domingo, 25 de março de 2012

Anonimato inconsequente

Caros Colegas,

EDGARDO AMORIM REGO é um ícone da história do Banco do Brasil. Seu passado funcional impecável é pródigo de passagens marcantes na carreira invejável e bem sucedida alicerçada na capacidade, desprendimento e amor ao ofício abraçado. Numa admirável idade que poucos alcançam, e menos ainda com a lucidez dada por Deus e merecidamente conseguida, é inadmissível que se lhe dê tratamento reles em qualquer espaço do mundo, com uso de linguagem pobre, infantilizada e desrespeitosa.

Pelo estilo de vida que se impôs ao longo do caminho percorrido – comedido, probo e atuante, num patamar da existência em que bem poderia se alhear das esquisitices do mundo, ele permanece atento ao que ocorre na esfera que habita e inteligentemente se vale do dom da palavra escrita para dar sua contribuição, suprindo de conhecimentos os menos favorecidos com desinteressada transferência de parte do que a respeitada e longeva idade permitiu acumular.

O tratamento inconsequente que lhe foi dado aqui no Blog por anônimo não era digno de merecer registro, pelo que lhe pede perdão o moderador. Por isso, doravante haverá acompanhamento severo que não permita publicações desprovidas de seriedade.

Gracejos, chistes e desrespeito não merecerão registro. Também comentários jocosos e fora do contexto portando sentido de galhofa, com arremedos de risos sarcásticos como “he, he, he”, “KKKKKKKKKKKK” e coisas do gênero, não encontrarão amparo para divulgação – estão abolidos definitivamente. Réplicas desabonadoras serão encaminhadas ao destinatário, sem publicação no Blog. Portanto, de nada adiantará cobranças com indagações, como: “cadê o meu comentário?”.

Embora com pequena trajetória de pouco mais de dois anos, este Blog já amargou perder o concurso de inúmeros benfeitores ilustres que enriqueciam nosso saber e nos abandonaram - exatamente por se sentirem atingidos pelo desrespeito de tratamento dispensado sem assunção do gesto. No momento são poucos os que se dignam apor o nome nas inserções, pois a maioria “assina” como anônima, não necessariamente com direito à inclusão nesse conjunto.

Já perdemos nomes como Carlos Valentim Filho, Edison de Bem, Giongo, Holbein Menezes, Isa Musa, João Rossi Neto, Jorge Teixeira, José Aristóphanes, Joana, José Álvares, Juarez Barbosa, Langoni, Luiz Dalton, Milton Bertoco, Paulo Beno, Roberto Varella, Rubem Tiné, Sandra, Sérgio Faraco, Wânia e tantos outros. Como foi dito, parece que se afastaram por conta de impropriedades sentidas – e o prejuízo para o Blog é grande por perder parte da capacidade de bem informar.

Penitencio-me pela parcela de culpa que couber e prometo ser vigilante severo no ofício de moderador que me dei - tudo fazendo para que os oradores e escribas afastados retornem à esta tribuna e lousa, de modo a não permitir que nenhum pingo de lama atirado conspurque sua dignidade.

Marcos Cordeiro de Andrade – Curitiba (PR), 25 de março de 2012.

19 comentários:

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Eis o infeliz comentário “anônimo” postado no artigo “Caravana da Alegria - reprise" dia 24/03 – 22:27:

Amei o Januário parece até o HPN.
Será? Nem tanto, nem tanto.

Seu Ed, o senhor é uma gracinha! Eu também quero comentar. Beijos no seu coração.

Alo colegas, estamos numa pindaíba de fazer dó. Vamos lutar pelo realinhamento dos nossos planos. Precisamos de dindim prá ontem. Estou pensando em mandar as minhas contas para a bendita Previ.

Alo Saseron! Hiena dos infernos!!! Não esquecemos do ES reforçado não!! Estamos de olho....

===================================
E o registro da indignação do Colega Edgardo Amorim Rego, no mesmo dia e espaço, às 23:46:

Colega das 22:27

Será mesmo que você acha que eu sou apenas uma gracinha?! Ou será que o colega está com aquele horroroso defeito de caráter que vulgarmente chamam dor de cotovelo? Será que o colega tem noção do que significou a existência de quem se dedicou a buscar em todos os momentos da existência, existência de 86 anos, a visão da Vida mais próxima da Realidade, entendida como convivência pacífica, respeitosa, solidária, leal e progressista? Será isso mesmo o que se chama GRACINHA? Lamento. O colega está querendo depreciar? Olhe, agora do alto dos meus 86 anos, ninguém mais consegue me rebaixar. Despi-me da veste da modéstia. Destas alturas finais de anos de existência, quando olho para o meu passado, eu consigo atingir a dimensão da minha vida. Vou-lhe contar rapidamente uma historinha. 1984, o Presidente do BB precisava proferir em Lima, no Peru, uma palestra num CONGRESSO INTERNACIONAL DE BANQUEIROS sobre o FUTURO DO DÓLAR. Quem deveria elaborar a palestra? A Assessoria Econômica do Presidente. Inclusive para isto ela existia e percebia a mais alta comissão no BB. Uma Vice-Presidência da Área Externa ou uma Diretoria de Câmbio ou das Agências do Exterior. Sabe a quem a PRESIDÊNCIA DO BB confiou essa missão? Ao Superintendente da Carteira de Câmbio, Edgardo Amorim Rego, simplesmente porque o Superintendente era o EDGARDO AMORIM REGO. Desculpe-me a imodéstia. Mas, agora, nos meus 86 anos, quando decidi dar a cara à tapa, para defender uma ATITUDE TRANSPARENTE E LEAL PERANTE A VIDA, eu não admito outra regra no jogo da Vida, a não ser: TRANSPARÊNCIA E LEALDADE. Ouviu, Gracinha?
Edgardo Amorim Rego

elvira disse...

Prezado Edgardo,

Conversando com um grande amigo sobre seus textos, ele me disse Edgardo? conheci do cambio e foi só elogios, com grande respeito por sua trajetória. São marcas luminosas, meu amigo, que ninguém poderá apagar.
Não nos deixe, por favor! Um fraterno abraço.
Elvira

Anônimo disse...

Prezado Colega Edgardo Amorim Rego,são tão grande as dificuldades enfrentadas por muitos colegas nossos,tanto faz se aposentado ou se pensionista,mas ninguém tem o direito de atacar ou ofender ninguém,estamos todos no mesmo barco lutando por melhorias em nossos benefícios.

Nosso fundo de pensão tem aumentado seu patrimônio ano após ano e nós estamos a cada ano que passa ficando mais empobrecidos.

Marcos,continue com a situação sobre controle não desanime,pois ainda teremos dias melhores em nossas vidas.

Saudações cordiais,em especial ao nosso Querido Colega Edgardo Amorim Rego.

Rosalina de Souza

Pensionista

Matrícula 18.161.320-4

jvasconcellos disse...

Grande
Estou envaidecido por ter um colega , e participar de suas colocações em seus comentarios.
Sr. Edgard Amorim Rego, OBRIGADO POR poder ter em meus colegas VOCE.
-ATITUDE TRANSPARENTE E LEAL PERANTE A VIDA-
RESPEITOSAMENTE
JVasconcellos

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Pois é...
Eu tb acordei com saudades do BB..

Daquele tempo em que os colegas não eram hipócritas ao extremo para ocupar um cargo na ANABB, na PREVI, na CASSI, ou nas 32 Associações que surgiram...
Ou até mesmo na Federação delas.. E ainda nos pedir votos depois de tudo!!!

Muita saudade.. Daqueles que JAMAIS aceitariam um acordo do Superávit deixando 7 BILHÕES para o Banco. Daqueles que JAMAIS, dirigindo uma Federação, se ocupassem de expulsar uma, entre 32, associação de aposentados, por fazer oposição - enquanto o Banco nos levava 7 bilhões....

MUITA SAUDADE do discurso verdadeiro de alguém que não recebe NADA para nos defender.. Acho que não é o caso dessa Sra.


Onde estará a esperança? Talvez na AAPREVI - a Associação expulsa.

Wania Carrara Loureiro
9.798.310-1

Anônimo disse...

Boa Tarde,


E o nosso empréstimo simples, o senhor tem alguma novidade?

Abraços,

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Mensagem da FAABB.

ELEIÇÕES CASSI E PREVI
Em abril e maio os associados da Cassi e Previ escolherão os novos dirigentes das nossas Caixas.
Como é a filosofia da FAABB não interferir na decisão das Associadas, essas são livres para declarar ou não apoio a qualquer chapas ou nomes. Contudo, enfatizamos da necessidade de intensa informação aos nossos aposentados e pensionistas sobre a importância do voto.
Neste ano, tanto a Cassi quanto a Previ decidiram propiciar o exercício do voto nos terminais de saque espalhados por todo o país. É novidade e toda novidade traz algum desconforto, contudo, consideramos que o procedimento será mais simples do que o método antigo, via telefone, quando muitos aposentados se queixavam da dificuldade de obter a ligação, compreender os passos e discar a opção desejada para o voto.
A multiplicidade de chapas tanto para a Cassi quanto para a Previ deve merecer uma reflexão nossa. Há evidente conflito entre as forças interessadas nos destinos das nossas Caixas. A FAABB nutre imenso respeito a todos os que, por livre e espontânea vontade, ofereceram seus nomes para a composição dessas chapas. Somente a participação efetiva e disposta a mudar os rumos de Cassi e Previ deve motivar os candidatos e apenas por isso desde já deveriam merecer o respeito de todos. A FAABB deseja que as campanhas sejam propositivas, sem as costumeiras agressões e denúncias vazias que nada contribuem para esclarecer o eleitor.
E que cada um vote de acordo com sua consciência.
Fonte: site FAABB.

Manoel Sales disse...

Sabe-se que há muitos elementos de plantão examente com esse propósito de desvincular a união existente entre as pessoas de bem e com amplo conhecimentos capazes de desmascar, desjuntar esses grupos terroristas. Eles não devem ser ouvidos, devem sim, ser ignorados. Não obstante isso, é um elemento cuja procedência é desconhecida.Talvez nem faça parte do grupo de aposentados e pensionistas. Ignore-os, Sr Edgard Amorim. O bem por si se GABA, o mal por si se acaba.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caros Colegas,

Atentem para a resposta com que me premiou o Edgardo. Quanta sabedoria e humildade embaladas pelo poder do perdão:

From: presidencia@aapprevi.com.br
To: raedgardo@hotmail.com
Subject: Comentário lamentável
Date: Sun, 25 Mar 2012 10:55:53 -0300

Caro Amigo Edgardo.

Peço desculpas por ter publicado o infeliz comentário em que foi tratado por “gracinha”.

Este artigo bisonhamente tem a intenção de fazer penitência.

Respeitoso abraço,

Marcos Cordeiro de Andrade
www.aapprevi.com.br
www.previplano1.com.br
(41) 3045-0370
===========

Adorado Marcos.

Não se preocupe. Nada me tira a tranquilidade e a satisfação com a Vida. Apenas aproveitei para fazer entender que eu procuro difundir ideias bem plantadas, bem pensadas, fundamentadas e do BEM. E você, amigo, cumpre, por escolha, uma EXTRAORDINÁRIA MISSÃO, que é proporcionar um ESPAÇO DEMOCRÁTICO DE DEBATE, onde a nossa comunidade de funcionários do BB, da ativa e aposentados, PRATICA A PROLÍFICA CONVIVÊNCIA DE IDEIAS. Aí tudo pode acontecer. E é bom que aconteça.

Um abraço do
Edgardo

Anônimo disse...

Marcos
Obrigado pelas suas lisonjeiras expressões. Não imaginava que o caso viesse a merecer tanto realce. Isso se deve à grandeza de seu caráter. Não fugirei deste espaço democrático. Na DEMOCRACIA todos se revelam como são. Na DEMOCRACIA CIVILIZADA todos convivem para o ENGRANDECIMENTO DE TODOS. Permanecerei no seu espaço democrático para compartilhar o que penso e o que pensa a MINHA COMUNIDADE DOS FUNCIONÁRIOS DO BB, da ativa e aposentados.
Edgardo Amorim Rego

Anônimo disse...

Dr. Marcos,

Alguém que manda beijo no coração de outra, só pode ter um imenso coração.

Abraço.

Carmem Lúcia.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Colega e amigo

Acabo de colocar no meu blog o texto seguinte:

O DEDO NA FERIDA
por Edgardo Amorim Rego


http://blogdoedear.blogspot.com.br/2012/03/177-o-dedo-na-ferida.html

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caríssimos,

Estou de volta, e desta vez para mostrar o quanto o nosso patrimônio é cobiçado e comprovar que conosco ninguém se preocupa, porém, a briga para administrar nossa Caixa de Previdência, que só serve para servir aos interesses do Governo, é mais quem quer!

Vejam que Ricardo Flores fez um empréstimo para si de R$ 900.000,00 e o nosso teto teve um aumento de 10 mil como uma espécie de cala-boca.

http://www.youtube.com/watch?v=tERo5BaW9CU&amp%3Bfeature=youtu.be

Muito obrigada e até breve.

Assistam nosso Canal:
http://www.youtube.com/playlist?list=PL266C26006690AC7E&feature=plcp

Leopoldina Corrêa

Anônimo disse...

A Anabb tinha prometido divulgar os vídeos das entrevistas dos candidatos às eleições da Cassi até este fim de semana, o que não aconteceu. A divulgação ficou adiada para amanhã dia 26.
O candidato da chapa 4 Sementes não compareceu, sendo substituído por um dos candidatos ao conselho deliberativo.
Dia 29 será o debate ao vivo.

Rubem Tiné disse...

Primeiramente agradecendo a citação do meu nome, confirmo que realmente ando desmotivado com a falta de interesse da maioria de nossos colegas, mas, reconheço, um erro não conserta outro e vou tentar me motivar. Vou votar e pedir votos aos meus amigos, nas chapas CASSI e PREVI apoiadas por essa associação.

Anônimo disse...

Marcos, ainda bem que o Mestre Edgardo sabe que toda sociedade é como uma floresta: há arvores frutíferas, árvores medicinais, há aquelas que nos fornecem sombra , outras que nos fornecem material para construir um lar e há , infelizmente, as ervas daninhas, onde muitas vezes as cobras se e escondem.
Marcos, se todos os personagens que você listou como colaboradores deste blog se juntassem a nós na Chapa SEMENTE DA UNIÃO, -sonhar é possível- o pleito seria "¨favas contadas¨"
Marcos, por último peço licença para agradecer à Lena a mensagem gentil que me mandou, sugerindo esquecer a crítica que o Medeiros fez à nossa Chapa, quando citou meu nome e do Raul Avellar. Colega Lena, meu pai dizia que o dia que eu aprendesse extrair do fato negativo algo positivo eu poderia me considerar feliz. Moral da história: após o comentário do Medeiros , dezenas de colegas manifestaram apoio à SEMENTE DA UNIÃO, fortalecendo nosso grupo. Ademais, o Medeiros foi infeliz, mas é gente boa. Cordialmente, Divany Silveira- S Lagoas(MG) - PS. Gostaria que Edmilson de Januária me desse seu endereço pois pretendo, com sua licença ,mandar algum material para panfletar em Januária - Grato -DSS

Anônimo disse...

Estão sendo programados entrevistas ou debates com os postulantes a cargos(ou será empregos) na Previ e ou na Cassi.Pelas manifestações e pelos posicionamentos de muitos que, inclusive, já tiveram cargos diretivos ou de conselho e que não capazes de uma simples resposta lógica ou segura quando arguidos em blog, imagino o seguinte: gostaria de que houvesse um debate ou que fossem arguidos por Sr. Edgardo, Sr.Marcos, Sr. Ruy Brito, Sr.Edson de Bem, Sr. Gilvan e tantos outros colegas que estão nesta luta a respeito de Previ ou Cassi. Coitados revelar-se-iam incapazes de administrar uma simples AABB.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Mensagem de Edison de Bem:

COLEGAS E AMIGOS, DA ATIVA, APOSENTADOS E PENSIONISTAS,

Ao começarmos a formatação de grupos para discussões NA INTERNET, sobre PREVI, CASSI E O ATUAL BANCO DO BRASIL, tínhamos absoluta certeza, estava na hora de agir, nossas consciências não nos deixariam em paz se assim não o fizéssemos. O que vemos hoje? Uma PREVI confundida com subsidiária do Banco do Brasil e , por ele, completamente dominada. A CASSI aos pedaços, com falta de médicos, e os ainda conveniados insatisfeitos. Excesso de burocracia, gestão desorganizada, com procedimentos inadequados para a tradição do nosso plano de saúde, são a tônica hoje apresentada.
E, finalmente, o Banco do Brasil, que era nosso, ajudamos a construir, e agora não passa de uma enorme massa robotizada, visando unicamente o lucro, mesmo que a preço da própria vida de seus funcionários. Os colegas do PLANO FUTURO são verdadeiros escravos, atualmente até bem “nutridos”, detentores de comissões apreciáveis, mas com futuro incerto, sem saber se poderão aposentar, sem perder a qualidade de vida.
E não vemos ninguém para nos defender, até porque os sindicalistas, tradicionalmente treinados para esta tarefa, não são mais oposição. Frequentam com desenvoltura as altas rodas do Governo. Na PREVI, CASSI E ANABB nos deparamos com uma troca “indecente” de cadeiras, por parte de figurinhas carimbadas. Existe um rodízio acordado entre eles e nós, como colégio eleitoral votante, por todos esses anos, anuímos com os “obscenos” procedimentos destes profissionais de cargos eletivos. DIGAM "NÃO" AS QUADRILHAS FORMADAS PARA NOS ROUBAR.
A este imenso colégio eleitoral de cento de noventa mil votantes, resolvemos propor mudanças. O GRUPO SEMENTE DA UNIÃO com humildade, mas com fé, oferece TRABALHO E TRANSPARÊNCIA, DIÁLOGO E ABERTURA para democratizar a CASSI e procurar administração compartilhada com os associados. Fazemos uma campanha pobre, xerocando e pagando do bolso o material que distribuímos, ao contrário dos nossos adversários que gastam, para postar “folderes” no correio, uma só vez, a “bagatela” de 120 mil reais. Nós não temos isto. É David contra Golias. Contamos, sim, com trabalho formiguinha de cada um que entendeu a nossa mensagem, vai sair agora, multiplicar este material e repassar ao colega menos informado, aquele que está em casa, sem saber de nada. Com igual ênfase encareço aos colegas da ATIVA, plano 1 ou Futuro, não compactuem com a mesmice, ainda que as poderosas forças da situação tentem trabalhar a cabeça de vocês.

Edison de Bem (Edinho) APOSENTADO- PELOTAS (RS)

Anônimo disse...

Ok,Divany,bom dia.Edmílson Lopes de SousaRua A nr.70,bairro umburana,39480000 januária mg.fone 038 36213064.celular tim 038 91295232.aguardo.