quarta-feira, 16 de abril de 2014

Carta aberta a GRAÇA MACHADO



Por: 
Marcos Cordeiro de Andrade
Curitiba (PR), 15/04/2014.

Prezada Diretora da CASSI
Graça Machado,
graca@gracamachado.com.br

Além de usar meu endereço eletrônico pedindo votos para sua Chapa, veja se pode fazer alguma coisa para por fim às exigências burocráticas (e descabidas) que permitem ao meu dependente carregar sofrimentos por conta da má vontade imposta pelos arcaicos regulamentos da CASSI.

Meu filho inválido (código 21), portador de deficiências especiais que o mantêm em cadeira de rodas na condição de total dependência (não anda, não fala, não tem coordenação para se alimentar, fazer necessidades fisiológicas, higiene pessoal, etc.), e que, por conta desses impedimentos que o acompanham desde o nascimento há 49 anos (19/11/1965), necessita urgentemente submeter-se a tratamento dentário mediante sedação total. Ao pleitear condições para o atendimento, a CASSI-PB, onde ele reside com a tutora, impôs uma série de exigências: Dirigir carta/relato ao GEPES em Brasília, atualizar meu cadastro e do dependente apresentando laudos (inclusive da condição de inválido), comprovação da tutela, formulário dirigido ao PAS para ser validado com despacho favorável, reconhecimento de minha assinatura junto à dependência (conta corrente na Ag. Copacabana-RJ e residências em lugares díspares: eu em Curitiba e o dependente em João Pessoa-PB, com sua mãe e tutora por decisão judicial).

Enquanto isso, o dependente em questão padece das complicações dentárias indefinidas, uma vez que nada pode ser feito sem anestesia que permita acesso à sua boca, até mesmo para um simples procedimento odontológico de avaliação da situação - que depende de imobilização por anestesia. Nessas dificuldades reside o fato de que pedido ao PAS não pode ser apresentado à falta do orçamento comprobatório dos valores envolvidos. Acresce que minha única fonte de renda (que é a aposentadoria) não permite arcar com essas despesas.

De lamentar o fato de que, nesses 49 anos de atendimento ao dependente na CASSI, mesmo sendo enfática e seguidamente apresentado o seu histórico, mensalmente são exigidos os mesmos documentos para contemplar atendimento corriqueiro e pedidos de auxílios/ressarcimentos: laudos médicos, atestado de vida, apresentação de identidade e CPF – dele e da tutora que tem procuração minha e mandado judicial para dele cuidar, conforme anexos. Além do mais, mensalmente essa Via Crúcis tem início na CASSI-João Pessoa que encaminha os papéis à Brasília para aprovação, demorando o retorno cerca de 30/60 dias, invariavelmente.

Finalizando, cumpro o dever de salientar que não invoco privilégios, mas, simplesmente, atendimento digno ao meu dependente, como de direito.

Aguardo suas providências. No entanto, fique ciente de que, mesmo intercedendo para por fim a essas aberrações burocráticas, como do seu dever, não votarei na Chapa que me indica, pois ela direciona ao continuísmo deste estado de coisas que amargo desde minha filiação à CASSI, em 15 de maio de 1962 – exatos 52 anos – com acentuada incidência nos últimos 10.

Atenciosamente,
Marcos Cordeiro de Andrade
Matrícula 6.808.340-8

cordeiro@marcoscordeiro.com.br

10 comentários:

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

De Nasser da Bahia:

Sra. Diretora da CASSI, Graça Machado, bom dia.


Causa-nos enorme VERGONHA ler o depoimento do colega Marcos Cordeiro, relatando a Via Crúcis a que se vê constante e frequentemente submetido quando busca apoio ao tratamento a que seu filho - CONHECIDO PELA CASSI HÁ EXATOS 49 ANOS como diz - tem de se submeter a cada necessidade.
Seria SADISMO ?
Seria descaso ?
Seria insensatez ?
Seria necessidade de "tripudiar" com os associados, que pagam RELIGIOSAMENTE suas contribuições mensais à Caixa (por desconto em folha) ?
Desculpe-me se não tenho a lhaneza no trato que lhe dispensou o colega diretamente envolvido (ou submetido) ao problema.
Causa espécie ler tamanha crueldade, que se manifesta e perpetua ao longo de tantos anos.
Talvez a Senhora não saiba do problema - ou não sabia. Tudo bem.
E agora que é de seu pleno conhecimento, VAI FAZER ALGUMA COISA para elidir esse sofrimento a que toda família do colega é submetida ?
É o que se espera. É o que eu, também associado CASSI, espero. É o que a família que sofre também espera. E todos nós, ASSOCIADOS da CASSI, também esperamos, tenho e tenha certeza disso.
Aguardo a gentileza de seu retorno e, muito mais, as providências que sua inteligência, sensibilidade feminina, de mãe e o bom senso certamente serão capazes de decidir e mandar para cumprimento pelos escalões inferiores da nossa Caixa de Assistência.


​Tenha um bom dia.​


​N A S S E R - de Salvador (BA).

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

ELEIÇÕES CASSI 2014.

Quantidade de associados que já registraram seus votos até às 17h08 do dia 16/04/2014.

Ativos
- votaram 73.547 – Faltam 28.662

Aposentados
- votaram 17.524 – Faltam 51.066

Fonte:
http://www.cassi.com.br/images/hotsites/eleicoes2014/PainelVotacao.html

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


De Solonel Campos Drumond Junior:

Nasser,

não me envergonho mais ao saber de tais atitudes. Com certeza, não se trata de SADISMO, de DESCASO, de INSENSATEZ. Trata-se de INCOMPETÊNCIA mesmo. Mas só para resolver nossos problemas, pois os deles estão resolvidos. Conheço o Marcos e o sebastião, seu filho, desde 1974 ou 75, quando foi meu coordenador, ou como chamava-se naquela época, Chefe de Serviço.
Sua luta com seu filho é antiga e por demais conhecida, por todos na CASSI com mais de dois anos de serviço, lá, pois a todo ano tem alguma encrenca.
Mas a culpa é do Marcos. E divulga, ele relata, ele contesta, ele cobra,e com isso ele se torna persona non grata. Amigo do peito até poucos anos atrás, fui destratado por esta senhora ao me negar a pagar juros sobre uma dívida que eu denunciei e pedi para cobrarem. Levaram 5 anos pra isso. E me aparecem cobrando valores atuais. Aí eu deixei de prestar. Ocorre que nestes 5 anos eu ajudei (como me arrependo) as mudanças que ela me pedia pra ajudar. Afinal, confiança é confiança, e eu confiava.
Hoje (dois anos atrás) entre na justiça para pagar o que acho que devo. A diferença, que cobrem de quem engavetou o processo.
Então, Nasser, é exatamente por estas e por outras, muitas outras, que afirmo: está mais que na hora de trocarmos as bundas das cadeiras da direção da CASSI.
A hora é esta. Um abraço e VOTE CHAPA 3 - UMA NOVA CASSI.


SolonelJr

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


De Ricardo Annoni Neto:

Sr. Marcos,

Inacreditável, deprimente, chocante, revoltante. E para isso pagamos fortunas para manter esses diretores. E ainda querem serem rodiziados no poder permanentemente. Deus lhe dê muita força. Abraços

Ricardo Annoni Neto - Machado-MG

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


De Paulo Célio Ferreira:

Caro Sr Marcos Cordeiro,



Em primeiro lugar quero dizer que estou emocionado e solidário com o Sr.

Vejo como um pouco minha a sua luta, afinal somos todos filhos de Deus e temos filhos

que a Sabedoria dele nos concedeu.



Como o senhor envia uma correspondência aberta à senhora sem ”graça” , gostaria de

Sugerir que aceitasse outras assinaturas junto com a sua assinatura, ficando, assim, a

Sua correspondência como uma manifestação coletiva dirigida à essa senhora que sem

Minha permissão envia e-mail pedindo voto para a sua malfadada chapa.



Aproveitando a oportunidade para agradecer a sua luta e de toda Diretoria da AAPPREVI

Pela luta e trabalho constante em favor dos seus associados na espera de tempos mais justos

e generosos para todos.



Paulo Celio Ferreira

Uberaba - MG

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


De Ebenézer:



Caro Marcos,


Parabéns pela corajosa reclamação à Cassi. Não podemos ficar calados.

Lamento a situação do seu filho. Que Deus lhe dê forças para perseverar nos cuidados de que ele necessita.



Cordialmente


Ebenézer

Fernando Lamas disse...

Prezado colega Marcos Cordeiro, saudações cordiais.

Uma matéria emocionante está no UOL Notícias Internacional, sob o título "Condenado à morte no Irã é salvo no último minuto por pais de sua vítima"
O gesto de perdão da família iraniana deve muito ser conhecido, por todos, pois cabe em qualquer outra situação humana, inclusive, no nosso "mundinho", tão técnico.
Grato e PAZ E BEM!

"Felizes os misericordiosos, porque encontrarão misericórdia."
Mateus 5,1-12.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


ELEIÇÕES CASSI 2014.

Quantidade de associados que já registraram seus votos até às 17h15 do dia 17/04/2014:
Ativos
- votaram 75.555 – Faltam 26.654

Aposentados
- votaram 19.702 – Faltam 48.888

Fonte:
http://www.cassi.com.br/images/hotsites/eleicoes2014/PainelVotacao.html

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Leia no Blog do Ed:

284. Reexpondo Minhas Teses

Por Edgardo Rego

http://blogdoedear.blogspot.com.br/

Blog do Ed disse...

Estimado amigo Marcos
O amigo é um homem forte, calejado nas cruezas da existência, independente das manifestações de compaixão e experiente demais para manter atitude de desafio diante das adversidades, como está procedendo agora no atual episódio. Espero que a CASSI se sirva do fato presente para rever seus métodos, que obviamente não se adaptam para solucionar necessidades extremas como essa. Que seus direitos profundamente humanos sejam atendidos.
Um abraço comovido, meu amigo.
Edgardo Amorim Rego