quinta-feira, 29 de março de 2012

A CASSI que eu quero

Caros Colegas,

Tenho um filho com 46 anos de idade que desde o nascimento merece cuidados por conta da CASSI, a quem me filiei em 1962. Quando ele nasceu a medicina o enquadrou em nomenclaturas pejorativas como mongoloide, retardado mental, possuidor de patologia crônica e coisas que tais. Hoje essa mesma medicina lhe destinaria títulos mais lisonjeiros e pomposos como, por exemplo, portador de necessidades especiais ou da Síndrome de Down.

Na CASSI ele foi classificado com o código 21 – filho inválido – e até hoje depende dela para sobreviver, não sem o envolvimento involuntário em muita briga para defender seus direitos. Ao nascer, em 1965, foi diagnosticado ser possuidor de lábio leporino com fenda palatina total; dextrocardia; pés “de pato” com dedos polegares duplos, colados; pernas arqueadas; pescoço sem firmeza para a sustentação do crânio, etc. Muitas dessas anomalias foram reparadas na primeira infância e outras, depois. Em cirurgias subsequentes foram corrigidos o lábio leporino e a fenda palatina, as anomalias nos pés e pernas, etc.

Na época, a TGA da CASSI não contemplava muitos dos procedimentos envolvidos o que me levou ao endividamento, sanado posteriormente com a venda da casa adquirida ainda no tempo de comerciário.

Não sei se como pioneiro, o fato é que tanto “briguei” com a CASSI que tudo por que paguei do meu bolso hoje se enquadra nos regulamentos. Mas a burocracia para a cobertura permanece a mesma de há cinquenta anos. No meu caso, ressarcimentos de despesas não glosadas levam até três meses para a consolidação. E permanecem inalteradas as exigências da apresentação de documentos dispensáveis.

Por vezes chego a pensar que a CASSI descobriu a “cura” para os males do meu filho, mas não me contou como exercê-la. Isto porque exige, mensalmente, laudo médico atestando sua deficiência mental – desde o nascimento quando foi “aceito” como meu dependente. As exigências que devem ser cumpridas, a cada pedido de ressarcimento, são dispendiosas, difíceis de cumprir e constrangedoras. Poderia ser dispensada a apresentação de Atestado Médico, cópias da identidade do incapaz e do genitor, “cópia simples da certidão de nascimento do incapaz para comprovação do vínculo”. Tudo isto mês a mês, durante quase 50 anos, mais a renovação anual de procuração e declaração de tutela por parte da genitora, e autorização para depósito das quantias na sua conta corrente, que assina os encaminhamentos. Como agravante o fato de que eventuais pedidos de regularizações de documentos não são encaminhados diretamente ao responsável pela entrega, há que se cumprir um ritual de passeio turístico. No caso presente, a tutora do incapaz reside com ele em João Pessoa e lá faz a entrega dos pedidos de ressarcimentos. Quando lhe pedem regularização de pendências os documentos são encaminhados à Central de Pagamentos em Brasília, daí para Curitiba, onde resido e daqui devolvidos a João Pessoa à tutora que precisa assinar tudo para, somente então, devolver à CASSI Paraíba com as pendências sanadas. De se notar que o envelope interno que me chega é devolvido lacrado para João Pessoa, por não me dizer respeito o que ele contém.

Tais comportamentos e exigências redundantes fazem supor que nos têm como aproveitadores dos recursos da CASSI e mantemos uma exploração condenável desses recursos usando de subterfúgios. Como se nos fosse agradável aos olhos e ao coração manter um filho adulto preso a uma cadeira de rodas, dependente de assistência e ajuda para tudo: alimentação, higiene, etc. Como se nos desse prazer promíscuo manter dois cuidadores dentro de casa que se revezam nas 24 horas do dia. Como se fosse prazeroso submeter o inválido às diárias sessões de tortura sob os rótulos de fisioterapia, logopedia, massagens, etc.

E o pior é que esses abusos de exigências descabidas têm sido denunciados à Direção do Órgão ao longo de todos esses anos. Presidentes e mais presidentes já receberam minhas súplicas e fundamentadas exigências em suas gestões, sem mover uma palha em reparação. A última a quem me dirigi (Graça Machado, paraibana como eu, por ironia), me fez desistir dos apelos por carta, pois nem ao menos se dignou responder.

Ora, se eu que brigo, bato pé, esperneio, incomodo os dirigentes da CASSI há 50 anos não consigo reverter o quadro da burocracia descabida, imaginem quantos outros pais e responsáveis na minha condição não amargam esse tratamento hostilmente desdenhoso sem nada poder fazer.

A muitos poderá parecer que uso o problema do meu filho como promoção política. Todavia, peço avaliarem que, se tendo a mim para defendê-lo o atendimento que a CASSI lhe dispensa não condiz com o devido, pensem no que ocorrerá após a minha morte quando não mais estarei aqui para protegê-lo.

Mas nunca perdi a esperança de alcançar melhores dias para tudo. Quando da formação da Chapa 4 – Semente da União - me foi oferecida uma candidatura que prontamente rejeitei, a despeito do tentador salário, porque em aceitando iria advogar em causa própria e, também, pela oposição ao meu nome que seria feita pelos poderosos grupos que combato. Além do que, considero muito mais útil minha “briga” através do Blog (www.previplano1.com.br) pela amplitude de ação em defesa dos desassistidos e pobres como eu.

Graças a Deus me foi dado o poder de opinar na indicação de nomes para compor essa Chapa. E hoje posso ver ali pessoas que pensam como eu, com quem poderei falar diretamente sem o uso de cartas protocolares, sem temer repúdio ao atendimento e sem ser ignorado por não passar de um mero “associado da CASSI”. São pessoas que conheço e sei que cumprirão tudo a que se propõem, sem que o poder lhes suba à cabeça. E que, com a ajuda Divina, porão termo ao insustentável descaso registrado na condução dos destinos da CASSI, como vem ocorrendo por seguidas administrações.

Com essa confiança votarei na Chapa 4 – Semente da União/CASSI.

Marcos Cordeiro de Andrade – Curitiba (PR), 29 de março de 2012.

36 comentários:

Mariano Branquinho disse...

Parabens Marcos. Estamos com a chapa 4 Semente da União. Estamos em campanha. Abraços Mariano Branquinho

Fuzinelli disse...

Parabéns Marcos. Estamos com a chapa 4 Semente da União. Estamos em campanha. abraços.
Antonio Fuzinelli.
Arapongas PR

Raposo disse...

Marcos, aceite os meus cumprimentos e a minha solidariedade por sua luta. Toda a burocracia com que a CASSI nos trata, sob a desculpa de "controles", serve, na verdade, para tentar nos desestimular de usar seus serviços. Um exemplo básico que explica tudo: tente alguém entrar no site e usar o "fale com a CASSI". São apenas uns 12 campos obrigatórios que temos que ficar preenchendo, todas as vezes, que quisermos nos comunicar com ela. Nós, pessoas devidamente já identificadas e cadastradas, temos que repetir tudo. Por que não apenas o CPF ou o número Cassi? A resposta é simples: quem quer atender bem e se comunicar, facilita os canais de comunicação. Quem cria obstáculos e dificuldades é porque quer se manter distante de ter ciência dos problemas. (et. já reclamei disto com a Cassi, mais de uma vez, e a conveniente "burocracia" continua.
Raposo

Anônimo disse...

Sr. Marcos,

Após ler seu post, aceito votar na Semente...
Me sinto envergonhado pelas atitudes da Cassi( seus dirigentes, não interessa a época)que tortura seus associados.
Suspeito de que o poder dado a perfis vulneráveis corrompe.
Desejo que Deus o ajude na sua vida e de seus familiares.
Grato por conhecê-lo.
Abraço
Anônimo

Luis-BH disse...

A Cassi não se diferencia muito da Unimed da vida... Fiz um cálculo por alto e descobri que até hoje paguei mais de R$ 70 mil em contribuições. Além disso tem as participações obrigatórias e a parte do banco. Em mais de 32 anos, minha família e eu usamos para quê? Dois partos, uma operação ortopédica simples, consultas e exames de rotina... A Cassi tá lucrando muito comigo!

Enquanto isso, recusa assistência a quem precisa e de vez em quando anuncia déficits e problemas com pagamento de médicos. Lamentável...

JVasconcellos disse...

GRANDE MARCOS

SUA EXPOSIÇÃO , MAGNIFICA - A CASSI QUE EU QUERO-
ESTE É O QUERER DOS APOSENTADOS, COMO EU.
É GRATIFICANTE< TE-LO COMO MEU AMIGO E COLEGA.
OBRIGADO !!!!!
VAMOS PARA A VITORIA.]
do Amigo

JVasconcellos

Ivan Rezende disse...

Marcos, este post deveria ser encaminhado à Presidência da CASSI. Quem sabe poderá sensibilizá-lo e repassar às pontas pela burocracia ali existente.A nossa colega aposentada, minha irmã Neuza Maria, associada da AAPPREVI, lutou durante três anos contra um câncer e contra a burocracia da CASSI, dos dois males não sei o pior.
No último mês de sua vida, faleceu em janeiro/12, já estava impossibilitada de ficar de pé, e o médico que a acompanhava, receitou um medicamento, como última esperança, e a CASSI estava exigindo que ela fosse até à Sede aqui em Goiânia, para ser submetida a uma perícia. Fiz contatos e ásperas reclamações, até que o remédio foi autorizado. Mais 10 dias para chegar, não houve tempo para a devida medicação.

Henriqueta disse...

Prezado Marcos, minha solidariedade!

Se conhece bem as pessoas da CHAPA 4, que comungam efetivamente da mesma maneira de pensar e agir que você nos participa, com tamanha sensibilidade e apreço às causas comuns a tantos de nós, então não resta nenhuma dúvida quanto à escolha nessas eleições, para termos uma CASSI melhor, mais ágil, mais eficiente, cuja mola mestra seja, de fato, a busca pela excelência no atendimento aos seus verdadeiros donos e familiares. Estamos com a CHAPA 4 - SEMENTE DA UNIÃO/CASSI.

João Rossi Neto disse...

Colegas,

Em consideração a eterna amizade com o colega Osvaldo Carvalho Jr --superior a trinta anos -- o meu voto é para a Chapa 4 - SEMENTE DA UNIÃO (CASSI).
O Osvaldo é da minha absoluta confiança, sério, competente e honesto.
Conheço a carreira dele, no BB, como a palma da minha mão, atuando sempre com extrema lisura e intransigência contra os malfeitos.
Era um administrador de destaque e que fazia a diferença. Somos mais ou menos contemporâneos, daí a proximidade e contato frequente.
Considerado osso duro de roer, porque nunca aceitou ordens verbais, de cima para baixo, para fazer concessões de qualquer natureza ao arrepio das normas(CIC).
E na CASSI, tenho certeza, a coisa não vai ser diferente.

Abraço a todos.

João Rossi Neto.

HELIO CASTELO DE SOUZA disse...

Caro Marcos, tenha certeza que serás
recompensado pelas agrúrias sofridas;
senão nesta vida terrena, com certeza
quando prestarmos conta de nossos ato
s ao Criador. Quanto mais conheço sua
historia mais o admiro. Que Deus lhe
de forças para continuar as batalhas
que se apresentam. Obrigado pela reflexão.

Eliana Maria - Minas Gerais disse...

Marcos,
Boa tarde!
Paz e Bem!

Aceite a minha solidariedade, você é realmente um homem guerreiro, um grande homem. Quando faço a propaganda da AAPPREVI sempre digo que ela é dirigida por pessoas honestas e com muita garra para lutar pelos interesses das pensionistas e aposentados. Após ter lido este post não tenho mais dúvida estou com você e também vou votar na chapa 4 - Semente da União.Obrigada por nos ajudar, mais uma vez, na eleição da CASSI.
Eliana Maria

Carlos Norberto Kasper disse...

Caro Marcos,

Estou na batalha. Necessitava de uma dica. Neste final de semana -antes do inicio das votações - estarei no telefone contactando 20..30, fiéis amigos e companheiros, mas alienados. Vou fazer a minha parte. Chapa 4 p/CASSI.
Carlos N.Kasper - Arroio do Meio-RS-

Anônimo disse...

Caro Marcos,
Como voce vivemos uma história semelhante, pois tenho um irmão com deficiência, minha mãe como pensionista já desistiu em parte de recorrer a Cassi, tem tirado do próprio bolso para enfrentar as despesas com medicação e médicos para manter a saúde de meu irmão, já tão fragilizada pela doença.
Uma vergonha tamanha a burocracia, e não imaginava que chegassem a tanto quando li o seu relato.

Será que pensam que somos desonestos?

Na esperança de Cassi MAIS HUMANA e COMPETENTE tambem vou de SEMENTE DA UNIÃO.
Elisabeth

Anônimo disse...

Como já disse há dias aqui neste blog, meu voto é para a chapa 4 - SEMENTE DA UNIÃO.
O momento é agora e eleição se ganha com votos. Vamos pedir aos colegas de nossa intimidade que votem na chapa 4. Encaminhei a mais de 300 colegas aposentados panfleto da chapa 4 (cópia xerox), pedindo que votem nela. SE QUEREMOS MUDANÇA, TEMOS QUE LUTAR POR ELA. E TENHO ABSOLUTA CONVICÇÃO DE QUE TODOS QUE PARTICIPAM DESTE BLOG ESTÃO LUTANDO COM ESSE PROPÓSITO.

COMO OS APOSENTADOS VOTARÃO ATRAVÉS DOS TAAs, segue abaixo os passos:
1 - tela inicial (selecionar "OUTRAS OPÇÕES)
2. tela "OUTRAS OPÇÕES" (selecionar "DEMAIS SERVIÇOS")
3. tela "DEMAIS SERVIÇOS" (selecionar 'VOTAÇÕES DA CASSI')
4. tela "VOTAÇÕES DA CASSI" (selecionar "ELEIÇÕES 2012")
5. USAR O CÓDIGO DE LETRAS PESSOAL;
6. tela "ELEIÇÕES CASSI 2012"
(selecionar "CONFIRMAR")
7. tela "ELEIÇÕES CASSI 2012"
(selecionar "CHAPA Nº 4 SEMENTE DA UNIÃO)
8. você selecionou a opção Semente da União (selecionar "CONFIRMAR").

DIVULGUEM

Max - Ribeirão Preto

JVASCONCELLOS disse...

B R A V O !!!!!!!!!!
B R A V O !!!!!!!!!

COLEGA CARLOS NORBERTO KASPER



ESTE É A VONTADE DE Querer mudar.... sua colaboração preciosa<
esperando que varios outros colegas se proponha nesta união.seguir o seu feito
respeitosamente
seU colega

JVASCONCELLOS -RIO

Anônimo disse...

Caro Marcos,
Quem é Cassi Familia tambem pode votar? Li algum email onde constava que quem era Cassi Familia não pode votar.
Por que não? Afinal não somos atendidos pela mesma instituição e temos os mesmos tratamentos por parte dos credenciados, só pagamos mais para o plano.

Anônimo disse...

Colega,

Vou de semente da união na cassi e na previ.

Anônimo disse...

Sr. Marcos,

Gostaria de registraar aqui minha preferência pela Chapa Semente da União.

Estarei com esta chapa tanto nas eleições da Cassi quanto na Previ.

Anônimo disse...

Sr. Marcos,

Pode não ter sido por culpa da Anapar ou Contraf-Cut, autoras da ADI, o seu insucesso. Mas que ambas estão comemorando o desfecho, disso não há dúvidas. Desde quando o Sasseron, por exemplo, homem influente da Anapar, foi amigo dos aposlentados?

Um abraço.

Anônimo disse...

Caro Marcos Cordeiro,

Eu sempre leio seu Blog e sou associado da AAPREVI. Raramente me pronuncio, fazendo algumas colocações/comentário...
Se ainda não tinha me atraído(tamanha quantidade de informativos/propagandas das diversas Chapas para a eleição da Cassi), a fim de me decidir em QUEM VOTAR, agora TENHO.

VOTO na CHAPA 4(SEMENTE DA UNIÃO), da qual já tinha minha simpatia, por ser composta por membros escolhidos "a dedo", por suas idoneidades e competências. E ainda, sensibilizado que fiquei, por sua história pessoal, aqui relatada.

Um grande abraço.

Janone

Anônimo disse...

Marcos,

Sensibilizado e muuuuuito emocionado com o seu depoimento

DECLARO.

Votarei na chapa 4 - Semente da União

Anônimo disse...

Internamente tinha um pequeno senão quanto à pessoa do Sr. Osvaldo na chapa da Semente (4). Sobretudo porque li comentários desairosos a seu respeito.
Entretanto, com o aval do João Rossi Neto, exposto no comentário das 12:33, muito mais avivou em mim o desejo de que esta Chapa 4 - Semente da União - seja a vencedora.
À VITÓRIA - SE DEUS QUISER.

Anônimo disse...

Colegas,
Tentei ver o debate, a conexão não funcionou,mais tarde so consegui ver as considerações finais de cada candidato. O candidato da chapa Sementes mais uma vez não compareceu,e o seu representante falou nessa parte apenas sobre assuntos da Previ.
Assim, já tomei minha decisão.Vou votar para a chapa Sementes, para a PREVI.

Anônimo disse...

Marcos Cordeiro,

Não precisa dizer mais nada, votarei na CHAPA 4 - SEMENTE DA UNIÃO.

E eu que fico indignado com a CASSI aqui no RIO GRANDE DO SUL, pois os médicos estão abandonando a CASSI, devido a burocracia excessiva. Agora entendo de onde vem a tua força e coragem, da necessidade de proteger aqueles que dependem de ti.

Um grande abraço!

Marco Aurelio Damiano - Guaxupé-MG disse...

Após assistir ao debate da ANABB de hoje, procurei retornar àquelas entrevistas anteriores dos candidatos. Parece-me que um(a) dos candidato(as) havia se referido a uma possível associação da CASSI com uma outra rede de saúde. Só que as referidas entrevistas não estão mais disponibilizadas para serem assistidas no site da ANABB. E aí, fiquei com aquela dúvida: não será a possível associação da CASSI com a AMIL, divulgada pelo INFOMONEY e que foi mencionada no debate de hoje?

Anônimo disse...

Caro Marcos,

é lamentável, ou melhor, revoltante, o tratamento que lhe é dispensado pela CASSI; nunca deveria haver um desrespeito desses para com o associado, mesmo que fosse um recém chegado à Casa,ainda mais no seu caso que já contribui há 50 anos. Já tivemos muito bom atendimento pela CASSI mas de alguns anos para cá realmente está virando um novo SUS, só que pago. Nas pequenas cidades como a minha nem para consultas de rotina conseguimos mais encontrar médicos credenciados e, segundo comentários de colegas de outras plagas, a situação é a mesma em todo lugar. Se não plantarmos agora a nossa SEMENTE vamos ter que entrar para a UNIMED.

Ricardo Annoni Neto - Machado-MG

Rogério Luiz Carvalho disse...

Boa noite Marcos, o que posso dizer, os colégas já disseram tudo. E tem alguns colégas que são contra a tua pessoa sem te conhecerem, continue sendo o mesmo Marcos de sempre, exemplo de caridade e honestidade. Vou sem dúvidas na chapa 4 SEMENTE para CASSI e chapa 5 SEMENTE para PREVI,do grande amigo e ser humano Edson. Abraços a todos, Paz e saúde, Rogério Luiz Carvalho.Pelotas .RS.

Anônimo disse...

O relato do colega Marcos é comovente e mostra como é grande a nossa responsabilidade neste momento. Devo dizer que tambem eu há muito desisti de pedir reembolso de despesas medicas e de compra de medicamentos para mim e para minha esposa, por nao me dispor a cumprir todas as exigencias burocraticas.
Vamos portanto verificar entre as concorrentes qual a chapa que reune melhores condiçoes para atender aos nossos anseios.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caros Colegas,

Com a admiração e o respeito que nutro pelo Amigo Ari Zanella, peço que leiam o artigo que publicou no seu Blog:

http://arizanella.blogspot.com.br/2012/03/o-interesse-vai-crescer.html

Nelson Campos disse...

Caro Marcos,
Se você diz que a semente é boa.
Vamos plantá-la.
Felicidades.
Um grande abraço.
Nelson Campos

Anônimo disse...

Marcos, se nos poucos anos que dependi da Cassi, nessa romaria que vc muito bem descreveu, para as despesas com a invalidez do meu pai por consequencia de Parkinson, fiquei absolutamente frustrado com a BURROCRACIA da CASSI, não consigo imaginar décadas desse sofrimento...

Votarei na Chapa 4 e indicarei aos colegas.

Abraço

Plinio (BSB)

Marco Aurelio Damiano - Guaxupé-MG disse...

Colegas,
Entrei novamente no site da ANABB para rever as entrevistas anteriores e o debate de hoje. Nada está disponibilizado. Será que quem viu, viu, quem não viu jamais verá?

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Eleições PREVI 2012: Comunicado da Comissão Eleitoral

A Comissão Eleitoral, no uso de suas atribuições regulamentares, informa que, em 26/03/2012, foi apresentado por meio dos representantes da Chapa 5 - Semente da União comunicado de desistência da candidata Monica Regina Fedeche Alves ao cargo de suplente do Conselho Consultivo do Plano PREVI Futuro.
Conforme previsto no art. 33, § 3º, do Regulamento de Consultas aos Participantes e Assistidos da PREVI, esse fato não prejudica a participação da Chapa 5 no processo eleitoral de 2012.

Fonte: Site PREVI

Anônimo disse...

Marcos, estou decepcionada com a CASSI frente a esta péssima assistência dada ao tratamento do seu filho. Péssima mesmo!

Minha filha há dois anos apresentou uma doença mental que a impossibilita de trabalhar; quem poderá me esclarecer sobre os direitos que lhe cabem? Pode me ajudar?

Deus renove as suas forças a cada luta!

Boa noite!

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

NOTA DA AAPPREVI

Caros Colegas,

Ouvidos os membros da Diretoria, a AAPPREVI declara-se isenta de participar no processo eleitoral para preenchimento de cargos na CASSI.

Deste modo, abstém-se de declarar apoio a nomes de candidatos e números de chapas envolvidos no pleito cuja campanha tem andamento.

Obviamente, tanto seus dirigentes como os demais associados têm ampla liberdade para declarar suas convicções políticas, seja como votados ou votantes. Todavia, a esse exercício democrático não está facultado o uso do nome da AAPPREVI, conforme preceitua o Estatuto (Art. 9º - § 1º - É vedado aos associados, em qualquer caso, usar o nome da associação sem autorização expressa da mesma) sujeitando-se os infratores às penalidades ali delineadas.

Atenciosamente,
Marcos Cordeiro de Andrade
Presidente Administrativo

Ari Zanella
Vice Presidente Administrativo

José Gilvan Pereira Rebouças
Vice Presidente Financeiro

Maria Elizabeth Gonçalves Chagas
Vice Presidente para Assuntos Previdenciários

Curitiba (PR), 30 de março de 2012.

Anônimo disse...

Marcos, como voce também enfrento dificuldades extremas em conseguir assistencia da Cassi à familiar que tem problemas psiquiatricos, encontro falta de interesse pelos profissionais da Cassi e passo por absurdas humilhações em perícias periódicas completamente desnecessarias e inócuas, só quem sofre esse drama com algum familiar, sabe o que é se sentir completamente desamparado e hostilizado como se quisesse estar a se aproveitando da assistencia da Cassi, uma verdadeira violencia, não se tem garantia de nada, um joga para o outro a decissão o tempo passa e voce e seu familiar doente sofrem a angustia da insensibilidade dos que controlam o atendimento ao doente mental assistido pela Cassi.