quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Coisas de Fãs e de Ídolos



Coisas de Fãs e de Ídolos
Marcos Cordeiro de Andrade
Curitiba (PR), 13 de setembro de 2018.


Certa noite, um ardoroso fã do “Rei do Baião” sentou-se à mesa de um bar disposto a decorar a letra do mais novo sucesso do seu ídolo. Colocou vinte fichas na vitrola, calcou o nome da música “Juazeiro” e foi tomar seus gorós embevecido. Depois de muitas cervejas no quengo e acabadas as fichas saiu cantarolando, contente da vida: “CAJUEIRO, CAJUEIRO...” Coisas de fãs e de ídolos.

Tirando a fraca mentalidade e a bebida envolvida, hoje fui alvo de coisa parecida. O amigo Abel Ferreira Leal Junior de tanto ler determinado artigo meu trocou o Título de “Consulta - Olhando para o meu umbigo” para “Olhando para o Próprio umbigo”. E foi além. Direcionou o “Umbigo” para outros donos. Enquanto somente me ocupei do meu, em relação à CASSI, ele nomeou também o Banco e a PREVI, talvez inebriado pela força do conteúdo do que publiquei aqui no Blog e na edição nº 30 da Revista DIREITOS da AAPPREVI - justificando meu egoístico voto SIM.

Eis a tardia chibatada ora recebida:


Prezado amigo Marcos,

Novamente me apresento a você para lamentavelmente discordar de sua matéria "Olhando para o Próprio Umbigo". Entre nós funcionários do Banco, aposentados e da ativa, não existe um sequer que esteja olhando para o próprio umbigo. Quando trabalhei no Estado do Mato Grosso (naquela época ainda não dividido), os boiadeiros para atravessar um rio em localidades sabidas como pontos de piranhas, jogavam eles um ou dois bois na frente e esperavam, quando as piranhas atacavam aqueles, eles passavam ao largo com o resto da boiada.
É exatamente isso o que o Banco está fazendo, chamando a atenção de todos para os valores das contribuições ( que a meu ver caracterizam um ato de Discriminação aos funcionários aposentados) e enquanto todos estão prestando atenção e discutindo essa questão, o banco atravessa na Proposta de Estatuto o voto de Minerva para o Banco - este sim o maior dano existente dentro da proposta - ele amanhã poderá estabelecer o que quiser para nós, como por exemplo, "a partir da data tal as internações só poderão ocorrer em enfermaria coletiva e não mais em quartos individuais, e ir remoldando nosso plano até ele virar um SUS piorado, com a desistência de muitos funcionários associados e o campo ficar livre para o Banco poder transformar a Cassi em um plano de saúde comercial e ser colocado no balcão para venda ao público em geral. Pegará o nome, a tradição e a respeitabilidade do nome CASSI que tem um valor milionário no mercado e lucrará absurdamente com isto.
Você fala em olhar para o próprio umbigo, mas já se perguntou se não é o Banco quem está olhando para seu próprio umbigo?
Sabemos do resultado de administrações sinistras ( essa situação já vem desde 2009) mas pergunto ao amigo, quando viu ou ouviu o Banco falar em apuração dos erros ocorridos e apuração de responsabilidades? O amigo não vai encontrar isso em ponto algum.  O Banco não tem interesse em apuração dos fatos que conduziram a CASSI  ao caos.
Só vemos chantagens e ameaças por parte do Banco e da Cassi, com a intervenção da ANS, isto é olhar para o próprio umbigo?  De quem?
Eu gostaria muito que uma dessas instituições representativas dos funcionários denunciasse o Caos da Cassi ao Ministério Público para apuração dos fatos e verificação de Administrações Temerárias, Administrações Criminosas, danos causados pelo Banco à Cassi. ISSO SIM É OLHAR PARA O PRÓPRIO UMBIGO.
Você deve estar lembrado do golpe dado pelo Banco nos funcionários em 1997, que resultou na mudança de Estatuto da Previ e os danos advindos da infeliz mudança para nós funcionários. Igualzinho,  o Banco pressionou, chantageou, mentiu, enganou e assim conseguiu alcançar seus objetivos. E o golpe do BET que o Banco queria tomar a bagatela de sete bilhões de reais e que hoje, graças a justiça se encontra em conta aprovisionada, não podendo haver o apossamento do dinheiro, pelo menos é o que sabemos.
Quem está olhando para o próprio umbigo meu amigo: nós ou o Banco do Brasil S.A.?
Respeito sua opinião, mas me dou o direito de discordar dela e  vejo como útil que o amigo pense um pouco que seja no que estou lhe falando e mostrando.
Renovo meus votos de boa vinda de retorno a ação e rezo a nosso pai lá do céu que zele por sua saúde porque precisamos ainda muito de você.

Um abraço fraternal

Abel Ferreira Leal Júnior.

2 comentários:

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Professor Marcos, o senhor que sempre agiu como um verdadeiro e equilibrado guia dos seus colegas do BB, Brasil afora, fineza analisar as posições postas pelo nosso colega André Mascarenhas, aqui na Bahia.
Eu, como outros tantos que sempre o tivemos como bússola nas decisões de nossos interesses profissionais, espero uma revisão de seu atual ponto de vista sobre esse complicado "Caso CASSI" Nunca estivemos contra eventuais sacrifícios financeiros na tentativa de salvar a nossa CASSI. não aceitamos é o aproveitamento da malsinada CGPAR 23 para o Banco nos impôr sacrifícios inaceitáveis e inoportunos,Minha decisão pessoal é pelo NÃO.
Cordialmente,
Hildejundes FREITAS
Salvador-BA.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...



Abel Ferreira Leal Júnior escreveu: "Marcos Cordeiro, deixe de falar bobagens. Eu esperava algo melhor de você, mas me decepcionei." - Responda a este email para comentar nessa publicação.

Facebook



Abel Ferreira Leal Júnior comentou sobre o link que você compartilhou.

Abel Ferreira Leal Júnior
17 de setembro às 01:18


Marcos Cordeiro, deixe de falar bobagens. Eu esperava algo melhor de você, mas me decepcionei.