terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Eleições CASSI 2016 – Caos anunciado


Marcos Cordeiro de Andrade
Caros Colegas,

Denuncio como inservíveis para merecer o meu voto as pessoas que há décadas se alternam no poder das nossas caixas e, de igual modo, colocam a serviço do patrocinador as associações de aposentados e pensionistas de grande porte sob sua direção. Eles não contribuem para resolver os problemas crônicos que ali existem, muitos dos quais levando o carimbo de sua ineficiência como gestores. Ao contrário de como deveriam agir, trabalham para que eles persistam, parecendo até que ganham com este estado de coisas e que, por isso mesmo, não têm interesse em modificá-lo. Tanto é que não largam o osso mesmo assediados por famintos da mesma cepa.

É incontestável esse entendimento levando-se em conta que a história da CASSI e da PREVI tem parâmetros imutáveis desde suas origens até os dias atuais. E a escalada de corrosão dos seus patrimônios é acompanhada de perto pelos mesmos dirigentes, as mais das vezes contando com sua participação direta nessa negatividade. Ora, se os pilares de sustentação sofrem rupturas nas mãos dos incompetentes gestores, nada há que esperar deles reconduzindo-os sistematicamente aos mesmos postos de atuação. Mudanças são feitas mexendo-se em coisas e pessoas. Não adianta mudar os ninhos de lugar se a raposa continuar cuidando do galinheiro. Nenhum ovo estará a salvo.

Se em décadas de administrações deficientes os problemas se repetem, e os que deles cuidam são os mesmos – com atitudes sempre iguais – chega de se lhes dar votos de confiança. Nunca é demais lembrar que errar é humano e permanecer no erro é burrice e é lamentável que essa máxima não sirva como alerta para os votantes e votados.

No momento em que se anunciam as TRÊS chapas concorrentes para “cuidar” do mofado bolo em que se transformou a CASSI, não se encontra outra explicação para a acirrada disputa senão pelo atrativo “emprego” em que isto se transformou. Pior de tudo é que essa sinecura faz jus ao sentido da palavra. Porque é uma benesse que não exige concurso de habilitação nem atestado de boa conduta, assim como o trabalho dispendido não justifica o dinheiro pago como remuneração. Simplesmente está disponível para assunção e uso à custa de repetitivos votos dos mesmos indiferentes eleitores. Todos, invariavelmente, alheios à responsabilidade que lhes cabe como instrumento de salvação para o caos instalado na nossa Caixa de Assistência, reforçado pelo fato de que a calamidade que ameaça a saúde de aposentados e pensionistas vinculados está para ser confirmada através do voto mais uma vez, justamente pela incúria irresponsável dos que se apossaram do direito de defender nossos interesses – mesmo sem procuração para tal.

Nos meus 54 anos de contribuições ininterruptas para a CASSI, jamais vi uma chapa em que possamos fazer recomendações incondicionais, dizendo que esta ou aquela é totalmente confiável. E, na sequência das eleições havidas, cada vez menos encontramos motivos para recomendar o voto em tal ou qual candidato empenhando a credibilidade do nosso nome.

Enquanto os mesmos profissionais do voto no âmbito das nossas caixas permanecerem empoleirados nas cadeiras que lhes damos de bandeja, pouco ou nada pode-se esperar em termos de mudanças proveitosas na gestão dos destinos da nossa saúde financeira e física – patrimônio maior que as contribuições vertidas deveriam assegurar. Dá nojo nos depararmos com a cara de pau de repetentes candidatos em todas as eleições que se anunciam.

Por isso, enquanto raposas imutáveis – no caráter e nas aparências – permanecerem na disputa das Caixas, me nego a emprestar meu nome para pedir-lhes votos. A única coisa que posso recomendar aos meus sofridos colegas é que, antes de arriscar na escolha, consultem o CANAEL – www.canael.com.br . E sigam a máxima recomendada ali:

 “Se está no CANAEL, NÃO voto”.

Para variar, as três chapas da vez estão contaminadas dentro destes conceitos, apesar de subterfúgios empregados para iludir eleitores.

De que adianta mesclar chapas com nomes confiáveis se a cabeça da cobra continua guardando o veneno para uso depois da posse? A certeza que isso me traz é que essas pessoas servem a dois senhores: ao patrocinador e ao seu próprio bolso – haja vista a quantidade de postos eletivos remunerados que acumulam como autênticos profissionais na arte de ludibriar incautos. Eles que assim acumulam salários que nenhum dos aposentados e pensionistas contribuintes da CASSI jamais sonhará receber. É vergonhoso.

Atenciosamente,

Marcos Cordeiro de Andrade

Associado da CASSI desde 15/05/1962

Matrícula nº 6.808.340-8

Marcos Cordeiro de Andrade – Curitiba (PR), 01 de fevereiro de 2016. www.previplano1.com.br

12 comentários:

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Cecilia Benassi
2 de fevereiro às 10:21


Muito bem dito! Não tem em quem votar! São todos iguais e os de sempre eternizando-se em nossas caixas!

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caro colega Marcos Cordeiro

Olá!

Repasso para você o pronunciamento da colega Isa Musa.

Abs

Daércio



DAÉRCIO GALATI VIEIRA

2.218.410-4 – Aposentado – 76 anos
MARÍLIA (SP)

De: isamusa@uol.com.br [mailto:isamusa@uol.com.br]
Enviada em: terça-feira, 2 de fevereiro de 2016 16:05
Para: Daércio
Assunto: Re: ELEIÇÕES CASSI 2016 – CAOS ANUNCIADO

Prezado Colega
Com todo respeito que merecem as opiniões alheias entendo que a participação em eleições de nossas Caixas ou Associações é livre e depende da motivação de cada pessoa ou grupo. A inscrição de chapas para as eleições CASSI foi aberta dia 1 de janeiro e terminou dia 29 de janeiro. Foi tempo mais do que suficiente para que pessoas ou grupos se organizassem e formassem uma chapa a gosto.
Passado o período de inscrição deparamo-nos com três chapas inscritas. Em todas elas vejo nomes de respeito e de reconhecido histórico de lutas nas questões de saúde. Soa deselegante desmerecer a motivação dos colegas que colocam seus nomes ao crivo dos associados. Somos todos colegas e abraçamos as causas que cremos. As simpatias e antipatias pessoais certamente existem e somente a maturidade nos permite conviver com elas.
Estou convicta de que cada associado da CASSI que se dispuser a votar o fará de acordo com seus princípios. Não se questiona a escolha popular por mais que essas não se coadunem com o que pensamos e sentimos.
Atenciosamente
Isa Musa


Marcos Cordeiro de Andrade disse...

caro Ademar e demais colegas,


Concordo plenamente.


Melhor a abstenção do que a responsabilidade de ter reconduzido os mesmos de novo para continuarem dizendo amém ao BB, e recheando suas contas particulares de salários altíssimos, bonus e/ou remuneração variável.


Vejam se é possível, 1 ano de negociações sobre a SUSTENTABILIDADE DA CASSI e nada. Isto sem contar o que já estão conversando desde mil, novecentos e ..... com o primeiro deficit da CASSI. Não se tem notícias concretas, não se tem uma ata do que é conversado, nada.... só aqueles chavões de sempre: "estamos atentos".... "estamos fazendo o possível"...."dia tal teremos outra reunião"....e dá-lhe reuniões e mais reuniões....



Abçs
Daisy

=================================

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

PREZADOS JOAO OTAVIANO E MARCOS CORDEIRO,


SATISFAZ-ME SABER QUE VCS LUTAM PELO SOERGUIMENTO DA PREVI E DA CASSI. MAS PEÇO QUE SE ASSIM FOR, ASSINEM MINHA PETIÇÃO QUE CONCLAMA, POR SIMILITUDE, ENTRE OUTROS, O SOERGUIMENTO DAS NOSSAS CASI E PREVI.


SEGUE O LINK


https://secure.avaaz.org/po/petition/PREVI_CAMPANHA_LOGISTICA_APOSENTADOS_PODEM_AFUNDAR_EM_DIVIDAS_DEMONSTRE_QUE_O_APOSENTADO_E_O_DONO_DA_PREVI/?copy


AGRADECENDO


FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO - planesilva@msn.com

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caros colegas, minha sugestão é não votar em ninguém, e forçar a criação de novas chapas com colegas fora dessa continuada dança das cadeiras, porém, sei que isso é impossível pois o banco faz a cabeça dos colegas da ativa e muitos outros que não querem saber de nada, infelizmente estamos em um mato sem cachorro.
Claudiomar F. Souza.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Mais uma pérola do Marcos Cordeiro. Boa leitura !
Um @braço ​.​

N A S S E R.
​==========

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Meu caro e querido amigo Nasser,

Em termos de discurso, efetivamente é um a verdadeira pérola, mas nos meus 59 anos de CASSI já estou ca​​ssado de ouvir catilinárias que tais, onde o verbo se sobrepõe a ação. Estou com o experiente Marcos Cordeiro de Andrade, quando lembra a máxima recomendada pelo CANAEL- www.canael.com.br "Se está no CANAEL, NÂO voto". No período de 12 a 29/2/2016, estarão abertas as inscrições de chapas para PREVI. Segundo notícias veiculadas, TRÊS delas já se movimentam. Caso estejam honrando os registro CANAEL, nem pensar. Assim sendo, qual seria a chapa ideal sugerida pelo competente Marcos Cordeiro de Andrade, para que a nossa esperança possa continuar viva?. Cordialmente, BEZERRA.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Prezado amigo Bezerra, e demais do MEIA DÚZIA.

O próprio Marcos Cordeiro responde sua pergunta, conforme consta do texto que copiei/colei integralmente logo abaixo. (Os grifos são meus).

Deste modo me parece - salvo engano - que não existe "chapa ideal".
Notei que a chapa "A CASSI É SUA" é a que tem menos nomes inscritos naquele Cadastro (Humberto e Karen ligados a Sindicatos, além de Ilma - que era Conselheira da ANABB até 2015).

O que me chama a atenção:
- candidaturas de Fernando Amaral e Isa Musa (marcando e demarcando presença da ANABB e FAABB);
- outros candidatos ligados à ANABB (predominância), além da ANABBPrev;
- dois candidatos ligados à AAFBB;
- uma candidata que é Conselheira eleita (PREVI), ex-CONTRAF-CUT;
- 1 Conselheiro em Participada-PREVI.

Em anexo uma pesquisa que resolvi fazer, examinando nome a nome e cotejando com os registros do CANAEL.


Aproveito p/destinar cópia deste e-mail também para o Marcos Cordeiro.



Um @braço
a todos

N A S S E R.

=====================
“Mudanças são feitas mexendo-se em coisas e pessoas. “

“No momento em que se anunciam as TRÊS chapas concorrentes para “cuidar” do mofado bolo em que se transformou a CASSI, não se encontra outra explicação para a acirrada disputa senão pelo atrativo “emprego” em que isto se transformou. “
“...benesse que não exige concurso de habilitação nem atestado de boa conduta, assim como o trabalho dispendido não justifica o dinheiro pago como remuneração. “

“Enquanto os mesmos profissionais do voto no âmbito das nossas caixas permanecerem empoleirados nas cadeiras que lhes damos de bandeja, pouco ou nada pode-se esperar em termos de mudanças proveitosas na gestão dos destinos da nossa saúde financeira e física... “

“Para variar, as três chapas da vez estão contaminadas dentro destes conceitos, apesar de subterfúgios empregados para iludir eleitores. “

Atenciosamente,
Marcos Cordeiro de Andrade
Associado da CASSI desde 15/05/1962
Matrícula nº 6.808.340-8

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

BOA NOITE MEUS AMIGOS...


PARA CONHECIMENTO INFORMAMOS QUE APESAR DO DESCASO DE MUITOS COLEGAS FUNCIONÁRIOS DO BB DA ATIVA E APOSENTADOS, O SEGUINTE:


SOMOS E SEMPRE FOMOS "OPOSIÇÃO" NO QUE DIZ RESPEITO À NOSSA " ANABB, CASSI e PREVI"...


FICAMOS SEM OPÇÃO PARA VOTARMOS NA NOVA DIRETORIA DA CASSI, NOSSA ESPERANÇA ERA UMA CHAPA FORMADA PELO "MSU" MAS TAL FATO NÃO OCORREU.


NOSSO LEMA: "DIGA NÃO À CORRUPÇÃO" EXIGIMOS MUDANÇA, POIS AQUELES QUE LÁ JÁ ESTIVERAM OU LÁ ESTÃO NADA FIZERAM POR NÓS.


O BIRELO E EU "MINARI" SOMOS CANDIDATOS NESSA ELEIÇÃO DA PREVI, QUEM FOR OPOSIÇÃO VENHA CONOSCO, NÃO ACEITAMOS APOIO NEM PARTICIPAÇÃO DE NINGUEM QUE POR LÁ "ANABB, CASSI e PREVI" JÁ ESTIVERAM OU LÁ ESTÃO. DESSE PESSOAL NÃO QUEREMOS COLIGAÇÃO NEM APOIO SEQUER FINANCEIRO.


NÓS "BIRELO E MINARI" NÃO TEMOS RECURSO PARA TAL CAMPANHA. MAS VAMOS DAR UM JEITO DE DIVULGAR NOSSA OPOSIÇÃO.


SE LÁ CHEGARMOS, VAMOS FAZER UMA DEVASSA, PIOR QUE A LAVA JATO.


ISSO AINDA É SÓ UM COMEÇO..




MINARI/BIRELO

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caríssimos Minari e Birelo:

Estou "fechado" com vocês. Contem comigo!

Abraços,
Marcos Cordeiro de Andrade

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caro Marcos,

Tenho aprendido muito com você e com seus bem fundamentados, didáticos e ilustrativos textos. Parabéns, também, pela coragem de empunhar, com destemor, a tão ausente, em nosso país, Bandeira da Verdade.

Abraços,
Norton

Alan disse...

Se o Marcos está com eles, também tô!!!!!!!!!!!

MINARI E BIRELO PARA A PREVI!!!! vamos gravar!