sábado, 17 de fevereiro de 2018

Eleições CASSI 2018 - A caixa de pregos



Eleições CASSI 2018 - A caixa de pregos
Marcos Cordeiro de Andrade
Curitiba (PR), 17 de fevereiro de 2018.

Caros colegas,

Em passado recente, era comum consultórios médicos ostentarem diplomas emoldurados, pendentes de preguinhos bem-dispostos esteticamente – espaçados ou amontoados dependendo da quantidade de eventos em que o dono da sala tenha participado profissionalmente. Isso servia para que o pretenso cliente primário avaliasse a capacidade e conhecimentos acumulados, à guisa de informação confiável para se entregar aos cuidados do médico a tratar da sua saúde. Julgava-se que quanto mais diplomas mais sábio e capaz seria o médico em questão. Hoje a Internet substitui esses murais.

Mal comparando, é válido fazermos um paralelo entre o médico em causa e determinados postulantes a cargos eletivos. Isto é o que nos vem à mente ao examinarmos as chapas concorrentes para as eleições CASSI-2018, pois já nos chegam pela Internet os santinhos dos candidatos estampando rostos sorridentes encimando currículos diversificados, contendo material digno de ser apresentado na forma de diplomas para engalanar as paredes dos prédios da CASSI pelo País afora, se eleitos forem.

Ocorre que, diferentemente daqueles dos médicos, esses hipotéticos diplomas por vezes depõem contra as pretensões do postulante. De se notar que os cargos enumerados são, via de regra, ocupados enquanto a serviço do patrocinador Banco do Brasil que, diga-se de passagem, momentaneamente é tido como sinônimo de algoz dos participantes e assistidos da CASSI, a despeito dos socorros financeiros esporádicos. Verifica-se, no entanto, que algumas caras bonitas dos santinhos procuram fugir ao lugar comum e viajam por outros caminhos percorridos, dando seus pousos corriqueiros em Sindicatos e Associações como dignos, também, do direito aos preguinhos que os pendurem na CASSI. Esquecem eles que essas participações não são bem vistas pela lembrança que carregam. Sejam como simpatizantes de um governo que não deu certo, seja pela imagem de catadores de sinecuras “veraneando” em associações – como se em permanente repouso remunerado.


Como bancário saudosista, às vezes me ponho a rememorar. Na antiga CIC, no capítulo que tratava da Correspondência Epistolar, havia uma recomendação muito didática: “Escoimados os termos chulos”. A propósito, caberia seu uso em relação a certos currículos aqui tratados?

Lamentando tudo isto, somente tenho a dizer que o meu voto será fácil de ser dado pela simplicidade da escolha que me acenam. Minha opção será no sentido da avaliação de critérios objetivos. Pela capacidade, aliada à isenção partidária, e pela distância que separe o candidato de bolsos ávidos por remunerações fáceis. De todo modo, o meu voto não será retirado da caixinha de pregos para pendurar mais um currículo – o de dirigente da CASSI. Para tanto conto com ajuda do CANAEL.

Se é para continuar servindo ao patrocinador, ou a sindicatos e associações subservientes não contem comigo. A CASSI precisa de quem a conheça e entenda. De quem já tenha dado mostra de que a defende. E que a quer para os associados e a trate como a Caixa de Assistência dos Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil e seus dependentes. E não como um plano de saúde explorador.

Marcos Cordeiro de Andrade
78 anos
Aposentado do Banco do Brasil
Matrícula nº 6.808.340-8
Associado da CASSI desde 1962

7 comentários:

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Porque não diz a chapa de sua escolha? Eu vou de chapa MAIS UNIÃO, na qual figura o Sérgio Faraco.


Pedrito

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caro Pedrito.

Meu objetivo não é influenciar pessoas em respeito à sua capacidade de discernimento. A mensagem visa incentivar o conhecimento de todas as chapas, antes da efetivação da escolha.
Explicitar o meu voto fere esse entendimento.

Atenciosamente,
Marcos Cordeiro de Andrade

Marcos Cordeiro de Andrade disse...



Em 18 de fevereiro de 2018 09:46, Sergio Roberto Costa de Castro escreveu:



Repassando.....Vale a pena ler! Concordo, apoio, subscrevo, endosso, avalizo ......abraços sergio castro

Marcos Cordeiro de Andrade disse...



​Olá, meu caro Sérgio.


Como vale a pena ler ! Marcos Cordeiro é ímpar. Tem rumo. Tem prumo. Tem conteúdo. É coerente. Não fala/escreve ao vento.


É um batalhador incansável na defesa de nossas causas. Desde que o conheci, há alguns anos, é assim. E a AAPPREVI espelha isso.


O CANAEL é um instrumento de grande valia. E precisa ser consultado. Ainda não tive oportunidade mas vou a ele. A gente vê quem é quem - ou quem foi o quê.


Embora este ano, salvo engano e de forma até superficial, há novos nomes - fato que em pleitos anteriores era mais raro. Mas também há antigos, conhecidos. Em menor quantidade, talvez. Ou talvez porque a CASSI esteja combalida em seus recursos e pujança, meio que "caindo pelas tabelas", salva pelo gongo com o socorro recente aportado pelo patrocinador (e creio, firmemente, que não será de graça pois, ano passado emprestou recursos por conta do 13º cobrando juros mensais de 1,5% a.m., o que significou desembolso mensal por dois ou três meses, de +- $900 mil/mês. E essa quantia faz falta para qualquer um, quanto mais para quem "está mal das pernas" - já estava na ocasião.


Talvez porque estejam, os de sempre, aguardando as melhores oportunidades (e polpudas remunerações), para as próximas eleições da PREVI, onde, além dos proventos, se pode agregar jetons de representação em "participadas" - prática comum entre eles mas que afastam tanto eleitos quanto indicados das trincheiras de defesa de interesses dos associados.


Vamos ficar atentos. E consultar, nome a nome, se tem histórico no CANAEL
Tenho algumas pendências daqui da AFABB-BA, e ainda não tive oportunidade de me ater nessa consulta. Mas pretendo fazê-la.


C/c para o Marcos.


Um @braço.


Nasser.

Unknown disse...

Eu ja consultei todos os nomes np CANAEL, um trabalho de engenharia de MARCOS CORDEIRO.
Mas decidi e me retirei de todos os Grupos do BB CASSI PREVI em redes sociais.
A desuniâo è grande demais.

OBRIGADA E BOA NOITE !!!!

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

PARABÉNS A TODOS PELOS OITO ANOS DA AAPPREVI.


CONTINUAMOS A CONTAR COM O APOIO E DEFESA DESSA


LABORIOSA ENTIDADE.


sds. Valdemar Emílio Carvalho

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

PPARABENS PELO ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO E VOTOS DE CONTÍNUO SUCESSO. DO SÓCIO SINVAL TAVARES DA SILVA , com seus 95 aninhos.