segunda-feira, 21 de abril de 2014

Acordos e conchavos - II


ELEIÇÕES CASSI

Caros Colegas,

Amanhã, 22 de abril, é o último dia de votação, mas ainda é tempo de salvar a nossa CASSI.
Como também é dia de ir ao Terminal de Atendimento do BB mais próximo para ajustar a conta corrente, basta quem ainda não votou procurar votar bem, para não deixar nossa Caixa nas mesmas mãos que há anos a empurram para o precipício, e que, em seguidas administrações desastradas, fazem pouco caso da seriedade para que ela foi criada – cuidar da nossa saúde.
Como a saúde acalenta o dom da vida, EU VOTEI na CHAPA 3 – UMA NOVA CASSI.
Em 2012 fiz um sincero desabafo que agora repito. Parece até que o escrevi hoje.

Acordos e conchavos

Marcos Cordeiro de Andrade

Caros Colegas,

Nem sempre as chapas para concorrer às eleições são formadas por pessoas ou grupos com sentimentos e propósitos altruísticos. Nestas de agora, para pleitear a ocupação de cargos em votação para a CASSI, há louváveis casos de como se fazer acordos limpos, reunindo pessoas também limpas de coração e de alma pura. Assim como os há costurados de modo inverso, verdadeiros conchavos. Em reuniões abertas se fazem acordos, mas em ajuntamentos secretos rolam tramas que atentam contra a lisura, a honestidade e os bons propósitos, como o ocorrido em Xerém vitimando Marcos Cordeiro de Andrade e a Associação que      preside.

Mostrar exemplos do que é certo é como chover no molhado. Portanto, pela obviedade da circunstância, é desnecessário citar nomes de longevos colegas que se reuniram às claras para apresentar candidatos capazes de por um freio no trem descarrilado em que se tornou a CASSI, correndo para o abismo financeiro em direção ao seu fim. Esses participantes fizeram apenas sua obrigação ao emprestar o conhecimento de décadas como expectadores impotentes, acompanhando os desmandos praticados por seguidas administrações aventureiras desviadas do curso normal das funções.   Por isso mesmo nada podendo fazer pelos costumeiros empecilhos interpostos, visto que as posições de mando são eternamente ocupadas por poderosos grupos e Entidades, todos insensíveis às necessidades dos dependentes do Plano, hoje da ordem de 900.000 almas ai incluído o inchaço que desvirtuou sua criação.

Todavia, é sabido que para consolidar chapas foram feitos acordos espúrios envolvendo pessoas interessadas em se perpetuar nas posições ocupadas, ou se apossar delas. Mas seria desastroso e perigoso divulgar minuciosamente esses fatos, embora documentados. Eles contribuem para a continuidade da imoral corrosão administrativa praticada pelas mesmas pessoas, que formam os mesmos grupos que constituem tradicionais Associações, lamentavelmente desviadas das filantrópicas funções para que foram criadas: defender os interesses dos aposentados e pensionistas que as sustentam.

É lamentável que isto exista, mas em parte é bom que venha à tona para ficarmos alertas na hora da escolha. Experiência não é sinônimo de acomodação. É a essência do conhecimento que não comporta a repetição de erros praticados no desempenho de funções delegadas.

Marcos Cordeiro de Andrade – Curitiba (PR) – 11 de março de 2012.
www.previplano1.com.br

2 comentários:

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caros Colegas,

Recebi do Colega Hélio Carneiro, a respeito da minha "Carta aberta a GRAÇA MACHADO", aqui publicada no dia 16/04/14:

Querida Amiga Graça Machado,

Lembra daquele curso de treinamento no CEFOR do BB, em Recife (ou foi Fortaleza)? Posso insistir que foi em Recife. Apesar de meus 84 anos de vida, poucas coisas eu esqueço. Se Alzheimer vier, ainda está bem longe...
Você sabe, heim Graça, que eu não apoiei muitas de suas atitudes, mormente com algumas alianças políticas.
Todavia, de uma coisa tenho certeza, pelo que conheço em você: tenho certeza de que você empregará todo seu empenho no encaminhamento definitivo para consertar o castigo que uma burocracia estúpida tem imposto ao filho do Marcos Cordeiro.
Não me recordo se conheço pessoalmente o Marcos, mas tenho acompanhado suas ações através de suas mensagens e o tenho admirado. E a admiração cresceu com esta carta.
Eu não tenho, felizmente até hoje, caso idêntico entre meus 38 descendentes (7 filhas/os, 20 netas/os, 11 bisnetos/as, que chegarão a 14 até outubro), mas fui eu quem fez a primeira convocação para a fundação do Núcleo da Bahia da APABB, Fui da Comissão de Criação e Organização, dediquei lá cerca de 5 anos de atividade e ainda colaboro quando convocado. Pois é, esta experiência me deu bastante cacife para compreender a extensão do problema do Marcos.
Acresce a isso o fato de a carta-aberta me ter sido repassada por dois colegas irmãos daqui de Salvador, o Enildo e o Erivaldo.
Volto a dizer: tenho certeza de sua atenção saneadora no presente caso.
Abração pra você, pro Marcos, pro Enildo e pro Erivaldo.
Hélio Carneiro

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

De Agostinho Paganini:

O BB não se interessa em fornecer qualquer informação a respeito de "PAS". Isto é fato, mas a gente descobre e por isso estou divulgando a seguir o novo endereço para encaminhamento de pedidos de adiantamentos oftalmológicos e tratamentos dentários:

BANCO DO BRASIL S/A
8583-9 - GEPES BRASÍLIA II - DF
SEPS 702/902 Bloco C - 4º Andar
Ed. Brasília 50 - Equipe PAS
CEP 70390-025 - BRASÍLIA - DF

Favor divulgar.

Agostinho Paganini