quarta-feira, 21 de agosto de 2013

CASSI - Sede itinerante



Marcos Cordeiro de Andrade

Caros Colegas,

Ao contrário de muitos, nada tenho a reclamar da CASSI em questões de atendimento médico-hospitalar/laboratorial na Cidade onde moro. Aqui tenho à disposição uma das melhores redes hospitalares credenciadas do País e sou servido por médicos e laboratórios que me dispensam cuidados de primeiro mundo, acessíveis a uma simples discagem do telefone. Tudo isso sem falar nos privilegiados atendimentos de exceção que a CliniCASSI me disponibiliza. E somente pago R$ 241,47 a título de mensalidade desse meu “plano de saúde” que, também, estende esses benefícios aos meus dependentes sem nenhum acréscimo. Por isso nada tenho a reclamar, pois a CASSI para mim é “uma mãe”.

Vejam o que tenho à mão, embora a última vez que recorri à CASSI tenha sido há mais de dois anos, pois não me julgo melhor que ninguém:


CliniCASSI Curitiba

Endereço: Rua Mateus Leme, 651 - Centro Cívico - Curitiba (PR) - CEP -80.530-010
Telefone: (41) 3219-9500
Fax: (41) 3219-9578
Contato:
Fale com a CASSI
CNPJ: 33.719-485/0021-70
Atendimento Administrativo: Das 8h às 18h (segunda a sexta)
Atendimento de Serviços de Saúde: 7h30 às 19h (segunda a sexta) atendimento médico.
Serviços: Equipe multidisciplinar de Saúde da Família (médico de família, enfermeiro, técnico de enfermagem, psicólogo, nutricionista e assistente social), Consultas, Pronto-Atendimento, Saúde Ocupacional, Perícias médicas, Procedimentos de enfermagem – curativo, inalação, injeção e outros.(Extraído do site da CASSI).

No entanto, se me mudar para uma cidade do interior deste Estado do Paraná, ou de qualquer outro do País, vou botar a boca no trombone. Porque nada disso me será posto à disposição, o que reputo como consequência de a CASSI ter-se tornado elitista. Ao contrário de outros tempos, ela hoje só tem olhos para as Capitais e para os grandes centros urbanos - onde prioriza a excelência no atendimento médico hospitalar. Ali, se não bastassem as comodidades existentes nesse campo, são instaladas as CliniCASSI para dar atendimento excepcional aos residentes. Enquanto que a periferia morre à míngua carente de cuidados médicos básicos.
Nesse entendimento, é revoltante saber da existência de associado que paga o mesmo que eu e não dispõe das mesmas comodidades, somente por não ser meu vizinho.

Isso se dá porque as CliniCASSI deveriam ser instaladas nas áreas onde há carência de atendimento particular credenciado. Não é concebível que o associado necessitado de atendimento médico-hospitalar-laboratorial tenha que se deslocar do lugar onde mora para buscar assistência num centro distante, onde pululam hospitais/médicos/laboratórios a serviço da elite fabricada pela CASSI.
No contexto, aponto duas formas de sanar essa gritante discriminação, podendo a CASSI optar por uma delas – ou por ambas:
1)      Instalar CliniCASSI em cidades do interior a distâncias intermediárias dos grandes Centros;

2)      Na vigência de cada novo ciclo, rodiziar a instalação da Sede por pequenas cidades do interior, com obrigatoriedade de os dirigentes ali residirem no cumprimento dos mandatos. Lembrando que esses “eleitos” auferem salários pelo exercício da “profissão”.
A primeira medida proporcionaria minimizar o sofrimento causado ao residente nas pequenas Cidades, ao evitar deslocamentos em busca de atendimento médico/hospitalar/laboratorial, livrando-o da punição imposta por não residir em áreas privilegiadas.

A outra proposta faria com que os dirigentes se esmerassem em dotar as “Sedes” rodiziadas dos confortos negados até sua chegada ao novo endereço, para não terem de se subordinar ao tratamento de simples mortais associados da CASSI, que enfrentam as consequências dos deslocamentos até os grandes centros para cuidar da sua saúde e da dos seus dependentes.

Marcos Cordeiro de Andrade – Curitiba (PR), 21 de agosto de 2013. www.previplano1.com.br

Nenhum comentário: