quinta-feira, 15 de agosto de 2013

A FAABB tem dono?



Marcos Cordeiro de Andrade
Caro Milton Bertoco e demais Colegas,

Para quem apregoa ser favorável à união dos que trabalham VOLUNTARIAMENTE em benefício da sofrida Classe defendida por você, a postura da FAABB (ou de sua presidente), não condiz com a realidade. Neste ponto peço desculpas por não fazer diferenciação entre Federação/presidente, pois as duas se confundem quando se trata do exercício de representatividade.
No momento em que o nobre Colega é atacado pela presidente (ou pela FAABB, continuo sem saber), somente posso supor que o poder subiu à cabeça de quem o vilipendia, ou desceu aos pés para pisar na sua boa índole – que incomoda certas pessoas que desconhecem seu caráter.

Atentem para a frase infeliz, de cunho autoritário e prepotente que ela jogou sobre você:
“Finalmente, a Federação somente presta contas de suas deliberações às entidades filiadas.”

Se assim é, a Federação deve restringir seu raio de ação com os poderes infinitos da sua presidente ao âmbito das filiadas e, apenas e simplesmente, em nome dos associados das encabrestadas, cujo conjunto não abrange TODOS OS APOSENTADOS E PENSIONISTAS, não podendo, portanto, se arvorar no direito de tomar decisões em nome de TODOS OS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO BANCO DO BRASIL (eu, como aposentado, não aceito isso).
Não sei se foi a FAABB ou a presidente que, com a postura de dona desse conjunto deliberou fazer doação de sete e meio bilhões de reais do nosso superávit ao Banco do Brasil em 24.11.2010 e, também agora, delibera para que a coisa se repita ao apoiar resolução condenável que somente beneficia os poderes que nos usurpam direitos, indo, assim, contra os interesses de TODOS os aposentados e pensionistas do Banco do Brasil.

Nesse contexto, alguém precisa lembrar à presidente da Federação que toda e qualquer entidade tem por dever defender os interesses da classe representada, sem proselitismo, sem elitismo e sem impor vontades pessoais dos seus dirigentes nas orientações plebiscitárias.  O Dirigente de qualquer corporação beneficente tem seu poder limitado à serventia que preste à classe que diz representar e nunca pode alugar seus interesses a serviço de outrem, em prejuízo dos seus representados.
Por tudo isto, caríssimo Milton Bertoco, somente nos resta esperar que o jugo da FAABB tenha fim. E que os dirigentes das filiadas verdadeiramente defensores dos seus sócios acordem - para por fim à ditadura que impera naquela Entidade.

Respeitoso abraço de quem admira e respeita o seu trabalho voluntário,
Marcos Cordeiro de Andrade
Aposentado do Banco do Brasil
Matrícula nº 6.808.340-8



P.S. Eventuais e costumeiros ataques de fúria dos aloprados devem ser dirigidos ao aposentado que assina esta nota – nunca à Associação que ele dirige - , pois o que aqui se contém reflete opinião pessoal e intransferível. 

 

Eis a origem de tudo: E-mail que me foi enviado por cópia pela Senhora Isa Musa:

Senhor Milton,
Seu sarcasmo deveria usá-lo onde deve estar reinar a "insanidade", termo desairoso como de costume, usado pelo senhor a mim em e-mail inicial. Como é de praxe, o senhor, de maneira zombeteira classifica como insanidade o apoio da FAABB a um Projeto em gestação olvidando propositadamente de maneira oportunista e sórdida que o apoio que a FAABB sugere está firmemente condicionado à adoção de medidas que venham sanear a ideia inicial do autor.

Nada há de insano nas sugestões que apresentamos e somente assim as classifica quem nada sabe e nem procura saber, pois age com a mais absoluta má fé. A FAABB não atua de modo insano. Antes, tem consultores e advogados à frente pautando decisões estratégicas. Colecionamos e elaboramos as ponderações feitas pelo Ruy Brito sob consultoria de juristas e as protocolamos para exame do relator e estamos em compasso de espera para averiguar o quanto das suges tões encaminhadas pela FAABB serão adotadas pelo relator.

Concito-o a ler, estudar. É preciso saber como funciona o trânsito de um projeto no Congresso. O relator pode:
propor a aprovação total ou parcial da proposição;
a rejeição;
apresentar emendas;
sugerir o arquivamento;
ou apresentar um projeto totalmente alternativo, um substitutivo. (É aqui que se encaixam as nossas sugestões.)
Nesse último caso, é preciso abrir novo prazo para emendas.

Assim, sempre serão as propostas do Relator que irão a votação.

Finalmente, a Federação somente presta contas de suas deliberações às entidades filiadas. Doravante, quando tiver críticas a propósito das ações da Federação, protocole-as na Associação a qual é filiado para que essa nos encaminhe formalmente se as considerar pertinentes.

Sem mais,
Isa Musa

2 comentários:

mesquitasantana disse...

Caro Marcos.

Decorridos tantos anos (mais de 40 anos) quando se iniciou uma verdadeira avalanche de medidas quase todas ilegais contra nós aposentados e contra as Instituições criadas e mantidas por nós, que acreditar em propostas oriundas de autoridades governamentais, políticas e de outras investidas de poder no Banco, seria o mesmo que colocar as raposas a tomarem conta do galinheiro. Seria até interessante não mais darmos ouvidos a pseudorrepresentação em todas as áreas e em todas as instancias que se arvorarem a nos defender?????.
abraços
Eusebio

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

A PROPÓSITO DE SUA POSTAGEM
Isa Musa
Para: aapprevi@aapprevi.com.br;

Sr. Presidente,
Recebi por cópia sua postagem em seu blog. A título de esclarecimento à sua entidade, AAPPREVI, presto-lhe os seguintes esclarecimentos. A FAABB apoia somente o PDS 275/2012 do Senador Paulo Bauer e colhe assinaturas em abaixo assinado tanto através do site petições públicas quanto em papel.
Através do meio virtual, já temos 8.018 assinaturas e outras 5.000 em papel.
Para assinar em meio virtual basta acessar:
http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=FAABB
O abaixo assinado que a ANABB está colhendo em apoio ao Projeto 161 do Deputado Berzoini é de iniciativa da Diretoria da ANABB, o Conselho Deliberativo, do qual faço parte, não foi consultado.
Sobre o Projeto do Berzoini, sabemos que uma vez protocolado na Comissão da Câmara será relatado e votado. Quando lemos todo o projeto, apontamos incoerências e apresentamos um substitutito para sensibilizar o relator.
Uma coisa é certa. Ou tentamos substitutivos ao Projeto 161 do Deputado Berzoini ou ele será votado da maneira como está e com todos os malefícios já fartamente apontados. Ouvindo o companheiro Ruy Brito, a FAABB apresentou um substitutivo. Não sabemos se o substitutivo que encaminhamos será acatado. Contudo, não poderíamos simplesmente cruzar os braços e esperar pela votação, primeiro na Comissão e depois no Plenário da Câmara.
Apresentamos o substitutivo, estamos acompanhando e se não forem acatadas as emendas que propomos então sim, será o momento de denunciarmos o Projeto com fundamentação teórica contundente.
Caso queira ver as ponderações formuladas pelo Ruy que protocolamos na Comissão da Câmara, acesse, por favo, em:
http://faabb.com.br/ainda-o-plp-berzoini/
Um colega disse que era insanidade apoiar o projeto. Insanidade é assistir um projeto tramitar sem tentar interferir no processo de modo que não venha a nos prejudicar, pois como eu disse, quer queiramos ou não, o tal projeto existe e será relatado e votado. Melhor agir agora, com propostas seguras do que tentar correr depois quando já estiver aprovado.
Att
Isa Musa