quarta-feira, 25 de março de 2015

ACP da FAABB - Palavra da Presidente



Sobre comentário da PREVI

 

From: Isa Musa

Sent: Tuesday, March 24, 2015 7:05 PM


Subject: Re: ACP do abono

 

Senhor Presidente,

Um antigo dito popular mineiro nos diz que "cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém." A despeito de ser frustrante pela expectativa gerada, há males que no futuro se traduzem em bens.

Têm surgido questionamentos de alguns colegas sobre a AÇÃO de Execução referente ao abono de R$ 3.000,00. Esses alegam que o abono teria sido pago sob a forma de “adiantamento”.

Para evitar cobrar da PREVI algo que possa ter sido pago, a FAABB vai reter o ingresso da ação de execução até pesquisar a fundo junto ao Perito que no Acórdão identificou o não pagamento e decidiu claramente pelo direito. Verificaremos, também por outras fontes para ver:

1) se foi mesmo pago;

2) caso afirmativo, se foi como “abono” ou se foi como “adiantamento”.  Adiantamento sugere acerto posterior e ai abre-se nova discussão.

É o zelo para com nossos colegas que nos leva a essa preocupação, de sorte que lhes peço o obséquio de orientar seus associados a respeito para não despertarmos falsas expectativas. A credibilidade da FAABB se sustenta pelo comportamento ético que norteia todas as nossas atividades desde sua fundação. Nos dois Acórdãos do Processo  o perito afirma categoricamente que o abono não foi pago e que nos era de direito.

Alguns colegas de memória melhor do que a minha me alertaram de que se lembravam que sim, a PREVI teria pagado a título de adiantamento.   Pois bem.  Para dirimir dúvidas eu pedi à minha agência do BB que me forneça meus extratos de conta de set/97 a dez/98 para ver se transitou na conta e se houve algum tipo de acerto. O BB demora uns dois dias para me enviar esses extratos.

A FAABB não age de má fé e ademais, na peça principal, sequer pedimos o abono, mas sim a correção de 20,1% ref. aos anos de 95/96. Surpreendentemente  o perito (que pode sim, ter-se equivocado) foi quem identificou o não pagamento do abono. A PREVI agravou ao STJ, mas aquele Tribunal não reconheceu dos agravos.

Ossos do ofício. Perdemos tantas batalhas nesses embates com a PREVI que uma sentença favorável subsidiada por análises periciais nos deixa animados, mas a responsabilidade é minha muito além de ser da FAABB e eu jamais lançaria nossos colegas em um risco de litigância de má fé.

 

Abraços

Isa Musa

Nenhum comentário: