segunda-feira, 10 de setembro de 2018

A Fama a qualquer custo



A Fama a qualquer custo
Marcos Cordeiro de Andrade

Curitiba (PR), 10 de setembro de 2018.

Uma historinha bizarra conta que certo apaixonado desiludido quis impressionar a amada com um gesto determinado que a ele desse fama. E a ela trouxesse remorsos. Pôs no bolso um bilhete de despedida e jogou-se do alto do edifício mais alto da Cidade. O bilhete sumiu na queda. E uma pequenina nota num jornal noticiou: “DESCONHECIDO morre ao cair do alto de edifício no centro. Não se sabe a causa do suicídio”.

Esse foi infeliz na busca da fama. Mas há quem a queira igualmente e aja com cautela sem apelar para gestos extremos. São os “do contra” em situações de vulto. Pois nada melhor do que contrariar o bom senso para obter notoriedade. Fazer o que é certo não dá ibope, mas atravessar conceitos é infalível quando se quer aparecer para obtenção de dividendos pessoais.

No momento vê-se muito disso na campanha pelo NÃO envolvendo a Consulta ao Corpo Social da CASSI. Se não bastasse o fato de que o grosso dos pronunciamentos negativistas advém de pessoas de “notório saber”, ao analisar os nomes e cargos dessas “sumidades” conclui-se que buscam manter posições e cargos ocupados à custa de suposto enfrentamento com o Patrocinador. No que estão duplamente errados. Primeiro porque não se trata de briga entre poderes. Segundo porque o assunto diz respeito a centenas de milhares de pessoas, e não serão arroubos de valentia discursiva que aplainarão arestas afloradas.

De mais a mais, tirando uns poucos manifestantes de bom senso que apontam facetas isoladas para defender o voto pelo NÃO, os nomes sobejamente conhecidos estão empenhados em confundir os interlocutores com condenações estapafúrdias, por vezes enumerando uma algaravia de itens desconexos para defender o seu voto.

É bom conhecer esses garimpeiros da fama. Melhor ainda é votar com conhecimento de causa.

Atenciosamente,

Marcos Cordeiro de Andrade
Aposentado do Banco do Brasil
Matrícula nº 6.808.340-8
Associado CASSI desde 15/05/1962
cordeiro@marcoscordeiro.com.br

Um comentário:

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Acompanho seus textos bem construídos sobre esse escavacado e momentoso assunto da nossa CASSI. Como você, pude avaliar e experimentar o significado vital dessa grande instituição. Desde o primeiro momento, elaborei o meu voto SIM, declarado publicamente, e consciente de que as mudanças têm preço. Abraço solidario. Aristophanes