quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Cartão Pirita


Curitiba (PR), 30 de novembro de 2017,

Caros colegas.

Fiquem atentos! Analisem bem!

O Cartão de débito oferecido pela PREVI para aposentados e pensionistas não se me afigura como merecedor de crédito! Ele nada acrescenta para aliviar as agruras financeiras marcadas pela corrosão sistemática dos valores dos benefícios, em que pesem os constantes e pungentes apelos registrados para clarear o negro quadro existente. As redes sociais são pródigas em divulgar pedidos que vão de abaixo assinados a cartas ao Presidente. Tudo debalde.

Mesmo assim, o setor de comunicação da PREVI faz vista grossa às conhecidas necessidades dos “assistidos” para mostrar o falso caminho das pedras. E, nesse contexto, não se explica ao fazer propaganda de um produto que não pertence ao Fundo (?), com a duvidosa afirmativa de que é tudo de graça (sem taxas ou anuidades). Talvez querendo, com isto, contrariar a popular frase: não existe almoço grátis.

Na história da economia moderna, jamais se viu uma instituição financeira praticar filantropia com os usuários do seu Cartão. Pois é o que alardeia o anúncio da PREVI nos incentivando a aderir ao enganoso dinheiro virtual oferecido. É bom atentar para a insignificante esmola que se pretende dar como se fora grande. A análise de alguns pontos da propaganda – seguidos de pequenos adendos, como abaixo -, pode dar luz ao entendimento não revelado. Ocorre que essas “ofertas” induzem o interessado ao erro de avaliação. Senão vejamos:

- Aposentados e pensionistas podem fazer compras para pagar no dia 20 do mês seguinte;
Ao fazer compras para pagar no mês seguinte o dono do cartão se torna escravo do seu uso. Sem outra fonte de renda, para suprir a diminuição do líquido do espelho a prática virará rotina.

- O pagamento é feito por meio da FOPAG;
O pagamento pela FOPAG é feito à vista, sem possibilidade de parcelamento, e impacta a Margem Consignável – reduzindo ou anulando as chances de participação no Empréstimo Simples.

- Desconto de até 85% nas compras de medicamentos;
 O Programa Farmácia Popular do Brasil (MS) oferece 840 medicamentos de graça, para qualquer faixa de renda. Para fazer jus basta o simples cadastramento.

- Serviço gratuito de assistência Jurídica, psicológica e financeira por telefone.
Serviços assistenciais da espécie são oferecidos gratuitamente pelas Associações de Aposentados e Pensionistas. e, presume-se, cada um tem a sua.

Quanto à adesão, fica a critério dos interessados, depois de avaliados os possíveis inconvenientes apontados.

Por isso, convém conhecer, na íntegra, o anúncio de que se trata:


Atenciosamente,

Marcos Cordeiro de Andrade

Participante PREVI desde 15/05/1962
Matrícula nº 6.808.340-8

6 comentários:

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


04/12/2017
Acordo para pagar perdas da poupança chega ao Supremo
Clayton Castelani
do Agora

O acordo que poderá determinar o pagamento de parte das perdas geradas nas cadernetas de poupança durante a implantação dos planos econômicos Bresser (1987), Verão (1989), Collor 1 (1990) e Collor 2 (1991) chegará hoje ao STF (Supremo Tribunal Federal).

O acerto prevê o ressarcimento dos poupadores que entraram na Justiça por meio de ações coletivas de associações.

Os valores devidos pelos bancos devem ser pagos entre fevereiro e junho de 2018, com descontos em torno de 40%. O tamanho exato do desconto e até mesmo o pagamento à vista ou em parcelas dependerá do valor devido ao poupador, segundo um dos envolvidos na negociação.
Fonte: Jornal Agora S. Paulo.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Só para contrariar, a PREVI oferece um cartão para compras, mas esquece que temos os cartões do bb, que não pagamos anuidade. Esquece também que nós quase imploramos a exclusão das mensalidades do Empréstimo Simples nos meses de dezembro/17, janeiro e fevereiro/18. Isso sim, seria um benefício, mas por malvadeza, não não concederam. Agora vem com o tal cartão, como se fosse um benefício. Até dá vontade de rir, para não chorar.


João Barros

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


08/12/2017
Supremo garante correção maior em ações trabalhistas
Larissa Quintino
do Agora

A Segunda Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que os atrasados de processos trabalhistas terão uma correção maior.

A atualização precisa ser feita pelo IPCA-E (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), e não mais pela TR (Taxa Referencial) que era usada para a atualização.

Um trabalhador que pediu R$ 50 mil em uma ação contra o ex-patrão e está aguardando o pagamento desde 2012 receberá R$ 16.579,96 a mais com a correção pela inflação.
Fonte: Jornal Agora S. Paulo.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


09/12/2017
Correção da aposentadoria será a menor do Plano Real
Clayton Castelani
do Agora

Os benefícios da Previdência deverão ter em 2018 o menor reajuste desde que o real passou a ser a moeda do país, em julho de 1994.

A correção para quem já era aposentado ou pensionista até janeiro deste ano deverá ser de 2,27% no ano que vem, segundo cálculos do consultor atuarial Newton Conde.

"O menor reajuste [dos benefícios], a partir do Plano Real, foi de 3,3%, em abril de 2007", diz Conde. "Logo, este seria o menor no período do real."
Fonte: Jornal Agora S. Paulo.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


10/12/2017
SUS vai distribuir novo remédio para o tratamento de alzheimer
Emerson Vicente
do Agora

O Ministério da Saúde irá disponibilizar no SUS (Sistema Único de Saúde), no primeiro semestre do ano que vem, um novo medicamento para o tratamento do alzheimer.

Trata-se da memantina, que ajuda a diminuir a velocidade da progressão da doença.

Segundo dados da pasta, 33% da população com mais de 85 anos (1,1 milhão de pessoas) sofrem com a doença no Brasil.

"Esse medicamento [memantina] é recomendado para casos graves e moderados. Só tem dois tipos de medicamentos na rede pública e esse é um deles. O outro [rivastigmina] já esta há muito tempo no SUS. Com a chegada da memantina, está 'duplicando' a possibilidade de tratamento", diz Jerusa Smid, médica neurologista e membro da Academia Brasileira de Neurologia.

O alzheimer não tem cura.

Ele compromete os neurônios que controlam a memória, linguagem, orientação e coordenação motora.

Em seu último estágio, o paciente fica restrito à cama.
Fonte: Jornal Agora S. Paulo.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


10/12/2017
Saiba como o aposentado se prepara para pedir revisão
Cristiane Gercina
do Agora

O aposentado que acredita ter sido vítima de erro do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) na concessão da aposentadoria deve se organizar para ter uma renda maior em 2018.

Conseguir uma revisão depende de muita preparação.

O Agora traz hoje dicas de especialistas para identificar se houve falhas no benefício, quais são as regras e como fazer o pedido, além de saber que tipos de documento ter em mãos para conseguir o reajuste no instituto.

Segundo o advogado Rômulo Saraiva, a melhor forma de descobrir qual o erro exato na aposentadoria é analisando os documentos do benefício como a carta de concessão, a memória de cálculo e o processo administrativo.
Fonte: Jornal Agora S. Paulo.