco. No dia 20, somente cairão os créditos da Previ, na maioria dos casos insuficientes para cobrir a prestação. Então, o BB será forçado a negociar. Creio que se muitos o fizerem, o Banco mudará sua postura inflexível.

Anônimo disse...

Gente,hoje atendendo um telefonema
as 9:00 horas levei um susto,era a gerente de minha conta (coisa que NUNCA aconteceu),alegando ligar bem cedo pois depois ficaria complicado e disse:Tem um adiantamento do 13 disponivel pra voce,posso jogar na tua conta?
Nao,nao quero respondi.Imediatamente ela disse que tinha uma conta de luz no debito automatico que se batesse viraria minha conta.
NAO TENHO NENHUMA CONTA EM DEBITO AUTOMATICO!!!
Fiquei muito nervosa pois meu pagamento esta na conta para minhas despesas e mesmo que fosse verdade, como ficaria devedor so com a conta de luz?
Falei que ela estava ligando para pessoa errada, ai ela disse que nao estava vendo minha conta e sim uma listagem de cobrança onde constava meu nome, eu comecei a ficar nervosa,mandei que ela olhasse minha conta para ver o saldo pois so havia feito dois pagamentos. Ai, ja nao era conta de luz e sim debito de cartao,tornei a insistir que minhas duas faturas(Visa e Master) ja haviam sido pagas,ela confirmou o pagamento e me pediu desculpas.
Me deixou muito nervosa,ta na cara que a finalidade da ligaçao era me empurrar o tal adiantamento.
Conclusao: Eu ja tinha tomado meu remedio da pressao as 7:00 e depois da ligaçao comecei a me sentir mal e a pressao estava alterada.
Assim trabalha o pessoal da ativa.
VIVA O BB!!!!!!
Duda

Anônimo disse...

Srs.

Cabe mais uma ação contra o descalabro do Bet/PLR sobre valores da Previ para ativos, e ainda, ação contra a usurpação de direito de crédito do superavite feita pelo BB contra os aposentados.
É pela vida SRs.

Anônimo disse...

Fundos de pensão não batem suas metas e ampliam o risco

Por Marcelo Mota e Thais Folego | Do Rio e de São Paulo



O cenário de juro baixo e inflação ainda acima do centro da meta para este ano promete tirar de vez as fundações da comodidade oferecida pelo alto rendimento dos títulos públicos. Com as políticas de investimentos passadas em revista após um ano em que a maioria não bateu a meta atuarial - rentabilidade mínima necessária para garantir o pagamento futuro dos benefícios -, os fundos de pensão começam 2012 dispostos a trocar parte dos títulos públicos em carteira por ativos de maior risco. E maior rentabilidade.

..................................

Na Previ, dos funcionários do Banco do Brasil, que tem patrimônio de R$150 bilhões, a bolsa não mete medo. De acordo com a política de seu principal fundo, o limite máximo de aplicações em renda variável é de 63% do patrimônio. Hoje, essa fatia já gira em redor de 60%, e, segundo o diretor de planejamento , Vitor Paulo Camargo Gonçalves, a queda da bolsa não feriu muito a performance, pois a carteira não é atrelada ao Ibovespa. Ainda assim, para 2012 a fundação tem perspectiva positiva para o índice.

Além de apostar em ações a longo prazo, a Previ quer apimentar sua rentabilidade com investimentos imobiliários. A certeira pode se ampliar de aproximadamente 4% para 6% do total, mas a partir de agora a Previ quer também diversificá-la. “Vamos atrás de fundos de investimentos para buscar descentralização no país [Nossa carteira] está muito concentrada em Rio e São Paulo”, diz Camargo Gonçalves.

(Valor Econômico-Finanças – 24/01/2012)

Anônimo disse...

O pessoal da ativa está com uma chapa inteira e pronta para a Previ. São todos do Plano 2 e querem administrar a Previ pois o Plano 1 é o que tem superávits (não se fala em superavit do Plano 2, que é de Contribuição Definida e assim não gera reservas). Pretendem utilizar os recursos do Plano 1 para nelhorias ao Plano deles

Ademar disse...

Colegas associados da COOPERFORTE,pergunto se não seria oportuno reivindicarmos junto a cooperativa os quesitos abaixo que iria nos ajudar muito e não comprementaria em nada a entidade:
a) Dilatar o prazo dos emprestimos, hoje o prazo máximo é de 60 meses.Com isso as prestações seriam menores.
b) Reduzir a taxa de juros(idem observação acima)
c) Melhorar a distribuição dos lucros, que deve ser discutida em Fevereiro/Março, priorizando um melhor beneficio aos associados, pois as distribuições dos anos anteriores foram muito insignificantes.
Não tenho aqui a intenção de criticar a Cooperforte, pois sou associado desde sua fundação e sempre fui muito bem atendido por eles, só tenho a elogia-los, mas vejo que há espaço para melhorar os beneficios a quem utiliza seus produtos.

Anônimo disse...

Anônimo das 16:05,

Se o pessoal do plano Previ Futuro organizar sua chapa para as próximas eleições e vencer, o Plando de Benefícios 1 estará FRITO. Vão querer passar nosso patrimônio pra eles. O mais temeroso é que eles contam com o apoio dos meios de comunicação da Anabb, da própria Previ, e principalmente, dos meios de comunicação das agências do banco.

VAMOS FICAR ATENTOS!!!!

Anônimo disse...

Ao anônimo das 13:46,

Tá certo. O sistema de cálculo do Bet para os da ativa merece uma investigação e uma ação se for o caso.
Lembre-se que os que dirigentes da Previ e da Anabb apoiaram esse sistema de cálculo, pois se autobeneficiaram por ainda estarem na ativa.

wilson luiz disse...

Outra sandice do BET pago aos funcionários da ativa: o valor é creditado, mensalmente, em conta individual de cada um; sobre o saldo desta conta é creditada correção pelo INPC mais juros de 5%, o que representa, mais ou menos, 12% ao ano, isento de Imposto de Renda. Por outro lado, os poucos(pouquíssimos?) aposentados que conseguem poupar seu BET recebem, no máximo, uns 8% ao ano, depois de descontado o Imposto de Renda. Como diz certo locutor esportivo, que beleeeeeza.

Anônimo disse...

Falam sem conhecimento de causa. Quem está na Ativa pode, a qualquer tempo, entrar na sua página própria da Previ (com login e senha) e calcular a projeção de quanto seria seu benefício se se aposentasse agora. São as Reservas Individuais de cada um. Essas Reservas é que são corrigidas. Ora bolas, abram o site da Previ, procurem o Regulamento do Plano e aprendam ao invés de falar besteira e colocar aposentados contra ativos.

Anônimo disse...

AOS COLEGAS DO RIO DE JANEIRO.

Toda solidariedade para esse povo alegre que mora no Rio. Principalmente quem recide no centro. QUE DEUS ABENÇOE E OS CONFORTE.


Geraldo. Pelotas.

Anônimo disse...

Escutem e a questao do imposto de renda naquele credito do BET foi realmente para o ESPAÇO, a receita deu alguma resposta?
Que coisa nao? So tomamos ferro!!

Alberto Campos

Anônimo disse...

Ao anônimo das 18:15,

Os cálculos das Reservas Individuais (projeção) vale somente para os colegas do Previ Futuro. Os do Plano de Benefícios 1continuam no sistema de sempre.
Captou?

Anônimo disse...

Ao anônimo de 26 de janeiro de 2012 das 17:20.

Os dois planos são distintos. O que pode acontecer é que o patrocinador (BB) nunca vai abrir mão do patrimônio do plano l para beneficiar o Previ Futuro. Para quem já manda a mão no nosso patrimônio de forma irregular vai favorecer o outro plano abrindo mão dessa famigerada resolução 26 que transfere o nosso superavit para ele. Muita ingenuidade.

Anônimo disse...

Amigo Ademar (das17:07h)

Achei maravilhosa a sua sugestão em pedir à Cooperforte aumentar os prazos de pagamento dos empréstimos. Com certeza a Cooperforte nos ajudará; eles priorizam o lado humano.

Grata.

Anônimo disse...

Alguem sabe sobre a reunião em Porto Alegre????????????????

Anônimo disse...

Reforço a indagação formulada pelo colega anônimo das 8:15.
E a reunião de Porto Alegre? Como transcorreu? O que se debateu? O que se concluiu? Que providências foram tomadas?
Edgardo Amorim Rego

Anônimo disse...

Oi colegas, não vai adiantar. Pois te garanto que não saberemos de nada sobre a tal reunião. tudo conversa para boi dormir,

SE HOUVE A TAL REUNIÇAO, E NÃO DERAM A NOTÍCIAS SÓ PODE TER COISA BOA PARA ELES.
-------------------------------------------------------
Coelinho da páscoa que trazes prá mim, um ovo, dois ovos, tres ovos ASSIM!!!!

Acordam!!!

Anônimo disse...

Ao anônimo de 26 de janeiro de 2012das 18:15.

Você esta mal informado. Reservas individuais são as do Previ Futuro em que o participante pode até escolher onde a reserva deve ser aplicada e não tem ingerência do BB quanto ao superavit, diferentemente do plano 1.