segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

ANIVERSÁRIO da AAPPREVI - 10 anos




ANIVERSÁRIO de Dez Anos da AAPPREVI
Marcos Cordeiro de Andrade

Curitiba (PR), 10 de fevereiro de 2020.

Mas já!? Indagarão muitos - se ainda outro dia festejamos a sua fundação!  O tempo passou voando!

Não é nada disso. O tempo caminha como sempre ocorreu. Nem veloz nem devagar. Nós é que não nos damos conta de que as crescentes obrigações que atrelamos ao dia-a-dia, trocando hábitos saudáveis por devoradores de tempo, deixam essa falsa impressão.

Como justificativa, podemos jogar a culpa no progresso, porque aos poucos fomos assimilando obrigações nunca pensadas preenchendo claros disponíveis no marasmo da vida, enquanto parecíamos envolvidos em lentidão no caminhar costumeiro.

Se antes a rotina nos permitia despreocupação com o modo de cumprir tarefas diárias, por serem poucas, hoje nos esforçamos para dar conta dos quesitos inovados. Se fizermos um esforço de memória veremos que acumulamos novas tarefas paulatinamente, exigindo “mais tempo” para atender a todas dentro das 24 horas de sempre - que não podem ser esticadas.

Como agravantes para encurtar nosso tempo hoje temos a Internet, como uma janela aberta para o mundo a prender nossa atenção, esbanjando cultura inútil. E temos televisão, com seus noticiários catastróficos para deleite da mídia ao bater recordes de audiências à custa do roubo do nosso tempo.

Também a saúde exige mais cuidados com consultas médicas periódicas; caminhadas diárias e exercícios físicos, idem.

Nisso, restringimos o tempo para ler um bom livro, visitar os amigos e os receber em nossa casa. Em consequência, tão escasso se tornou nosso tempo que, ao final do dia, não sobra tempo até para se fazer um balanço de como ele passou, pois aí já é hora de dormir para, no dia seguinte, começar tudo de novo, atabalhoadamente. E vamos dormir com um sono atribulado com a sensação de que esquecemos de fazer algo.

Assim, nós é que desgastamos o tempo enxertando novas atribuições, muitas delas dispensáveis, fazendo com que as 24 horas a que temos direito não sejam suficientes para cumprir todo o acumulado como obrigações. Por isso a sensação de que o tempo passa voando.

Mas, aqueles que acham que o tempo voa, certamente estão gastando mal as 24 horas a que têm direito diariamente. O remédio é uma questão de disciplina. Basta reorganizar o volume de tarefas de modo a enxugar a relação. Ocorre que ninguém precisa perder tempo à frente do computador, com o trato de e-mails inócuos contendo posicionamentos individualistas de variadas correntes. No mesmo rol se incluem o celular e a Internet.  Essas áreas são suficientemente adequadas para “puxar o freio” da roda do tempo, com a garantia de que nenhuma falta nos fará diminuir (ou eliminar) a frequência do acesso a esses engolidores de tempo. Com esses cuidados, abrandamos a carga de tarefas obrigatórias e o tempo parecerá mais espichado.

Vale lembrar que, quando o tempo parecia mais preguiçoso podíamos melhor aproveitar a vida, mormente o convívio familiar. E as Festas do Natal e do ANO NOVO eram prioridade acima de todos os compromissos em atenção à família. 

Como seguidor dessas orientações, acredito ser possível reviver essa era com o fervor da alma, começando por desejar a todos um FELIZ ANO NOVO.

No caso da AAPPREVI, que hoje aniversaria, o sucesso alcançado se deve ao trabalho incessante aproveitando o tempo em cada segundo, minuto e hora de todos os dias. Foram DEZ ANOS de dedicação da Diretoria para alcançar esta meta, sem respeitar carga horária ou fases do dia incluindo as madrugadas frias de Curitiba. Tudo para consolidar a esperança de melhores dias e concretizar expectativas servindo sem demagogia ou falsas promessas ao corpo social, hoje com 8.420 aposentados e pensionistas. E sem receber salários, pois o trabalho é altruisticamente voluntário como manda o Estatuto. Até porque o nosso pagamento se acumula no prazer do dever cumprido como prometido no dia da criação:

“A AAPPREVI não tem a petulância de se julgar melhor que ninguém. Nem pretende se espelhar em corporações ou situações existentes. Todavia, não se furtará a assimilar bons exemplos de gestão, exercendo aprendizado saudável com o conhecimento de erros cometidos por outrem no campo que ora se insere. Também não se furtará em exercer humildade reconhecendo os acertos existentes, nos quais se louvará, também.”10/02/2010 – Data da fundação – Marcos Cordeiro de Andrade.

“Bem-vindos a este novo tempo. Bem-vindos à AAPPREVI”.

E que o Tempo nos dê tempo para aproveitar as coisas boas que Deus nos dá.

Atenciosamente,

Marcos Cordeiro de Andrade
Fundador e Presidente da AAPPREVI

Um comentário:

Dejair disse...

Parabéns à AAPREVI e a você Marcos Cordeiro.