quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Eleição ANABB - Tirando lições


Marcos Cordeiro de Andrade
Caros Colegas,

Somente uma ferramenta capaz de fazer frente aos atuais DONOS dos votos nos capacitará a fazer mudanças que nos beneficiem, na condição de aposentados e pensionistas oriundos do Banco do Brasil e dependentes da CASSI/PREVI.  Seja por manipulação, seja por influência demagógica de interesses individualistas, na atual conjuntura não somos capazes de modificar a situação existente - no que tange à representatividade nos Órgãos/Entidades que delineiam nossos destinos previdenciários

Notoriamente, os assuntos que nos dizem respeito são discutidos e resolvidos à feição de um grupo elitista representado, sempre, pelas mesmas pessoas à frente da FAABB, da CASSI, da PREVI, da AAFBB e da ANABB, com revezamento na ocupação dos seus cargos. Também notoriamente, esses dirigentes que se alternam são contumazes em prestigiar o patrocinador das nossas Caixas sempre que são chamados a servi-lo. E, sabe-se agora, eles são regiamente remunerados para atuar em nosso desfavor, camuflados como legítimos representantes credenciados pelo Banco do Brasil na hora das decisões que, comumente, percorrem uma via de mão única que somente leva ao patrocinador, saindo dos cofres da CASSI e da PREVI.

Um bom exemplo a ser indicado é a eleição da ANABB recém encerrada. Ela comprova a inutilidade da formação de variadas frentes de enfrentamento na composição de chapas, ou mesmo indicações de nomes, para concorrer aos postos disponibilizados à votação no nosso meio. É preciso entender que formamos dois grupos antagônicos por ocasião de disputas dos votos da espécie. Com uma brutal diferença entre ambos. A contrastante falta de união que nos norteia é a pedra de toque determinante de fracassos, pois, embora o lado dominante esteja representado por três Entidades – FAABB, AAFBB e ANABB – nós estamos dispersos em outras 32 siglas de Associações desnecessariamente desunidas, afora outro tanto de Movimentos atuantes nas Redes Sociais, bravamente monitorados por idealistas que gastam o seu tempo a perseguir vitórias inalcançáveis.

Por isso afirmo, somente a UNIÃO dos que estão do lado de cá possibilitará enfrentamento com um mínimo de chances de sucesso. E enquanto não contarmos com a corrente de mãos dadas, formada pelos nossos legítimos defensores, ficaremos a lamentar resultados ultrajantes impostos pela potencialidade das grandes associações.
De que nos vale a sapiência e bravura dos que se dão à causa abraçada se não existir coesão de atitudes? De que nos serve assistir ao desfile de generais que marcham em ordem desunida sem a companhia dos seus soldados?

Que a eleição ora encerrada sirva de lição para o enfrentamento que se avizinha nas eleições para a CASSI e a PREVI. Que os nossos derrotados generais se deem as mãos para formar uma frente amplamente compacta. Isto porque, não é exagero dizer que essa plêiade de bravos e sábios líderes marchando juntos serão imbatíveis. Ainda mais porque ela engloba reconhecidos nomes plenos de conhecimentos e obviamente bons de voto como Andretta, Barenho, Biscalquini, Chirivino, Ebenézer, Edgardo Rego, Edison de Bem, Faraco, Júlio César, Luiz Minari, Macilene, Medeiros, Norton Seng, Ruy Brito, Sérgio Castro, Solonel, Toninho...

E mais: Cleide Fernandes, Daisy Saccomandi, Giongo, Milton Bertoco, Nasser, Valentim.  etc. etc. etc. E Etecetera.

Mas me veio uma ideia que procuro desenvolver.

A exemplo das minhas utilíssimas criações do CANAEL, da AAPPREVI, da Revista DIREITOS, e do Blog PEVIPLANO1 estou a matutar sobre a viabilidade de dar vida à FAMABB. Já registrei o domínio... E paguei.

Aguardem!

Marcos Cordeiro de Andrade – Curitiba (PR), 19 de novembro de 2015.

2 comentários:

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Leia no Blog do Ed:

352. Direito Adquirido e Ato Jurídico Perfeito

http://blogdoedear.blogspot.com.br/

Marcos Cordeiro de Andrade disse...



23/11/2015
Empréstimo Simples: suspensão e renegociação
Atenção ao prazo para opção da suspensão das prestações: de 30/11 a 4/12/2015

A partir de 30/11, duas das melhorias no Empréstimo Simples aprovadas pela Diretoria Executiva estarão disponíveis.
A Renegociação do ES poderá ser feita pelo Autoatendimento do site da PREVI e trará como principal benefício a redução da prestação do empréstimo vigente, por meio do aumento do prazo para pagamento. Uma vantagem adicional da renegociação é que não haverá cobrança de IOF nem de taxa de administração, que incidem atualmente na renovação do empréstimo.

Somente para o participante do Plano 1, a Suspensão das Prestações dos meses de dezembro/2015, janeiro e fevereiro/2016 poderá ser feita de 30/11 a 4/12/2015.

O participante que opte pela Renegociação não poderá efetuar a Suspensão das Prestações. Para aqueles que optarem pela Suspensão, a Renegociação poderá ser efetuada apenas depois do fim da suspensão das prestações, isto é, a partir de março de 2016.

Cabe relembrar que a Diretoria Executiva acredita que as melhorias no ES ajudarão a aliviar o fluxo financeiro dos participantes que serão beneficiados com as medidas e reafirma seu compromisso conjunto com a missão da PREVI de garantir o pagamento dos benefícios de forma eficiente, segura e sustentável a todos os seus associados.
Fonte: Site da PREVI.