segunda-feira, 16 de novembro de 2015

RECICLAGEM



  Solonel Drumond Jr - 15 de novembro às 23:09

RECICLAGEM
"conversão de desperdício em materiais ou produtos de potencial utilidade".

A era é de reciclagem. Fala-se muito, divulga-se bastante e muito pouco, talvez até nada se faça, diante da magnitude do problema.
Plástico, papel, metal, borracha, vidros, comida, sobras, restos. Desperdício, lixo, lixões, doenças, criminalidade, marginalidade, abandono. Roubos, desvios, corrupção.
O mundo precisa disso, isso está mais do que claro. É preciso começar a esvaziar os espaços ocupados pelo lixo produzido ao longo da existência da humanidade. E como não se pode e nem se deve simplesmente mandar para o espaço, temos que transformar, criando novos usos e utilidades à matéria prima já usada.
Esta é a parte fácil, embora esteja demorando muito a ser inventada, divulgada, socializada em sua potencialidade. Estamos incipientes ainda.
Mas o que preocupa mesmo, a mim, e principalmente no que se refere ao Brasil, é a necessidade de reciclagem humana. Ser humano é uma atividade também, e como gera lixo. O ser humano se desgasta, adoece e quando morre, vira pó, já que do pó veio. Portanto, morto, não é problema. Finda a sua existência, produtiva ou não, a própria terra trata de transformar e reciclar, eliminando a sua existência.
No entanto, até hoje relutamos em reciclar o ser humano. Não quero igualar ao lixo, seria falta de humanidade, dar-lhe esta denominação, mesmo que bandidos, mesmo que assassinos, mesmo que ladrões, mesmos que bárbaros.
A ideia do castigo aos que fogem dos padrões de comportamento estabelecido tem afrouxado com o passar do tempo e da humanidade, deixando produzir mais e mais humanos que deveriam ser reciclados. Os tais "direitos humanos", que deveriam ser regalia de humanos direitos, são reivindicados pelos que nada fazem para merecê-los e defendidos por quem não preza a vida, em sua plenitude, apenas das tais "minorias".
O trabalho forçado, que antes ocupava o tempo dos presos impedindo-os de criarem situações, foi substituído pela ociosidade das celas, com a desculpa de terem direitos, pasmem, humanos.
Cadeias, alojamentos sem luxo, mas onde imperam as gangues e os mais poderosos em suas potencialidades criminosas, tornaram-se apenas isso, o novo lar de bandidos que tem tempo suficiente para elaborar fugas, planejar crimes. E destroem camas, colchões, matam reféns, bandidos ou não, até acordarem. E recebem colchões, camas, para usarem em novas rebeliões.
Mas estes, "se" ou "foram" tornados bárbaros, pois lá, vivem como tal. Ressocialização? Recuperação, readaptação, reinserção, reeducação social, reabilitação de modo geral são sinônimos perseguidos pelo sistema carcerário brasileiro, que, em última análise, seria o responsável por tal. Precisa ser reciclado.
Infelizmente, tanto quanto, o Brasil precisa de reciclagem em larga escala, mas também de políticos. De homens probos que de probos nada tem.
O Brasil preciso de reciclagem de normas de comportamento. Famigerada a "Lei de Gerson" até hoje vigente.
Desacreditada a representação da sociedade pelos "eleitos" que compram votos por dentaduras e pés de chinelo, prática que se julgava extinta com a extinção dos antigos "coronéis de curral". Estes é que fazem as leis que os protegem, com medo de um dia, caírem em sua própria malha.
Alimentos precisam de reciclagem, ética também. Afinal, o que é ética? Parece que, dedicada aos assuntos da moral, existe uma parte na filosofia que trata da investigação dos princípios que motivam, que distorcem, disciplinam, em suma, influenciam o comportamento humano, exatamente por virem a ser ainda um conjunto de regras, conceitos e preceitos que dão valor à moral do indivíduo. Ora, então esta ética que exercemos e tanto cobramos também precisa ser reciclada.
"O homem é naturalmente, um animal político." O que também, no Brasil, que eu conheço, precisa ser reciclado.
No entanto, escapando apenas do sentido útil aos demais, Maquiavel definiu como "a arte de conquistar, manter e exercer o poder, o governo". E aí, me parece válido qualquer coisa, qualquer atitude, visto ser "política". O que, comprovadamente, precisa ser reciclado.
É preciso reciclar muito os comportamentos e as atitudes. É preciso reciclar as responsabilidades e as consequências. Reciclar as leis é preciso, mas também quem as faz. E também quem as aplica.
A lama precisa ser reciclada, para que não carregue mais só a sujeira, mas que ora leva de transbordo vidas, ceifando-as. Em nome do lucro. E por que não? O lucro precisa ser reciclado também. É preciso que seja humanizado, para que seja realmente lucro.
Sinto muito pela França. Sinto muito pela Líbia, pela Síria, pela Grécia, como senti por Nova Iorque. Mas sinto muito mesmo é por nós, daqui e aqui. Pelo Rio que nunca mais será doce.
Pelo Rio Doce. Morto em atentado. Aqui.

(Solonel Campos Drumond Júnior pertence ao CONFI da AAPPREVI - www.aapprevi.com.br).

2 comentários:

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

De José Chirivino Álvares:

Lamento profundamente o passamento da Eliana Meneghetti.
Brava e incansável lutadora por tudo o que diz respeito aos interesses de nossa coletividade.
Que Deus a receba e conforte os seus familiares
O velório será no Crematório de Vila Alpina, a partir das 13 horas.




JOSÉ CHIRIVINO ÁLVARES
BRASÍLIA-DF

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Fiquei chocado com essa notícia.
Meus sinceros votos de pesar à família de nossa amiga ELIANA MARQUES MENEGHETTI.
Que Deus os conforte nesse momento de dor.
Washington Luiz Manzo
Registro(SP)