domingo, 20 de abril de 2014

União hipócrita II

Marcos Cordeiro de Andrade

Caros Colegas,

É difícil, muito difícil mesmo levar adiante a ideia surgida aqui no Blog Previ Plano 1 de se lutar pelo congraçamento e união de todos nós, aposentados e pensionistas dependentes da PREVI. Pois basta haver substancial adesão a qualquer programa sério no sentido, e a sugestão ganhar corpo, para que surjam os costumeiros obstáculos. Vejam a proposta que ficou pelo caminho por ter ferido susceptibilidades mesquinhas:


Lamentavelmente é suficiente apenas atingir as vaidades recônditas, e desconhecidas até mesmo dos seus portadores, para se transformar em verdadeira guerra de egos as salutares tentativas de arregimentar adesões à causa, qualquer que seja ela. A partir do momento em que conte com seguidores outros que se apresentem em áreas ditas “opostas”, os donos dos guetos põem garras à mostra e tudo tentam para afastar “oponentes” - fazendo vista grossa ao fato de que estes são os verdadeiros anjos puros, que se sacrificam pelo bem comum.

Diferentemente dos nababos defensores dos seus postos avançados, certos pobretões não se fazem de rogados e saem de peito aberto a enfrentar as feras. Como escravos condenados a servir de repasto aos leões, aceitam se embater na arena dos césares para defender sua honra e a liberdade que nunca foi posta à venda, mas que lhe querem usurpar para transformá-los em seus iguais. Como esquálidos gladiadores hodiernos, seguindo o exemplo de hipotético Spartacus incorruptível, ficam sem opção aos olhos dos que contam com aliados poderosos no seio da realeza hipócrita. E persistem na luta inglória por saber que da sua vitória depende, também, a liberdade de muitos outros que já foram escravizados pela malta abjeta, assim transformada convenientemente talvez se vendendo para tal.

Afirma-se à larga que há necessidade de UNIÃO; apregoam-se slogans ufanistas de que temos dever e obrigação de trabalhar em conjunto; indicam veladamente os “inimigos” que devemos combater, mas, paradoxalmente, se aliam a esses nomes que, reconhecidamente, nada somam à aspiração e à necessidade de mudanças.

Quando vozes independentes e descompromissadas com tudo que há de podre no cenário combatido se apresentam, fazendo denúncias com coerência, mostrando mazelas, nominando parasitas contumazes, eternos penduricalhos dos postos e cargos remunerados, logo cuidam de execrar a postura e personalidade do “intruso” que se atreve a cruzar os caminhos dos donos da verdade – caminhos solenemente acarpetados com passarelas de veludo, iluminadas pelos holofotes que dão brilho às caras de pau condignamente envernizadas que por lá desfilam.

Também, espantosamente, pessoas que antes corriam a dar vivas e alardear alvíssaras aos iniciados na arte de servir ao próximo hoje, depois de imitá-los e através do seu exemplo conseguir galgar púlpitos antes inacessíveis, se dão ao desplante de renegar o prato em que tiveram alimentada sua raquítica robustez de conhecimentos, por ter encontrado onde substituir por drágeas de saber suas pílulas de placebo onde alimentavam sua pequenez literária e dos assuntos do PB1.

Não sou perfeito nem infalível, mas não maquio meus propósitos. É bom lembrar que sou o mesmo de dois anos atrás quando aqui iniciei este trabalho. Continuo com o salário que a PREVI diz ser média consensual entre os seus dependentes. Permaneço sem cargo remunerado em qualquer cabide de emprego. Reafirmo ser independente e avesso a postular posições eletivas. Renego terminantemente a posição de capacho, de lambe botas e de disposto à subserviência de qualquer tipo. Sou livre e morrerei livre – e, portanto, imune às críticas mesquinhas, oportunistas e encomendadas.

Todos sabem das minhas pretensões, mas o mesmo não se pode dizer de nenhum desses que me vilipendiam e que fazem questão de alimentar as muitas incógnitas em que estão envolvidos: os seus ganhos, o que fazem e o que pretendem.  O meu lema é o mesmo desde que me entendo por gente: fazer o bem sem olhar a quem e, se eles seguem esse preceito cristão é até concebível acreditar que o façam, desde que posicionados frente ao espelho.

A todos esses mando um recado: é bom que saibam que levarei adiante o meu triplo sonho até o final do mandato na AAPPREVI: cuidar dela, do CANAEL e do Blog Previ Plano 1 - para desespero dos falsos pregoeiros da UNIÃO que somente será defendida se satisfizer os seus intentos obscuros.

Embarquem na nau dos bem intencionados e se dispam das vaidades se querem ajudar. Ou afastem-se dos que desinteressadamente trabalham para o bem de todos. Ainda é tempo.
www.revistadireitos.com.br

Vejam abaixo a data em que publiquei este texto originalmente.

Marcos Cordeiro de Andrade – Curitiba (PR), 22 de fevereiro de 2012. 

Nenhum comentário: