segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Reunião da CASSI no dia 15/08



Caros Colegas,

Atendendo pedido de comparecimento, o Colega Raul Avellar representou a AAPPREVI na recente reunião da CASSI no Rio de Janeiro, ocasião em que fez vários questionamentos que oportunamente serão divulgados.
Atenciosamente,
Marcos Cordeiro de Andrade
Presidente Administrativo.


=================
Eis o relato que nos fez.

Prestação de contas da CASSI 2012

Comparecemos à prestação de contas 2012 da CASSI no edifício Sede no dia 15/08, às 14 hs.

Com cerca de 60/80 pessoas presentes (o Banco não liberou ninguém da ativa para comparecer).

Inicialmente foram projetados slides com aqueles gráficos que constam do Relatório CASSI 2012 que todos receberam em casa (páginas 8 a 62).

Procuraram explicar o melhor possível, mas são dados que todos nós já imaginávamos. Por exemplo:

1) Evolução dos custos médicos foi de 21%, mas as mensalidades só aumentaram cerca de 5%.

2) As internações cresceram 21%, talvez em consequência do perfil etário.

3) Apesar da liberação de novos remédios, apenas 1,98% tiveram reais avanços nos benefícios dos remédios.

4) Lamentaram o aumento da judicialização, mas insistiram em dizer que só não aprovam tratamentos que ainda estejam em fase experimenta.

5) Citaram que este ano são 1037 os operadores dos planos de saude, mas que se espera que, em 2020l, só restem 400.

6) Alegaram que se existem queixas, nos demais planos, apesar dos preços serem muito maiores, as queixas são mais numerosas.

7) As queixas dos conveniados de que recebem com atraso, afirmaram, não procede, pois a CASSI paga 28 dias após receber os formulários dos credenciados, mas eles não contam do dia da entrega e sim do 1º atendimento daquele mês, aí pode demorar 58 dias. A CASSI paga até mais que os outros planos aos que não utilizam outros procedimentos durante as consultas.

Deram exemplos de uma época em que era "moda" operação de coluna, pois os médicos ganhavam mais nos instrumentos necessários do que na operação, hoje verificaram que 73,4% das intervenções não eram necessárias, por isso hoje exigem uma segunda opinião médicas - que é feita em São Paulo (Hospital das Clínicas, me parece) - o que fez com que chegassem a esse percentual de intervenções desnecessárias.

9) Houve tentativas de aumentar nos preços de alimentação integral em mais de 1000%em alguns hospitais, motivo .porque pedem que os usuários verifiquem as contas que assinam..

10) Pediram que atualizassem os respectivos e-mails para receberem em casa os extratos dos débitos do mês.

11) Nos últimos anos entraram 12 milhões de participantes para os diversos planos de saúde, por isso reclamam dos atendimentos nas emergências, mas eles não previam isto,

12) Explicaram que se pode obter a senha prévia e que quando o credenciado disser que a CASSI não autorizou um determinado procedimento que se deve pedir o nº do protocolo dele, pois na maioria das vezes não houve o pedido em questão.

Em suma, a reunião foi bastante proveitosa para os presentes e quando dos debates várias dúvidas puderam ser tiradas. A diretora Miriam Fochi explanou de forma consistente, demonstrando dominar bem a matéria.

Sugiro que, de futuro, todos devem passar uma tarde tirando suas dúvidas nestas reuniões.

Raul Avellar


Obs. Raul Lima de Avellar e Almeida é Diretor Adjunto para Assuntos Jurídicos da AAPPREVI.(www.aapprevi.com.br) .

Nenhum comentário: