sábado, 18 de agosto de 2012

Adeus às Dívidas - II


Caros Colegas,

O Diretor de Seguridade da PREVI, Marcel Juviniano Barros, declarou que lê este Blog o que, por certo, não fazia antes de ser eleito, pois não deu o mínimo valor à oferta que lhe fiz no dia 13/04/2012.

Confiante em que confirme sua declaração recente, e com o intuito de lhe fazer chegar ao conhecimento a fórmula que idealizei, destinada à resolução definitiva da angustiante situação dos endividados dependentes da PREVI, reedito o artigo publicado aqui naquela data.
----------------------------------

Adeus às Dívidas

Marcos Cordeiro de Andrade

Caros Colegas,

Em época de eleições para a PREVI, quem depende dos atos e atitudes de elegíveis tem que se apegar a todos os santos no Céu e aos candidatos aqui na terra, para alimentar a esperança de alcançar dias melhores.

Por isso, considero que se a proposta que tenho em mãos for encampada por qualquer das chapas concorrentes, com o compromisso sério e inarredável de torná-la real depois da posse pode se declarar eleita. Consiste basicamente na unificação das dívidas com trânsito na FOPAG (espelho) a ser assumida pelo ES da PREVI com manutenção da prestação atual, ao amparo da portabilidade em voga praticada pelas instituições que disponibilizam empréstimos – inclusive o Banco do Brasil - uma vez que o nosso Fundo se assemelha a uma instituição financeira ao dispor empréstimos mediante cobrança de juros e emolumentos.

A situação dos participantes e assistidos endividados é minimizada pela PREVI que age burocraticamente no trato desse problema social, em parte criado por ela mesma. De se notar que de há muito os reajustes concedidos mantêm-se abaixo da inflação real consumada com flagrante diminuição do nosso poder aquisitivo.

Estimar em 30% dos proventos gerais a capacidade de endividamento é temerário e irreal, pois o controle exercido no contracheque somente é obedecido para consultar os interesses da PREVI, da CASSI e do Banco do Brasil, registrando nesse limite as dívidas a seu cargo e do PAS, deixando de lado as demais cobradas ao seu comando. Isto porque, no próprio contracheque podem ser incluídas consignações de empréstimos não subordinados ao limite da margem consignável. São os débitos em conta oriundos de empréstimos contraídos junto a Alpha Cash, GBOEX, Cooperforte, etc. ultrapassando a limitação dos 30% que deveria servir de freio ao endividamento desordenado. No final, o líquido do “espelho” ainda sofre considerável redução também por conta dos débitos permitidos ocupando a margem de 70% (CARIM, por exemplo).

Juntem-se a isso os compromissos com o Banco do Brasil debitados automaticamente em operação casada com o crédito dos proventos, como ocorre com as prestações de CDC e/ou composição de dívidas, juros do cheque especial, fatura ou juros do cartão de crédito (ourocard), etc. e o desastre financeiro estará consumado.

Se analisada a situação de um endividado enquadrado nos compromissos acima, facilmente ficará comprovado que ele não tem condições de cumprir essas responsabilidades mensais, resultando ainda líquido insuficiente para cobrir a coleção de débitos posteriores ao desconto no espelho e para suprir as elementares necessidades domésticas. Com a agravante de que, exatamente na data do crédito terá que recorrer a novos endividamentos para sobreviver, mês a mês – engordando assim a malfadada bola de neve.
Por outro lado, aumentar o ES sem cuidar do endividamento sustentado por outras fontes não resolve, pois descuida dos compromissos paralelos que não mereçam igual tratamento. Mas para essa realidade é mais cômodo fechar os olhos e não buscar soluções, porque agrada e consulta os interesses do desumano patrocinador para ter sob seu controle os participantes e assistidos endividados, excelente e segura fonte de lucro fácil.

Na condição de administradora dos créditos de proventos e benefícios, mais os débitos autorizados com trânsito na folha, a PREVI é detentora de um Cadastro dos Endividados conhecendo, por isso mesmo, a situação financeira de cada um dos participantes do Plano, notadamente aqueles que só têm essa fonte de renda. Com base nesse cadastro, poderia a PREVI assumir as dívidas do participante/assistido, pagando-as com unificação do resultado incluído no valor do ES e limitando a prestação à existente para cobertura desse Empréstimo Simples, que em muitos casos consome toda a margem dos 30%. Assim, o líquido será aumentado na mesma proporção dos débitos eliminados (menos onerosos para quem paga antecipadamente), isentando o devedor de prestações múltiplas. Em outras palavras, eliminados os pagamentos registrados no espelho, haverá aumento no resultado obtido na proporção das prestações excluídas. Quem paga COOPERFORTE, GBOEX, Alpha Cash ou o que seja, ficará livre dessas dívidas assumidas na portabilidade consentida pela PREVI.  Por conseguinte, quem hoje arca com três mil reais de prestações passíveis de encampação com este projeto, terá o líquido mensal acrescido desses mesmos três mil reais.
Essa operação obviamente elevará o valor do ES anteriormente concedido (mesmo assim situando-se dentro do limite de 15% permitido), também aumentando o número de parcelas para além da limitação atual e ultrapassando, em muitos casos, o teto da idade de 80 anos. Para superar esse obstáculo nestas condições, elevar-se-ia o valor do prêmio do SQM para compensar o aumento do risco para as seguradoras, o que é viável pela atratividade oferecida com esse tipo de operação, pois, se atualmente dentro da limitação da idade em 80 anos o ônus do risco é aceito e suportável pelo Seguro contratado, elevando-se esse limite para 90 anos ainda que o risco aumentasse em cerca de 50% correspondentes aos dez anos acrescidos ao parâmetro anterior seria possível elevar a garantia do seguro e, como compensação, o valor do prêmio atual seria acrescido de igual percentual – tudo suportado pelo novo limite do ES. Por último, haveria ainda a possibilidade de a PREVI assumir esse risco excedente ao parâmetro dos 80 anos, garantindo a continuidade do pagamento pelos dependentes/pensionistas até final liquidação da dívida, bastando para isto elevar o valor da pensão concedida num mesmo percentual que cubra a prestação resultante – o que não configuraria transferência de dívida para os herdeiros, apenas o pagamento da obrigação seria feito, indiretamente, pelo próprio Fundo. Resta, ainda, a PREVI fazer uma gentileza post mortem ao seu longevo dependente: considerar morta a dívida, juntamente com o devedor. Nada mais justo para quem foi explorado nos últimos anos da existência terrena

Aos não endividados restaria o benefício do alongamento dos prazos de pagamento do ES até o limite dos 90 anos, nas condições destinadas aos demais, não compulsoriamente.

Portanto, senhores candidatos. Eis na bandeja um prato feito para alavancar sua plataforma de campanha sem precisar declarar que comprou minha ideia, porque eu a dou de graça. É pegar ou largar.
 
Marcos Cordeiro de Andrade – Curitiba (PR) – 12 de abril de 2012.
================
Leia a Revista Direitos, da AAPPREVI: http://www.aapprevi.com.br/revista/02/index.html

Marcos Cordeiro de Andrade – Curitiba (PR), 18 de agosto de 2012.

51 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Marcos,
O seu post é oportuno,porque põe à disposição do diretor de seguridade mais uma opção. Tambem achei muito interessante a ideia do Valentim que trata da opção de alongar o prazo do ES de acordo com a faixa etária do tomador. Mais idade, menor prazo; menos idade, maior prazo. Bem simples.

Anônimo disse...

Acho sua proposta ruim. Pode funcionar como coisa complementar, aos realmente interessados.
Mas, considerando meu caso pessoal (que acredito ser a de muitos), o que eu realmente preciso é de UM CRÉDITO NOVO, COM PRAZO BEM MAIOR, para fazer face a vários compromissos que tenho, que PODERIA (ou não) incluir a liquidação de meus débitos com a Cooperforte.
Não quero unificar todos meus débitos com ninguém (muito menos com a PREVI), e pretendo continuar utilizando várias fontes ao mesmo tempo.É assim, por exemplo, que vou levando, me beneficiando, das sobras de capital/Cooperforte em Maio, logo após da metade/13o. em Abril, renovo o Forte/60 em 21/junho e deixo de pagar Julho e Agosto(meu aniversário), sempre renovo meu E.S. num dia 21/22 e deixo de pagar no mês seguinte, em setembro tem metade do 13o. do INSS, etc., etc. Com todos os malabarismos, os meses que realmente me apertam no ano todo são fevereiro, outubro e dezembro.
Alguns colegas vivem a mesma situação, aqui na região.
Por experiência própria, mal digerida, também não acredito na centralização de dívidas.
O que acho que deve ser sugerido,e a PREVI implementar , é a DILATAÇÂO MAXIMA DO PRAZO - respeitando parâmetros de idade máxima e do FQM, e a ampliação dos valores de acordo com a margem consignável. Cada um use o dinheiro como melhor lhe aprouver. Não quero a PREVI com ingerência na minha vida financeira, mas apenas me emprestando o que for possivel, tendo em vista tantos anos de contribuição para a formação do patrimônio de 160 bi.
Temos que pensar que as idéias lançadas podem ser aproveitadas, e assim pensar sempre no máximo, e no bem estar geral.

Nascimento.

Anônimo disse...

Marcos, para conhecimento de todos:

A Empresa destacou que quer excluir os aposentados e pensionistas da cláusula de ISENÇÃO DE TARIFAS E ANUIDADES, sob alegação de que poderíamos pleitear negocialmente em nome dos aposentados. A CONTEC pediu que o Banco reavalie sua posição, insistindo na manutenção dos benefícios para os aposentados e pensionistas.

Extraído do site da ONTEC:NEGOCIAÇÃO 2012/2013.

Anônimo disse...

Sem tarifa ZERO, Aplicação zero.
Já levei meus seguros para outro banco. E posso fazer o mesmo com os débitos automáticos, com o Seguro de Vida, com o Ourocap, com o crédito do Benefício, ...
A CADA AÇÃO UMA REAÇÃO.

Anônimo disse...

A DISCRIMINAÇÃO DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS É CRIME. Esse recado vai para o anonimo das 17:25 se tranquilizar.

Pensionista disse...

Como vc fez amigo? Farei o mesmo.Posso transferir o OUROCAP?Seguros que tenho com o BB?

FERNANDO disse...

Amigo Marcos - bem colocado. Agora, para começar a semana, vejo uma notícia de dar ânsia - PREVI VAI INVESTIR R$ 14 MILHÕES EM SAUÍPE, PARA POSTERIOR VENDA. NÃO ENTENDO, EM VEZ DE FECHAREM A TORNEIRA, TÃO AUMENTANDO OROMBO.NÃO ENTENDO.

Luis-BH disse...

A margem consignável é ficção mesmo, Marcos. Além das dívidas, existem outros compromissos que não são levados em conta(condomínio, luz, telefones) e que têm pesado muito nos últimos anos.

Quanto a centralizar as dívidas, depende de cada um. O colega Nascimento ilustrou bem como pode ser interessante contar com outras instituições e, assim, diminuir o sufoco.

Anônimo disse...

Precisamos, nós sócios da Previ,dar analisada entre nós,digo, associações de aposentados do PB1 nesses investimentos da Previ.Costa do Sauipe não devia nem ter sido "comprada", parece-me que de uma construtora.O investimento em Lima no Perú, Linea Amarilla,administração de pedágio, escrevam aí,vai ser outra sauipe.Administrar aqui já se embananam imagina no exterior.Se era ou se é bom investimento porque a OAS Investimentos vendeu para a Invepar.?A Previ Invepar entrou no negócio de explorar aeroportos e justificou como um bom negócio bem analisado. O governo, agora quando lança novas concessões(concessão é uma privatização que não saiu do armário)diz querer "atrair operadores com maior experiência dos que venceram os leilões de Guarulhos, Viracopos e Brasilia". É o governo quem está dizendo(ETAV).Um gerente executivo da área de investimento disse que buscam investir em um imóvel quando ele já está bem locado e gerando renda mensal; aí a Previ compra um terreno na Av.Paulista em, São Paulo em local já super valorizado , adquirido de quem?

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Leia no Blog do Ed:

Fato Inédito no Direito (continuação)

Por Edgardo Amorim Rego

http://blogdoedear.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

Que os homens da Previ escutem e os anjos digam amém. Precisamos urgente!

Anônimo disse...

Hoje podemos comemorar a LDO/2013: A Presidenta vetou o aumento real para os aposentados que ganham acima de um SM.
O Zé Sarney falou que o Congresso não terá tempo para analisar os vetos, em razão da eleições municipais(Folha de hoje), ou seja, já homologou os vetos.
Muito em breve as aposentadorias do INSS estarão niveladas a um SM.
Justiça social através de remanejamento e não de distribuição de rendas: tira-se de uma classe pobre para dar a outra classe mais pobre e poupa-se os ricos.

Anônimo disse...

Caro (a) Pensionista (19/08 10:40):

O Prêmio dos Seguros de 2 Automóveis, com as mesmas coberturas, eram menor nos concorrentes, razão pela qual levei pra lá.
Capitalização e Seguros de Vida ainda não têm portabilidade, mas sempre podemos cancelar e contratar, se for vantajoso e conveniente, claro.
Para não ficarmos reféns vale a afirmativa: SEM TARIFA ZERO, APLICAÇÃO ZERO.

Anônimo disse...

Suspender, a cada ano, a cobrança da prestação do ES por 3 meses (dezembro a fevereiro), com a consequente dilatação do prazo. Fica a sugestão.

Abraços

Francisco

Anônimo disse...

Vamos lá Dr. Marcel, libere o realinhamento do ES agora pra setembro/12.

Anônimo disse...

Marcos, os comentários postados neste blog são sempre voltados para o empréstimo simples. Motivos para isso há, entretanto estamos perdendo muito mais é com o nosso índíce (INPC) que reajusta nosso benefício. Se temos superavit que é transferido para o Banco por que não adotar um índice que proporciona um aumento maior e que acrescenta aumento real e não apenas a inflação do governo.
O caminho esta abaixo descrito.
Isso acredito que podemos mudar. Fica a sugestão.

Art. 12 - Ao conjunto de participantes e assistidos, doravante denominado Corpo Social, é assegurado:

I – eleger...;

II - deliberar...;

III - votar alterações do Estatuto e do Regulamento do plano de benefícios de que participa, observadas as disposições deste Estatuto e do próprio regulamento.

§ 1º - Além dos direitos previstos nos incisos do caput deste artigo, são asseguradas aos participantes e assistidos as seguintes prerrogativas:

I – requerer.....;

II – apresentar ao Conselho Deliberativo proposta de alteração deste Estatuto, desde que a proposta seja subscrita por não menos do que 1% (um por cento) do total de participantes e assistidos; e
III - apresentar ao Conselho Deliberativo proposta de alteração do regulamento do plano de benefícios de que participem, desde que a proposta seja subscrita por não menos do que 1% (um por cento) do total de participantes e assistidos vinculados ao mesmo plano.

Sempre há algo factível que podemos mudar.

Anônimo disse...

Ministro JOAQUIM BARBOSA dá uma força. Peça para julgar a RESOLUÇÃO 26 e por favor, aja como está agindo agora na "470".Senão quem poderá nos ajudar.Chapolin Colorado ???

Anônimo disse...

Estão prestes a começar em todo o Brasil, as festividades de comemoração ao excelente acordo de 2010. Serão comemorados os 2 aninhos.Um primeiro "sacrificio" já foi feito.Imolaram uns tantos bem idosos.ES para todos.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Às

Associações de aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil

Sr. Presidente,



Recebi, como Presidente da Federação, convite através do Ofício n° 564/12-CDH da Comissão de Direitos Humanos e Legislação participativa, para participar de Audiência Pública naquela Comissão do senado Federal, a realizar-se no próximo dia 30 de agosto às 9 horas, para debater sobre Fundos de Pensão.

O colega Ruy Brito também estará à mesa da Comissão, que, ressaltamos, é mais uma oportunidade de tornar pública nossa preocupação para com a PREVI, retirada de patrocínio, Resolução 26, etc.

As sessões das Comissões do senado são transmitidas pela TV Senado, de sorte que convido a todos que tenham interesse para que assistam e estimulem seus contatos para que também assistam.

Atenciosamente

Isa Musa de Noronha

Presidente


Anônimo disse...

Pessoal,

Como não se teve, até hoje, nenhuma notícia sobre qualquer reação em favor dos aposentados por parte do senador Paulo Paim, após ter tomado conhecimento de denúncias feitas por Ruy Brito em semelhante encontro no Senado, há de se torcer para que o mencionado parlamentar lá não se faça presente.

Tô certo, ou tô errado?

Anônimo disse...

Ao anônimo das 20:28,

O Senador Paulo Paim não é por acaso aquele que disse que iria acabar com o Fator Previdenciário?
Pois podemos afirmar que entra e sai eleições e ele usa sempre o mesmo argumento para arrumar os votos de milhões de aposentados. Enquanto isso os aposentados continuam sofrendo as mazelas criadas pelo Fator que sempre promete combater. Desistí de acreditar nele.

iraci berviria disse...

Desculpem a minha burrice, mas quando entro no site da Previ, aparece no canto esquerdo a frase:"O PPE está funcionando."
O que faço?

Bartolomeu disse...



Senhores, enviei a solicitação abaixo aos nossos representantes eleitos da chapa 6 e recebí a resposta que lhes envio. seria bom repassar aos demais colegas







atend@previ.com.br



3 ago














para mim










e-mail: bartolomeucontabilidade@gmail.com

Senhor Bartolomeu,

As propostas listadas dizem respeito a melhora de benefÿcios que, para serem implementadas, necessitam de recursos aportados na conta reserva para revisão de benefÿcios. Essa conta fica positiva cada vez que, ao final do exercÿcio fiscal, é verificado superávit.

Como é de amplo conhecimento, o superávit apresentado pelo Plano 1 ao final de 2011 foi de cerca de 300 milhões, insuficientes para implementar os benefÿcios listados.
Ao final do ano em curso será feita nova aferição e, verificado superávit, as entidades de representação dos funcionários, juntamente com os Eleitos, irão iniciar negociações com o banco com objetivo de implantar os benefÿcios que poderão ser custeados pela reserva especial para revisão de benefÿcios.

Esclarecemos que qualquer proposta de alteração no Regulamento de Plano de Benefÿcio administrado pela PREVI deve cumprir formalidades.

Assim, as propostas de alteração de Regulamento devem ser submetidas ÿ apreciação do Conselho Deliberativo da PREVI, ao Banco do Brasil, ao Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais e, finalmente, ÿ Superintendência Nacional da Previdência Complementar (PREVIC), conforme determina a legislação.


ANNA CHRISTINA TAVARES RAMOS
Gerência de Atendimento
PREVI

O retorno desta mensagem não é monitorado. Caso necessite respondê-la, encaminhe sua mensagem por meio da seção Fale Conosco, opção Participante.

----------------------------------------------------------------------------------------------

Data: 26/07/2012 15:38:56
Assunto: Outros Assuntos - Andamento propostas da chapa 6
Tipo: Solicitação

Mensagem:
Prezados Senhores
Marcel Barros
Haroldo do Rosário Vieira
José Ulisses de Oliveira
Rafael Zanon
José Souza de Jesus
Waldenor Borges
Luiz Alarcao
Deborah Negrão de Campos
Venica Angelos de Melo
Odali Dias Cardoso
Diusa Alves de Almeida

Gostaria de saber o andamento das propostas elencadas por esta chapa, a seguir:
PROPOSTAS DO PLANO 1:

1)Aumentar o teto de benefÿcios para 100%
2)Reduzir o valor da parcela PREVI
3)Elevar o valor das pensões
4)Criar novo benefÿcio baseado na PLR
5)Manter as contribuições suspensas
6)Incorporar o BET como benefÿcio permanente
7)Antecipar reajuste dos aposentados para janeiro
8)Reduzir as despesas administrativas
9)Exigir do Banco pagamento do BET sobre a verba P220
10)Cobrar pagamento do BET do Grupo 67
11)Pela preservação automática do salário de participação
12)Estabelecer como teto o salário de diretor
13)Revisar anualmente o empréstimo simples
14)Aumentar o valor do Pecúlio na CAPEC

Mensalmente enviarei correspondência de igual teor e darei conhecimento das respostas aos demais colegas.

Atenciosamente

BARTOLOMEU R OLIVEIRA
1.559.100-X






Matrÿcula: 1559100
Nome: BARTOLOMEU RODRIGUES OLIVEIRA
DDD-TEL: 82 Telefone: 33262930

Anônimo disse...

Parabéns Bartolomeu, esse é o caminho, COBRANÇA DA FATURA, prometeram agora queremos ver cumpridas tais promessas de campanha.

Anônimo disse...

Srs.,

Em tempos de eleição promessas.

Depois REGULAMENTOS............

É isso aí minha gente, tudo depende, depois de eleitos, ou estou equivocado?
Abraços

Julita disse...

Parabéns, Sr Bartolomeu!
Estamos esperando as promessas serem cumpridas!!!

Anônimo disse...

REVISTA EXAME - FUNDOS DE PENSÕES- PREVI


Pessoal vejam que absurdo a Revista EXAME que está nas bancas publicou à respeito DA PREVI. Disse que no final DA década de noventa o Tesouro Injetou dinheiro na PREVI para cobrir ROMBO. Quando sabemos que aconteceu justamente o inverso. Ou seja o BB (TESOURO) é que retirou recursos do nosso fundo de pensão. Alguem ou alguma Associação ou a própria PREVI tem que desmentir esta revista mentirosa e tendenciosa.


http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/1022/noticias/pensao-sem-fundos?page=3

Anônimo disse...

Esse Marcel, diretor de seguridade, nao passa de um pelego também.
O o Governo já o comprou desde que era sindiclista. Agora, ele só tem compromisso com o BB. Aposentado, prá ele, é carta descartada.

Quem garante que ele não anda dando risadas e cotoco para esses velhos bestas, trambiqueiros, como ja dizia um ourtro fantoche, cujo nome não gosto nem de mencionar?

Anônimo disse...

Parabéns Bartolomeu pela iniciativa de cobrar os eleitos. Se prometeram tem que ser cumprido. Não podemos mais aceitar falsas promessas de candidatos. Como diz o ditado: cumpre ou cai fora por incopetência de cumprir o prometido.

mesquitasantana disse...

Prezados Marcos e demais Colegas.

quanto á publicação da Revista exame, cabe especialmente a PREVI desmenti-la. Todos os seus líderes são pessoas inteligentes honestas e, no mínimo, devem isto á suas próprias consciências.

abraços

Anônimo disse...

Meus Caros Colegas,

Pagamento do restante do BET imediatamente, à luz dos numeros da Bolsa de Valores.
Incorporação do BET aos proventos, a partir de Jeneiro de 2013.
Adiantar para Janeiro o indice de "aumento" dos proventos, mesmo que mixuruca.
Dignidade aos aposentados/idosos.
Bom dia a todos.

renato campos baptista disse...


Meu caro Marcos.

A revista Exame, em sua edição de
20/08/2012, abordou a situação eco-
nômico-financeira de diversos Fun-
dos de aposentadoria, dentre eles a
Previ. Não sei se o jornalista au-
tor da matéria fundamenta seu arti-
go em dados confiáveis,ou se o con-
teúdo chegou já embrulhado à reda-
ção da revista, logicamente acom -
panhado de um polpudo cheque para
"fazer face às despesas" com a pu-
blicação. Nada obstante, é impres-
cindível que nos inteiremos cada vez mais sobre a saúde financeira
da Previ, com vistas a não cometer-
equívocos em nossos diversos plei-
tos.
Com a palavra nossos exímios e in-
cansáveis defensores.

RENATO.

Anônimo disse...

> AULA DE DIREITO

>

> Uma manhã, quando nosso novo professor de "Introdução ao Direito" entrou na sala, a primeira coisa que fez foi perguntar o nome a um aluno que estava sentado na primeira fila:

> - Como te chamas?

> - Chamo-me Juan, senhor.

> - Saia de minha aula e não quero que voltes nunca mais! - gritou o desagradável professor.

> Juan estava desconcertado. Quando voltou a si, levantou-se rapidamente, recolheu suas coisas e saiu da sala.

> Todos estávamos assustados e indignados porém ninguem falou nada.

> - Agora sim! - e perguntou o professor - para que servem as leis?...

> Seguíamos assustados porém pouco a pouco começamos a responder à sua pergunta:

> - Para que haja uma ordem em nossa sociedade.

> - Não! - respondia o professor.

> - Para cumpri-las.

> - Não!

> - Para que as pessoas erradas paguem por seus atos.

> - Não!!

> - Será que ninguém sabe responder a esta pergunta?!

> - Para que haja justiça - falou tímidamente uma garota.

> - Até que enfim! É isso... para que haja justiça. E agora, para que serve a justiça?

> Todos começávamos a ficar incomodados pela atitude tão grosseira. Porém, seguíamos respondendo:

> - Para salvaguardar os direitos humanos...

> - Bem, que mais? - perguntava o professor.

> - Para diferenciar o certo do errado... Para premiar a quem faz o bem...

> - Ok, não está mal porém... respondam a esta pergunta: agi corretamente ao expulsar Juan da sala de aula?...

> Todos ficamos calados, ninguém respondia.

> - Quero uma resposta decidida e unânime!

> - Não!! - respondemos todos a uma só voz.

> - Poderia dizer-se que cometi uma injustiça?

> - Sim!!!

> - E por que ninguem fez nada a respeito? Para que queremos leis e regras se não dispomos da vontade necessária para praticá-las?

> - Cada um de vocês tem a obrigação de reclamar quando presenciar uma injustiça. Todos. Não voltem a ficar calados, nunca mais!

> - Vá buscar o Juan - disse, olhando-me fixamente.

> Naquele dia recebi a lição mais prática no meu curso de Direito.

> Quando não defendemos nossos direitos perdemos a dignidade e a dignidade não se negocia.

>

Anônimo disse...

Esse PT é igual a cobra querendo morder o próprio rabo (pq sabe q tbem é cobra)

Vide greves em andamento

Anônimo disse...

Legal anonimo 15:55. Mas essa vc tirou de uma mensagem pps . Eu tenho. Puxa vida que trabalho...
Copiou para um papel e digitou para esse blog legal.

Esse professor, não é o Ari, deve ser o girafales, namorado da dona Clotilde, mãe do Quico.
NÃO SE MISTURE A ESSA GENTALHA! GENTALHA!

Anônimo disse...

ENQUANTO A PREVI FICA ESTUDANDO O AUMENTO DO LIMITE E DO PRAZO DO ES, VAMOS SOLICITAR QUE SUSPENDAM A COBRANÇA DAS PRESTAÇÕES ATÉ QUE SEJAM AUMENTADOS

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Clipping ANABB - 23/08/12

Leia as notícias dos principais veículos de comunicação do país

http://www.anabb.org.br/mostraPaginaClipping.asp?codServico=33

VICOM / ANABB

Anônimo disse...

Sugiro de leitura e postagem de comentários indagando a jornalista sobre as fontes e veracidades dos fatos divulgados sobre a PREVI:

http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/1022/noticias/pensao-sem-fundos?page=3

JOsé Roberto Eiras Henriques disse...

23/08/2012
Tribunal suspende fator de aposentadoria proporcional
Viviam Nunes
do Agora

O TRF 4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), que atende os Estados do Sul, garantiu que uma segurada, que se aposentou de maneira proporcional em 2003 se livrasse do desconto do fator previdenciário, que diminuiu o valor do seu benefício.

Sem o redutor, sua aposentadoria ficará 36,6% maior.

Ao solicitar sua aposentadoria, a segurada estava obedecendo todas as exigências da chamada regra de transição.

Essas regras são exigências adicionais de idade e de tempo de contribuição para quem pedia a aposentadoria a partir de dezembro de 1998.

De acordo com as regras, as mulheres precisam ter, no mínimo, 48 anos de idade e os homens, 53, além de ter que pagar um pedágio, que é um tempo extra de contribuição. Veja como funciona na edição impressa.

Obs: Não consegui ler a versão impressa.

Anônimo disse...

Na nova reunião entre o Sr. Jaime Mariz (SPPC),e os representantes dos aposentados, vai se precisar de muita força, pois é uma guerra de titãs contra os aposentados.
Com essa res. 26, quem pode dar crédito ao sistema de aposentadoria complementar?
É muito difícil!
Lí a matéria da ANABB, e achei que por parte do governo não sei não viu?
Não estão querendo abrir mão dessa res. 26, não.
Agora, quanto a retirada do patrocínio, acho que talvez não retirem, até haver superávit.

Anônimo disse...

Você estará sonhando se:


1)Aumentar o teto de benefÿcios para 100%
2)Reduzir o valor da parcela PREVI
3)Elevar o valor das pensões
4)Criar novo benefÿcio baseado na PLR
5)Manter as contribuições suspensas
6)Incorporar o BET como benefÿcio permanente
7)Antecipar reajuste dos aposentados para janeiro
8)Reduzir as despesas administrativas
9)Exigir do Banco pagamento do BET sobre a verba P220
10)Cobrar pagamento do BET do Grupo 67
11)Pela preservação automática do salário de participação
12)Estabelecer como teto o salário de diretor
13)Revisar anualmente o empréstimo simples
14)Aumentar o valor do Pecúlio na CAPEC

Acorda machovéio. Vc caiu no conto do vigário

Anônimo disse...

Interessante o comentário de Jose Henriques, essa situação parece a minha, paguei o pedágio e ainda tomei o fator previdenciário, e de quebra a parcela previ.
Tudo empurrando nosso beneficio para baixo. Vou atrás.

Anônimo disse...

Todos os dias, acompanho esse blog.
Todos os dias vejo que 99% dos comentários se referem ao ES.
Chego à conclusão que meus colegas aposentados estão em uma situação financeira terrível... de dar dó!
Chega a ser humilhante ter que implorar por aumento de teto do ES!
É como um mendigo (os apodentados) numa esquina pedindo esmola e as pessoas (PREVI), passam sem notar a presença. Os mendigos são invisíveis!
Não precisamos de esmola! Precisamos do que temos direito. A Previ é nossa!
Realmente quem se encontra com dificuldades financeiras esquece de brigar por seus direitos...
Elaine

Anônimo disse...

Venho sugerir a esta combativa associaçao, a interferencia junto a Previ, para a suspensao de dois ou tres meses do desconto da prestaçao do ES, aos aposentados e pensionistas, ou o alongamento dos meses para pagamento do ES. Pelo menos até a possivel resoluçao do Es. Obrigado pela já costumeira tentiva de acerto ou enquanto aguardamos, anciosamente providencias. obrigado, aqui aposentado de Cambé-pr, atenciosamente,

Anônimo disse...

PESSOAL DA ATIVA QDO FIZEREM GREVE AGORA EM SETEMBRO POR MELHORES SALARIOS, DEVEM LUTAR PELOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS TAMBÉM, NÃO ACHAM?

Anônimo disse...

Sra. Elaine, referente sua mensagem de 24/08/2012 das 11:44.

Também já estou cansado de falar em empréstimo simples.

Não adianta prolongar a dívida por mais uns meses, pois, ela de toda a maneira tem que se paga.

Se não alterarmos o índice que reajusta o nosso benefício não adianta nada aumentar o número de parcelas do ES, pois, com esse reajuste que nos faz perder nosso poder de compra diminui a capacidade de pagamento de nossas obrigações também. Perdendo nossa capacidade de pagamento vão voltar a pedir para prorrogar o pagamento do ES com o aumento do nr. de parcelas outra vez.

Temos que envidar nossos esforços para alterar a fórmula do reajuste do nosso benefício para que possamos ter aumento real e a manutenção do nosso poder de compra.

O Estatuto nos permite provocar alterações conforme publicado por um anônimo no post anterior. Infelizmente escrita de anônimos são palavras ao vento.





Anônimo disse...

SERÁ QUE A PREVI NÃO REBATE A MATÉRIA DA EXAME NO SEU SITE, PORQUE O PATROCÍNIO DA MESMA SAIU DO PODEROSO BB?

Anônimo disse...

Todas a reivindicações que tem sido apontadas são necessárias e a importância de cada uma depende do ponto de vista individual.Quando a maioria se une em defesa de um objetivo a chance de vitória é maior.Algumas questões abordadas só no Judiciário poderão ser conquistadas.Por oportuno, embora esteja no melhor grupo (plano 1 pré/97) e não esteja matando cachorro a grito não acho certo criticar aqueles que estão em pior situação.Cada um sabe onde o sapato aperta.

Anônimo disse...

Ufa! Primeira vez que leio alguém pré-97 admitir que está no melhor grupo. Parabéns colega!!! Apesar de estar na cara poucos ousam fazer essa afirmação...

Anônimo disse...

Prezado Marcos,
Você, que tem a pena contundente, deveria escrever ao nosso "combativo" conselho fiscal, onde somos maioria, solicitando açoes objetivas no sentido de analisar as aplicaçoes/investimentos do nosso Plano 1, a fim de rebater ou confirmar as DENUNCIAS veiculadas pela Revista EXAME.Vide comentario feito pela colega Cecilia Garcez em seu blog.

Anônimo disse...

Não acho correto publicar mentiras com o objetivo de convencer otários para não atender o que se pede.

Todo mundo sabe que, para não atender apelos de trabalhdores e aposentados, o governo sempre se saiu com o mentiroso argumento de que suas instituições apresentam déficit.

Por exemplo, em algum governo se ouviu dizer que a Previdência Social é uma instituiçao superavitária?

Claro que não. Sobre ela só se fala em rombo. Rombo da Previdêcia.

Pois bem. Os informes sobre o nosso fundo (Previ)contidos na revista exame são também mentirosos e têm a finalidade de convencer e comover os milhares de imbecis que deles tomam conhecimento para, consequentemente, desistirem de exigir benefícios em suas aposentadorias.
Portanto, não devemos dar crédito a qualquer matéria nesse sentido, envolvendo a Previ.
Porque tudo é mentira. E o propósito é enganador e maldoso.

ES 180 X 180 JÁ, ES 180 X 180 JÁ
ES 180 X 180 JÁ
ES 180 X 180
ES 180 X
ES 180
ES