sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Corredor da morte



Marcos Cordeiro de Andrade

Caros Colegas,

“Morreu Caryl Chessman. Com essas lacônicas palavras o médico da prisão de San Quentin, na Califórnia, pôs fim à longa agonia do condenado que mais tempo passou no corredor da morte”.

Caryll Chessman, conhecido como o Bandido da Luz Vermelha, ocupante da cela 2455 daquele presídio, estudou Direito lá dentro e lutou durante anos pela sua absolvição. Nesse período em que fez a própria defesa escreveu quatro livros que guardo até hoje, pois torcia por ele por causa da luta travada pela sobrevivência, mesmo sendo criminoso: O Garoto era um Assassino, Cela 2455 - o Corredor da Morte, A Face Cruel da justiça e A Lei Quer que eu Morra.

Esse desfecho era esperado, até porque execuções predeterminadas para punir criminosos devem ser cumpridas, desde que os crimes cometidos justifiquem tal ato.

Somente não concordo com condenações injustas e descabidas. Como a que tentam sacramentar em direção aos velhinhos devedores de determinado empréstimo legal contraído na PREVI, seu fundo de pensão que criaram para lhes garantir uma velhice sossegada ao amparo da poupança que nele aportaram.

Posso morrer antes, de morte morrida, mas o meu fim terreno tem prazo de validade registrado na certidão de nascimento. Minha execução está marcada para o dia 27 de abril de 2029, quando completar 90 anos. Isso pelos parâmetros propostos como novas regras de concessão do ES, segundo requerimento encaminhado ao Diretor de Seguridade da PREVI publicado hoje na Internet, onde se pede modificações para concessão desse mútuo.

Explica-se essa data macabra porque nela completarei se vivo for, 90 anos – limite extremo que me concederá o realinhamento solicitado, obedecendo à tabela direcionada à execução da sentença que determina “... um LIMITADOR na idade, que pode ser 90 anos... sendo que após esta idade-limite o tomador NÃO poderia mais fazer novos empréstimos nem renovações. Desta forma, após os 75 anos, o tomador teria a cada ano uma diminuição de prazo, 14, 13, 12... e assim sucessivamente” – até a morte, acrescento, pois o texto não explica se a “diminuição de prazo” é do empréstimo ou da vida do tomador.

Essa contagem regressiva se assemelha a que faz um condenado por crime imputado. E nós, devedores do ES, cometemos o crime de um dia dele precisar seguindo com renovações sucessivas em busca da sobrevivência financeira. Mas a roda da esperança de melhor sorte está com os dias contados para continuar girando. Ou melhor, os anos restantes aos malfeitores tem data certa para findar, embora seu único crime financeiro tenha sido a contratação do primeiro ES anos atrás – oferecido sem a necessária advertência de que “empréstimo faz mal à saúde financeira”. E, no caso da PREVI, agora também abrevia a vida de quem quiser passar dos noventa.

Caryl Chessman esperou até o último minuto pela suspensão da execução na câmara de Gás. O Governador da Califórnia, que detinha esse poder, não atendeu o derradeiro requerimento e ele foi morto como determinou a Lei. Eu, mais descrente que ele, não pretendo depender tanto do meu governador/diretor de Seguridade. E procuro uma saída que me livre da condenação imposta se outro “requerimento” vingar.

Por isso voltei a jogar na loteria. Quem sabe conseguirei um indulto de cento e dez mil reais para liquidar com o ES e não permitir que essa dívida acabe comigo, pois, se assim for, poderei ultrapassar a barreira dos 90 – se Deus permitir – porque jovens “experts” pensam que podem agir em Seu nome.

Leia a Revista Direitos, da AAPPREVI – nº 3:

Marcos Cordeiro de Andrade – Curitiba (PR), 07 de setembro de 2012.

67 comentários:

Anônimo disse...

Por que a vovo ainda nao publicou o comentario do colega ROSSI????

Pensionista disse...

VERGONHA NACIONAL, VAMOS GRITAR, OU SERA QUE PENSIONISTAS E APOSENTADOS SO GRITAM GOL.....CHEGA DE HIPOCRISIA.ISSO TEM QUE ACABAR,QUANDO VAMOS ACORDAR!!!!!!!
PROMESSAS FEITAS E NÃO CUMPRIDAS!!!!
ACORDA BB!
aCORDA PREVI!

Anônimo disse...

Me desculpe mais uma vez por discordar do seu post. Achei uma tremenda bobagem, e o intuito parece ser apenas criar polêmica.
Em qualquer lugar do mundo, um EMPRÉSTIMO a ser liberado seguirá vários parâmetros.Um deles, a idade do tomador.

Nenhuma instituição faria um EMPRÉSTIMO sob a perspectiva de NÃO RECEBER, devido à morte do tomador.

Então, para pessoas mais idosas o prazo, evidentemente, é menor, considerando a expectativa de vida, tábua de mortalidade, etc. Em qualquer lugar do mundo, em qualquer instituição. E porque apenas na PREVI deveria ser diferente?

Se você argumentar, por exemplo, que, devido ao grande tempo de contribuição, ao grande patrimônio, aos superavits, etc., enfim, devido à sua situação financeira a PREVI deveria correr o risco de ter que cobrir saldos devedores remanescentes após o FQM, tudo bem, seria um argumento frágil, mas até aceitável.

Porém, enquanto OPERAÇÃO DE CRÉDITO cujo resultado deve seguir padrões de rentabilidade que permitam a continuidade da prestação da atividade-fim da PREVI, que é o COMPLEMENTO DE APOSENTADORIAS, o EMPRÉSTIMO SIMPLES deve, SIM, ser liberado dentro de parâmetros permitam o resultado desejado.Um destes parâmetros, infelizmente, é um limitador de prazos de acordo com a idade.

Ou você acha - pensando friamente - que uma instituição deveria, por exemplo, liberar R$ 180 mil num prazo de 180 meses para um tomador prestes a completar 90 anos? Qual a perspectiva de receber as 180 prestações? O FQM teria que ser altíssimo. Mas pense apenas como operação de crédito, por favor.

Eu tenho 53 anos. Me aposentei em 1999 por invalidez - cardiopatia grave . Na época, o médico disse aos meus filhos que eu tinha poucos meses de vida. Graças ao bom Deus, ainda estou por aqui e, se não conseguir sair desta ciranda, irei renovando o E.S. de 6 em 6 ou de 12 em 12 mêses, CIENTE de que o prazo total irá ENCURTAR, à medida que for envelhecendo. Algo absolutamente justo, que afeta os hoje mais idosos, mas afetará a TODOS, com o passar dos anos.
Eu acho que, quando um colega de 84 anos (Valentim) pensa numa fórmula que beneficia a todos (embora êle próprio tenha algum "prejuizo", devido à idade), devemos nos reunir em torno dela e dar FORÇA, para que seja implantada e resolva de vez esta questão do Empréstimo Simples.
Se, por acaso, não concordamos, devemos, sim, criticar, MAS APRESENTANDO fórmula alternativa que seja MELHOR. Não foi o seu caso.

Nascimento.

Anônimo disse...

Putz!!! Na mosca,Sr. Marcos.Essa proposta,que já condenei(aí tanto faz, quem sou eu? apenas um velhinho) em outro blog, deve ter partido de quem não precisa de ES.
Deve "ganhar" bem.Será que pensou bem antes de excluir quem ainda não morreu? Ou falou sem pensar direitinho? O pior da infeliz idéia é que em contato com outro blogueiro-a quem respeitamos-o preocupado diretor de seguridade, já manifestava/condenava os velhinhos que morriam devendo o ES e provocavam desfalque no FQPM.
Então acontece a reação ingenua ou burra -não condenável porque é assim mesmo,sempre apoiando-de grande parte dos assistidos que esperam o ES: Loas e aplausos. Vindo o meu que se f... o resto.
O pior é que formadores de opinião em nosso meio, também aplaudiram e recomendaram, na santa inocência, o motivo que o acessível diretor de seguridade esperava.
Aliás, Sr. Marcos, ultimamente os velhinhos trambiqueiros são culpados pelo risco que o ES representa e pelo desequilibrio da Cassi, pois se recusam a morrer.
Quando lhe perguntarem a idade, diga, ainda não fiz cincoenta e não RECEBI O RENDA CERTA.

Anônimo disse...

Sensacional este texto. Parabéns Marcos.

fernando disse...

Concordo plenamente com seu pensamento,Marcos. E pelo que observo estão dando armas para o inimigo,já se antecipando, concordando com o aumento juros,segundo a idade ,entre outros. E a PREVI , vai "tirar o bode da sala", saindo ainda por cima, tipo, nós ouvimos os associados...

Anônimo disse...

Me parece que quando o Sr.Marcel manifestou preocupação com os idosos que usam o ES como "seguro em vida" e com rombo no FQPM, era uma isca para que alguem sugerisse a exclusão dos que se recusam a morrer, vivem muito e utilizam o ES por direito. Como em 2007, com o sim de 2010, agora já foi encampada a exclusão ,desatando o entrave alegado pelo diretor, com a gloriosa proposta assimilada e louvada hoje por quem no futuro vai chorar o precedente aberto. O diretor é muito inteligente. Em terra de cego quem tem um olho é rei.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Caro Senhor Nascimento.

Quanto se tem 53 anos e nem um pouco de respeito por quem ingressou na terceira idade, é fácil e despudoradamente cômodo defender a extinção dos que são idosos. Diferentemente de você que, pela nomenclatura criada, ainda está entre os jovens, pois somente a partir dos sessenta a cartilha do Estatuto do Idoso “ampara” os reconhecidamente velhos.

Também, antes se sair dizendo bobagens me acusando de somente criticar e não oferecer propostas, o aconselho a ler os meus 545 posts aqui publicados. Desse modo, ficará estarrecido com a quantidade de propostas que venho apresentando há anos, sempre buscando a defesa dos idosos, aposentados e pensionistas e, também, no seu caso, dos aposentados por invalidez. Se bem que não considero um aposentado por invalidez um inútil para a vida como você dá a entender sentir-se pelo simples fato de ter se afastado do trabalho ainda em tenra idade. Deixe-se de autocomiseração. Ao contrário, tenha pena dos outros que não contam com quem os defenda.

Antes de sair atirando pedras a torto e a direito olhe para a fragilidade da sua vidraça. Se quiser ter respeitada sua “invalidez” que o afasta de mim em exatos vinte anos, leia, ao menos, o artigo “Adeus às dívidas” onde há propostas exequíveis, como tantas outras que já apresentei, mas que, infelizmente, são tratadas por pessoas como você, que fecha os olhos a elas e não as aproveita ao mínimo, pois até hoje NENHUMA delas foi sequer comentada, que dirá praticada – nem mesmo por você, meu severo crítico.

Mude sua postura e estará ajudando muitos outros. Ao invés de somente se inteirar dos meus artigos que lhe sirvam para exprimir a repulsa que sente por mim, leia, também, todos os demais. Se isto não lhe ajudar muito a me aceitar como pessoa de bem, ao menos lhe servirá para adquirir um pouco de conhecimento das coisas do PB1 – e dos velhos Colegas que você detesta, talvez por pensar que sua invalidez não o leve longe sem permitir que envelheça. Mas, creia, sua sorte está nas mãos de Deus, e não na capacidade de os homens fazerem maldades contra seus semelhantes.

Leia, leia muito, e quanto chegar sua hora partirá mais humano, com o coração mais leve por ter expurgado dele o ranço que tolha sua visão do mundo dos idosos.

Atenciosamente,

Marcos Cordeiro de Andrade
Velho, orgulhosamente VELHO.

Julita disse...

Parabéns, Sr MARCOS pelo seu texto!
Sabe expor as suas ideias!!
Que o Espirito Santo continue a iluminar sua inteligencia!!

Anônimo disse...

Sr.Marcos, antes de encaminhar proposta/sugestão para análise na diretoria de seguridade, peço licensa para colocar aqui no blog uma idéia que me ocorreu.Se acaso a ideia for boa ou não for, ao menos foi discutida, espero.
É o seguinte: o aumento no limite do ES, bem como no prazo (180x180), seria concedido SÒMENTE este ano, para atender em carater emergencial as necessidades atuais.
No próximo ano voltariam as correções usuais e suportáveis pelo regulamento da Previ.Isto evitaria preocupação na Previ com o crescimento relevante do limite pois, em sendo corrigida a base 180 mil, viraria uma bola de neve.
A se discutir e a analisar.
Carlos Jose da Silva.

fernando disse...

Sugiro os os colegas olharem o filme o PREÇO DO AMANHÃ - que conta que quem tem mais dinheiro compra tempo dos pobres, ou seja a moeda corrente é o tempo, que ,inclusive mesmo no filme,pode-se viver após os NOVENTA ANOS.

Anônimo disse...

Depois de esticada a lona para montagem do circo patrocinado pela ANABB, os sorridentes palhaços fizeram suas estripulias para conseguir sorrisos e aplausos dos expectadores. Mesmo esses artistas circenses sendo figuras bem pagas, bem treinadas, bem apadrinhadas, não conseguiram disfarçar suas más intenções. A PALHAÇADA NÃO FUNCIONOU. Querer convencer a nós do PB1 que o patrimônio da Previ não nos pertence falhou totalmente. O QUE FICOU CLARO FOI QUE TODOS VOCÊS TEM POR OBJETIVO NOS ROUBAR

Anônimo disse...

Na logica do comentário das 10:04, se os de mais de 90 representam risco, torça para que os dirigentes que isso alegaram como entrave ao ES,não dificultem o acesso ao ES, não criem taxas de risco altas no FQPM, a quem pela fria ciencia tem poucos meses de vida.
Eles não consideram Deus como garantia.Somos parte de um fundo de pensão criado para nos dar suporte na velhice;não excludente.
Ademais, os mais idosos,não são tantos assim, não são todos tomadores do limite máximo do ES, a ponto de "quebrar" o Fundo.Os que hoje apoiam referendo através de sugestões inteligentes a ações excludentes, podem "chorar " no futuro.

Anônimo disse...

Boa ideia a do colega das 11.12h.
Poderia ser sim neste ano o limite e prazo de 180/180, em vista que daria para acertar a vida de todos que podem renovar o ES, claro que dentro de sua margem consignável e apartir do ano que vem ja definindo neste realimento as regras para os anos seguintes, acabando de uma vez por todas o desgaste emocional que todos nós aposentados sofremos e também a PREVI fica resolvida quanto ao realinhamento, ou seja um problema a menos. Que seja agora 180/180.
Atenciosamente.

Adolfo

Anônimo disse...

DE VOLTA AO PASSADO. QUEM RECEBEU O RENDA CERTA? QUEM CRIOU O RENDA CERTA? Segredo guardado a sete chaves.

Anônimo disse...

Se for pensar assim ,tantos jovens morrendo e os velhos ficando.
Graças a Deus estou chegando nos 62 anos e com muito ORGULHO.
LOUVADO SEJA DEUS.

Anônimo disse...

Caro e "repulsivo"..rs..Marcos Cordeiro: Pelo contrário, leio seu blog atentamente seu blog desde o início de 2011. Já percebi que você é infalível e não pode ser criticado, nem mesmo pelo seus próximos. O que lhe apraz é o elogio fácil, para satisfazer seu ego e diminuir um pouco sua profunda amargura, e incentivar - você sim..rs - sua política de atirar pedras contra quem quer que seja que ouse ter opinião contrária à sua.
Você já publicou, sim , muitas bobagens, como a "centralização de dívidas pela PREVI", também apoiou, no início, a destinação de 50% do superavit (depois apagou o post, lembra-se?) e também as briguinhas e indiretas contra várias pessoas que ousem discordar de você.
Poderia procurar no seu blog - mas, como você disse, são mais de 500 postagens e acho que não vem ao caso, pelo menos não tenho tempo para isto.
Não desprezo os idosos. Minha mãe materna tem 86 anos e minha avó também materna faleceu semana passada, aos 100 anos.Sei das dificuldades que me esperam, à medida que for envelhecendo, e espero estar preparado para elas.Se não conseguir, sofrerei as consequências.
O que vale a pena discutir é o seguinte: Poderia você responder - mas sem rancor, apenas objetivamente - em que é INJUSTO um empréstimo que seja definido pela MARGEM CONSIGNÁVEL (o valor) e por IDADE ( o prazo), dentro de um Fundo de Pensão que depende TAMBÈM do retorno deste empréstimo para sua continuidade (pelos menos nos moldes atuais)?
Ora, se hoje posso ter 180 meses de prazo, devido à minha aposentadoria precoce (que NÃO escolhi, foi uma ordem médica), daqui a 10 ou 20 anos terei um prazo menor, devido ao avanço da idade. Qual o problema nisto?
Você (convenientemente) se esquece, também, que - salvo exceções , que deveriam ser estudadas à parte - os mais idosos têm BENEFÍCIOS DE MAIOR VALOR, portanto maior Margem Consignável e possibilidade de arcar com prestações de maior valor.
Tudo simples, preto no branco, exequível.
Como é quase impossível encontrar, gostaria que você facilitasse a vida dos frequentadores do blog (eu sou um assíduo, pelo menos 2 vezes ao dia) e indicasse - mas sem briga, por favor..rs - ONDE ESTÁ a SUA proposta de melhoria no E.S.
Vamos comparar com a do Valetim, e, dentro da sua infalibilidade..rs..certamente todos apoiarão a sua. Que espero, sinceramente, que não seja aquela de "centralizar todas as dívidas na PREVI"..rs..uma tremenda bobagem, que não faz jus à sua inteligência.
No mais, você é livre para publicar ou não os posts. Se publicar e quiser responder, aconselho (não no meu caso, porque não me importo) que o faça sem tentar agredir ou desqualificar quem pensa diferente de você. Em nada contribui para o debate, na minha opinião.
Finalizando: como eu poderia ter repulsa de quem não conheço?
Outra coisa: sou um pós/97, recebo um líquido de R$ 2.600,00(INSS + PREVI), é só estou sobrevivendo porque minha espôsa é operária e recebe mais R$ 900,00 (liquidos).
Minha saude atual me habilita..rs..a me utilizar do FQM muito mais do que muita gente de 80 ou 90 anos.
Mas continuo admirador da fórmula do Valentim. Entre todas as que surgiram, parece a mais justa possível e mais exequível de ser implantada.
Lamento não ser possível divergir da sua opinião. Mas é a vida.

Nascimento.

P.S.: Acho você um grande sujeito, criador de um blog espetacular e de uma associação que certamente batalha pelos aposentados. Sou associado, tenho certeza que teremos sucesso em muitas empreitadas.
Apenas me reservo o direito de - sem atacar...nem tenho saude para tamanha fúria..rs - de DISCORDAR!!!
E você, como dono do Blog, tem o direito de (se possível sem agressão) replicar, ou de NÃO PUBLICAR - simples assim.
Abraço.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Prezado Nascimento.

Cultivo a franqueza das palavras e abomino conotações irônicas.

Esses “rs.rs” me ferem como punhaladas, tão pobre se me afiguram.
Nada vou responder, até porque não tenho motivos para me indispor com o mestre Valentim. Mas nunca deixo sem respostas acusações que classifico como injustas, como fiz anteriormente. Também nem sei seu nome, ao passo que o meu está aqui com todas as letras, RG, CPF, Matrícula e o escambau. "Nascimento" é muito vago, e qualquer um pode usá-lo como pseudônimo para chamar os outros de "repulsivos".
Todavia, como vejo que levou minha réplica para o campo da agressão moral, ao me classificar de “repulsivo”, fico por aqui.

E para satisfazer o magnífico entendimento que faz do meu caráter, somente publiquei suas tiradas desprovidas de conteúdo e de propósitos porque você chegou aonde eu sempre quis e do que faço a razão da minha existência: acumular elogios, pois para outra coisa não presto, segundo sua ótica.

Seu P.S. me levou a isto, "obrigando-me" a publicar tudo somente por causa dos elogios, meu alimento essencial à vida. Tanto é que nem vou almoçar, à falta de apetite. Estou cheio, ou melhor, enojado.

Marcos Cordeiro de Andrade

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Caro Marcos, esse "Nascimento" está se achando, sabe porque? Quando se aposentou por invalidez recebeu o seguro da CAPEC. Acho que deveria ter uma modificação também no estatudo da Capec: Se o aposentado por invalidez não morrer em um determinado prazo, por exemplo 5 anos, deveria devolver o seguro. Assim ele passaria também a depender do emprestimos simples. Uma mudança a ser estudada não acha?

Anônimo disse...

Antes não havia essa historia de limitar crédito aos bem idosos.
De repente um inteligente diretor lança a isca que é prontamente agarrada e pronto. Uma proposta excludente e intempestiva, além de ingenua, é colocada na rede.
Aparecem então meia dúzia dando amplo apoio. Excelente, temos que reconhecer, o trabalho do diretor.
Disseram em comentário a post anterior, que o novo cavaleiro do apocalipse seria gêmeo- um a ingenuidade e o outro a ignorancia- e já estaria entre nós.Realmente.
Dizer que o Sr. atira pedras e critica a tudo e a todos... tenha dó! Muitas de suas críticas, quase a unanimidade delas, tem razão de ser.O status quo, associações defensoras(?) e a maioria dos que estão nas diretorias de Previ e Cassi quais efetivos interesses dos participantes têm defendido ?
P.S. não estou saindo em sua defesa nem fui solicitado a isso, apenas constatando uma realidade.
Carlos Jose da Silva.

Anônimo disse...

AÍ VAI UMA IDEIA MALUCA, pensadas a partir das falas (escritos) do sr. Nascimento:
"que a CAPEC pague 50% do valor da Indenização prevista no Seguro por Morte quando o Segurado completar 70 (setenta) anos - USUFRUTO DE SEGURO EM VIDA".

pensionista 100% disse...

Não existe mais ninguém e entidade nenhuma que nos defenda. E a única pessoa que se prestou a isso foi o Marcos e AAPPREVI. Agora, vem uns otários dizer que aqui se ofende, aqui se agride. Vocês querem o quê? Pimenta no...do outro é refresco?! Vai ver se nós estamos na esquina, pombas!

Desculpa amigo Marcos, a maneira de falar\postar\digitar(não importa) o importante, é dizer para essa turma que nós somos muitos agradecidos por tudo que você jé fez, e com certeza irá fazer, se não tirarem o seu couro antes. Quanto a fórmula do Valentim, achei mesquinha e de um egoísmo sem igual para com os nossos colegas mais idosos.TODOS devem ter o mesmo direito, independentemente da idade, e até o último suspiro. Era tudo que esses dirigentes de m queriam para acabar de matar os mais idosos, "A FORMULA DO VALENTIM". E nem pensem que mesmo assim eles iram aceitar. Me enganam que eu gosto. Com a PREVI NÃO TEM NEGÓCIO E NEM FORMULA QUE DE JEITO. Esperem para ver o que irá acontecer em outubro ou novembro.

Plagiando não sei quem: mexeu com você, mexeu comigo. Fica triste não amigo.

Anônimo disse...

Já estou cansado de ver discussões sobre empréstimo simples. Discutir fórmulas em qualquer blog é chover no molhado. Esse não é lugar apropriado, pois, cada um diz o que quer, o que precisa e o que não precisa e de acordo com suas dificuldades, não importando os motivos, e as divergências vão surgindo e levando a situações constrangedoras que deveriam ser evitadas. Parece que não pertencemos a mesma classe, aposentados do BB e assistidos da Previ. Nós temos que mudar nosso posicionamento e dirigir nossas baterias para alteração dos normativos da Previ o que nos faculta o estatuto. Hoje nem temos um corpo social, não participamos e nem votamos. Não temos ingerência nos destinos da Previ. A Previ é administrada por prespostos do BB e somente ao Banco devem satisfação. Isso é que temos que mudar e não ficarmos desgastando de forma periférica, temos que atacar o cerne da questão que a alteração do estatatuto que nos dê poder para administrar de forma responsável e voltados para os assistidos que somos nós. Se não for exequível o que disse estamos num mato sem cachorro. Esta tudo perdido. Mudar é preciso.


Anônimo disse...

Eu concordo com a pensionista acima. A Previ não vai aumentar é nada. se conseguirmos dez mil e mais doze meses de prazo, é levantar a mão pro céu.Não adianta ficar brigando...

Anônimo disse...

Pessoal vamos com calma. Lutaremos pela implantação do ES-180/180 para todos que possam utilizar. Apos a liberação9 em outubro (inic io), que o prazo de carência passe a ser 12 meses.

Anônimo disse...

Senhor Marcos Cordeiro,

Solicito publicar. Peço desculpas, mas acho que o colega Nascimento foi muito tranquilo e equilibrado em sua argumentação. Ele mostrou sua visão do problema. A gente devia prestar mais atenção no que a pessoa fala antes de soltar a crítica fácil, como alguns o fizeram.
Quem é advogado sabe, quem não é está vendo no julgamento do mensalão. O contraditório é da essência do direito, quando ele não é respeitado o julgamento é nulo. Ambas as partes se manifestam, nenhuma é obrigada a concordar com a outra, quase sempre é o contrário. É assim que funcionam as coisas nos países livres, onde impera o estado de direito. Mais uma vez me desculpe, obrigado.

Anônimo disse...

Estou com mais de 86 anos. Quanto eu pagarei por mês se levantar TRINTA MIL REAIS NA FUTURA PREVI?? Mil por mês?
Edgardo Amorim Rego

paraguassú disse...

Caro Marcos, tenha certeza que esse tal de Nascimento é o mesmo "anônimo" das 8:45hs. Isso é pau mandado pela PREVI, não perca o seu valioso tempo com esse tipo escorregadio. Grande abraço.

Anônimo disse...

Caro Marcos, a bem da verdade, o aposentado por invalidez somente recebe seguro da CAPEC, em vida, caso possua o Seguro Por Invalidez.

O Seguro de Vida é aquele utilizado no óbito do segurado.

Grato, coragem e fé e um PAZ E BEM!

Fernando Lamas
Valinhos(SP)

"Você é bendita entre as mulheres e é bendito o fruto do seu ventre."
Lucas1,42
(8 de setembro, comemoração do aniversário de Maria, a mãe de Jesus, entre os cristãos católicos)

Anônimo disse...

Pessoal a verdade nua e crua é que a Previ ja nao serve para seus assistidos, nos consideram realmente "velhos gagas gastadores e que so sabem reclamar", digo por contato pessoal com certo ex-Previ.
Quem esta na Previ se preocupa muito mais com seu proximo mandato (emprego, boquinha, teta para mamar, destaque social) do que com melhorias de beneficios, pensoes e ES.
Enquanto isto, nós é que estamos numa especie de corredor da morte, cada dia que passa participantes ainda cheios de esperança de melhorias de fato morrem sem ver nada de positivo para o futuro das suas familias, muito pelo contrario ameaças diarias que tudo ainda vai piorar mais ainda. Estou exagerando nestas minhas palavras?
Entao, por gentileza, os otimistas me digam que estou errado.
Quem nos defendera? Fica aqui a pergunta.

Guilherme

Anônimo disse...

Marcel, te manifesta, cara!
Sai daí! Tá te escondendo por que? Atende ao que está sendo pedido (ES 180 x 180).
Não te esqueces que, embora esteja, hoje, te preparando financeiramente para o teu futuro, poderás enfrentar graves dificuldades, de formas diferentes, quando estiveres aposentado, amahã.

Aliás, se és uma pessoa inteligente, já deverás ter percebido que todos os clamores que aqui leste são mensagens de advertência, de aviso para o teu bem e de todos teus pares que insistem em não atender ao que se pede. Portanto, te cuida, pois no futuro, diretores do BB/Previ poderão te desprezar da mesma forma que estás, hoje, despresando aposentados e pensionistas.

Pensionista disse...

Gostaria muito que saisse esse ES 180x180 assim pagaria o BB, cooperforte e Crediscoope. Ficaria livre de dividas e assim poderia dormir sossegada.

Anônimo disse...

CUIDADO PARA ESSES QUE ESTÃO BEM HOJE FINACEIRAMENTE. NÃO
DUVIDEM DE DEUS.O MUNDO GIRA E COMO GIRA.
NA BILBIA DIZ CUIDEM DAS VIUVAS, NÃO DESAMPARE AS.

Anônimo disse...

Caríssimo Marcos, achei de certo interesse a ideia apresentada no comentário feito no dia 07 pp. às 11.17 hs. Por favor dê uma estudada, troque umas ideias na AAPPREVI e diga-nos o que achas.
Bom fim de semana a todos.

Anônimo disse...

Hummmm...
Cara pensionista de 10:45, e por causa de comentarios como o seu que a Previ nao sera autorizada a fazer alguma melhoria no prazo do ES.
O bb nao vai deixar......

Anônimo disse...

MARCÃO, DIZ PARA NÓS DE QUEM SE TRATA ESSA PENSIONISTA 100%. GOSTEI MUITO DO COMENTÁRIO DELE OU DELA.

Grato.

Anônimo disse...

Marcel atenda o pedido já 180/180, garanto que todos os aposentados vão resolver suas vidas, pois todos passaram pelo banco e saberão como administrar este dinheiro da melhor forma possível.
É um bom investimento para a PREVI, por favor atenda-nos. Se for preciso deixo minha capec como garantia para FQM. Atenda-nos...

Anônimo disse...

Seria possível deixar como garantia a capec pelo valor da diferença do novo teto de 110.000 para 180.000 para FQM ?
Tenho a capec no valor de 135.000,00 ou seja a garantia seria no valor de 70.000,00 pela diferença do teto.
Uma sugestão...

Adolfo

Anônimo disse...

Sr. Marcos Cordeiro,

Sua conduta nos faz ter esperanças nos rumos da AAPPREVI, mesmo sabendo dissociar a pessoa da entidade.
A mesma alegria que sinto com o crescimento dessa associação mistura-se com preocupação.
Por uma meia-dúzia de moedas contratam-se pessoas dispostas a se infiltrar para TENTAR disseminar a destruição.
Não faço referência especificamente a ninguém, mas apenas a situações que suscitam esse triste sentimento.
Sua lisura na condução dos assuntos, baseada no seu espírito cristão certamente continuarão norteando o rumo de suas ações.

Deus seja conosco do PB1

Manoel da Silva Carvalho disse...

Colegas e amigos, não vamos misturar as coisas, por favor. Nada de mexerem na nossa CAPEC. Esse seguro de vida é o que temos para deixarmos para as nossas esposas, filhos. Enfim, a família. A Previ tem condições de sobra para emprestar a todos nós o empréstimo simples 180x180. O que precisa, é uma boa dose de humanidade por parte dos dirigentes da nossa caixa de previdência. É desumano o que fazem conosco. Morro de dó das viúvas. Quanto aperto essas grandes mulheres não estão passando. Além de perderem os seus maridos, perderam a capacidade de gerirem a própria vida, com tão baixo salário de pensionistas. Que Deus toque o coração dessa dessa gente e sem esquecerem que poderão um dia, estar desse mesmo lado, não é o que desejo, juro para vocês, mas é muita injustiça com essas criaturas que tanto ajudou os seus esposos como ajudou e ainda ajuda a minha esposa. Sr. Marcel, ajude-nos em nome de Deus. Sou aposentado, e por 32 anos trabalhei de sol a sol e com 3 faltas somente em todos esses anos de BB. Dei a minha vida e minha saúde. Queria poder morrer, há meu bom Deus... sabendo que paguei todas ás minhas dívidas e que nada ficou para cobrarem da minha querida Rosa. Tomara que eu vá na frente e que tudo melhore para ela, a minha Rosinha tão querida. Passe bem amigo, e Dr. Marcos Cordeiro. Um forte abraço aos meus colegas de Banco. Que Deus os tenha.

Manoel da Silva Carvalho. 3202201-0.
72 anos. São Luiz do Maranhão.

Anônimo disse...

SEGURO EM VIDA,

Bem que a CAPEC poderia pagar 50% do valor da INDENIZAÇÃO PREVISTA no seguro de VIDA, quando o(a) Segurado(a) completar 50 anos de pagamento do prêmio ou 70 (setenta) anos de idade. Os outros 50% seria pago quando ocorresse a morte do Titular.
Isso é o que se chama de "usufruir do Seguro em Vida". E...
ADEUS ÀS DÍVIDAS.

Lena disse...

Querido Manoel,

fiquei muito emocionada com o seu comentário. O senhor tem toda razão a respeito da CAPEC. No caso das pensionistas, é a mantença, que de livre escolha continuamos a pagar. Mas não é disso que quero falar, e sim, do seu imenso amor por sua esposa Rosinha. Fiquei emocionada com o seu carinho e sua humildade. Estamos carentes de pessoas iguais ao senhor.

Um beijo na Rosa e outro no seu coração.

Beijos Marcos.

Anônimo disse...

Caro colega Manoel da Silva Carvalho
Estou com você. Nada de mexer na CAPEC. Ela nunca foi garantia de dívida nenhuma. Nunca passou isso pela cabeça dos que instituíram a CAPEC. Colega de um sentimento maravilhoso, trabalhei aí em São Luís, durante SEIS ANOS na agência lá defronte do Palácio do Governo do Estado. Tenho muita saudade da cidade e dos colegas da agência daquele tempo, década de 60.
Edgardo Amorim Rego

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

DE:

Ilhéus (BA), 07.09.2012

Antonio Barreto Bomfim – email: antoniobbomfim@hotmail.com

45652-540 Ilhéus – Bahia


Carta aberta ao Presidente e demais Membros da Diretoria Executiva da PREVI

Sr. Presidente,


Tudo que diz respeito a PREVI é do interesse dos associados, porém, alguns assuntos lhes tocam mais que outros. Assim, pedimos permissão para opinar - pela ótica dos participantes e assistidos -, sobre os temas abaixo:
a) dos reajustes do benefício – nos últimos anos os reajustes do benefício têm sido ínfimos e abaixo dos concedidos pelo INSS. Pode-se argumentar que a PREVI tem reajustado nossos benefícios seguindo os índices do INPC do período. O Plano 1 tem condições de conceder reajustes acima do índice oficial. Cumpre-nos observar que, com as progressivas antecipações ocorridas nas datas do reajuste dos aposentados, determinadas, anualmente, pelo Governo Federal, até estabelecê-la, definitivamente, para o mês de janeiro, fizeram, e continuam fazendo com que o valor básico do benefício PREVI dos assistidos e pensionistas do Plano 1, gradativamente, tenham uma redução no seu valor.
Com a antecipação da data-base no reajuste dos aposentados pelo INSS - a cada ano -, de janeiro a maio a PREVI se apropria dos valores desses reajustes, ao tempo em que, o valor básico do benefício PREVI se reduz. Com a redução no valor do beneficio PREVI os assistidos e pensionistas do Plano 1, naquele período, também, passam a contabilizar perdas com a conseqüente redução no valor do BET. Dessa forma, temos um fato que é indiscutível, irrefutável e inegável: o de que a PREVI despendeu menos recursos com o pagamento dos benefícios nos 5 meses de janeiro a maio/2012 do que o desembolso feito nos 5 meses do semestre anterior, isto é, de junho a outubro de 2012.
Essa economia, provavelmente, adiante se converterá em “superávit” donde 50% (cinqüenta por cento) irão para o patrocinador. Tivemos noticias de que o BB acena com a proposta de fazer a antecipação da data-base do reajuste do nosso benefício para o mês de janeiro. Em assim sendo, pedimos aos Membros dessa Diretoria Executiva (eleitos e indicados) observar que, o Governo Federal quando alterou a data-base do reajuste dos benefícios do INSS fez a transição sem perdas para os aposentados.
Estamos preocupados, pois novas perdas poderão se verificar se a mudança da data-base no reajuste dos benefícios da PREVI para o mês de janeiro vier a contemplar, tão somente, o acumulado nos índices do INPC no período de junho a dezembro/2012. Como dito, essas novas perdas e aquelas já ocorridas - pelo efeito dominó - se perpetuarão. Considerando, porém, que o Plano 1 tem gordura e musculatura suficiente para fazer uma antecipação sem traumas e, também, sem gerar novas perdas para os Associados, aguardamos que essa Diretoria Executiva apresente propostas que contemple, no mínimo, o índice acumulado do INPC que reajustará os benefícios do INSS em janeiro. Um ganho real - por menor que seja -, também, será bem vindo. E, temos certeza, a Previ tem condições de fazer, o melhor, apresentar uma boa proposta. O Plano 1 tem condições de dar reajustes acima do INPC, bem como o ES, também, pode ter o seu prazo alongado e o teto elevado. Basta querer. No Plano a Previ tem, apenas, 2,21% dos seus recursos alocado no ES. E, como veremos adiante, os associados não trarão prejuízo à PREVI.

Continua na Parte II

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Parte II

b) do Empréstimo Simples (ES) e o excesso de capitalizações num só mês – estamos convictos que, depois do reajuste dos benefícios o Empréstimo Simples (ES) é o assunto que mais toca os Associados. O ES funciona para todos os Associados como uma tábua de salvação, por força disso, é crescente a pressão deles sobre a Diretoria de Seguridade.
De início, comunicamos a essa Diretoria Executiva que os técnicos da Diretoria de Seguridade, de há muito, estão impondo ao nosso ES uma metodologia de capitalização dos encargos financeiros em 3 (três) datas num mês. São capitalizações em excesso. A cobrança dos encargos com 3 (três) capitalizações mensais se traduz num “capitalismo selvagem” que de forma indevida vem transferindo renda dos Associados para a Previ. Enquanto isso, o saldo devedor do Empréstimo Simples se reduz lentamente. Vejamos o “modus operandi” das capitalizações com detalhes:

b.1) do “capitalismo selvagem” - por conta de uma “famigerada” Cláusula Quarta cuja redação está inserida no Contrato de Adesão de 26/05/2006, o associado vem suportando, desde aquela data, 3 (três) capitalizações mensais no ES. Por causa dessa famigerada cláusula, cada evento pode gerar uma capitalização. A primeira capitalização ocorre no dia 1°; a segunda é debitada no dia 20 (quando da amortização) e a terceira no último dia útil de cada mês. Constatamos que a partir de novembro/2011, foi retirada a capitalização do dia 1°. Porém, ainda permanecem duas capitalizações num só mês. Uma capitalização no dia 20 (quando do pagamento da prestação), e a outra no último dia útil do mês.
Como o débito de encargos financeiros segue o principio dos juros compostos, cada débito repercute nos demais. As diversas capitalizações mensais levadas a efeitos influem no valor de cada taxa efetiva em relação às taxas nominais que foram contratadas. Pela lógica, não existe motivo para se atualizar o saldo devedor de uma operação, somente porque o mutuário fez uma amortização. Ademais, o ES não foi contratado em moeda estrangeira. Caso fosse contatado em moeda estrangeira se justificaria a capitalização no momento de qualquer amortização. Como o ES é em moeda nacional, o correto é fazer, apenas, a atualização do saldo devedor no último dia útil do mês. Após isso, debitar os juros e o FQM. Igualmente, não cabe a Previ debitar parte dos juros antecipadamente, se pelo método “hamburguês”, o cálculo de todos os encargos, no último dia útil do mês, contempla todas as variações ocorridas no saldo devedor do empréstimo.
Pedimos aos senhores membros dessa Diretoria Executiva que analisem o assunto, e autorizem a alteração da Cláusula Quarta atual. Com o Financiamento Imobiliário acontece o mesmo que no ES. Capitalizações indevidas que precisam ser corrigidas.

b.2 ) capitalismo selvagem II - por outro lado, verificamos que, enquanto a Previ com a mão direita teceu grandes comentários e se vangloriou das vantagens auferidas pelos associados com a redução na taxa dos juros real do Plano 1 que caiu de 5,5% ao ano, para 5,0% ao ano (a baixa seguiu determinação da PREVIC), essa Diretoria Executiva, num piscar de olhos, com a mão esquerda, transformou o tão decantado ganho em prejuízo. A Diretoria elevou de 1%(um por cento) para 2,5% (dois e meio por cento) a taxa do FQM do Empréstimo Simples, valendo para os Associados maiores de 70 anos. A nova taxa do FQM corresponde ao percentual de 50% da taxa de juros real. Não é um absurdo? E a sua elevação de 1% ao ano, para 2,5% ao ano, teve um crescimento de 150%. Quem ganhou? Sem comentários.

Continua na Parte III

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Parte III

b.3) da magreza do FQM - É de se ficar perplexo, somente agora, a Previ se apercebeu de que o FQM é um fundo magérrimo e não tem condições, numa visão atuarial, para pagar as contas do ES se o associado vier a falecer. Esses fundos FQM, FL, Fundo de hedge levam muito tempo para ganhar musculatura. A Previ onerou desnecessariamente os idosos em 150% (cento e cinqüenta por cento) na taxa do FQM. A exagerada elevação da taxa do FQM vem causando estragos nas contas dos mutuários mais idosos. Como o ES engloba vários encargos (Juros reais + INPC + FQM) a depender do INPC do mês, o saldo devedor do ES ao invés de se reduzir sofre elevação. Os empréstimos de uma EFPC são dirigidos somente para seus associados e não podem ser avaliados ou analisados com o mesmo grau, critérios, rigor ou parâmetros de um Banco. Os bancos emprestam a terceiros, com recursos de terceiros. No caso da PREVI ela só empresta aos seus associados. Os recursos da PREVI pertence aos associados.
A teoria do “calote dos velhinhos” não tem fundamento. Pelas normas do Plano, todos os ES são consignados em folha de pagamento. Com a consignação elimina-se o risco do calote, e o índice de inadimplência no ES é praticamente zero. E isso é válido, tanto para o associado jovem, velhinho (quer tenha menos ou mais de 85 anos de idade). Fica provado que o risco da Previ vir a sofrer um calote é ilusório, não passa de quimeras.
Igualmente, aqueles associados idosos do Plano 1 – que passaram dos 85 anos e insistem em continuar ”vivendo muito”, também, não estão dando prejuízo a PREVI. A lógica indica que eles são do grupo pré-67 e, nesse caso, o pagamento de seus complementos de aposentadoria são de responsabilidade do BB. Por outro lado, eles, também, contribuíram para o Plano. Não devemos olvidar os idosos de hoje, na sua juventude foram eles que abriram os caminhos para a construção da nossa PREVI. Esperamos que a CASSI continue cuidando da saúde deles e das nossas.
Também, os 11.000 ES - no montante de 728 milhões - tomados por idosos com mais de 70 anos, bem como, os 500 ES - todos nos valores máximos - emprestados a associados idosos com mais de 90 anos, em momento algum, coloca a PREVI numa “sinuca de bico”, embora saibamos, desde já, que o raquítico FQM, por ser um primo pobre, não terá cacife suficiente para quitar aqueles empréstimos. No entanto, a PREVI não pagará a conta. Os recursos para quitar os empréstimos do “de cujus” virão do seu complemento PREVI. Quando ocorre o falecimento de um associado, de imediato, o seu complemento PREVI fica reduzido em 50% (cinqüenta por cento), no caso de restar esposa ou companheira. Não deixando beneficiário o complemento é extinto. Pode-se observar que a TQM ou a contratação de seguradora para cobrir riscos desse tipo deve ser vista como complementar.
Vemos então, que o Regulamento já traz uma solução para o problema. Quando o associado falece perde a aposta que fez com a PREVI. Os planos de previdência apostam que o participante irá falecer dentro da média de mortalidade vigente, enquanto que, o participante aposta que irá viver muito. Por sua vez, o participante contribui esperando receber um benefício futuro, e as entidades de previdência aspiram ficar com suas reservas matemáticas.

Continua na Parte IV

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Parte IV - Final

No caso da PREVI, depois de esgotado os parcos recursos do fundo da TQM, sabemos que as novas quitações do ES serão debitadas numa conta de prejuízos. Naquele momento, não discordamos, ocorre a contabilização de um prejuízo contábil. Entretanto, com as reduções que ocorrerão nos complementos dos participantes falecidos - ora em 50%, outras vezes, com reduções de até 100% -, as economias assim geradas irão refletir nas demonstrações financeiras da PREVI como Superávit. Onde fica o prejuízo da PREVI?
Quem realmente sai perdendo é o falecido. E, isso vale para todos, inclusive, para os dirigentes da PREVI. As reservas matemáticas dos associados falecidos quando não deixam beneficiários ficam para o Fundo. Quem tiver ouvidos para ouvir que ouça, e quem tiver olhos para ler, que leia.

Ilhéus (BA), 07.09.2012

Antonio Barreto Bomfim – email: antoniobbomfim@hotmail.com



Ilhéus - Bahia


Anônimo disse...

Caro Marcos,
Companhias têm um peso de R$ 25 bilhões em processos trabalhistas

Banco do Brasil teme acúmulo das ações

No momento em que busca se adequar aos cortes dos juros e acaba de desembolsar R$ 1 bilhão para capitalizar o Banco Votorantim, o Banco do Brasil enfrenta um outro problema que ameaça a sua rentabilidade. De acordo com fontes da instituição ouvidas pelo GLOBO, o principal desafio do BB atualmente está na Justiça do Trabalho. Preocupado com o custo de uma avalanche de ações trabalhistas, o banco tem freado gastos e investimentos e prepara um pacote de medidas para evitar que processos se acumulem e criem um rombo na instituição.

A preocupação cresceu com a previsão da cúpula do banco de que os resultados financeiros vão piorar a partir do último trimestre, porque os correntistas estão quitando os empréstimos mais caros e só os mais baratos continuarão na carteira.

O foco da aflição da direção do BB é a ação dos bancários que trabalham em cargos administrativos nas sedes da instituição. Eles são sindicalizados, como os funcionários que ficam nas agências bancárias. Só que, ao contrário dos que atendem ao público, quem trabalha na direção-geral não tem carga horária de seis horas. A ação é conhecida como 7 e 8 horas. E os funcionários que ganharam na Justiça conseguiram o reconhecimento dessa parte da jornada como horas extras.

— Por causa dessa contenda judicial, o BB está segurando investimentos para fazer caixa. Os gastos que podem ser adiados estão sendo, porque o pessoal sabe que isso vai estourar neste ano — disse uma fonte ligada à instituição sob condição de anonimato.

Antigamente, apenas funcionários que se aposentavam entravam com o pedido de horas-extras. No entanto, desde o início deste ano, vários bancários da ativa começaram a recorrer à Justiça para receber as duas horas diárias a mais. Isso fez aumentar a preocupação com o tamanho da fatura e também a previsão dessa despesa na contabilidade da instituição.

De acordo com fontes, a apreensão maior do BB é em relação às ações trabalhistas na Justiça de Brasília. A adesão ao grupo de funcionários que entram na disputa tem aumentado nos últimos meses. E na capital federal os juízes têm determinado que os bancários recebam a diferença de horas relativa ao trabalho dos últimos dez anos e não dos cinco anos anteriores, como é de costume.

Por causa desse aumento exponencial dos processos, o BB está prestes a concluir um plano com reforço em algumas áreas, realocação de pessoal e uma divisão de trabalho que faça com que os bancários da área administrativa trabalhem no máximo seis horas.

Questionado sobre o assunto, o Banco do Brasil respondeu, por meio da assessoria de imprensa, que “a sétima e oitava horas são discutidas no âmbito de todo o sistema financeiro. O BB faz provisões conforme metodologias adequadas às diversas demandas judiciais e, no caso específico, o Judiciário tem se pronunciado favoravelmente ao banco, em alguns estados. O Banco do Brasil avalia internamente medidas sobre a sétima e oitava horas que possibilitem a condução do tema de acordo com a necessidade da empresa e dos funcionários.”

Com a escalada dos processos na Justiça, o Banco do Brasil aparece em segundo lugar no ranking de empresas com maior número de ações trabalhistas. A lista do Tribunal Superior do Trabalho (TST) com cem empresas já condenadas pela Justiça a pagar indenização por violar direitos dos empregados foi divulgada há duas semanas. O BB ficou em segundo lugar, com 2.472 processos.

A relação foi elaborada a partir do Banco Nacional de Devedores Trabalhistas, criado por lei ano passado, e será divulgada pelo TST anualmente como desestímulo aos devedores.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/companhias-tem-um-peso-de-25-bilhoes-em-processos-trabalhistas-5424835#ixzz25cjFDbut
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Manoel da Silva Carvalho disse...

Caro Edgardo, é com muita honra que que lhe respondo: que o nosso Senhor Jesus Cristo lhe abençoe. A AG da qual mencionou, não existe mais. Tudo isso "aqui, foi demolido, e hoje é só esse tal de Shoptime. Trabalhei nela também por 4 anos, e logo depois fui para o Espirito santo AG 397 no interior, e só voltando para casar.

Cara Lena, muito obrigado por tudo que tens feito de bom. Deus é pai e tudo ele vê. Abraços aos dois amigos, e aos demais.
Obrigado Dr. Marcos Cordeiro.

Manoel da Silva Carvalho. São Luis do Maranhão.



Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Matéria publicada neste domingo, 9 de setembro, no Jornal Correio do Brasil - Ano XII - Número 4635

Dificuldade para dormir pode ser sintoma inicial de Alzheimer, aponta estudo.

8/9/2012 14:00, Por Redação, com BBC - de Washington

Dormir mal pode ser uma indicação inicial de Alzheimer, aponta um estudo realizado em camundongos na universidade de Washington.
Acredita-se que um componente chave da doença seja a formação de placas de proteína no cérebro.
No estudo divulgado na publicação científica Science Translational Medicine, os pesquisadores mostraram que os camundongos têm o sono interrompido quando essas placas começam a ser formadas.
Especialistas dizem que se a relação entre esses dois fatores for comprovada, a informação pode ser uma importante ferramenta para o tratamento da doença.
É consenso na literatura médica de que quanto mais cedo se descobrem os sinais de Alzheimer, mais efetivo tende a ser o tratamento contra a doença.
Portadores da enfermidade não apresentam problemas de memória ou clareza de pensamento até estágios mais avançados e, quando isso ocorre, partes do cérebro já foram destruídas, dificultando ou mesmo impossibilitando o tratamento.
Os níveis de proteína amilóide oscilam naturalmente, tanto em camundongos quanto pessoas, ao longo de um período de 24 horas. Mas, com o Alzheimer, tais placas são formadas permanentemente.
Na pesquisa conduzida em Washington, os pesquisadores afirmaram que camundongos de hábitos noturnos costumam dormir 40 minutos a cada hora, mas tão logo as placas começam a ser formadas, o período de sono é reduzido para 30 minutos.
- Se estas anormalidades começam cedo assim no desenvolvimento do Alzheimer humano, elas podem nos fornecer um sintoma facilmente perceptível (da doença) – disse um dos pesquisadores, David Holtzman.
Mas descobertas em camundongos nem sempre são aplicáveis a humanos e podem existir outros motivos para a interrupção do sono.
Especialistas dizem que são necessários mais estudos para que se tenha uma visão mais clara do problema.
Fonte - Correio do Brasil

Anônimo disse...

Que otimo o comentário do Sr. Antonio Barreto Bomfim. È o que sabemos, mas não conseguíamos expor. Além disso, "derruba" os argumentos do preocupado diretor, do colega Nascimento, e do colega que mordeu a isca do inteligente diretor.
Um seminário ou encontro com as pessoas que já citamos como O Sr.EDgardo,Sr. Ebenezer, Sr. Marcos, Luiz Dalton, Norival da Silva, Zanella e tantos outros como o sr. Bomfim e que contribuem com seus comentários elucidativos, tenho a certeza seria deveras eficaz para que conhecendo a Previ e nossos "problemas", se torne mais facel engendrar açoes a nosso favor e reparar erros e desacertos.
Como bem disse o colega João Rossi Neto não sairiamaos dando "tiros para todos os lados" como tem sido feito por quem "nos defende" atualmente.Fica a ideia para a AAPPREVI.

Anônimo disse...

Banco do Brasil teme acúmulo das ações
Com ceteza e se continuarem a enganar aposentados e pensionistas mais ações vão ter que engolir.

Anônimo disse...

Bom dia,Marcos.Conheci um Colega em Itapetinga-ba,em 1968 com o nome de Antonio Barreto.Barreto,está muito bem feito seu trabalho.Valentin apresentou uma proposta.A minha proposta é ótima para nós e para o Banco do Brasil.A previ fala que os juros são os mais baixos do mercado.Mesmo assim,é caro.Trata-se patrimonio formado pelos funcionários e pelo BB.Então esses juros estão caros,Previ.A Previ deveria nos emprestar a 70% do inpc,nada mais,semelhante à caderneta de poupança.Emprestar nessa mesma condição ao BB o mesmo montante na rubrica emprestimos simples.O prazo máximo pode ser o atual e valores.Para o Banco era um expetáculo,pois acaba com essa de está-se valendo dos recursos da Previ.Afinal, o Banco ajudou a formar o patrimônio e acaba com essa reportagem suja,nogenta da revista época.A Previ tem condições de arcar.Calculo em mais ou menos 10 bi o total desses emprestimos para nós e para o BB.Banco do Brasil,não se anime muito:O bet não deve ser pago ao BB. 7,5 bi é dos funcionários.O empréstimo,pode tomar,pois a Previ faz muito tipo de emprestimo.Edmílson de Januária mg.

Paulo disse...

Sr Marcos Cordeiro, não podemos permitir que fatos novos, embora importantes,possam se sobrepor ao, mais importante, na minha opinião, que é buscarmos acabar de vez com a resolução 26 e o fosso de impunidade que a protegem.

Se os nossos representantes, dentro e fora da PREVI não nos tivessem traido, por muito mais que trinta dinheiros, aqueles 7,5 bilhões que foram apropriados de forma tão descarada e tivessem sido utilizados para resolver de vez todas as injustiças que cometem contras os pedevistas, as pensionistas e contra nós os aposentados do PB1, nossa situação, hoje seria outra.

Quero, porém, deixar aqui meu agradecimento a esses esclarecidos e abnegados companheiros que continuam, teimosamente, a defender nossos direitos, para desespero e raiva desses que desvirtuam o papel da PREVI e da CASSI.

Anônimo disse...

ESSE BLOG É MUITO ENGRAÇADO. uM BANDO DE PUXA S... OLHE QUE VAI ARREBENTAR NÃO É SENHOR DONO DE BLOG PRETO RS RS RS RS RS RS (RISOS, MUITOS RISOS)

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caros Colegas,

A mediocridade não respeita limites. Aliás, não respeita sequer o limite da própria mediocridade.

Somente publiquei o comentário acima por ser dos mais elementarmente ridículos e amenos dentre os que recebo diariamente, todos impublicáveis pelas ofensas contidas.

Também serve para que defensores do indefensável aquilatem o que tenho de engolir no cotidiano, entre cobras, lagartos, sapos e sapas de toda espécie - ora unidos em torno do mesmo tema: agredir o cidadão Marcos Cordeiro de Andrade escudados no anonimato covarde e condenável.

Anônimo disse...

Sr. Marcos, talvez fosse nescessário retirar essa opção para comentar no anonimato; pois creio eu que ninguém merece ficar passando raiva á toa.
Eu particularmente gostaria que o sr. vivesse muitos anos com saúde e lúcido; pois é muito útil.
Até eu mesma talvez usaria minha conta no google para comentar se não tivesse a opção de anônimo.
Também acho que haveria menos comentários; mas de qualidade e despensaria menos tempo que é precioso.
Isso é somente uma sugestão, mas é claro que quem sabe o que é melhor são vocês mesmos que estão á frente da AAPPREVI.
Obrigada!


Anônimo disse...

EMPRÉSTIMO SIMPLES - Estamos sempre assistindo a muitos debates e pedidos a respeito do ES, mas há um ponto interessante que as associações bem que poderiam colocar em pauta. Até o próprio BB faz empréstimo salário, com prestações fixas, em até 96 meses, com juros de 1,29 a.m. (smj). Faço a renovação anual, tanto pelo acréscimo do valor, quanto para evitar o aumento da prestação número 13, a gente está sempre precisando mesmo, seja para aliviar compromissos ou para ajudar os filhos e netos, lugar comum entre os aposentados.

Anônimo disse...

É preferível ouvir bobagens/tolices a ser surdo.
Marcos, use os comentários idiotas para rir deles.Veja quantos idiotas existem que precisam de pastoreio.Publique os "publicáveis" para que possamos dar umas boas risadas.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caros Colegas,

Acabei de receber mais uma mensagem impublicável, contendo ameaças de morte.
Daí eu pergunto, valerá a pena continuar?
Positivamnente estou lidando com um psicopata. E não me é dado o direito de por em risco a segurança de minha mulher e filho.
Estou propenso a fechar o Blog, pois
estou também cansado de tudo isto. Valerá a pena ir amanhã cedo à Delegacia de Crimes virtuais e aguardar "providências" que nunca chegam?
Para que não pensem que fabrico factóides, como fui acusado, somente não divulgo esta última ameaça em respeito aos frequentadores do Blog. Mas bem que gostaria.

Anônimo disse...

Caro e respeitável Marcos Cordeiro, saudações cordiais.

Da minha parte, a sua pessoa continuará no elevado lugar da melhor estima, admiração e tudo o mais que o eleva.

De que lhe adiantará, daqui, longe de você, eu lhe dirigir palavras de coragem, estímulo, sendo que, na pior das hipóteses, nenhum dedo meu posso lhe oferecer, como ajuda?

Diante do insustentável agravamento da situação de ameaças, concordo com uma possível decisão sua de suspender o blog.

Grato por tudo, vida longa à sua digna pessoa e segue o melhor PAZ E BEM!

Fernando Lamas (Aposentado)
Valinhos(SP)

"Felizes os íntegros em seu caminho e que andam, conforme a vontade de Javé."
Salmo 119(118), 1.

Anônimo disse...

Caro Marcos, acrescentando à minha mensagem anterior, para você, a possível suspensão do blog não restará em derrota alguma, pois derrotada mesmo é a nossa sociedade que ainda convive com quem insiste em querer impor-se à bala.

Você é uma pessoa vitoriosa.

Grato por tudo e PAZ E BEM!

Fernando Lamas (Aposentado)
Valinhos(SP)

"Faze-me justiça, Javé, pois sou íntegro e confio em Javé, sem fraquejar."
Salmo 26(25), 1.

Ari Zanella disse...

Amigo Marcos,

Nem pense nisso! Tem razão o Anônimo das 15:25 (uma mulher) de que devemos repensar o anonimato. Faça este procedimento ANTES de qualquer decisão. Bloquear comentários de anônimos. Farei o mesmo no meu blog.
Forte abraço.

Anônimo disse...


VOU PARAR

Anônimo disse...

Marcos, independente de demora ou de não haver providências, acho que v. deveria registrar sim um Boletim na Delegacia.Como disse o Sr.Fernando Lamas, mesmo querendo, de longe nada podemos fazer.
Agora se v. quiser suspender o blog, tem todo o direito e apoiamos.
Mas, que fará falta é certo que fará.Quem lhe dirige essas ameaças deixa rastro e se identificado, v. verá que dificilmente seja um psicopata, mas, nada além de um idiota recalcado(a). O psicopata tem um quê de inteligência.
Carlos Jose da Silva.

Anônimo disse...

marcos a decisão é sua pois imagino a tensão e pressao que vem sofrendo entrtanto, saiba do orgulho e confiança que depositamos em voce. Voce levantou uma bandeira que antes não existia para nos . Entretanto amigo, examine o seu bem e segurança acima de tudo.Estamos orando a Deus para que esta luta não seja em vão. Quanto ao ES 180X180 é preciso ficar atento a questão da margem consignavel, pois a maioria dos endividados pegará o ES para quitar BB, Cooperforte etc.Só que ao contrair o ES as dívidas ainda estarão no contra-chque o que diminuirá a margem disponível.Amigo Marcos que Deus lhe abençoe e que tomes a melhor decisão. Mas independente de tudo saiba que tenho O MAIOR ORGULHO DE VOCÊ que poderia estar sentado na poltrona vendo TV ao invés de lutar como um bravo guerreiro pelos seus ideais. VIVA MARCOS CORDEIRO!