sábado, 22 de março de 2014

O meu voto vai para...


Marcos Cordeiro de Andrade

Caros Colegas,

Comparo uma chapa eleitoral a uma obra de arte pintada pelo mestre que a compôs, e que, pela sua beleza, passamos a admirá-la como sendo aquela que teríamos colorido se para isso nos fosse dado o dom, ou a oportunidade de fazê-lo com inspiração divina.

Imaginem então uma chapa pintada e retocada por vários e consagrados mestres nessa arte, quão perfeito seria o quadro resultante, onde o tema escolhido e as tintas empregadas de comum acordo formassem a tela a ser exposta na galeria das obras perfeitas.

Uma chapa eleitoral não é composta somente pelos poucos nomes que ela encerra. Ela leva em seu bojo o peso dos vultos que ajudam em sua formação dando suporte e apoio - corroborando a máxima que sentencia: “Diga-me com quem andas e te direi quem és”.

Também, uma boa chapa para nossa escolha não deve ser aquela que contenha simplesmente nomes de conhecidos, compadres, pessoas que admiramos por determinadas características, mas descompromissados com o fim a que se candidatam. Devemos, sim, fazer escolha tendo como meta a defesa daquilo que almejamos coletivamente, com a certeza de que ao nosso voto se somarão outros com igual propósito.

Nas chapas formadas para as próximas eleições no nosso meio o que mais se vê são candidatos ostentando currículos incompatíveis: presidentes e diretores de Associações de Aposentados e entidades outras, donos de blogs, sindicalistas atuantes em correntes contrárias ao que se busca etc.

Ademais, temos de convir que nem sempre donos de blogs e dirigentes de associações sejam as pessoas certas para determinados cargos eletivos, assim como ser formador de opinião não é credencial implícita para um bom candidato. Até porque os afazeres filantrópicos pelos quais os admiramos e respeitamos ocupam o seu potencial de tempo útil e, assim sendo, nenhum exercerá a nova função com a mesma dedicação (por mais boa vontade que tenha), se impusermos com voto desorientado sua investidura em cargo que exija dedicação integral. Nesse entendimento, eu, particularmente, jamais seria um bom candidato, pois me enquadro nesses impedimentos: dono de Blog, formador de opinião e dirigente de Associação o que, lamentavelmente, não me dá o direito de almejar cargos longe do meu “terreiro”. Teria, antes de qualquer coisa, de renunciar a tudo que faço hoje para exercer qualquer cargo eletivo em uma das nossas Caixas – me mudando com “armas e bagagens” para fixar a atenção no local de trabalho, como deve ser.

Pensando em tudo isto, optei por acompanhar a escolha dos que não estão comprometidos no CANAEL (www.canael.com.br). E que, com seu livre pensar, ajudaram a dar cores à única obra a merecer figurar com louvor na galeria das chapas de minha preferência, e que indicam para o meu voto.

Por mais dúvidas que nos assolem, não podemos nominar como espúria ou duvidosa uma autêntica obra composta por consagrados mestres na arte envolvida, incapazes de assinar algo que não leve um pouco do seu passado, da sua experiência e independência de expressão e nos conhecidos propósitos de bem servir à coletividade em que estão inseridos. Refiro-me aos que deram cores definitivas ao quadro que admiro como autêntico e digno de figurar como minha modesta opção de voto, uma vez que ele recebeu firmes pinceladas dos mestres que a conceberam, e de outros que hoje a expõem como legítima para nos representar: Bertoco, Chirivino, Cleide Fernandes, Dayse Saccomandi, Ebenezer, Edison de Bem, Giongo, Jaym, Júlio César Pestana, Luiz Dalton, Macilene, Minari, Nasser, Norival, Pedrito Fábis, Portilho, Raul Avellar, Ruy Brito, Sérgio Faraco, Solonel... Ufa! Paro por aqui por falta de fôlego e espaço.

Com a informação de que minha escolha é particularíssima, sem envolvimento com a associação que presido - e lembrando que nenhum dos membros da Diretoria da AAPPREVI (www.aapprevi.com.br) concorre em qualquer das chapas - declaro que o meu voto vai para...

Chapa 3 – UMA NOVA CASSI

Marcos Cordeiro de Andrade – Curitiba (PR), 22 de março de 2014.   

15 comentários:

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Prezado Marcos,


Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pela mensagem, mais uma vez.
Também por sua iniciativa (declarar intenção de voto).


Também, aproveitar para lhe agradecer e dizer-me honrado com sua
honrosa referência ao meu nome, ao lado de ilustres colegas a quem
reputo como grandes batalhadores e defensores de nossos interesses
difusos, objetivos e também dos usurpados pelo poder vigente.


Assim entendo são suas mensagens, sua luta e defesa intransigente. A ela estou
alinhado pois se coaduna com meu pensar - e assim tento agir mesmo em
minha insignificância.


Chega de politicagem como tem sido feito tanto no âmbito da União,
Estados e Municípios quanto em nossas queridas Entidades Assistenciais
(CASSI e PREVI). Infelizmente lá não se vê política mas malandragem.
Política é um ato nobre que, pra nossa tristeza, deturparam a tal ponto que hoje
causa nojo, ojeriza - porém isso tem nome próprio: politicagem de baixo nível.


Precisamos mudar esse estado de coisas e, nesse sentido, nossas pequenas
contribuições pessoais (tento fazer minha parte) podem ser a diferença. Você
faz isso com maestria em sua labuta diária à frente da AAPPREVI e sabe disso.


Acho que o quadro está mudando. Veja o nível dos reflexos de nossa atitude
aqui em Salvador frente ao circo da apresentação da PREVI. Vc não imagina
o quanto recebemos de retorno, apoio, congratulações, manifestações diversas de
elogios, declaração de colegas que sentiram suas gargantas "desentaladas"
com o que foi dito e feito por aqui, coroado o pronunciamento com a saída
quase total da plateia (uns 90%)... só quem estava presente para saber. Indescritível.


Tomara aconteçam outras manifestações nas próximas agendas...


Muito grato, meu caro, por incluir-me em tão seleto grupo de colegas.
Parabéns pelo seu trabalho, sua linha de conduta.


Meus respeitos e também meu @braço.


N A S S E R.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Mensagem de Luiz Dalton:

COMPANHEIROS E AMIGOS,

ENCAMINHO-LHES, PARA CONHECIMENTO E REFLEXÃO, O EXCELENTE MANIFESTO DO GRANDE LÍDER MARCOS CORDEIRO, DE CURITIBA, APOIANDO À "CHAPA 3 - UMA NOVA CASSI" PARA ALGUNS CARGOS DE DIREÇÃO NA CASSI, ENCABEÇADA PELO COLEGA HUMBERTO ALMEIDA, DE SALVADOR.

O MSU, AO LADO DOS TRÊS OUTROS COLETIVOS QUE SE SOMARAM PARA A CONSTRUÇÃO DA "CHAPA 3 - UMA NOVA CASSI" PODEM TRABALHAR COM MAIS AFINCO E ENTUSIASMO, POIS O VOTO MANIFESTADO PELO MARCOS CORDEIRO TEM DECISIVO PESO PARA AS CANDITADURAS DA "CHAPA 3 - UMA NOVA CASSI".

ESSA DECLARACÃO DE VOTO SEM NENHUMA DÚVIDA MOTIVARÁ UM CONTINGENTE DE MAIS DE 6.000 APOSENTADOS, QUE, COM CERTEZA, ACOMPANHARÃO ATENTOS, A PRESENTE ELEIÇÃO DA CASSI, SUFRAGANDO A "CHAPA 3 - UMA NOVA CASSI".

BREVEMENTE TEREMOS O PLEITO ELEITORAL TAMBÉM PARA A PREVI.

SALIENTAMOS QUE AMBAS AS DISPUTAS PARA AS DUAS ENTIDADES CONTARA, NO EXAUSTIVO PROCESSO DE SELEÇÃO DOS CANDIDATOS AOS POSTOS EM JOGO, COM O DEDICADO TRABALHO E INTELIGÊNCIA DOS IDEALISTAS COMPANHEIROS DO MSU, DO MOVIMENTO DE OPOSIÇÃO BANCÁRIA, DO GRUPO DO AMIR E DO GARTI, ALÉM DE OUTROS BRILHANTES COLEGAS ENGAJADOS NAS DURAS LUTAS EM DEFESA DE NOSSOS DIREITOS E CONQUISTAS. SÃO BATALHAS PENOSAS QUE NOS SACRIFICAM A TODOS JÁ HÁ BONS E DIFÍCEIS TEMPOS.

CONTAMOS E ESPERAMOS CONTAR AGORA COM A DISPOSIÇÃO DOS MILHARES DE APOSENTADOS PARA SUFRAGAR A "CHAPA 3 - UMA NOVA CASSI".

LEMBREM-SE DE QUE A OMISSÃO E OS VOTOS NULOS E EM BRANCO FAVORECEM EXATAMENTE ÀQUELES QUE SE ETERNIZAM NOS CARGOS, TANTO EM ASSOCIAÇÕES COMO À FRENTE DE NOSSAS CASSI E.PREVI, SEM NADA FAZEREM EM NOSSA DEFESA, APENAS PARTICIPANDO DA DANÇA DAS CADEIRAS, COM OS OLHOS VOLTADOS SEMPRE PARA OS PRÓPRIOS INTERESSES E BOLSOS.

A SORTE ESTÁ LANÇADA. NÃO VOTE EM QUEM OCUPA OU USUFRUIU DAS PREBENDAS DOS CARGOS SEM ASSUMIREM OS ÔNUS E ESPINHOS DAS FUNÇÕES, MAS APENAS EM BUSCA DOS BÔNUS DELES ADVINDOS. VOCÊ É SEU MELHOR ADVOGADO.

ABRAÇOS,
LUIZ DALTON.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Mensagem de Pedrito Fábis:

Gostaria de ser informado por cada uma de nossas Entidades quais membros estariam participando de chapas para as Eleições da Cassi e Previ.
Isto posto, parece que todas ou quase todas têm elementos participando de mais de uma, gostaria de propor a todas elas (e que os associados façam pressão para que isso aconteça) que incluam nos Estatutos um novo artigo -
"Art.? - Fica vedado aos membros da Diretoria e Conselhos desta Entidade, que participem da diretoria e Conselhos de outras Entidades, cujo foco de interesse sejam os aposentados do Banco do Brasil - Caso se candidatem e sejam eleitos, ficam automaticamente desligados de suas funções".
Este dispositivo objetiva dar maior liberdade às nossas Entidades para cumprir seus objetivos essenciais, entre os quais, sempre que houver eleições se unir às demais para a formação de UMA chapa independente e com elementos realmente gabaritados para as funções.
Não podemos continuar nesse esquema de hoje. Nossas Entidades se transformaram em cabides de empregos, buscando, muitas vezes, seus interesses pessoais e não o dos associados.
Não podemos continuar alimentando a vaidade ou ambição de elementos, mesmo gabaritados.
Porque despender energia em várias Entidades, se o objetivo é o mesmo? Tirando o lugar de tantos outros que querem contribuir com seus valores e conhecimentos?
Essa busca de ocupar cargos em várias Entidades é um dos entraves para a União de todas através, por exemplo, da FAABB - Afinal ela é ou não a FEDERAÇÃO DE NOSSAS ENTIDADES?
Convoco a todos que cobrem de suas Entidades a inclusão desse artigo nos seus Estatutos - e aquela Entidade que o fizer primeiro, receberia os associados das demais que se negarem a fazer.
Convoco a todos, a partir de agora, não votar em CHAPAS que tenham elementos de outras Entidades.
Pedrito Fábis

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Caro Colega Pedrito Fábis,

Informamos que nenhum dirigente da nossa Diretoria participa de cargos em outra Entidade.
Também, nenhum deles concorre a cargos nas eleições para a CASSI e para a PREVI, ou outras Associações.
Eis a atual composição da Diretoria da AAPPREVI:

http://www.aapprevi.com.br/associacao.php

Concordamos com os termos do novo artigo como proposto.

Atenciosamente,
Marcos Cordeiro de Andrade
Presidente Administrativo
www.aapprevi.com.br

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Valeu Marcos, parabens mais uma vez. Vamos de chapa 3 . Abs. Mariano Branquinho

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Colegas,

Cumprimento o grande batalhador Marcos Cordeiro e apoio as suas palavras.

E também manifesto o meu apoio à Chapa 3.

Raposo

inesdelima disse...

Marcos, gostaria de saber qual o posicionamento da Chapa 3-Uma nova Cassi sobre o Cassi Família I, que é um plano constituído quase exclusivamente de ex funcionários que saíram do BB no PDV e seus familiares, que hoje é considerado um plano em extinção mesmo assim com um custo altíssimo e um rol de cobertura bem limitado. Muitos são aposentados da Previ e não tem como manter uma mensalidade de quase R$ 1.500,00 num plano individual e na tabela consta aumento por idade aos 65 anos, o que fere também o Estatuto do Idoso.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

BOM DIA PESSOAL....


As colocações do amigo MARCOS CORDEIRO, foram ditas com muita propriedade, são oportunas e verdadeiras, quero registrar também meu apoio à Chapa 3 - UMA NOVA CASSI.


Vamos à luta....


M I N A R I

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Obrigada Marcos. É gratificante receber o carinho de colegas como você, que acompanha o nosso trabalho há anos.


Abçs
Daisy -Sp - Sp
Acorda-BB, Rede-SOS
Apoiadora do MSU
e da chapa3-UMA NOVA CASSI

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Caros Marcos Cordeiro e Inês de Lima

contato@previplano1.com.br

Na divisão de tarefas a divulgação da Chapa 1 – UMA NOVA PREVI, ficou à cargo do colega Humberto a quem estou dirigindo os questionamentos da nossa Inês. Assim que tiver a resposta, repassarei ao amigo.



JOSÉ CHIRIVINO ÁLVARES
BRASÍLIA-DF






rafa disse...

Futuro da Cassi: colegas, depois de 34 anos falando bem do BB, da Previ e da Cassi, infelizmente não vislumbro alguma mudança substancial em nosso benefício. Nem da parte da Cassi, muito menos do BB e da Previ.
Na minha região ( Ribeirão Preto, Franca, interior de SP ), a maioria dos médicos e hospitais estão vinculados à UNIMED. Nem se fosse nos áureos tempos da CASSI não conseguiríamos reverter a má vontade dos profissionais em se conveniar; e quando tem convênio, não atendem etc.
Sugestão: a CASSI subcontratar um Plano UNIMED ou equivalente, negociando valores até menores do que ela nos cobra, migrando nosso plano para outras operadoras. Da forma como está, a CASSI está "reinventando a roda". O serviço que ela presta pode muito bem ser executado por outras empresas, ela dispensaria toda a estrutura física, logística, trabalhista, financeira etc ... Sonho com um UNIMED/CASSI ou equivalente. Ela não tem escala para enfrentar a potência e protecionismo das demais operadoras de planos de saúde. A ideia seria jogar a toalha e contratar uma ou mais empresas para administrar a Cassi. E nós cancelaríamos a nossa contribuição com desconto em folha para pagar via boleto. O que acham?

rafa disse...

PREVI AUTORIZA PRORROGAR PARCELAS DOS ES NOS MESES DE ABRIL, MAIO E JUNHO. MANIFESTAÇÃO A PARTIR DE 27.03 ATÉ 11.4.
E VAMOS EMPURRANDO COM A BARRIGA, ENQUANTO A TEMOS ...

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

26/03/2014
Participantes do Plano 1 podem solicitar suspensão das prestações de abril, maio e junho do Empréstimo Simples

Mutuários que não suspenderam as prestações de janeiro, fevereiro e março também podem aderir. Solicitação pode ser efetuada até 11/4.
Fonte: Site PREVI.

Unknown disse...

Caro Marcos Cordeiro, li no site da Previ, que suspenderão as prestações do ES ref a abril, maio e junho/2014, e agradeço em meu nome e com certeza de muitos aposentados, as suas intervenções e manifestações favoraveis com referencia a esta solicitação, via Blog, correspondencias, etc. Aqui aposentado de Cambé-PR, Goulart.

Marli Rios disse...

Meu VOTO para CASSI foi para a CHAPA 3 - UMA NOVA CASSI.

Marli Rios - Salvador (BA)