quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

BB é bom pra todos



Marcos Cordeiro de Andrade

Até mesmo para escroques eleitorais.

Caros Colegas,

A ala da Presidência da República que cuida do aparelhamento político das Instituições do País interpretou ao pé da letra o slogan criado para divulgar a imagem do Banco do Brasil. A se confirmar o que denuncia a mídia, ofereceram uma Diretoria do BB a determinado aliado derrotado no último pleito, pois, sabe-se agora, não basta ser repudiado pelo povo para ser esquecido politicamente. Ocorre que essa anunciada figura, mesmo sem qualquer identificação com a bicentenária Instituição Banco do Brasil, se o quiser ocupará cargo de proa para gerir os seus destinos nos próximos anos. No entanto, ao que se diz sua experiência com as coisas da função remonta ao tempo em que frequentava filas para pagar contas de somenos importância, nunca tendo passado disso. E duvida-se até da sua condição de correntista do Banco do Brasil S.A.

Sem dúvida nenhuma, perpetrar essa nomeação é comparável a colocar um madeireiro predador para cuidar do IBAMA. Ou um ateu  sem qualificação na gerência do Banco do Vaticano.

Essa prática de apaziguar ânimos feridos por avassaladoras derrotas políticas, além de condenável, é imoral e contraproducente. A continuar assim, melhor seria incluir nos currículos de candidatos a sua opção para ocupação de cargos destinados aos derrotados. Isso facilitaria o trabalho de rescaldo para contemplar os salvados do incêndio. Poder-se-ia então satisfazer a todos com escolha seletiva. E se maquiaria as nomeações políticas com a ligação porventura alegada pelo “candidato” ao cargo.

No caso presente, dificilmente se achará entre elementos da espécie quem contemple cacife à altura de desempenhar cargo eminentemente técnico no BB como a condição exige. Até porque, é inadmissível que se enxovalhe passado histórico que se confunde com a história republicana da Nação brasileira.

Sem precisar recorrer aos compêndios que esmiúçam nossa tradição econômica desde a chegada da Família Imperial, em 1808, o Banco do Brasil tem sido o celeiro de onde se tiram os mais competentes elementos para cuidar dos destinos do País. E hoje fazem o contrário. Tiram dos mais recônditos esgotos ratos nojentos para ali se instalar, por certo com o fito de carcomer o queijo de ouro maciço ali guardado para o bem do Brasil. E, também, para conspurcar a memória dos seus abnegados funcionários de ontem, responsáveis pela grandeza do que já foi a Instituição modelo no Brasil em questões de decência, honestidade e eficiência por conta da sua força de trabalho.

Se não bastasse tudo isso. Dos quadros do próprio Banco sem esforço algum se pode tirar gente capaz para dele cuidar. E o bom senso recomenda que assim seja. Sem falar na imensa reserva técnica representada por aposentados que, mesmo na inatividade laboral, jamais descuidam de lutar pelo bem daquilo que foi durante décadas a sua segunda casa.

Hoje, se o Banco do Brasil “é bom pra todos”, o governo federal não permite que ele seja bom para quem dele cuidou por décadas, e dos que dele cuidam no exercício de funções menosprezadas pelo oportunismo politico partidário que se instalou.

Englobar o nosso Banco do Brasil no aparelhamento político em expansão, fatalmente o levará a frequentar o cenário das falcatruas, rapinagem e banditismo explícito por que passam órgãos assemelhados. Nós, os funcionários aposentados e da ativa, não queremos ser igualados aos bandidos que enodoam a imagem do País com a divulgação dos seus “feitos”.  Nem a fujões que se valem da impunidade que a dupla nacionalidade propicia para viver nababescamente na segunda “pátria” italiana, com o fruto de roubos descaradamente confessados. O Brasil de boa índole repudia a inesperada fama alcançada no cenário doméstico e internacional como o País da Impunidade, onde apaniguados do governo, nomeados e sustentados politicamente por ele, são capazes de roubar sem disfarce o dinheiro das Instituições que lhes foram confiadas.

Queira Deus que o Banco do Brasil escape dessa condenável prática, pois, em se tratando de dirigentes nomeados por este Governo, não botamos a mão no fogo.

Marcos Cordeiro de Andrade
Matrícula nº 6.808.340-8 – Aposentado
Posse no BB em 15/05/1962

Marcos Cordeiro de Andrade – Curitiba (PR), 10 de dezembro de 2014. www.previplano1.com.br  

9 comentários:

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Governo oferece vice-presidência do Banco do Brasil a Garotinho

Palácio do Planalto ofereceu vaga ao deputado federal derrotado nas urnas na corrida pelo Governo do Rio

O DIA
Rio - O Governo Federal ofereceu ao deputado Anthony Garotinho (PR) uma vice-presidência do Banco do Brasil. A informação foi publicada nesta terça-feira na Folha de São Paulo pelo colunista Bernardo Mello Franco. Garotinho foi derrotado nas Eleições 2014, após concorrer ao Governo do Estado do Rio, com o apoio da presidenta Dilma Rousseff.
LEIA MAIS: Indicação de Anthony Garotinho derruba ações do Banco do Brasil
Fonte: Jornal O Dia.


Veja no Google a “Ficha” desse cidadão:

https://www.google.com.br/?gws_rd=ssl#q=processos+contra+garotinho

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


From: Daisy FSacc
Sent: Saturday, December 13, 2014 1:29 PM
To: REDE-SOS
Cc: FAABB Federação ; AAPBB ; AAPPREVI ; AFABB MATO GROSSO ; afabb-sp ; 91 AAFBB RJ BB
Subject: Re: RE: RES: [REDE-SOS] Porque os aposentados pagam contribuição?

Prezados colegas representantes das nossas associações representativas,

Foi feito convite pela AFA-BA p/ que participem como litisconsortes nas ações já ajuizadas por aquela associação, conf. esclarecido na mensagem abaixo.
Solicito a gentileza da manifestação de vocês sobre possíveis motivos que possam impedir e/ou desaconselhar a participação de vocês nas citadas ações.
Abçs
Daisy -Sp - Sp
Acorda-BB, Rede-SOS

=================


Em 10 de dezembro de 2014 15:37, 'lopes.adolfo'

lopes.adolfo@uol.com.br [REDE-SOS] escreveu:
Dulcimar,
A AFABB/BA está ajuizando ação pedindo a suspensão da cobrança da contgribuições dos aposentados a ela filiados. Espero que nossas associações representativas sigam o exemplo.
Adolfo Lopes da Silva - Nova Venécia-ES.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Prezada moderadora Daisy.
Bom dia!
Atendendo ao chamado, a AAPPREVI, honrada com sua participação como sócia, lembra que já tem Ação Judicial impetrada com o mesmo pedido, entre outros, cuja Petição Inicial ofereceu às Associações quando do ajuizamento. Na ocasião, em 24/01/14, distribuímos o Comunicado nº 30 informando:
“A AAPPREVI tem a honra de lhe comunicar que hoje, DIA DO APOSENTADO, ajuizou uma AÇÃO CIVIL PÚBLICA (Processo n. 0024406-92.2014.8.19.0001 – 8ª Vara Cível do Rio)”.
Além de outros, o principal fundamento da Ação Civil Pública da AAPPREVI é o seguinte:
“Em razão da ilegalidade do art. 18 da Resolução 26 e da existência de saldos nos Fundos Previdenciais, a PREVI é obrigada a continuar com pagamento do BET e com a suspensão das contribuições.”

Atenciosamente,
Marcos Cordeiro de Andrade
Presidente Administrativo
www.aapprevi.com.br

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


From: Daisy FSacc
Sent: Sunday, December 14, 2014 7:33 AM
To: Marcos Cordeiro
Cc: Milton Bertoco ; Cleide ; g.
Subject: Re: [REDE-SOS] Porque os aposentados pagam contribuição?

Marcos, bom dia!

Desculpe. São tantas ações e tantos problemas que acabei esquecendo o ajuizamento da AAPPREVI.
Posso divulgar sua resposta?

Abçs
Daisy -Sp - Sp
Acorda-BB, Rede-SOS

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Daisy.

Por favor, publique, pois foi a resposta dada ao seu pedido de manifestação aos “Prezados colegas representantes das nossas associações representativas”.

Grato,
Marcos Cordeiro de Andrade

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Recebemos de Paulo e Ivana:

A Fé, a Caridade e a Esperança,

Que o Natal e o Ano Novo possam reacender essas três virtudes
Tão importante para nós os Brasileiros nessa alvorada de tempos novos.

Permita Deus nosso Pai Maior continuar participando como associado
Da AAPPREVI que como um Farol de Solidariedade nos indica um
Caminho seguro para o objetivo de nós, os aposentados da verdadeira PREVI.

E que esse pesadelo em que essa previ e esses arremedos de dirigentes fiquem para
Trás, sem, porém, que a mão forte da Justiça deixe de resgatar a nossa dignidade roubada.

Desejo de coração, que todas as nossas expectativas possam, com o amparo
De Deus se cumprirem.

A essa valorosa Associação e seus Dirigentes o meu muito obrigado
Paulo Celio Ferreira – 8.073.730-7

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


From: Daisy FSacc
Sent: Sunday, December 14, 2014 9:38 AM
To: REDE-SOS ; Grupo - Funcionários-BB
Cc: FAABB Federação ; AFABB MATO GROSSO ; afabb-sp ; ANABB Responde Responde ; AAPBB ; AAPPREVI
Subject: Re: [REDE-SOS] Porque os aposentados pagam contribuição?

Prezados representantes de nossas associações representativas e demais colegas,

REpasso mensagem recebida do colega Marcos Cordeiro, presidente da AAPPREVI, em resposta ao apelo que fiz aos representantes de nossas associações para que ajam em nossa defesa, tempestivamente.

Para que pudéssemos ter melhor entendimento do assunto, seria interessante a manifestação das demais entidades representativas sobre o tema.

Agradeço antecipadamente a atenção de todas nossas associações.


Abçs
Daisy -Sp - Sp
Acorda-BB, Rede-SOS



Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Leia no Blog do Ed:

324. A CONTESTAÇÃO da PREVIC à ACP - XX (continuação)

Por Edgardo Rego.

http://blogdoedear.blogspot.com.br/2014/12/324-contestacao-da-previc-acp-xx.html

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Leia no Blog do Ed:

325. A CONTESTAÇÃO da PREVIC à ACP - XXI (continuação)
Por Edgardo Rego.

http://blogdoedear.blogspot.com.br/