quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Anonimato nos Blogs



Anonimato nos Blogs
Marcos Cordeiro de Andrade
Curitiba (PR), 07 de fevereiro de 2018.

Muito embora não possamos esperar que os Blogs sejam ninhos repletos de aves puras e singelas como imaculadas pombas da paz, o mínimo que se deseja neles encontrar é um recanto de habitação mista, onde se misturem outros símbolos também em forma de aves que, mesmo inadequadamente rotuladas como úteis ou inúteis dependendo da ótica de quem as veja, representem diferentemente o que de bom possam lembrar como a coruja, símbolo da cultura. Ou a águia com sua visão penetrante. O cuco, como o medidor do tempo. O rouxinol, como parceiro da melodia. O sabiá, lembrando a saudade do lar distante. O papagaio, como ser comunicativo através da fala. E até mesmo o urubu, saneador da natureza.

Mal comparando, há as pessoas que fazem da visita aos blogs de predileção uma obrigação diária, como se faz com a leitura do jornal ou com o noticiário da TV e do rádio. Essas são as que tiram proveito dos limitados espaços de tempo disponíveis, roubados à rotina para mitigar sua sede de conhecimentos e alimentar a fome de atualização. E por vezes é apenas isto que buscam com os “passeios” virtuais, mesmo não se comportando como comentaristas. Assim agindo, o seu dia é feito transcorrer sem remoer no subconsciente as passagens desagradáveis, pois, ao buscar fontes confiáveis, assimilam o que de bom lhes é transmitido descartando o desprezível. E seguem como fiéis leitores, assistentes e ouvidores – enquanto não sejam agredidos pelas fontes escolhidas. Deles vive a mídia. E deles ela tira o sustento, também. Por isso mesmo, os canais que buscam público precisam cuidar do conteúdo das suas ofertas visuais e auditivas, afastando o risco de cair no descrédito ao descuidar da matéria prima empregada para fabricar seus quitutes, como forma inteligente dr evitar a perda de “clientes”. Também, é preciso primar pela parcimônia em suas represálias evitando adivinhar o nome de autores escondidos no anonimato. De nada vale agir como o morcego, com a postura do “morde-e-assopra” praticando agressão contundente que resulta em pedido de desculpas ao atentar para a injúria cometida.
    
Diferentemente dos amantes dos blogs onde encontram com que se aprazer, há a escória da sociedade que se infiltra neles para alimentar o mal que guardam em suas mentes. São os pobres de cultura, invejosos, recalcados e psicóticos. Elementos que vivem no ócio permitido por ganhos passados, nem sempre de forma elogiável e por vezes auferidos à parte do trabalho honrado que lhe daria orgulho para ostentar ao mundo. Lamentavelmente, gente dessa espécie costuma adentrar blogs como agressivos e inconvenientes comentaristas anônimos, de acordo com as normas de civilidade. Mas essa prática pode ser inibida de duas maneiras pelo moderador. Denunciando o autor à Delegacia de Crimes Virtuais para ser identificado ou, simplesmente, proibindo o acesso de anônimos ao blog visitado, como é prática no Blog Previ Plano 1 que administro: www.previplano1.com.br

Faço essas observações a propósito de veladas insinuações que me são feitas, sob acusação de que frequento determinado sítio no anonimato. No entanto, tranquilizo quem assim pensa com a afirmativa de que JAMAIS postei qualquer comentário como anônimo onde quer que seja. E peço, encarecidamente, que os casos suspeitos sejam levados à identificação com o tratamento de Crime Virtual, e, a par disso, que se exija em Juízo a exemplar punição correspondente.

Eu, como tantos, frequento vários blogs do nosso meio para beber o mel do conhecimento, notadamente através de expoentes que aprendi a admirar. Mas isto não faz de mim um anônimo, porque, além de fazer visitas silenciosas, guardo eventuais comentários para dissecar no meu Blog - e em nenhum outro.

Marcos Cordeiro de Andrade
Administrador e moderador do

2 comentários:

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caro Marcos Cordeiro,



Parabéns pela sua mensagem !! Muito esclarecedora e objetiva !!




Adaí Rosembak

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

É isso aí Marcos !
Parabéns pelo comentário.
Nunca vi em voce uma pessoa que necessite de subterfúgios de qualquer ordem.
Pelo contrário.


Sinceramente não gosto de anonimatos.


Difícil é enfrentar de peito aberto e ainda ser atacado como se estivéssemos lutando exclusivamente em causa própria,
na maioria das vezes sem qualquer fundamentação coerente.




Saudações
Cecília Estivallet
Porto Alegre