quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Perda de tempo



Marcos Cordeiro de Andrade
Caros Colegas,

Já passou da hora de o realinhamento do ES para este ano ser divulgado.

Ocorre que o Diretor de Seguridade da PREVI meteu-se numa “saia justa” ao aceitar afagos de bajuladores inconsequentes que lhe deram o crédito de que não dispõe. Foram espaços abertos nos Blogs ávidos por audiência para lamber o ego de um sindicalista despreparado para o cargo que ocupa, mesmo tendo sido eleito com larga margem de votos – que reputo comprados aos inocentes úteis com pagamento de promessas fora do seu alcance de cumprimento.

Aliás, não se sabe a que atribuir o sequencial ilusionismo que afeta os tomadores do ES. Entra ano e sai ano e o ritual se repete. Há uma enorme manifestação contendo estarrecedores relatos de penúria e dependência do milagre do realinhamento nos blogs que disso cuidam. As pedidas são do tamanho da necessidade de cada um. E as agruras relatadas são repetitivas. Umas merecedoras do mais puro crédito. Outras, fantasiosas por excelência, só servem para descredenciar cada vez mais quem as alardeiam. Eles sabem que nada sabem. Mas agem como se fossem conhecedores de segredos inconfessos.

Por isso eu grito! Basta de iludir os necessitados. Chega de querer se promover em cima de quem não tem onde cair morto, como eu. Isso é falácia pura e simples. É despudor. É tripudiar dos crédulos por necessidade, pois, quem assim age, vende ilusões por conveniência. E os que se prestam a alimentar a fogueira das vaidades de donos de Blogs inconsequentes, tratem de acordar para a realidade. Não há viços sobrenaturais nem bola de cristal postada a serviço de ninguém que lhes dê o poder de fazer melhorias no ES, nem em qualquer outra área das necessidades humanas. Porque a ninguém é dada essa prerrogativa.

A PREVI é dimensionada em normas rígidas, por vezes severas, e não pode se dobrar aos pedidos aleatoriamente espalhados pela Internet com alucinadas súplicas. Seus fundamentos são seculares. Seus dirigentes são subalternos às regras existentes - os verdadeiramente capazes de interagir. O patrimônio envolvido é visado pela comunidade financeira mundial. A destinação desse patrimônio é regulada por diversos órgãos fiscalizadores, aqui e lá fora.

Por que os presidentes de Associações, Federações e Confederações não tocam no assunto Empréstimo Simples da PREVI? Porque é tabu. Porque eles sabem que a PREVI tem sua Caixa Preta, impenetrável.  E lhes é conveniente fingir que lutam por nós, que na hora “H” virão em nosso socorro. Porque lhes é oportuno manter a falsa impressão de que têm prestigio junto à PREVI e ao BB. Quando, na realidade, seu prestígio e capacidade de intervir são nulos, pela postura mantida de eternos subservientes interesseiros vendidos em troca da sua manutenção no poder.

Portanto, querer que o ES atinja os números e índices que nos favoreçam em cima do que precisamos para sanar dívidas que criamos, por nossa conta e risco, dos apertos financeiros a que todo mundo está sujeito, não é coisa que se espere ocorrer simplesmente porque "meia dúzia de seis" donos de Blogs assim deseja e quer e, em cima do que prometem, está a insustentável insinuação de que um Diretor do Fundo tem capacidade e alçada para atender todas as súplicas que lhe direcionam.

Que ninguém se engane. O Realinhamento sairá como das vezes anteriores. Mínimo, parco, insuficiente. Até porque ele já está delineado desde que o anterior foi divulgado, como do próximo o será em cima do que aqui ocorrer. Pois sempre foi assim, e assim será sempre. Está na tradição e nos fundamentos - até que a reforma estatutária se faça presente.

O fato é que existe um manancial disponível para contemplar expectativas e enganar desinformados. É um grande cofre abarrotado da capacidade de enganar emprestando dinheiro aos endividados da PREVI, para que se mantenham desviados da verdadeira carnificina que dilacera corpos e da lavagem de mentes por conta dos seguidos roubos de que temos sido vítimas desde o início da aposentadoria. E isto se explica porque, enquanto lutamos por um pouco de ar que nos permita continuar vivos financeiramente, perdemos fôlego para lutar pelos direitos usurpados e que, lamentavelmente, somente podem ser buscados na justiça.

Portanto, esqueçamos o ES porque ele se nos apresentará como sempre. Um mero arremedo de atendimento aos nossos anseios e necessidades. E, ainda por cima, trazido nas asas do todo poderoso Diretor de Seguridade, como sempre, candidatíssimo a um próximo cargo dado por nós, trouxas que ainda votamos porque os blogs que enaltecem figuras desse naipe lhes creditarão esse feito. Foi assim com o Sasseron. Por que seria diferente agora?

Esqueçamos os donos de Blogs, eu inclusive. Esqueçamos os dirigentes de Associações, eu inclusive. Esqueçamos os Eleitos da PREVI. Pois, mesmo juntando todos eles em um mesmo saco de gatos, o realinhamento do ES não sairá da forma que se espera, nem da forma que se quer e se precisa.

Desejo de todo coração estar errado. Até porque sou um desses endividados que sobrevivem à custa do ES. No entanto, mais uma vez nos quedaremos decepcionados porque esperamos mais do que a PREVI acha que merecemos. Elevemos as mãos para o céu e rezemos para que, ao menos, se apiedem de nós como endividados do Plano 1. E que o ES venha diferente este ano. Não importa como, porque pior do que nos anos anteriores não pode ser, mesmo com a ajuda de Marcel Juviniano Barros.

Leia a Revista Direitos da AAPPREVI:

Marcos Cordeiro de Andrade – Curitiba (PR), 04 de outubro de 2012. www.previplano1.com.br

7 comentários:

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caro Marcos, saudações cordiais a você e aos colegas.

Certo!
Concordo com o seu texto, realista, aplicado "a sangue frio", porém, com a sua costumeira sinceridade, transparência e expressão de que quer o melhor, sempre, para os seus seguidores.

A minha sensação é que o que tinha tudo para ser tranquilo, sereno, pacífico, foi subvertido.

Bem, da minha parte, sempre, admiti que 99% do meu endividamento é culpa minha, pois devia ter-me adequado, há tempos, à perda do poder aquisitivo.

Entre amigos: estou inadimplente, junto do BB e Citibank e cartões de crédito, submetendo-me às consequências da negativação e do assédio telefônico, absolutamente, legítimos.

Pessoalmente, para a minha carne, não quero nada. Porém, meus familiares são inocentes dos meus desatinos financeiros, embora, todos, acontecidos na provisão da minha casa.

Algumas providências: meus créditos da PREVI, eu os recebo, via Ordem de Pagamento. Como na Cooperforte isso é impossível, já abri c/c na CEF, alternativa recomendada. Meu Benefício do INSS, oportunamente, será desvinculado do contracheque PREVI, em busca do Consignado.

No momento, é o que me ocorre, para manter mínima normalidade e segurança, para os meus, enquanto eu, junto com todos os colegas, espero outros tempos, entre Assistidos e PREVI: tempos de normalidade, porque estes atuais, não parecem ser normais.

Finalizando, repito opinião que, se o BB entá envolvido na retenção desse ES seja qual for, ele, BB, não estranhe o aumento da inadimplência, entre os seus ex-servidores.

Grato e receba a melhor expressão de respeito e um especial PAZ E BEM!

04 de outubro, na memória de São Francisco de Assis.
(Aposentado BB)


"Louvado seja o meu Senhor, por todas as suas criaturas."
Francisco, O Pobrezinho de Assis.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

O autor do comentário acima, ao contrário de muitos, pediu para ser identificado:

Fernando Lamas (Aposentado BB)
Valinhos(SP)

guilherme disse...

Clap, clap, clap, Maravilha de texto colega Marcos, de "lavar a alma".
Uma dura exposição literaria da real verdade e realidade sobre o realinhamento do ES e as esperanças que muitos tem de uma postura mais humana que fosse mais a favor dos assistidos do novo diretor Marcel, que ao meu ver é aluno da "velha escola" do Sasserron.

Entao vai mudar o que?
Talvez apenas a marca do Whisky que bebem nas reunioes!!

Não ha mais nada a dizer.

THE END

Guilherme

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

PREVI – Resposta a um participante:

"Registramos sua reclamação.

A PREVI realiza revisões permanentes nos parâmetros do Empréstimo Simples, visando a atender os interesses do conjunto dos participantes e mantê-lo como produto mais barato do mercado.

Para alongar prazos ou aumentar o valor dos empréstimos, é comum no mercado a prática da compensação do custo ou do risco, por meio da elevação de tarifas, da taxa de juros e de descontos sobre o valor do crédito. Para não onerar os seus participantes, a PREVI não segue tais práticas.

No Empréstimo Simples, são aplicadas as menores taxas permitidas aos fundos de pensão, conforme a legislação vigente, que é a Taxa Mÿnima Atuarial atualmente, o INPC mais juro atuarial de 5% a.a.(para o Plano 1) e 5,50% a.a.(para o Previ Futuro).

Para manter essa vantagem para os participantes, constantemente são monitoradas as variáveis que compõem o Empréstimo Simples de modo que assim que algum fator propiciar o redimensionamento das condições do empréstimo, a PREVI envidará esforços para a implementação da melhoria.

Permanecemos ÿ disposição.

RICARDO CORREA DE OLIVEIRA
Gerência de Atendimento
PREVI"

"O retorno desta mensagem não é monitorado. Caso necessite respondê-la, encaminhe sua mensagem por meio da seção Fale Conosco, opção Participante."

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Mensagem recebida com pedido de publicação. O remetente está identificado na origem:

Caro colega
Francisco Rodrigues
mat: 3.434.360-1 - comentário de
3 de outubro de 2012 15:24 Revista da AAPPREVI, de setembro.

Referente ao assunto: TST reconhece horas extras na complementação da Previ

Isto foi reconhecido em maio de 2011 - OJ nº 18 conf. o link abaixo:
http://www3.tst.jus.br/jurisprudencia/OJ_SDI_1/n_s1_001.htm#TEMA18

Minha opinião:
Quem entra com processo trabalhista contra o BB reivindicando horas extras, parece-me que ao ajuizar esta primeira ação, tem inicio o marco prescricional de dois anos, contados da data da aposentadoria, para ajuizamento de outra ação trabalhista, contra a PREVI e BB, solicitando a incorporação destas mesmas horas extras, na complementação da Previ, desde que haja o devido recolhimento do custeio à Previ (contribuições), conforme preconizado na orientação da referida OJ, acima. Veja abaixo:
Link: http://www3.tst.jus.br/jurisprudencia/Sumulas_com_indice/Sumulas_Ind_301_350.html

SÚMULA 326 TST
SUM-326 COMPLEMENTAÇÃO DE APOSENTADORIA. PRESCRIÇÃO TOTAL (nova redação) - Res. 174/2011, DEJT divulgado em 27, 30 e 31.05.2011
A pretensão à complementação de aposentadoria jamais recebida prescreve em 2 (dois) anos contados da cessação do contrato de trabalho.
Histórico:
Súmula mantida - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003
Redação original - Res. 18/1993, DJ 21,28.12.1993 e 04.01.1994
Nº 326 Complementação dos proventos de aposentadoria. Parcela nunca recebida. Prescrição total.
Em se tratando de pedido de complementação de aposentadoria oriunda de norma regulamentar e jamais paga ao ex-empregado, a prescrição aplicável é a total, começando a fluir o biênio a partir da aposentadoria.



OBS: (Não sei se é possível, ajuizar as duas ações num mesmo processo trabalhista.)
Corrijam-me se errado estiver,

Abraços

Tania disse...

Prezado Marcos,

Corretíssimo o seu texto, como de hábito. Nada mais real sobre o ES tivemos a oportunidade de ler até agora. O que vemos comumente por parte dos demais donos de blogs e presidentes das diversas associações, infelizmente, é a venda de falsas promessas e ilusões, fazendo com que uma grande parte dos "assistidos do PB1" fiquem absolutamente distanciados da dura realidade que paira sobre nossas cabeças. Torço também para que bons ventos soprem a nosso favor.

Francisco Santos disse...

O Vendedor de Ilusões

Só para não cair no esquecimento :

"Conheça as propostas da Chapa 6 - Unidade na Previ Para o Plano 1 - Aumentar o teto de benefícios para 100%, de forma a garantir ao associado um benefício equivalente às suas últimas remunerações da ativa. - Elevar o valor das pensões, para tranquilidade de nossos familiares. - Reduzir o valor da Parcela Previ, como forma de aumentar os benefícios. - Criar novo benefício baseado na PLR, a partir de contribuições do banco sobre a participação nos lucros e resultados. - Manter as contribuições suspensas, mantendo no regulamento do Plano 1 a obrigatoriedade de contribuição por parte do banco. - Incorporar o BET como benefício permanente, utilizando futuros excedentes para garantir esse direito. - Antecipar reajuste dos aposentados para janeiro, de maneira a não descasar o valor dos benefícios de quem se aposentou antes de 1997. - Cobrar do banco que pague o BET sobre a verba P220. - Reduzir as despesas administrativas, para sobrar mais recursos no saldo de conta de cada participante para novos benefícios. - Responsabilizar o banco pelo pagamento do BET para o Grupo 67. O banco enganou os associados e descumpriu um acordo assinado com várias entidades representativas. - Pela preservação automática do salário de participação, a menos que o participante opte por retornar ao nível anterior. - Teto de benefícios. Propomos a criação de um teto de benefícios na Previ correspondente ao salário de um diretor do banco, que é o nível máximo de carreira de preenchimento exclusivo de funcionários do BB."
Qual dessas propostas já foi implementada ?

Francisco Rodrigues